Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Medo da Inteligência

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O Medo da Inteligência

    Será isto verdade?...
    O Medo da Inteligência

    O Texto que segue abaixo, foi recomendado por um grande amigo. É interessante que o foco principal dele reflete um dos maiores conflitos atuais. Conflito este, que encontramos em qualquer setor da sociedade, seja política, economia, educação, ciência, e por que não na religião? Sim na religião também! Vivemos dentro da sociedade e estamos inseridos no mesmo meio que eles. Então porque crer que o tema abordado abaixo não reflete inclusive a situação encontrada dentro de algumas igrejas? Seria protecionismo nosso? preciosismo? Não sei, mas deveríamos observar o fato de que estamos inseridos no mesmo planeta Terra de todos aqueles que não vão a igreja. Frequentamos os mesmos supermercados, elegemos nossos lideres em conjunto com estes, sem contar que trabalhamos juntos!

    O que nos faz crer que, o que acontece na sociedade não acontece no panorama cristão? Talvez, nossa cegueira! Enfim, ..., nada melhor do que um bom texto para observarmos o contexto em que estamos inseridos para refletirmos e despertarmos para as questões realmente importantes e verdadeiras...

    Que todos sejam abençoados com a reflexão abaixo,...

    Graça e Paz...



    O MEDO CAUSADO PELA INTELIGÊNCIA

    Quando Winston Churchill, ainda jovem, acabou de pronunciar seu discurso de estréia na Câmara dos Comuns, foi perguntar a um velho parlamentar, amigo de seu pai, o que tinha achado do seu primeiro desempenho naquela assembléia de vedetes políticas.

    O velho pôs a mão no ombro de Churchill e disse, em tom paternal: - "Meu jovem, você cometeu um grande erro. Foi muito brilhante neste seu primeiro discurso na Casa. Isso é imperdoável! Devia ter começado um pouco mais na sombra. Devia ter gaguejado um pouco. Com a inteligência que demonstrou hoje, deve ter conquistado, no mínimo, uns trinta inimigos. O talento assusta".

    Ali estava uma das melhores lições de abismo que um velho sábio pôde dar ao pupilo que se iniciava n'uma carreira difícil. Isso, na Inglaterra. Imaginem aqui, no Brasil.

    Não é demais lembrar a famosa trova de Ruy Barbosa: - "Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma Ciência".

    A maior parte das pessoas encasteladas em posições políticas e de chefia é medíocre e tem um indisfarçável medo da inteligência. Temos de admitir que, de um modo geral, os medíocres são mais obstinados na conquista de posições.

    Sabem ocupar os espaços vazios deixados pelos talentosos displicentes que não revelam o apetite do poder. Mas, é preciso considerar que esses medíocres ladinos, oportunistas e ambiciosos, têm o hábito de salvaguardar suas posições conquistadas com verdadeiras muralhas de granito por onde talentosos não conseguem passar. Em todas as áreas encontramos dessas fortalezas estabelecidas, as panelinhas do arrivismo, inexpugnáveis às legiões dos lúcidos.

    Dentro desse raciocínio, que poderia ser uma extensão do Elogio da Loucura, de Erasmo de Roterdan, somos forçados a admitir que uma pessoa precisa fingir de burra se quiser vencer na vida.

    É pecado fazer sombra a alguém até numa conversa social. Assim como um grupo de senhoras burguesas bem casadas boicota automaticamente a entrada de uma jovem mulher bonita no seu círculo de convivência, por medo de perder seus maridos, também os encastelados medíocres se fecham como ostras à simples aparição de um talentoso jovem que os possa ameaçar.

    Eles conhecem bem suas limitações, sabem como lhes custa desempenhar tarefas que os mais dotados realizam com uma perna nas costas, enfim, na medida em que admiram a facilidade com que os mais lúcidos resolvem problemas, os medíocres os repudiam para se defender.

    É um paradoxo angustiante. Infelizmente temos de viver segundo essas regras absurdas que transformam a inteligência numa espécie de desvantagem perante a vida. Como é sábio o velho conselho de Nelson Rodrigues: - "Finge-te de idiota e terás o céu e a terra".

    O problema é que os inteligentes gostam de brilhar.

    QUE O SENHOR TE ABENÇOE E TE GUARDE.
    O PENSADOR: O Medo da Inteligência

    #2
    Acho que o pessoal está com medo de ti.

    Comentário


      #3
      É pena mas em muitos casos isso acontece mesmo !

      Comentário


        #4
        Verdade!

        Existem certas situações em que não devemos mostrar todo o nosso potencial. Devemos começar por baixo, crescer nas costas deles, e quando já estamos grandes, mostramos todo o nosso esplendor!

        Comentário


          #5
          Os superiores quando tem alguém com maior capacidade abaixo dele normalmente evita ter um "confronto" em matérias complexas porque sabe que corre o risco de ser passado, costuma jogar pelo seguro e procurar o confronto em matéria que ele sabe que não ficará inferiorizado, ou seja em matéria de nível de complexidade médio ou baixo.

          É complicado ser-se inteligente. Eu sou assumo isso, sou culpado. Terei perdão!?

          Comentário


            #6
            Nem vale a pena ir mais longe. Na própria faculdade. Se os professores começam a ver que um aluno é muito inteligente e tem muita capacidade começam a prejudicar ou a tornar os exames mais difíceis (prejudicando toda a turma para não dar nas vistas) porque têm medo que esse aluno lhes tire o lugar.

            Comentário


              #7
              Pior ainda é sermos inteligentes e termos consciência disso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MGuedes Ver Post
                Pior ainda é sermos inteligentes e termos consciência disso.
                ... e não aproveitar esse "dom"!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por UmDois Ver Post
                  Os superiores quando tem alguém com maior capacidade abaixo dele normalmente evita ter um "confronto" em matérias complexas porque sabe que corre o risco de ser passado, costuma jogar pelo seguro e procurar o confronto em matéria que ele sabe que não ficará inferiorizado, ou seja em matéria de nível de complexidade médio ou baixo.

                  É complicado ser-se inteligente. Eu sou assumo isso, sou culpado. Terei perdão!?
                  Faltou-me dizer que (quase) toda a gente se acha inteligente e mais inteligente que os outros.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por TR Ver Post
                    ... e não aproveitar esse "dom"!
                    Sim, mas não era disso que estavamos a falar. Normalmente, temos tendência a granjear inimigos se formos inteligentes e ainda mais se formos auto-confiantes em relação ao assunto. E então em ambientes escolares, é o extremo.

                    Comentário


                      #11
                      Descartes dizia que a inteligência era a coisa mais bem distribuída do mundo!Toda a gente se acha tão bem provida dela a ponto de não invejar a do outro!

                      E, realmente, vejo as pessoas a cobiçarem a riqueza, poder, beleza, status, bens materiais, parceiros e afins dos outros mas nunca vi ninguém a cobiçar a inteligência do seu vizinho!

                      Descartes era um homem mesmo inteligente! Quem me dera ser assim!

                      Comentário


                        #12
                        Epá desculpa lá discordar desse Descartes apesar de ser uma frase bonita!

                        Vê-se frequentemente alguém desvalorizar um bem que alguém comprou por inveja. A tal da história da raposa e das uvas "ah também estão verdes" mas queria-as só que para não mostrar fraqueza e cedência desvalorizou.

                        O mesmo se passa com o aqui relatado em relação à inteligência.


                        Por acaso a frase que eu conheço é "A inteligência é o bem equitativamente melhor distribuído no mundo, toda a gente acha que tem a suficiente." com esta já concordo apesar de não se aplicar literalmente pois há pessoas que mesmo sem serem as mais inteligentes tem inteligência para o reconhecer com sinceridade, apesar de serem poucos os casos.

                        Comentário


                          #13
                          Bem me parecia:

                          Não há nada tão equitativamente distribuído no mundo como a inteligência: todos estão convencidos de que têm o suficiente.
                          René Descartes
                          Frases de Ren Descartes - Frases Inteligentes

                          A frase para ser completa costumo dizê-la:
                          Não há nada tão equitativamente distribuído no mundo como a inteligência: todos estão convencidos de que têm o suficiente e mais do que os outros.

                          Comentário


                            #14
                            Uma vez li um estudo e a inteligência está dividida em 3 casos, um é o social, outro o teórico e o outro penso que seja o matemático não me lembro bem (Não sou inteligênte )

                            E uma pessoa nunca pode ter os 3 ou mesmo 2, por exemplo uma pessoa que é muito boa na area ligada ao teórico não consegue ser uma pessoa muito social, conseguir fazer amigos bem, inventar mentiras, perceber piadas mais simples e corriqueiras, sarcasmo, gozo etc e o mesmo acontece nas outras fases da inteligência.


                            A maior parte das pessoas é inteligênte social e no maximo dá uma ou outra para a caixa nas outras 2 áreas.




                            Agora sobre o ser prejudicado isso acontece muito, tanto que o meu lema quando começo a trabalhar num sitio novo é "não sejas melhor que os outros, mas também não sejas o pior" ambos são maus para nós dentro da empresa.


                            Eu sou um gajo que adora geografia e têm coisas que pesco bem sobre o assunto desde a escola e uma vez no 9º tinha uma professora de geografia que ateimava que na Antártica não havia terra e isso era no Norte e eu discordei e apresentei factos e a partir desse dia ganhei uma inimiga ali

                            Comentário


                              #15
                              A ciência serve para nos dar uma idéia de quão extensa é a nossa ignorância.
                              Félicité Robert de Lamennais

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                Félicité Robert de Lamennais
                                "Se podemos conhecer a nossa ignorância pelo conhecimento podemos também conhecer a nossa inteligência pela comparação."
                                (um.dois)


                                P.S. Conhecimento não é o mesmo que inteligência.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por UmDois Ver Post
                                  "Se podemos conhecer a nossa ignorância pelo conhecimento podemos também conhecer a nossa inteligência pela comparação."
                                  (um.dois)


                                  P.S. Conhecimento não é o mesmo que inteligência.
                                  Tenho de puxar pela minha inteligência, para sacar o meu pensamento de algibeira?

                                  O que sabemos da vida!?

                                  Talvez 10% (se tanto), da sua totalidade, o resultado de
                                  tudo... é nada.
                                  ]
                                  Nuno Lopes

                                  O que confirma o anterior. Pensado muito antes de o ler.

                                  Editado pela última vez por nunomplopes; 19 February 2011, 11:54.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                    Tenho de puxar pela minha inteligência, para sacar o meu pensamento de algibeira?

                                    Nuno Lopes

                                    O que confirma o anterior. Pensado muito antes de o ler.

                                    A totalidade é proporcional à capacidade que cada um tem para se julgar mais inteligente que o outro. Sendo que em comparação o resultado revela a totalidade de cada um.


                                    Pronto e já chega senão daqui a pouco este tópico é colocado de lado com medo de tanta inteligência.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Faz todo o sentido!!! O Sócrates é burro que nem uma porta!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                        Faz todo o sentido!!! O Sócrates é burro que nem uma porta!

                                        Comentário


                                          #21
                                          concordo plenamente.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não achei o texto nada de especial, provavelmente foi escrito por alguém muito inteligente. Só o facto de estar a apontar o dedo a pessoas que estão a cima e são menos inteligentes só mostra que a inveja não vem apenas dos menos inteligentes.

                                            Se eu for muito inteligente, vou ser muito bom tecnicamente, não quer dizer que tenha capacidade para liderar uma equipa! O que não falta são pessoas "pouco" inteligentes a liderar equipas de pessoas inteligentes e não quer dizer que seja um líder porque foi chico-esperto!

                                            Aliás, um bom líder não tem problemas por ter um subordinado mais inteligente do que ele!

                                            Penso apenas que não podemos fazer leis nas nossas cabeças, porque muitas vezes não é assim!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu tenho medo é da estupidez.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                Não achei o texto nada de especial, provavelmente foi escrito por alguém muito inteligente. Só o facto de estar a apontar o dedo a pessoas que estão a cima e são menos inteligentes só mostra que a inveja não vem apenas dos menos inteligentes.
                                                Eu também não sou muito inteligente, ou, pelo menos, não o sou tanto quanto gostaria de ser, mas parece-me que o texto lança uma reflexão genérica, sobretudo sobre questões que todos conhecemos do nosso dia-a-dia, sem "apontar o dedo" seja a quem for, ou indicaria situações específicas! Parece-me...

                                                No entanto fala sobre questões que, frequentemente, retardam a solução das coisas, prolongam problemas que se poderiam ter resolvido há décadas. Todos nós conhecemos, também, situações dessas.

                                                Para ser genérico, basta citar o exemplo dos nossos inventores e da extrema dificuldade que têm em aplicar por cá soluções, sobretudo onde reina o botabaixismo...

                                                Se eu for muito inteligente, vou ser muito bom tecnicamente, não quer dizer que tenha capacidade para liderar uma equipa! O que não falta são pessoas "pouco" inteligentes a liderar equipas de pessoas inteligentes e não quer dizer que seja um líder porque foi chico-esperto!
                                                Naturalmente, mas o respectivo contrário, o da questão do tópico, também não é negado por essa lógica!

                                                Aliás, um bom líder não tem problemas por ter um subordinado mais inteligente do que ele!
                                                Sim, um bom líder...

                                                Penso apenas que não podemos fazer leis nas nossas cabeças, porque muitas vezes não é assim!
                                                Muitas vezes não significa, e ainda bem, sempre!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                  Não achei o texto nada de especial, provavelmente foi escrito por alguém muito inteligente. Só o facto de estar a apontar o dedo a pessoas que estão a cima e são menos inteligentes só mostra que a inveja não vem apenas dos menos inteligentes.

                                                  Se eu for muito inteligente, vou ser muito bom tecnicamente, não quer dizer que tenha capacidade para liderar uma equipa! O que não falta são pessoas "pouco" inteligentes a liderar equipas de pessoas inteligentes e não quer dizer que seja um líder porque foi chico-esperto!

                                                  Aliás, um bom líder não tem problemas por ter um subordinado mais inteligente do que ele!

                                                  Penso apenas que não podemos fazer leis nas nossas cabeças, porque muitas vezes não é assim!
                                                  Deixa-me entrar por outro lado, eu posso me revelar um péssimo Pai e contráriamente um excelente Avô ou vice-versa, revela isto que não tenha competências, para e não o deva merecer essa oportunidade para o ser?

                                                  Só sei daquilo que sou feito, do irei fazer, dos erros que cometerei e de, alturas diferentes na vida, que por nada, são iguais...

                                                  Muitas vezes se confunde, chefias com lideranças, o que em nada tem a ver! Um bom chefe pode ser um mau lider como o contrário.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                    Eu também não sou muito inteligente, ou, pelo menos, não o sou tanto quanto gostaria de ser, mas parece-me que o texto lança uma reflexão genérica, sobretudo sobre questões que todos conhecemos do nosso dia-a-dia, sem "apontar o dedo" seja a quem for, ou indicaria situações específicas! Parece-me...

                                                    No entanto fala sobre questões que, frequentemente, retardam a solução das coisas, prolongam problemas que se poderiam ter resolvido há décadas. Todos nós conhecemos, também, situações dessas.

                                                    Para ser genérico, basta citar o exemplo dos nossos inventores e da extrema dificuldade que têm em aplicar por cá soluções, sobretudo onde reina o botabaixismo...

                                                    Naturalmente, mas o respectivo contrário, o da questão do tópico, também não é negado por essa lógica!

                                                    Sim, um bom líder...

                                                    Muitas vezes não significa, e ainda bem, sempre!
                                                    Pegando apenas no que falas no último parágrafo, é mesmo isso que queria dizer com o meu post! O muitas vezes não quer dizer que é sempre. Seja pelo texto que citas, quer pelo exemplo que dei.

                                                    Nunca disse que não havia chico-espertos que subiam à custa dos outros e quem realmente é bom fica para trás. Mas será que isso acontece muitas vezes?!

                                                    Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                    Deixa-me entrar por outro lado, eu posso me revelar um péssimo Pai e contráriamente um excelente Avô ou vice-versa, revela isto que não tenha competências, para e não o deva merecer essa oportunidade para o ser?

                                                    Só sei daquilo que sou feito, do irei fazer, dos erros que cometerei e de, alturas diferentes na vida, que por nada, são iguais...

                                                    Muitas vezes se confunde, chefias com lideranças, o que em nada tem a ver! Um bom chefe pode ser um mau lider como o contrário.

                                                    Um "chefe" deveria ser sempre um líder! Todos merecemos oportunidades, mas não quer dizer que a pessoa que saiba resolver um integral XPTO seja aquele que terá de subir à frente dos outros. A vida é bem mais complexa do que isso!

                                                    Estas histórias fazem-me lembrar em 2 situações completamente distintas, com 2 pessoas distintas que estavam a procurar um determinado lugar. Todos os outros só falavam "há cunhas, etc etc etc. No fim estas 2 pessoas conseguiram os lugares sem qualquer tipo de cunha!

                                                    Sei que as coisas más existem, mas prefiro não pensar nelas e viver como se elas não existissem. Se não o fizesse ia perder muito tempo a pensar naquilo que eu não controlo!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                      Um "chefe" deveria ser sempre um líder!
                                                      Pois devia! Para mandar acho que todos nascemos com isso, agora saber liderar está ao alcance de poucos!

                                                      Então um chefe com sentido de liderança é raro, e se o descobres por ti próprio estima-o bem, que é melhor achado que tens!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Um chefe não tem necessariamente um líder, tem que ser um "comandante".

                                                        Mas o air, tem no final post um dos meus lemas de vida

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          “A estupidez coloca-se na primeira fila para ser vista; a inteligência coloca-se na retaguarda para ver” (Russell, Bertrand)

                                                          Infelizmente esta é uma das maiores diferenças que distingue os homens a qual está presente em toda a parte. Liguem a TV, olhem em redor e confirmem-no.
                                                          Vejam aqueles que fazem de tudo para se chegarem à frente.

                                                          Daí eu ter o atrevimento de simplificar um pouco as coisas dizendo que a inteligência faz avançar a humanidade, enquanto a esperteza, habitualmente, faz avançar certas pessoas. Basta ver a quantidade de chico-espertos que se governam melhor na vida do que imensa gente inteligente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                                            “A estupidez coloca-se na primeira fila para ser vista; a inteligência coloca-se na retaguarda para ver” (Russell, Bertrand)

                                                            Infelizmente esta é uma das maiores diferenças que distingue os homens a qual está presente em toda a parte. Liguem a TV, olhem em redor e confirmem-no.
                                                            Vejam aqueles que fazem de tudo para se chegarem à frente.

                                                            Daí eu ter o atrevimento de simplificar um pouco as coisas dizendo que a inteligência faz avançar a humanidade, enquanto a esperteza, habitualmente, faz avançar certas pessoas. Basta ver a quantidade de chico-espertos que se governam melhor na vida do que imensa gente inteligente.
                                                            Existem inteligências múltiplas e inteligência é diferente de sabedoria.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X