Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Taxa absurda numa residência universitária!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Taxa absurda numa residência universitária!

    Boas

    Bem, tenho uma dúvida e gostaria de saber se alguém já passou por isso e com lidou com a situação.
    Tenho uma amiga que está numa residência universitária no porto, ela é bolseira e por isso recebe o pagamento da residência do estado. No entanto nesta nova residência, pedem-lhe que pague a taxa de limpeza que são quase 30€ mensais e como ela não recebe esse valor na bolsa, não quer pagar pois acha caro e diz ela que não se importa de limpar o quarto e poupar o dinheirinho que como sabemos, na vida de estudante é muito importante. No entanto eles exigem essa taxa. Eu pergunto até que ponto não é ilegal e pouco ético exigir a um aluno bolseiro (carente monetariamente) que pague uma taxa de limpeza numa residência universitária dos SASUP. Já alguém contestou isto? É que não me parece ter lógica nenhuma. E aliás, ninguém a informou do pagamento extra no início, só agora lhe vieram cobrar...ou seja, agora são quase 150 euros para limpezas

    Cumprimentos

    #2
    Tal como deve haver um regulamento que fala do direito que ela tem ao quarto, esse regulamento também deve falar dessas despesas extra. Se não falar acho que não pagava. Tudo tem de ser visto na boa-fé, trata-se de limpeza do quarto ou dos espaços comuns? Etc..

    Comentário


      #3
      III Organização

      1.-O funcionamento das Residências é assegurado pelos serviços de alojamento dos SASUP que destacarão, para o efeito, o pessoal julgado necessário. Os serviços de alojamento designarão para cada residência um responsável que será coadjuvado por uma Comissão de Residentes eleita nos termos do ponto 2 (III) deste regulamento.

      2.-A Comissão de Residentes será constituída por 3 ou 5 elementos, consoante a dimensão da residência, eleitos pelos seus pares. Os estudantes residentes deverão comunicar aos serviços de alojamento a constituição da Comissão de Residentes até 30 de Novembro de cada ano, data em que cessa funções a Comissão anterior. Caso não seja possível a constituição da Comissão de Residentes até essa data, os SASUP encetarão medidas tendentes à sua constituição.

      3.-Compete à Comissão de Residentes:
      Representar os Residentes;
      Promover a elaboração e aprovação do Regulamento Interno a apresentar aos serviços de alojamento ou proceder às alterações que a aplicação deste Regulamento eventualmente implique;
      Contribuir para a resolução de conflitos internos entre residentes;
      Participar na análise dos problemas de interesse geral que possam afectar ou alterar as condições normais de alojamento;
      Desenvolver iniciativas que, coadjuvando as directrizes dos SASUP, constituam participação activa, no sentido de manter a residência em condições rigorosamente adequadas à sua utilização em benefício dos residentes, providenciando inclusivamente, pela conservação dos móveis, equipamento e utensílios que lhes são afectos.
      Propor aos SASUP actividades culturais, desportivas e recreativas


      4-Os residentes são informados se a limpeza dos espaços individuais fica a cargo dos Serviços e qual o preço a praticar para o efeito.

      5-A limpeza das áreas individuais da responsabilidade dos residentes:
      Será fiscalizada pelos funcionários dos SASUP semanalmente;
      Caso se verifique que a limpeza não está a ser feita devidamente, pondo em risco as condições de higiene e salubridade ou a conservação do património, o aluno será advertido uma vez. No caso da situação se repetir os Serviços de Alojamento serão informados, passando o residente a pagar os respectivos custos da limpeza acrescidos dos danos entretanto verificados.
      A limpeza dos quartos será feita dentro do horário que for afixado para o efeito, pelo que nesse período estes deverão ficar livres.. Caso isso não venha a acontecer, a falta de limpeza/manutenção será da responsabilidade do residente.
      SASUP - REGULAMENTO DAS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS

      Fala com a comissão de residentes, caso ela não tenha sido informada desta taxa deve comunicar aos SASUP esta irregularidade e deve solicitar que a limpeza do seu espaço individual seja efectuado pela própria.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por air Ver Post
        Tal como deve haver um regulamento que fala do direito que ela tem ao quarto, esse regulamento também deve falar dessas despesas extra. Se não falar acho que não pagava. Tudo tem de ser visto na boa-fé, trata-se de limpeza do quarto ou dos espaços comuns? Etc..
        Fui pesquisar pelo regulamento da residência e encontrei o ponto 4:

        4-Os residentes são informados se a limpeza dos espaços individuais fica a cargo dos Serviços e qual o preço a praticar para o efeito.
        Neste caso não foi informada.

        Fala também de um regulamento interno para cada residência, tenho de ver se o encontro.

        Obrigado pela dica, desconhecia tais regulamentos

        Alguém daqui paga ou pagou essa taxa?

        Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
        SASUP - REGULAMENTO DAS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS

        Fala com a comissão de residentes, caso ela não tenha sido informada desta taxa deve comunicar aos SASUP esta irregularidade e deve solicitar que a limpeza do seu espaço individual seja efectuado pela própria.
        Pois, ela já lhes disse que ninguém a tinha informado, no entanto, não quiseram saber.
        Editado pela última vez por pedromi; 28 February 2011, 22:15.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por air Ver Post
          Tal como deve haver um regulamento que fala do direito que ela tem ao quarto, esse regulamento também deve falar dessas despesas extra. Se não falar acho que não pagava. Tudo tem de ser visto na boa-fé, trata-se de limpeza do quarto ou dos espaços comuns? Etc..
          Exacto. Por exemplo aqui em Coimbra ha esse sistema, mas existe um contrato escrito que as Residencias Universitarias onde a limpeza e feita pelos alunos so pagam metade da residencia (valor debitado directamente da conta aquando do deposito da bolsa de estudo).O pessoal que mora nass residencias onde sao as funcionarias a limpar paga a Residencia por inteiro, cerca de 63 descontados no valor da bolsa.
          Mas a Residencia dela e mesmo dos SAS? Porque pode dar se o caso de ser Residencia Universitaria e nao ser dos SAS. Aqui em Coimbra ha 2 casos desses que nao sei como funcionam os respectivos sistemas de limpeza, mas acredito em que tenham que pagar os servicos de limpeza pelas respectivas funcionarias.
          Mas no caso dos SASUC e como disse. A pessoa que esta alojada numa RU onde as limpezas sao feitas pelas funcionarias ve debitada da sua conta cerca de 63 euros da respectiva Bolsa dos SASUC, no caso de estarem alojados em RU em que sao os alunos a limpar e as funcionarias so dao uma geral quinzenalmente so veem debitada metade da respectiva mensalidade para o alojamento.

          Nao sei se me fiz entender, porque este teclado tambem anda meio marado

          Comentário


            #6
            Ser informada não quer dizer que lhe tivessem de dizer por palavras olhos nos olhos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por LIC Ver Post
              Exacto. Por exemplo aqui em Coimbra ha esse sistema, mas existe um contrato escrito que as Residencias Universitarias onde a limpeza e feita pelos alunos so pagam metade da residencia (valor debitado directamente da conta aquando do deposito da bolsa de estudo).O pessoal que mora nass residencias onde sao as funcionarias a limpar paga a Residencia por inteiro, cerca de 63 descontados no valor da bolsa.
              Mas a Residencia dela e mesmo dos SAS? Porque pode dar se o caso de ser Residencia Universitaria e nao ser dos SAS. Aqui em Coimbra ha 2 casos desses que nao sei como funcionam os respectivos sistemas de limpeza, mas acredito em que tenham que pagar os servicos de limpeza pelas respectivas funcionarias.
              Mas no caso dos SASUC e como disse. A pessoa que esta alojada numa RU onde as limpezas sao feitas pelas funcionarias ve debitada da sua conta cerca de 63 euros da respectiva Bolsa dos SASUC, no caso de estarem alojados em RU em que sao os alunos a limpar e as funcionarias so dao uma geral quinzenalmente so veem debitada metade da respectiva mensalidade para o alojamento.

              Nao sei se me fiz entender, porque este teclado tambem anda meio marado
              Ora aqui está uma boa prática Tem toda a lógica.
              A residência pertence aos SASUP e cobram para além dos 63 euros, mais cerca de 30 euros pela limpeza.


              Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
              Ser informada não quer dizer que lhe tivessem de dizer por palavras olhos nos olhos.
              Então?
              Editado pela última vez por pedromi; 28 February 2011, 22:22.

              Comentário


                #8
                Se há coisa que essa taxa não é, é ser absurda.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                  Se há coisa que essa taxa não é, é ser absurda.
                  Pode elaborar a sua tese?

                  Comentário


                    #10
                    Não lhe deram o regulamento , qd foi aos serviços de ação social? Devem ter dado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                      Não lhe deram o regulamento , qd foi aos serviços de ação social? Devem ter dado.
                      Hummm...não sei, tenho que apurar com ela, no entando, pelo que sei do processo, ela candidatou-se a essa residência (transferência de outra) e quando saiu a lista de resultados, ela apresentou-se na residência e deram-lhe a chave. Se no meio disto foi apresentado o regulamento, não sei, mas não creio pois ela não me falou de nada.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pedromi Ver Post
                        Hummm...não sei, tenho que apurar com ela, no entando, pelo que sei do processo, ela candidatou-se a essa residência (transferência de outra) e quando saiu a lista de resultados, ela apresentou-se na residência e deram-lhe a chave. Se no meio foi apresentado o regulamento, não sei, mas não creio pois ela não me falou de nada.

                        Mas há um regulamento certo em principio.
                        deve pelos menos estar afixado numa área comum da residência, ou no quarto, como nos hotéis.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pedromi Ver Post
                          Ora aqui está uma boa prática Tem toda a lógica.
                          A residência pertence aos SASUP e cobram para além dos 63 euros, mais cerca de 30 euros pela limpeza.

                          Jasus, nem tinha percebido bem!!!!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                            Mas há um regulamento certo em principio.
                            deve pelos menos estar afixado numa área comum da residência, ou no quarto, como nos hotéis.
                            Pois, é bastante provável que esteja afixado em algum sítio na residência embora não seja o meio de comunicação mais eficaz, vou mencionar-lhe isso e ela que procure.
                            O que não invalida uma chamada de atenção no acto da inscrição pois ela não deve ser a única a ter surpresas assim nesta altura.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por pedromi Ver Post
                              Pois, é bastante provável que esteja afixado em algum sítio na residência embora não seja o meio de comunicação mais eficaz, vou mencionar-lhe isso e ela que procure.
                              O que não invalida uma chamada de atenção no acto da inscrição pois ela não deve ser a única a ter surpresas assim nesta altura.
                              Não assinaste nenhum contracto em que tenha lá essa taxa?
                              Cumprimentos.

                              Comentário


                                #16
                                Quando vi "absurda" e "residência universitária" na mesma frase, palpitei logo que os SASUP estivessem metidos ao barulho

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Casio Ver Post
                                  Não assinaste nenhum contracto em que tenha lá essa taxa?
                                  Cumprimentos.
                                  Não, ela não assinou nenhum contrato.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                    Quando vi "absurda" e "residência universitária" na mesma frase, palpitei logo que os SASUP estivessem metidos ao barulho
                                    LOL...também os conheces??

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por pedromi Ver Post
                                      LOL...também os conheces??
                                      Melhor do que desejava

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                        Não lhe deram o regulamento , qd foi aos serviços de ação social? Devem ter dado.
                                        Encontrei o regulamento interno (2007) que pelos vistos é muito limitado e não refere as limpezas nem a taxa. Embora seja de 2007 é o mais recente que a comissão disponibiliza.
                                        http://www.freewebtown.com/crrup/Reg..._2006_2007.pdf

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                          Se há coisa que essa taxa não é, é ser absurda.
                                          Gostava de saber a razão da sua opinião, ou será só porque sim?

                                          Comentário

                                          AD fim dos posts Desktop

                                          Collapse

                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                          Collapse
                                          Working...
                                          X