Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reclamação de Pagamento Já Pago - Confuso ? eu também

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Economia] Reclamação de Pagamento Já Pago - Confuso ? eu também

    Pessoal, estou com um problema e espero que alguém saiba ajudar.

    História resumida:

    - Em 2008 desloquei-me a uma fábrica de cozinhas com um familiar para fazer uma encomenda para este. Já lá, vi dois utensílios que gostei e decidi comprar. Infelizmente, aqueles eram de exposição e ficou feita a encomenda.

    - Como a fábrica fica longe de onde vivo e esta mesmo empresa tinha na altura uma loja cá, pedi para que o material fosse enviado para esta.

    - Passado um par de semanas ligam-me para ir lá buscar. Assim fiz e paguei em dinheiro. Como a encomenda tinha sido feita e facturada na sede, ficou então combinado com a funcionária que me enviariam o recibo pelo correio, pois as contabilidades eram diferentes.

    - Como a vida dá muitas voltas, e a dívida estava saldada, acabei por me esquecer do dito recibo que nunca chegou.

    O problema surge agora, 3 anos depois, quando recebi uma carta dessa mesma empresa a exigir o pagamento dos utensílios.

    Numa primeira fase até pensei que fosse engano, pois lembrava-me lá da compra de 2 coisas "do dia a dia" feita em 2008.

    Após telefonar para lá fez-se luz na minha cabeça, mas o gerente diz que nunca recebeu o dinheiro e a empregada que me entregou o material já não trabalha lá.

    Assim sendo, ou a própria empresa me está a passar a perna ou a empregada pegou no dinheiro e nunca o reenviou para a sede.

    Posto isto, a minha pergunta é - Quais as minhas obrigações legais para com esta empresa na ausência do recibo, tendo eu a consciência tranquila de que já paguei ?

    #2
    A Prescrição de dívidas a comerciantes acho que é 2 anos.

    Comentário


      #3
      Resta-te pagar, tens tudo contra ti.

      Comentário


        #4
        Não posso confirmar ... mas penso que depois de 2 anos ardeu a tenda para a reclamação.

        Serviços básicos ( agua. luz, tel ) são 6 meses, o restante penso que seja dois anos.

        Comentário


          #5
          Tens factura, venda a dinheiro ?..

          Comentário


            #6
            Obrigado

            Fico no entanto a aguardar alguém que tenha por aí o artigo

            O google neste caso não foi meu amigo, ou eu é que não sou competente o suficiente para encontrar.

            Comentário


              #7
              Tu confessaste a dívida ao credor? Sem ser por telefone?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                Tens factura, venda a dinheiro ?..
                Não, os bens foram facturados quando chegaram à sede, mas à loja onde fui levantar apenas estavam lá os utensílios à minha espera (a factura deve ter ficado num monte qualquer de papeis pela sede).

                Como não gosto de ficar a dever, paguei em dinheiro ao levantar o material, ficando então combinado que depois viria tudo pelo correio (factura e recibo)-

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                  Tu confessaste a dívida ao credor? Sem ser por telefone?
                  Ao telefone eu disse-lhe que paguei e que o erro era de quem lhe tratava da contabilidade, pois nunca fizeram a emissão do recibo.

                  Como é óbvio não acusei a funcionária de então de ter ficado com o dinheiro, mas acredito que tenha sido o que aconteceu.

                  Comentário


                    #10
                    Artigos 312 e ss do C.C.

                    Comentário


                      #11
                      Para fechar o tópico em beleza:

                      Artigo 312.º - Fundamento das prescrições presuntivas
                      As prescrições de que trata a presente subsecção fundam-se na presunção de cumprimento.


                      Artigo 317.º - Prescrição de dois anos
                      Prescrevem no prazo de dois anos:
                      a) Os créditos dos estabelecimentos que forneçam alojamento, ou alojamento e alimentação, a estudantes, bem como os créditos dos estabelecimentos de ensino, educação, assistência ou tratamento, relativamente aos serviços prestados;

                      b) Os créditos dos comerciantes pelos objectos vendidos a quem não seja comerciante ou os não destine ao seu comércio, e bem assim os créditos daqueles que exerçam profissionalmente uma indústria, pelo fornecimento de mercadorias ou produtos, execução de trabalhos ou gestão de negócios alheios, incluindo as despesas que hajam efectuado, a menos que a prestação se destine ao exercício industrial do devedor;

                      c) Os créditos pelos serviços prestados no exercício de profissões liberais e pelo reembolso das despesas correspondentes.

                      Muito obrigado a todos que ajudaram.

                      Espero um dia também poder retribuir.
                      Editado pela última vez por DocJRA; 15 February 2011, 22:14.

                      Comentário


                        #12
                        Não perguntaste ao senhor como é que levantam coisas no balcão da loja sem pagar?
                        é que já me aconteceu semelhante coisa.

                        Comentário


                          #13
                          E dizer que como não pagaste, não te deram os produtos?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                            E dizer que como não pagaste, não te deram os produtos?
                            A resposta já foi (bem) dada mas, como estás de consciência plenamente tranquila quanto ao que aconteceu, caso haja insistência da outra parte, esta era de mestre.

                            "ah e tal, o senhor não pagou"......"claro que não paguei, nunca levantei nada na loja".

                            Comentário


                              #15
                              Que organização de empresa.

                              Então se não têm registo de pagamento, como tem registo de levantamento? É suposto alguém levantar um produto numa loja sem o pagar? Se tal aconteceu a culpa foi do funcionário, mas de certeza que existem pessoas nessa empresa que o sabem melhor que eu.

                              Comentário


                                #16
                                É uma empresa portuguesa com certeza, é com certeza uma empresa portuguesa.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X