[Sociedade] Manifestação de Protesto "Geração à Rasca", 12 Março - Página 17

Ver Resultados da Sondagem: Irás participar no Protesto?

Votantes
197. Não pode votar nesta sondagem
  • Sim

76 38.58%
  • Não

121 61.42%
Página 17 de 26 PrimeiraPrimeira ... 7161718 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 481 para 510 de 758
Like Tree410Likes

Título: Manifestação de Protesto "Geração à Rasca", 12 Março

bg2
    bg2 está offline
    Piloto Veterano bg2's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
    Eu fico abismado com o que leio aqui.

Tentam diminuir o impacto de uma manifestação inédita em Portugal, convocada através de uma rede social, sem estruturas profissionais a organizar, camionetes ou carne assada.
    Que reuniu um nº recorde de pessoas, que nenhum partido ou plataforma política jamais conseguirá reunir?

Vocês vivem em que mundo?

Alegar que a rapariga que organizou o protesto não tem legitimidade porque é licenciada em Estudos para a Paz e por isso não pode aspirar a um emprego?

Mas está tudo parvo?

Obviamente, esse é um problema dela - e provavelmente de dificil resolução - mas PORRA, o preconceito tem limites!

O outro argumento surreal é o das despesas e dos créditos dos manifestantes.
    De acordo com os doutos companheiros de fórum, um gajo que se manifesta não pode ter carro, sair à noite ou sequer ter telemóvel.
    Se tem uma vida normal, é porque pediu crédito à cofidis e tem um processo em tribunal porque não pagou a prestação.

Dass...é inacreditávelmente básico, primário, bronco.

Eu estive na manifestação.
    Tenho a sorte (e o trabalho, já agora) de ter uma vida perfeitamente estável...num país de m*rda, vergonhosamente governado, deturpado por "direitos adquiridos" e com desequilibrios geracionais insustentáveis.
    Foi por isso que lá fui.

E porque, finalmente, vi a sociedade acordar e manifestar-se, num movimento cívico impressionante, digno de um país desenvolvido, e completamente independente da corja que nos controla há 37 anos.

Foi histórico. E arrepiante.

E se querem um conselho: há mais na vida do que ser alcoviteiro de fórum.

epá

subscrevo inteiramente

Piloto de Rallye ricardodsb's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
    Sim, a culpa é de todos nós. Apenas fiz o reparo pois associaste isso aos políticos de forma irónica. Claro que eles não têm culpa nesse aspecto. Mas quantas famílias pediram crédito para pagar os estudos ao filhos. É que isto é uma questão ambígua. Será que todos os pedidos de crédito foram para luxos? Achas que pedir um empréstimo por exemplo para abrir uma empresa é um luxo, ou foi feito para o cumprir de um sonho ou tentar lucrar (não é o que todos tentamos?), tentar fazer algo de útil dentro de uma área? Se calhar indirectamente em muitos aspectos as políticas dos últimos anos contribuíram para isso. Tantas empresas que faliram...há aspectos pararelos que contribuíram para isso.

Esse teu comentário é referente a talvez não mais que 10% dos créditos e endividamentos.

O problema são os outros 90%.

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por VorsprungDurchTechnik Ver Post
    Eu fico abismado com o que leio aqui.

Tentam diminuir o impacto de uma manifestação inédita em Portugal, convocada através de uma rede social, sem estruturas profissionais a organizar, camionetes ou carne assada.
    Que reuniu um nº recorde de pessoas, que nenhum partido ou plataforma política jamais conseguirá reunir?

Vocês vivem em que mundo?

Alegar que a rapariga que organizou o protesto não tem legitimidade porque é licenciada em Estudos para a Paz e por isso não pode aspirar a um emprego?

Mas está tudo parvo?

Obviamente, esse é um problema dela - e provavelmente de dificil resolução - mas PORRA, o preconceito tem limites!

O outro argumento surreal é o das despesas e dos créditos dos manifestantes.
    De acordo com os doutos companheiros de fórum, um gajo que se manifesta não pode ter carro, sair à noite ou sequer ter telemóvel.
    Se tem uma vida normal, é porque pediu crédito à cofidis e tem um processo em tribunal porque não pagou a prestação.

Dass...é inacreditávelmente básico, primário, bronco.

Eu estive na manifestação.
    Tenho a sorte (e o trabalho, já agora) de ter uma vida perfeitamente estável...num país de m*rda, vergonhosamente governado, deturpado por "direitos adquiridos" e com desequilibrios geracionais insustentáveis.
    Foi por isso que lá fui.

E porque, finalmente, vi a sociedade acordar e manifestar-se, num movimento cívico impressionante, digno de um país desenvolvido, e completamente independente da corja que nos controla há 37 anos.

Foi histórico. E arrepiante.

E se querem um conselho: há mais na vida do que ser alcoviteiro de fórum.
    Não podia concordar mais com este post!

Este é o país do "bota-abaixismo", do senta no sofá à espera que as coisas mudem, e quando alguém ou um grupo de pessoas tenta abanar o marasmo e a inércia em que vivemos, tudo critica.

Eu fiz todo o percurso entre a Praça da Batalha e os Aliados (sim, a manifestação excedeu todas as melhores expectativas, e não pôde terminar na Praça D. João I - arrisco-me a dizer que nem 1/5 das pessoas lá caberiam - passando para os Aliados). Senti-me orgulhoso de ver jovens, velhos, estudantes, pessoas de meia-idade, crianças, desempregados, trabalhadores... Todos com a mesma atitude positiva, todos com um sentimento muito próprio de pensarem que podiam ajudar a mudar um bocadinho o rumo deste país. Provavelmente nada vai mudar, mas com esta prova de unidade da população, eu sinto-me mais optimista e mais orgulhoso em ser português!

Só quem lá esteve sabe o sentimento que por lá se vivia!

Piloto de Rallye Joana1984's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Acham justo que um mitra que não quer trabalhar/estudar receba o malfadado rsi e um licenciado receba o ordenado mínimo por estar a trabalhar como caixa de supermercado?
    Se eu recusar uma oferta do IEFP, a minha inscrição é anulada durante 90 dias, mas já vi mitras e ciganos a fazerem o mesmo e não lhes anularam a dita inscrição.
    É por estas e por outras que fui à manifestação.

Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
    Acham justo que um mitra que não quer trabalhar/estudar receba o malfadado rsi e um licenciado receba o ordenado mínimo por estar a trabalhar como caixa de supermercado?
    Se eu recusar uma oferta do IEFP, a minha inscrição é anulada durante 90 dias, mas já vi mitras e ciganos a fazerem o mesmo e não lhes anularam a dita inscrição.
    Mas isso é o que muitos foram pedir. Mais e mais e mais subsídios.

E o Estado, que por acaso somos todos nós, vai buscar dinheiro onde?
    NunoMF e Psittacus gostam disto.

Piloto de Testes NunoMF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

E viste mais alguém a protestar por isso? Viste um único cartaz a com mensagens de protesto contra o peso das prestações sociais?

Não, viste a pedir mais estado social, mais subsídios, etc.
    Joana1984, Israel and ricardodsb like this.

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Israel Ver Post
    Tu aqui espetas-te completamente.
    Já pareces a grande parte das empresas tugas, funcionários xpto, mas pagar 500€

Um PM devia ganhar MUITO mais.
    Por alguma coisa um PM ganha 8mil€ que sejam e é o lodo que é, e a PT tem o Zeinal Baba que foi considerado o melhor CEO da europa.
    Achas que ele ganha 8mil€ é?

If you pay peanuts you get monkeys.

Enquanto não se pagar o suficiente para atrair qualidade iremos ter o lodo do costume, porque nenhum gestor de topo vai abandonar a sua empresa onde ganham bem para ganhar 8mil€ para gerir um País.

Mas parece que estes macacos ainda são muito bons, já que se quer pagar ainda menos.
    É claro que para um PM ganhar 8 mil euros não é nada de especial, podia ser o dobro e ainda assim eu não queria ser PM.

Mas em todos os paises os gestores de topo ganham mais do que o PM, PR, etc.

Ser PM tem que ser em parte por espirito de missão e vocação, deviam ser os muito bem sucedidos que numa fase avançada da sua vida, em que o dinheiro já não é a principal motivação, se dedicavam a fazer alguma coisa pelo seu pais.

Agora que o Mundo (ou Portugal neste caso) seria um local um pouco melhor se a desproporção entre os que mais e que menos ganham fosse menor, isso é verdade.

O António Mexia em 2009 ganhou 50 mil euros mês (14 vezes) mais um bónus de 2.4 milhões, ou seja 3.1 milhões de Euros.

Nessa altura o ordenado minimo era 450 euros e muitas pessoas, infelizmente é isso que ganharam, ou seja 6.300 Euros no ano.

Não pondo em causa as competências do António Mexia, pergunto-me se é razoavel uma pessoa ganhar 500 x mais que outra (já nem falando dos que querem trabalhar e não conseguem) e estou a falar no Mexia como podia falar de um jogador de futebol de topo.

Só que eu também não preconizo que estas questões tenham que ser regulamentadas, acho é que era desejável, que a nossa ética e cidadania não permitissem estes exageros.

Piloto de Rallye warmthboy's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
    Esse teu comentário é referente a talvez não mais que 10% dos créditos e endividamentos.

O problema são os outros 90%.
    Sim claro. Não tenho dados mas acredito que seja nessa ordem.

Citação Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
    Não podia concordar mais com este post!

Este é o país do "bota-abaixismo", do senta no sofá à espera que as coisas mudem, e quando alguém ou um grupo de pessoas tenta abanar o marasmo e a inércia em que vivemos, tudo critica.

Eu fiz todo o percurso entre a Praça da Batalha e os Aliados (sim, a manifestação excedeu todas as melhores expectativas, e não pôde terminar na Praça D. João I - arrisco-me a dizer que nem 1/5 das pessoas lá caberiam - passando para os Aliados). Senti-me orgulhoso de ver jovens, velhos, estudantes, pessoas de meia-idade, crianças, desempregados, trabalhadores... Todos com a mesma atitude positiva, todos com um sentimento muito próprio de pensarem que podiam ajudar a mudar um bocadinho o rumo deste país. Provavelmente nada vai mudar, mas com esta prova de unidade da população, eu sinto-me mais optimista e mais orgulhoso em ser português!

Só quem lá esteve sabe o sentimento que por lá se vivia!
    Acredita, só a sensação de participar em algo útil e com visibilidade é que sabe. Por mim 25 de Abril devia ser ainda maior!

Nem mais Joana, em Portugal faz-se diferenciação nas pessoas. Há etnias que são protegidas sem lá porquê. Parece que têm medo deles! Parece...

Mas não, têm de ser todos integrados, são uns coitadinhos, fazem-se de... praí 85%. Reclamam direitos mas cumprir normas...normas qué isso? Racismo, xenófobia. Yeah right.

Piloto Veterano
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

A manifestação de ontem pelas faixas etárias que teve, mostrou que há esperança neste país assim haja vontade.

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
    A manifestação de ontem pelas faixas etárias que teve, mostrou que há esperança neste país assim haja vontade.
    Eu acho positivo que as pessoas se manifestem, mas não consigo perceber como é que se faz essa leitura da esperança

Piloto Veterano
    Data de Registo
    Oct 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Eu acho positivo que as pessoas se manifestem, mas não consigo perceber como é que se faz essa leitura da esperança
    Porque pelo menos houve provas que as pessoas estão a deixar de estar acomodadas...o slogan "o povo é sereno" começa a não ter razão de ser...
    Movyk e nunomplopes gostam disto.

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

É claro que para um PM ganhar 8 mil euros não é nada de especial, podia ser o dobro e ainda assim eu não queria ser PM.

Ser PM tem que ser em parte por espirito de missão e vocação, deviam ser os muito bem sucedidos que numa fase avançada da sua vida, em que o dinheiro já não é a principal motivação, se dedicavam a fazer alguma coisa pelo seu pais.

Agora que o Mundo (ou Portugal neste caso) seria um local um pouco melhor se a desproporção entre os que mais e que menos ganham fosse menor, isso é verdade.

O António Mexia em 2009 ganhou 50 mil euros mês (14 vezes) mais um bónus de 2.4 milhões, ou seja 3.1 milhões de Euros.

Nessa altura o ordenado minimo era 450 euros e muitas pessoas, infelizmente é isso que ganharam, ou seja 6.300 Euros no ano.

Não pondo em causa as competências do António Mexia, pergunto-me se é razoavel uma pessoa ganhar 500 x mais que outra (já nem falando dos que querem trabalhar e não conseguem) e estou a falar no Mexia como podia falar de um jogador de futebol de topo.

Só que eu também não preconizo que estas questões tenham que ser regulamentadas, acho é que era desejável, que a nossa ética e cidadania não permitissem estes exageros.
    Não! Em nenhuma parte do planeta.

Eu acho que as pessoas ainda não caíram na real. O que me enoja é o tratamento que dão a uns em relação a outros. Todos os que trabalhamos somos necessários, TODOS! Desde o calçeteiro ao CEO de uma multinacional. Cada um tem um papel específico dentro do mercado de trabalho e como tal pago de maneira diferente. Agora, as diferenças é são ABISMAIS em muitos casos (em demasia até) o que favorece o sentimento de injustiça no trabalho.

Um gajo é escriturário numa empresa Y e ganha imagine-se 700€. Nessa mesma empresa há o director de pessoal que ganha imagine-se 2250€, com viatura da empresa, telemóvel, cartão de saúde,etc.

Que sentimento é que pode ter o escriturário? Que razões práticas justificam as diferenças de ordenados? Ambos são necessário? Sim. Têm que ter vencimentos de acordo com o seu papel na empresa? Sim. A diferença de ordenado é justificável? Epá, NÃO porra!

E há muito mais exemplos...ui o que não faltam por aqui é fossos enormes e injustificáveis.

Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

Porque pelo menos houve provas que as pessoas estão a deixar de estar acomodadas...o slogan "o povo é sereno" começa a não ter razão de ser...
    Deixa de ter razão de ser quando eu vir com os meus próprios olhos um abstenção baixa e uma participação política minimamente decente.

Coisas como a de ontem é igual a zero.

Piloto de Provas de Perícia nunokas's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
    epá

subscrevo inteiramente
    Não diria melhor

cumps

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Obviamente que uma crise económica leva a uma crise social e a conturbações, mas a grande questão é que isto não se resolve melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Mude-se de governo ou/e venha o FMI o caminho para melhorar a situação vai ser longo e penoso e nunca vamos voltar ao que era há uns anos.

Data de Registo
    Feb 2009

Por Defeito

Obviamente que uma crise económica leva a uma crise social e a conturbações, mas a grande questão é que isto não se resolve melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Mude-se de governo ou/e venha o FMI o caminho para melhorar a situação vai ser longo e penoso e nunca vamos voltar ao que era há uns anos.
    Se for para aproveitar como aproveitamos não tenho muita pena.

Piloto Veterano Karma's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Sim.

Imagina que és dono de uma empresa fictícia em que vendes 2 serviços: limpeza de casas e consultoria de fusões de empresas. No serviço de limpeza de casas cobras 150€/dia aos teus clientes, no serviço de fusões de empresas cobras 4500€/dia aos teus clientes. Não achas que as pessoas que fazem a consultoria de fusão de empresas deviam ganhar 30x mais que as pessoas que fazem limpezas?
    Israel e ricardodsb gostam disto.

Piloto de Troféu Israel's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Não! Em nenhuma parte do planeta.

Eu acho que as pessoas ainda não caíram na real. O que me enoja é o tratamento que dão a uns em relação a outros. Todos os que trabalhamos somos necessários, TODOS! Desde o calçeteiro ao CEO de uma multinacional. Cada um tem um papel específico dentro do mercado de trabalho e como tal pago de maneira diferente. Agora, as diferenças é são ABISMAIS em muitos casos (em demasia até) o que favorece o sentimento de injustiça no trabalho.

Um gajo é escriturário numa empresa Y e ganha imagine-se 700€. Nessa mesma empresa há o director de pessoal que ganha imagine-se 2250€, com viatura da empresa, telemóvel, cartão de saúde,etc.

Que sentimento é que pode ter o escriturário? Que razões práticas justificam as diferenças de ordenados? Ambos são necessário? Sim. Têm que ter vencimentos de acordo com o seu papel na empresa? Sim. A diferença de ordenado é justificável? Epá, NÃO porra!

E há muito mais exemplos...ui o que não faltam por aqui é fossos enormes e injustificáveis.
    Essa diferença não é de perto nem de longe abismal, nem dá direito ao escriturário de se sentir mal ou o que quer que seja.

Como é que queres regulamentar o ordenado máximo por cargo?
    Diz lá então o que devia ser nessa situação, e que parâmetros e padrões utilizas para fazer tabelas de salário justos.

Piloto de Rallye Joana1984's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por NunoMF Ver Post
    E viste mais alguém a protestar por isso? Viste um único cartaz a com mensagens de protesto contra o peso das prestações sociais?

Não, viste a pedir mais estado social, mais subsídios, etc.
    Devia ter-me lembrado disso, mas depois ainda diziam que era reaccionária e sei lá mais o quê....
    NunoMF gosta disto.

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Para mim o problema não passa pelo que ele ganhou ou deixou de ganhar, passa por outros ganharem muito mal.
    E no caso da edp até tenho impressão que os trabalhadores não estão muito mal em termos de salários (do que conheço).

Chefe de Equipa
    Data de Registo
    May 2003

Por Defeito

Sinceramente Bruno, eu que estive lá só te posso dizer que os manifestantes genuínos (i.e., que não estavam lá a representar alguma organização por trás que infelizmente estiveram lá a estragar) tinham um espírito genericamente de desilusão e não de esperança.

Aliás, se havia coisa que se notava, é que muitos deles não têm um pensamento político estruturado, não têm ou conhecem opções ou soluções concretas para resolver a situação.

E isto não inferioriza as suas queixas, nem as torna injustificáveis ou estúpidas como muitos aqui querem fazer passar.

Estão desiludidos acima de tudo com os que lhes foi prometido.

São pessoas desiludidas com a sua situação económica, com o facto de terem um rendimento inferior aos pais (algo inédito) e, particularmente, com as suas expectativas (ou melhor com as expectativas que lhes foram transmitidas) não estarem a ser cumpridas.

E esta situação é compreensível.

Nós vamos todos agora finalmente perceber o preço de não crescer. Até agora disfarçámos com crédito a década perdida.

E vamos perceber o preço das opções políticas que temos tomado.

Porque se a situação está como está, isso deve-se à geração dos nossos pais.

Eles fizeram escolhas ERRADAS. Acreditaram em modelos que não tinham futuro.

E hoje oferecem às novas gerações um país profundamente endividado e uma geração futura entalada em qualificações que o mercado não requer, veja-se, não preparada ou apta para o mundo em que vive.

Quem abriu estes cursos? Quem incentivou a "educação" pela pura educação? Para quem se abriram estes cursos? Para alunos? Para assistentes? Para o ministro ficar bem visto por inaugurar faculdades e politécnicos em todas as santas terrinhas? Para quem? PARA QUEM?

Quem endividou este país ao ponto da bancarrota? Quem o colocou na situação em que está?

Quem continua a negar a decência a uma igualdade de protecção laboral entre diferentes gerações?

Quem é que se reformou a 110% do último salário? Quem? E quem se vai reformar a 40-50% com carreiras contributivas com duração dupla ou tripla?

Volto a perguntar, QUEM?

São os que estão agora nos seus 20-30 anos?

São?

Tenham mas é vergonha de ter a indecência intelectual (e moral!) de dizer isso!!!
    Última edição por Andre : 13-03-11 às 12:54:37

Piloto de Testes Psittacus's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
    As pessoas não andam a dormir? Então explica-me porque é que, ainda nem há dois meses foi reeleito com 52% dos votos (e com a mesma percentagem de abstenção):
    a) o PR que compactuou/aprovou/promulgou com as políticas agora criticadas por estas centenas de milhares de pessoas que referes (e ainda fez birrinha para que PS e PSD se entendessem na sua aprovação);
    b) o criador e implementador do modelo económico que ainda hoje seguimos e que, está mais do que provado, que é ruinoso;
    c) a pessoa que mais tempo esteve no poder em Portugal e que mais responsabilidades governativas tem dos últimos 36 anos.
    Ora aí está! E muitos dos que estavam na manif também ficaram no sofá em vez de votar...
    ricardodsb gosta disto.

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Israel Ver Post
    Essa diferença não é de perto nem de longe abismal, nem dá direito ao escriturário de se sentir mal ou o que quer que seja.

Como é que queres regulamentar o ordenado máximo por cargo?
    Diz lá então o que devia ser nessa situação, e que parâmetros e padrões utilizas para fazer tabelas de salário justos.

Isto foi um exemplo mas podemos colocar valores mais altos nos altos cargos. Enquanto um tem dinheiro para uma vida estável o outro anda apertado. Eu não critico o outro ganhar o 2250€, critico é o outro ganhar 700€! Para mim não é justificável a diferença, enquanto um anda á larga o outro anda encolhido.

Não estou aqui para estabelecer parâmetros, apenas dou a minha opinião.

Quem tem que estabelecer parâmetros ou padrões não sou eu, não é a minha área.

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Isto foi um exemplo mas podemos colocar valores mais altos nos altos cargos. Enquanto um tem dinheiro para uma vida estável o outro anda apertado. Eu não critico o outro ganhar o 2250€, critico é o outro ganhar 700€! Para mim não é justificável a diferença, enquanto um anda á larga o outro anda encolhido.

Não estou aqui para estabelecer parâmetros, apenas dou a minha opinião.

Quem tem que estabelecer parâmetros ou padrões não sou eu, não é a minha área.
    Eu perguntei-te dos parâmetros, para veres que isso é impossível.
    Nem tu nem ninguém os pode definir, e mesmo que os definam serão sempre injustos.

Quanto á diferença de salários, eu posso-te dizer que comecei a trabalhar com 17 anos, e quando vi o que ganhavam eng's e certos directores o que eu fiz não foi dizer que era uma injustiça, que eu também queria bla bla bla whyskas saquetas.
    Fui estudar
    E quando estiver mal, mudo de emprego e/ou de país.
    E se não encontrar mesmo nada ainda me resta a opção de criar eu uma empresa.
    Não podes é exigir que uma entidade privada te pague o que queres, quando o que não falta é gente para fazer o mesmo que tu.
    Se não existissem desempregados, muito provavelmente os salários subiriam todos.
    warmthboy, annlee, Dukco and 1 others like this.

Piloto de Troféu zerorpm's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Meus amigos

Os cidadãos da Grécia e da Irlanda viram os seus rendimentos reduzidos em 30%
    E nós queremos aumentos?

O País está na falência e queremos mais apoios sociais?

Mas também digo que o exemplo tem de vir de cima...

Temos de reduzir o n.º de deputados, o n.º de generais, o n.º de dirigentes da FP, o n.º de apoios sociais, reformular a justiça, a educação...

Ou seja vamos ter que fazer mais recebendo menos...

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    Sim.

Imagina que és dono de uma empresa fictícia em que vendes 2 serviços: limpeza de casas e consultoria de fusões de empresas. No serviço de limpeza de casas cobras 150€/dia aos teus clientes, no serviço de fusões de empresas cobras 4500€/dia aos teus clientes. Não achas que as pessoas que fazem a consultoria de fusão de empresas deviam ganhar 30x mais que as pessoas que fazem limpezas?

Como não me recordo do país em questão, não vou mandar nomes para o ar..

Mas tenho um amigo que o irmão foi para fora (como disse, não me recordo do país) e trabalha na recolha de lixo (como se fosse a SUMA deles). Ganha 2500€ p/mês..

Porquê? A resposta que lhe deram a ele foi: "Porque uma pessoa que mexe no lixo dos outros tem um trabalho mais dificil do que o Sr. que está atrás do computador todo o dia. Por isso, recebe quase o mesmo que ele"..

Agora, porque razão uma pessoa que trabalha com lixo (em Portugal) recebe metade do que uma pessoa que passa o dia no escritório? Só porque tem curso? Eu considero o 1º mais dificil que o 2º.. e não é por isso que ganham o que merecem ( sei de quem ganhava "apenas" 500€).

Claro que a pessoa se pagou para tirar o curso, deve ser recompensada por isso, mas não me parece ser coerente haver uma diferença tão grande entre o mais pobre e o mais rico..

E uma empresa cobrar 4500€ a um cliente, não significa que os empregados ganhem mais do que os empregados da a empresa que cobre 150€ a cada cliente..

Num dos meus trabalhos, se o Casamento custar 20.000€ ou custar só 5.000€ (valores reais.. há quem dê 20.000€ para casar..), ganhamos todos o mesmo..

Nesse sitio, o minimo é 75€/pessoa, e em época baixa há 4 casamentos/mês. Em Época alta, há 15/mês.
    Em média, cada um é de 180 pessoas (há mais, mas sambem há menos), o que dá 13.500€/semana e 54.000€/mês.

No outro sitio onde trabalho, um hotel onde o Pequeno almoço é incluido com o preço de estadia, em cada almoço ou jantar é 14€ por pessoa. Em média há 300 jantares por dia, que dá 29.400€ por Semana e 117.600€ por Mês.

Isto apenas em refeição. Claro que o Hotel terá mais despesa, mas se formos ver o preço por noite, mais o que se ganha no Bar, mais receitas das lojas que estão no recinto do hotel, mais receitas de parque de estacionamento, etc, etc, etc.. O Hotel é capaz de ter mais lucro que a Quinta de casamentos..

O hotel usa produtos enlatados, e a Quinta usa produtos frescos (que são mais caros). Muitos outros exemplos podia dar..

Se o Hotel tem mais lucro, porque paga menos?

Isto para dizer que o que se tem de receita, e o que se lucra, não está relacionado com os bons ou maus ordenados dos empregados..

Piloto Veterano Karma's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
    Como não me recordo do país em questão, não vou mandar nomes para o ar..

Mas tenho um amigo que o irmão foi para fora (como disse, não me recordo do país) e trabalha na recolha de lixo (como se fosse a SUMA deles). Ganha 2500€ p/mês..

Porquê? A resposta que lhe deram a ele foi: "Porque uma pessoa que mexe no lixo dos outros tem um trabalho mais dificil do que o Sr. que está atrás do computador todo o dia. Por isso, recebe quase o mesmo que ele"..

Agora, porque razão uma pessoa que trabalha com lixo (em Portugal) recebe metade do que uma pessoa que passa o dia no escritório? Só porque tem curso? Eu considero o 1º mais dificil que o 2º.. e não é por isso que ganham o que merecem ( sei de quem ganhava "apenas" 500€).
    A questão não está em ter trabalhos fáceis ou difíceis mas sim no valor acrescido que crias para a empresa e/ou para os clientes da empresa. Se crias mais valor, recebes mais, se crias menos valor, recebes menos.
    Israel e annlee gostam disto.

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Ninguém sabe o que fazer, esse é que é o problema.

Com menos credito, com as deslocalizações, com o recuo da economia, cada vez há menos empregos, como a nossa organização dá direitos ás pessoas, quem tem emprego seguro escapa mais facilmente ás dificuldade e passa o ónus todo para os desprotegidos, são esses que vão pagar todas as dificuldades primeiro.

Se quem está seguro não abrir mão dessa segurança, vai-se criar uma geração de ódio e inveja que um dia lhes vai fazer a folha.

Começo a perceber as pessoas que acham que há países que vão sair do Euro, nós precisamos descer os ordenados para o valor que a nossa economia pode pagar, como não podemos desvalorizar a moeda não somos capazes de fazer isso.

Com o Escudo já era possível baixar o ordenado a toda a gente (ok os bancos iam falir, era só problemas mas assim também não resolvemos nada e pior estamos a passar a crise só para alguns).
    Última edição por vsr200 : 13-03-11 às 13:44:19

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Sim.

Porquê? Porque dão mais dinheiro a ganhar! Claro que do ponto de vista empresarial isso faz sentido porque o mercado anda por esses valores!

Agora do ponto de vista de quem está no terreno não me parece explicável. Se não se fizer limpezas quem as vai fazer, os consultores? Eu sei que é um pouco extremista este exemplo mas há discrepâncias muito grandes.

Para mim, do ponto de vista de quem está no terreno, de quem trabalha não me parece razoável essa discrepância.

O país está sem dinheiro, então cortem em quem usufrui de ordenados bem elevados e nivelem melhor quem ganha pouco. As pessoas que ganham bem estão-se marimbando para quem pouco ganha porque o deles está no bolso. É simples. O poder de compra manter-se-á sempre no mesmo nível em quem ganha muito e o poder de compra manter-se-á sempre baixo em quem pouco ganha mas TAMBÉM TRABALHA.

Achar normal consultores a ganhar 30x mais o que um empregado de limpeza é no ponto de vista social, quase desumano.

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Sim.

30 x é completamente diferente de 500 x e repara que eu não disse que era desejá vel que todos ganhassem o mesmo ou quase

Mas nalguns paises do Norte da Europa as diferenças salariais são muito menores e julgo que isso é genericamente bom. Aliás as grandes assimetrias são muito tipicas dos paises subdesenvolvidos, vê o que se passa em Africa por exemplo.

Eu também disse que não acho que se deva regular isto.

Só que a realidade que temos, que é apenas com o mercado a funcionar deixa que meio mundo tenha problemas de subnutrição e outro meio problemas de saúde por comerem em excesso.

Era desejável que houvesse um pouco menos de assimetrias.

Página 17 de 26 PrimeiraPrimeira ... 7161718 ... ÚltimaÚltima