Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Erupção solar de domingo chega hoje à Terra

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Erupção solar de domingo chega hoje à Terra

    Fenómeno não é grave para o planeta, podendo apenas provocar auroras boreais nos pólos


    A explosão de domingo foi a mais violenta do actual ciclo solar

    No último domingo foi registada a maior explosão solar do actual ciclo da nossa estrela. A explosão provocou propagação de ondas de rádio (que foram ouvidas nos transmissores de onda curta), raios-x e raios gama. Os efeitos deste fenómeno serão sentidos até 150 milhões de quilómetros de distância, mas não serão graves para a Terra.

    A intensa explosão de radiação ultravioleta foi registada pelo Observatório SDO, da NASA, em metade da superfície do sol. A erupção lançou para o espaço milhões de toneladas de partículas de plasma a uma velocidade superior a um milhão e meio de quilómetros por hora.

    Segundo se explica no site «Spaceweather», a explosão chegará à Terra durante o dia de hoje e quinta-feira, pelo que é possível que se consigam ver auroras boreais nos pólos. No entanto, as comunicações por satélite e as redes de energia não vão sofrer qualquer dano.

    O problema das explosões solares é que quando as partículas carregadas chegam à Terra interagem com o seu campo magnético, o que pode criar uma tempestade geomagnética.

    Os cientistas estão muito interessados neste tipo de fenómenos, já que as violentas tempestades solares que se esperam para os próximos anos podem danificar os sistemas de comunicações e de energia.

    Apesar de os investigadores disporem de equipamentos tecnológicos avançados, não são capazes de prever todas as erupções solares, sendo que uma em cada três surge sem aviso.

    in Erupção solar de domingo chega hoje à Terra

    A tempestade solar geomagnética chega hoje à China e pode afectar comunicações de rádio em onda curta.

    ~in Solar flare affects shortwave radio communications in southern China

    O Sol está a iniciar um ciclo em que deverá aumentar a actividade e frequência deste tipo de fenómenos, caso haja uma igual à que aconteceu no final do século 19 (187x), poderemos ficar sem telecomunicações durante algum tempo e as redes eléctricas mais antigas poderão ficar seriamente comprometidas.

    Como leigo na matéria não sei como reagir a isto, estou a exagerar ou pode haver realmente razões para ficar preocupado?

    #2
    2012 está cada vez mais perto.

    Comentário


      #3
      Esses ciclos não são de 10 em 10 anos??
      Eu acho que isso não nos afecta muito praticamente.

      Comentário


        #4
        O ciclo solar, também conhecido como ciclo solar de Schwabe é o ciclo que mostra a atividade do sol em intervalos de aproximadamente 11 anos. A observação solar em todos os comprimentos de onda pode ser considerada de fundamental importância para a compreensão do cosmos. Pode-se afirmar que sua compreensão é o primeiro passo em direção ao espaço.
        O Sol é, e sempre será, laboratório para a obtenção "in situ" dos dados necessários para a elaboração das teorias necessárias ao entendimento dos processos, fenômenos e suas causas, que ocorrem em todos os corpos a partir do Sistema Solar em direção ao Universo, incluindo a Terra.




        A máxima duração de um ciclo solar foi de 13 anos e 8 meses e pertence ao ciclo 4 (desde Setembro de 1784 a maio de 1798). O ciclo de menor duração foi o número 2 com 9 anos exactos (desde junho de 1766 a junho de 1775).
        Nos períodos de actividade mais elevada, conhecidos como máximo solar, as manchas solares aparecem, enquanto que períodos de actividades mais baixas são denominados de mínimo solar.


        in: Wikipedia

        Comentário


          #5
          Mau !


          No entanto, as comunicações por satélite e as redes de energia não vão sofrer qualquer dano.
          A tempestade solar geomagnética chega hoje à China e pode afectar comunicações de rádio em onda curta.
          poderemos ficar sem telecomunicações durante algum tempo e as redes eléctricas mais antigas poderão ficar seriamente comprometidas
          Vejam lá se se decidem !!




          Comentário


            #6
            Eu vou ser sincero, no período de maior actividade do ultimo clico solar, a unica coisa que senti foi algumas dores de cabeça, e isto pode nada ter a ver com o ciclo solar, mas como andaram a dizer isso (meios de comunicação social) as pessoas eu associei. ;)

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
              Mau !








              Vejam lá se se decidem !!




              Não leste bem e comentaste.

              A notícia é sobre o fenómeno de hoje.
              A minha questão é sobre o que poderá acontecer no futuro.

              Comentário


                #8
                Já vi um documentário sobre este fenómeno... e fiquei a saber que podemos ir desta para melhor num piscar de olhos!

                As probabilidades de acontecer uma explosão forte são poucas, mas caso aconteça... bye bye! :/

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                  Não leste bem e comentaste.

                  A notícia é sobre o fenómeno de hoje.
                  A minha questão é sobre o que poderá acontecer no futuro.
                  O certo é que HOJE tenho tido muitos problemas com a rede TMN, onde costumo estar habitualmente e sem problema nenhum...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                    Não leste bem e comentaste.

                    A notícia é sobre o fenómeno de hoje.
                    A minha questão é sobre o que poderá acontecer no futuro.
                    Eu acho que isso ninguém sabe, e nem vale a pena pensar nisso.
                    O que dizem os cientistas é que o sol é uma estrela jovem, e tem muitos milhões de anos para continuar a viver.
                    Por isso repito: mais vale não pensar em mais desgraças, que cá ja temos que chege.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
                      O certo é que HOJE tenho tido muitos problemas com a rede TMN, onde costumo estar habitualmente e sem problema nenhum...

                      olha por acaso a minha net hoje ja falhou uma porrada de vezes, mas tb há trovoada nas redondezas.

                      Comentário


                        #12
                        Houve um segundo flare:


                        Quanto a este solar flare, nada de preocupante.
                        Aqui fica a minha referência quanto a assuntos espaciais, ele explica tudo sobre os solares flares:
                        First earthward-heading solar flare of the cycle | Bad Astronomy | Discover Magazine

                        E aqui em pormenor, o 1º solar flare deste ciclo:
                        Editado pela última vez por Ginie; 16 February 2011, 10:12.

                        Comentário


                          #13
                          Não se preocupem.
                          São coisas normais. Mau era se o "gajo" fosse acumulando

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ginie Ver Post
                            Houve um segundo flare:


                            Quanto a este solar flare, nada de preocupante.
                            Aqui fica a minha referência quanto a assuntos espaciais, ele explica tudo sobre os solares flares:
                            First earthward-heading solar flare of the cycle | Bad Astronomy | Discover Magazine

                            E aqui em pormenor, o 1º solar flare deste ciclo:
                            A notícia postada é do flare de dia 13, que foi da classe M 6,6.
                            O de 14 de FEvereiro foi da classe X 2,2.

                            Os da classe X é que tem potencial para alterarem as coisas no planeta azul.

                            Estive a ler notícias traduzidas do japonês e Chinês e até agora ainda não há nada de alarmante na Ásia.

                            O problema é que ainda estamos no início deste ciclo que deverá atingir o seu máximo daqui a dois anos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por sergioalways Ver Post
                              A notícia postada é do flare de dia 13, que foi da classe M 6,6.
                              O de 14 de FEvereiro foi da classe X 2,2.

                              Os da classe X é que tem potencial para alterarem as coisas no planeta azul.

                              Estive a ler notícias traduzidas do japonês e Chinês e até agora ainda não há nada de alarmante na Ásia.

                              O problema é que ainda estamos no início deste ciclo que deverá atingir o seu máximo daqui a dois anos.
                              Em Julho de 2000 houve um flare da classe X6, os protões deste flare chegaram à Terra apenas 15 minutos depois da explosão e desencadeou uma tempestade de radiação solar. O que causou?

                              "noise in imaging systems, permanent damage to exposed components/detectors, and decrease of solar panel currents. It can also expose air travelers at high latitudes to low levels of radiation, the equivalent of a brief chest x-ray"
                              Fonte:A Solar Radiation Storm - NASA Science

                              Eu não me preocupo minimamente com estes solar flares... Há coisas muito mais perigosas pelo espaço e nem sequer tínhamos tempo de pensar se alguma delas estivesse apontada à Terra. Era logo Finito!
                              Editado pela última vez por Ginie; 16 February 2011, 10:41.

                              Comentário


                                #16
                                Com o tempo e frio que está hoje (pelo menos aqui no Norte), bem que um Solar Flare vinha bem a calhar!

                                Comentário


                                  #17
                                  Por sorte o campo magnético da Terra, limita e mto os efeitos destes flares solares. Tanto que a vida na Terra sobreviveu até hoje. E convivemos com radiação diariamente e permanentemente.

                                  Seria mto pior se estivéssemos na Lua!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Começo a achar que quanto mais sabemos, mais malucos ficamos .

                                    Tenham calma..ainda cá estamos todos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Não foi em 2003 que houve uma erupção forte?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Cá na zona norte de Lisboa tá um tempo bonito, tempestade, trovoada, queda de granizo e ventos fortes... de tempos em tempos pára tudo a abre um belo sol

                                        Comentário


                                          #21
                                          Há 1 documentario da N Geographic bem esclarecedor sobre este assunto. Essas ondas eletromagneticas sao fortes o suficiente para destruir tudo o que seja circuito integrado e voilá ficamos sem nada: carros, avioes, comboios, eletrodomesticos, computadores que controlam a agua e luz duma cidade etc. Ou seja voltávamos á pré historia alem dos tumultos que daí iriam sair pela disputa dos bens essenciais. Deus nos livre

                                          Comentário


                                            #22
                                            hoje estava a tomar banho e a água ficou fria por segundos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                              hoje estava a tomar banho e a água ficou fria por segundos.
                                              E que tal mudar a garrafa do gaz ??? LOOLLLL

                                              Comentário


                                                #24
                                                Será que isto pode interferir na mudança da polaridade do nosso planeta? Em cada 100 mil anos, costumam acontecer 4 destas mudanças, e já há 70 mil que estas não acontecem...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já vi um documentário sobre isto e fiquei com a impressão que estas tempestades solares influenciam o nosso clima. Será verdade? Ou o mau tempo é coincidência?

                                                  Amanhã se tiver tempo vou pesquisar mais um pouco sobre isso.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                    hoje estava a tomar banho e a água ficou fria por segundos.
                                                    Conta mais sobre isso

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MGuedes Ver Post
                                                      Será que isto pode interferir na mudança da polaridade do nosso planeta? Em cada 100 mil anos, costumam acontecer 4 destas mudanças, e já há 70 mil que estas não acontecem...
                                                      És mau a matemática, faltam 30000

                                                      Tou no gozo

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por joo Ver Post
                                                        Já vi um documentário sobre isto e fiquei com a impressão que estas tempestades solares influenciam o nosso clima. Será verdade? Ou o mau tempo é coincidência?

                                                        Amanhã se tiver tempo vou pesquisar mais um pouco sobre isso.
                                                        "I learned of a website that is making all sort of goofy weather predictions because of this flare. I can’t state categorically that flares don’t affect our weather, but if they do it is in such a minuscule way that it’s very difficult to correlate the two"
                                                        Fonte:First earthward-heading solar flare of the cycle | Bad Astronomy | Discover Magazine

                                                        Originalmente Colocado por MGuedes
                                                        Será que isto pode interferir na mudança da polaridade do nosso planeta? Em cada 100 mil anos, costumam acontecer 4 destas mudanças, e já há 70 mil que estas não acontecem...
                                                        Aqui fica uma explicação sobre a mudança dos pólos:
                                                        No, a pole shift won’t cause global superstorms | Bad Astronomy | Discover Magazine

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                          És mau a matemática, faltam 30000

                                                          Tou no gozo
                                                          Acontecem 4 na duração dos 100 mil anos, não a cada 100 mil anos. Não me enganei..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                            Conta mais sobre isso
                                                            Água fria durante segundos? durante uma erupção solar? Não pode ser só coincidência

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X