Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Obter dupla nacionalidade Portuguesa Angolana

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Obter dupla nacionalidade Portuguesa Angolana

    Alguém por aqui conhece os passos a dar para dar início a este processo?
    Os sites da Embaixada e do Consulado não ajudam nada...

    #2
    Vai à Conservatória do Registo Civil da área de residência do "candidato".

    E ele que se prepare para passar um cheque de 200 € logo assim à cabeça...

    Comentário


      #3
      Sem contar com o "fundo de maneio" para untar as mãos dos funcionários públicos angolanos para que tirem o processo do fundo da gaveta onde o puseram, para o topo da pilha dos processos a tratar...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Vai à Conservatória do Registo Civil da área de residência do "candidato".

        E ele que se prepare para passar um cheque de 200 € logo assim à cabeça...
        Não sabia que o processo se iniciava pelo lado português. O dinheiro aqui é o de menos. Vai ser tudo às custas da empresa.

        Comentário


          #5
          O que precisas do lado angolano (tens que pedir no consulado) é o registo criminal, para além da certidão de nascimento, que já deverá ter consigo.

          Depois conta o registo dele por cá, por isso é que envolve a parte portuguesa.

          Comentário


            #6
            Pegando no título do tópico...

            A minha mãe nasceu em Luanda mas não tem BI Angolano.

            Gostava de saber o que é necessário para obter a minha dupla nacionalidade (adquirida por herança).

            Eu ando por aqui a pesquisar mas não consigo encontrar nada de jeito.

            Basta apresentar o BI e cédula de nascimento da minha mãe para que me possa ser cedida dupla nacionalidade? A nível de dinheiro, isso fica muito caro? Tenho de fazer isso no consulado da Angola, certo?
            Editado pela última vez por NaoInteressa; 31 May 2012, 00:08.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
              Pegando no título do tópico...

              A minha mãe nasceu em Luanda mas não tem BI Angolano.

              Gostava de saber o que é necessário para obter a minha dupla nacionalidade (adquirida por herança).

              Eu ando por aqui a pesquisar mas não consigo encontrar nada de jeito.

              Basta apresentar o BI e cédula de nascimento da minha mãe para que me possa ser cedida dupla nacionalidade? A nível de dinheiro, isso fica muito caro? Tenho de fazer isso no consulado da Angola, certo?
              Se não estou em erro, não basta a tua mãe ter nascido em Angola para obteres a dupla nacionalidade. É necessário que também ela a tenha. Tenho ideia de que antes da independência eram todos cidadãos portugueses e que após esta foi dada a possibilidade de escolha (ou se mantinham portugueses ou passavam a ser angolanos - não sei se havia a possibilidade de dupla nacionalidade ou se era "automático". Há também alguma lei/decreto que diz que caso a nacionalidade angolana tenha sido perdida por escolha dos pais (em caso de filhos menores), é possível recuperá-la.

              Posso ter dito um rol de bacoradas, mas foi a ideia com que fiquei ao falar com uma colega de trabalho que nasceu em Angola.

              Comentário


                #8
                Por acaso também tenho que ver isso das nacionalidades, é que parte da minha família viveu em Angola antes da guerra colonial, e ainda tenho um avó no Brasil, e nunca se sabe o futuro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                  Se não estou em erro, não basta a tua mãe ter nascido em Angola para obteres a dupla nacionalidade. É necessário que também ela a tenha. Tenho ideia de que antes da independência eram todos cidadãos portugueses e que após esta foi dada a possibilidade de escolha (ou se mantinham portugueses ou passavam a ser angolanos - não sei se havia a possibilidade de dupla nacionalidade ou se era "automático". Há também alguma lei/decreto que diz que caso a nacionalidade angolana tenha sido perdida por escolha dos pais (em caso de filhos menores), é possível recuperá-la.

                  Posso ter dito um rol de bacoradas, mas foi a ideia com que fiquei ao falar com uma colega de trabalho que nasceu em Angola.
                  Em 2005 saiu uma nova lei sobre isto, mas desconheço-a. Eu já li algures que bastava um dos meus pais ter nascido lá para poder tirar dupla nacionalidade, mas não tenho certezas.

                  O objectivo seria fazer o processo sem ser necessário alterar também a nacionalidade da minha mãe. Mas se tiver de ser...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                    Por acaso também tenho que ver isso das nacionalidades, é que parte da minha família viveu em Angola antes da guerra colonial, e ainda tenho um avó no Brasil, e nunca se sabe o futuro.
                    E parece-me que são dois óptimos países para se trabalhar.... Quando tens um bom curso.

                    Para além do facto de termos a mesma língua.... É que nem te preocupas a aprender uma nova! (se bem que também se usa muito o Inglês em Angola)
                    Editado pela última vez por NaoInteressa; 31 May 2012, 01:26.

                    Comentário


                      #11
                      Neste momento sem pai ou mãe com nacionalidade angolana, ninguém tira a nacionalidade. Não basta terem nascido cá.

                      Em relação a pessoas que nasceram em Angola, os pedidos para tirarem a nacionalidade estão suspensos, por um decreto qualquer. Ou seja, a lei prevê isso, mas está suspenso "sine die".

                      Para quem nasceu cá e quer nacionalidade, apenas pode preparar o processo todo (que obriga a vir a Angola) e esperar. E tanto pode esperar umas semanas, meses ou anos. Ninguém sabe quando este decreto vai ser retirado.

                      Os filhos de pessoas nascidas em Angola mas apenas com nacionalidade portuguesa, estão naturalmente excluidos de qualquer hipotese até um dos pais ter nacionalidade angolana.

                      Comentário


                        #12
                        Em relação ao que acontecia quando este tópico foi aberto, atenção que entretanto as coisas mudaram. O tal decreto é de 2011.

                        Para a pergunta do Nãointeressa, não é possivel fazer isto tudo num consulado. Só em Angola

                        Comentário


                          #13
                          Eu não me importava de esperar anos. Aliás, eu já estou à espera desse piqueno pormenor.

                          Não consigo encontrar nada sobre esse decreto-lei. Para se fazer isso em Angola é necessário as pessoas em questão estarem lá? Ou basta alguém que entregue a papelada?

                          E isso não dá para fazer no consulado porque motivo? Andam a armar-se em espertos? Os consulados existem para alguma coisa... Para além desse impasse todo que se descreve... Palhaçada.

                          Isto com umas cervejas exportadas para lá arranja-se tudo.

                          Comentário


                            #14
                            Basta conhecer algum General de Angola (já para não falar de alguém da familia dos Santos) e passar para as mãos o pedido untado com umas boas notas de 500€...

                            Comentário


                              #15
                              Força com esses procedimentos! Pedir nacionalidade angolana, não é a mesma coisa que ser apanhado ao telemovel a conduzir ou ultrapassar uma qualquer burocracia!

                              Sim, é necessário os requerentes da nacionalidade estarem em Angola para pedirem antes de tudo o bilhete de identidade. Sem uma (ou mais) visita(s) a Angola, nada feito. Isto claro, quando a lei deixar de estar suspensa. Até lá, nada feito.

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X