[Sociedade] Manifestação de Protesto "Geração à Rasca", 12 Março - Página 18

Ver Resultados da Sondagem: Irás participar no Protesto?

Votantes
197. Não pode votar nesta sondagem
  • Sim

76 38.58%
  • Não

121 61.42%
Página 18 de 26 PrimeiraPrimeira ... 8171819 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 511 para 540 de 758
Like Tree410Likes

Título: Manifestação de Protesto "Geração à Rasca", 12 Março

Piloto de Provas de Perícia annlee's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Se não podem mudar o que de mau existe na nossa sociedade (em relação às assimetrias salariais), façam algo por vocês para atingir o que ambicionam...olhem o caso do user Israel.

Piloto de Rallye warmthboy's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
    Ninguém sabe o que fazer, esse é que é o problema.

Com menos credito, com as deslocalizações, com o recuo da economia, cada vez há menos empregos, como a nossa organização dá direitos ás pessoas, quem tem emprego seguro escapa mais facilmente ás dificuldade e passa o ónus todo para os desprotegidos, são esses que vão pagar todas as dificuldades primeiro.

Se quem está seguro não abrir mão dessa segurança, vai-se criar uma geração de ódio e inveja que um dia lhes vai fazer a folha.

Começo a perceber as pessoas que acham que há países que vão sair do Euro, nós precisamos descer os ordenados para o valor que a nossa economia pode pagar, como não podemos desvalorizar a moeda não somos capazes de fazer isso.

Com o Escudo já era possível baixar o ordenado a toda a gente (ok os bancos iam falir, era só problemas mas assim também não resolvemos nada e pior estamos a passar a crise só para alguns).
    Questiono se grande parte das empresas conseguem suportar os ordenados das "altas patentes". Possivelmente para o conseguirem, outros (o núcleo fraco da empresa) ganham pouco. Assim é mais fácil pagar ordenados chorudos a uns em deterimento de outros. Se a empresa para subsistir só pode pagar ex. 1500€ a um engenheiro, então que pague! Ou acham bem pagar a uns 4000 porque os outros ganham 750. Uns têm um espaço de manobra brutal, os outros ouvem falar da subida da euribor metem as mão á cabeça...

Piloto Veterano Karma's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
    Porquê? Porque dão mais dinheiro a ganhar! Claro que do ponto de vista empresarial isso faz sentido porque o mercado anda por esses valores!

Agora do ponto de vista de quem está no terreno não me parece explicável. Se não se fizer limpezas quem as vai fazer, os consultores? Eu sei que é um pouco extremista este exemplo mas há discrepâncias muito grandes.

Para mim, do ponto de vista de quem está no terreno, de quem trabalha não me parece razoável essa discrepância.

O país está sem dinheiro, então cortem em quem usufrui de ordenados bem elevados e nivelem melhor quem ganha pouco. As pessoas que ganham bem estão-se marimbando para quem pouco ganha porque o deles está no bolso. É simples. O poder de compra manter-se-á sempre no mesmo nível em quem ganha muito e o poder de compra manter-se-á sempre baixo em quem pouco ganha mas TAMBÉM TRABALHA.

Achar normal consultores a ganhar 30x mais o que um empregado de limpeza é no ponto de vista social, quase desumano.
    Quanto é que pagas de mão de obra ao teu mecânico e quanto é que achas que é justo?

Piloto Veterano DarthVader1933's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por annlee Ver Post
    Se não podem mudar o que de mau existe na nossa sociedade (em relação às assimetrias salariais), façam algo por vocês para atingir o que ambicionam...olhem o caso do user Israel.

podes explicar melhor.

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    30 x é completamente diferente de 500 x e repara que eu não disse que era desejá vel que todos ganhassem o mesmo ou quase

Mas nalguns paises do Norte da Europa as diferenças salariais são muito menores e julgo que isso é genericamente bom. Aliás as grandes assimetrias são muito tipicas dos paises subdesenvolvidos, vê o que se passa em Africa por exemplo.

Eu também disse que não acho que se deva regular isto.

Só que a realidade que temos, que é apenas com o mercado a funcionar deixa que meio mundo tenha problemas de subnutrição e outro meio problemas de saúde por comerem em excesso.

Era desejável que houvesse um pouco menos de assimetrias.
    Mas isso é o que a maioria dos portugueses reclama! Há uns que têm as coisas facilitadas, os outros estão sempre a fazer contas á vida. É a vida de 90% da população activa portuguesa.

Há por cá ordenados em empregos "normais" que fazem parecer Portugal como um país rico capaz de ombrear com outros países, com armas iguais.

Muito do meu discurso tem por base esses tais exemplos vindo dos países nórdicos em que cada um deve sentir-se útil e razoavelmente bem pago.

Mas para 10% estar bem existem 90% que estão mal.

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
    podes explicar melhor.
    basta recuar uns posts atrás...
    foi estudar, foi especializar-se em algo.

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    Quanto é que pagas de mão de obra ao teu mecânico e quanto é que achas que é justo?

Deve rondar os 42€ mas é num stand oficial. De acordo com o que ganho acho razoável mas se pedi-se mais secalhar até merecia porque sai-lhe bem do lombo. É tudo uma questão de nivelação. Não queres agora que esteja a imaginar valores que as pessoas merecem ou não.

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

basta recuar uns posts atrás...
    foi estudar, foi especializar-se em algo.

ok e acho que fez muito bem. É uma mais valia mas pode correr o risco de andar ás aranhas como se vê nos milhares de licenciados que por aí andam.

Piloto Veterano DarthVader1933's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

ok e acho que fez muito bem. É uma mais valia mas pode correr o risco de andar ás aranhas como se vê nos milhares de licenciados que por aí andam.

Exactamente.

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

Deve rondar os 42€ mas é num stand oficial. De acordo com o que ganho acho razoável mas se pedi-se mais secalhar até merecia porque sai-lhe bem do lombo. É tudo uma questão de nivelação. Não queres agora que esteja a imaginar valores que as pessoas merecem ou não.

os trabalhos intelectuais então não merecem ser bem remunerados? supondo que há qualidade e empenho.

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

é um risco que só o assume quem o quer.

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

os trabalhos intelectuais então não merecem ser bem remunerados? supondo que há qualidade e empenho.

E alguém disse o contrário? E os outros merecem ganhar tão pouco, supondo que há qualidade e empenho?

Data de Registo
    Jul 2009

Por Defeito

E alguém disse o contrário? E os outros merecem ganhar tão pouco, supondo que há qualidade e empenho?
    sem tirar a importância da profissão, levantar caixotes não tem grande conhecimento por detrás...gerir um projecto financeiramente para que ele não "derrape" talvez implique algum conhecimento, não? Implementar um sistema igual, não? Há profissões que inevitavelmente tem mais responsabilidade associada e, não é pelo esforço fisico, que se mede o que deve ganhar.

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

sem tirar a importância da profissão, levantar caixotes não tem grande conhecimento por detrás...gerir um projecto financeiramente para que ele não "derrape" talvez implique algum conhecimento, não? Implementar um sistema igual, não? Há profissões que inevitavelmente tem mais responsabilidade associada e, não é pelo esforço fisico, que se mede o que deve ganhar.
    Quem determina o que se deve ganhar é o mercado.

Se ninguém quiser levantar caixotes, isso pode vir a ser uma profissão muito bem paga

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Ninguém questiona a mais valia de uma profissão em relação a outra. Eu questiono a diferença abismal de umas em relação a outras. Nos outros países também existem profissões mais bem pagas que outras porque acarreta outro nível de conhecimentos, agora o fosso é que é bem diferente que aqui neste rectângulo. O cerne da questão é essa! Não estou aqui a menosprezar o trabalho de ninguém.

Piloto de Troféu Israel's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Ninguém questiona a mais valia de uma profissão em relação a outra. Eu questiono a diferença abismal de umas em relação a outras. Nos outros países também existem profissões mais bem pagas que outras porque acarreta outro nível de conhecimentos, agora o fosso é que é bem diferente que aqui neste rectângulo. O cerne da questão é essa! Não estou aqui a menosprezar o trabalho de ninguém.
    E se o mexia continuar a ganhar os 3.1M€ e o funcionário menos bem pago ganhar 2mil€ mensais continuas a ser contra?
    E são 110 vezes a diferença.

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

E se...e se...

Sei lá quanto ganha o pequeno lá do sítio.

Eu falo do mundo real e do que vejo em N áreas.

O meu discurso é claro. Eu aponto as coisas que não concordo.

Estás a ir buscar um caso hipotético para quê? Isso irá responder á minha questão do fosso de ordenados? Não.

EDIT: Nesse caso hiotético que colocas o que está mal é o que o Mexia ganha...o outro possivelmente até ganha justamente para o que faz. Lá está é uma suposição.

Piloto de Troféu Israel's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

E se...e se...

Estás a ir buscar um caso hipotético para quê? Isso irá responder á minha questão do fosso de ordenados? Não.

EDIT: Nesse caso hiotético que colocas o que está mal é o que o Mexia ganha...o outro possivelmente até ganha justamente para o que faz. Lá está é uma suposição.
    Não, só queria dizer que as coisas devem ser niveladas por cima e não por baixo.
    Dannymad gosta disto.

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Israel Ver Post
    Não, só queria dizer que as coisas devem ser niveladas por cima e não por baixo.
    Ou seja que o que ganha 2000€ mensais devia ganhar mais, aproximando-se do Mexia...hum...neste caso acho que não era justificável, porque possivelmente o que o Mexia ganha não se justifica.

Piloto de Testes NunoMF's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
    Devia ter-me lembrado disso, mas depois ainda diziam que era reaccionária e sei lá mais o quê....

Pois, era um risco. acho que se eu fosse para lá com um cartaz a reivindicar mais flexibilização laboral e menos estado social provavelmente a coisa acabava mal.
    Joana1984 gosta disto.

Banido
    Data de Registo
    Feb 2011

Por Defeito

Levantar caixotes do lixo não tem grande conhecimento por detrás mas acarreta grande esforço físico, e em dois tempos estás todo partido.

Agora esses boys que estão a ganhar esses ordenados em empresas publicas e privadas (os ex-ministros, ex-secretários etc etc), estão lá não por saberem alguma coisa, estão lá porque enquanto foram ministros beneficiaram essas empresas, mas à grande mesmo. Agora a recompensa é estarem naquele cargo "honorífico" a ganhar balúrdios.

Nos países nórdicos não há esse fosso, mas nunca na vida.

Cumprimentos.

Banido
    Data de Registo
    Feb 2011

Por Defeito

E se...e se...

Vês em várias áreas, em Portugal
    Por exemplo, o que o Zeinal ganha, nem acho muito.
    Um jogador do benfica que não sabe ler nem escrever nem ganha nada até ganha mais mas o povo desses não se queixa.
    Por mérito próprio, sim. Agora por favores e corrupção, não!

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Bem eu já não falo nos jogadores de futebol porque esses são uma classe á parte. O futebol envolve muito dinheiro, direitos televisivos,merketing,etc,etc...

Eu apenas falo nas profissões "normais".

Piloto de Kart TurboMan's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2011
    A crise em Portugal vai durar para sempre! A melhor era da humanidade ja passou! o mundo vai acabar!

Por Defeito

Eu gostava era de ver essa gente do "faz o que eu digo não faças o que eu faço", que está bem instalada na vida com mérito, sorte ou cunha e que defende ordenados de miséria para profissões indiferenciadas a ganhar 500 ou 600 euros por mês a seco.
    Os presidentes da Galp, EDP, Brisa, PT, ganham mais qu os seus homólogos alemães, holandeses, franceses. Já os funcionários ganham muito menos do que ganham os funcionários alemães, holandeses, belgas, dinamarqueses, suiços, etc.
    Um operador da recolha do lixo que ganha cá à volta dos 500 euros ganha lá 1500. E falamos de empresas que são monopólios e praticamente gerem-se sozinhas. Se esses super gestores fossem para empresas que dão prejuizo como a CP é que eu queria ver os resultados.
    Enquanto esta mentalidade não mudar nunca seremos um país evoluído, educado, culto e civilizado e as tensões sociais surgirão porque o povo hoje já não é parvo, é instruído e tem os olhos bem abertos.
    Para umas poucas centenas de familias serem milionárias há pessoas que têm de passar privações, trabalhar sabados, feriados, horários nocturnos, à chuva, no calor, no frio por vezes de graça e escravas dos patrões, e depois diz-se que não custa lá muito desempenhar essas funções básicas. Não custa mas deixemo-las para os outros.. Para mim deviam ser as mais bem pagas.
    Já passei por várias empresas grandes e vi lá gente com grandes ordenados a não fazer praticamente nada. Esses nem mereciam metade do que aquilo que ganham. E basicamente trata-se de uma causa de justiça social. Não podemos ter um país de terceiro mundo com este fosso entre ricos e pobres, é desumano e é injusto.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Karma Ver Post
    A questão não está em ter trabalhos fáceis ou difíceis mas sim no valor acrescido que crias para a empresa e/ou para os clientes da empresa. Se crias mais valor, recebes mais, se crias menos valor, recebes menos.
    Mas se amanha toda a gente que anda nos camiões do lixo a recolher lixo, se despedissem? E se depois disso, ninguem concorresse ao lugar? Quem recolhia o lixo? O patrão? Ou havia necessidade de aumentar ordenados para chamar trabalhadores?

Agora, eu tenho a certeza que da mesma forma que uma pessoa qualificada merece ser recompensada em ordenado pelos estudos que tem, tambem tenho a certeza que uma pessoa (mesmo que sem estudos) deva ser recompensada pelo esforço fisico que faz, ou neste caso, pelas condições em que trabalha (lixo).
    Podes dizer-me que só lá trabalham porque querem, e é verdade..
    Mas se ninguem o fizer, quem faz? Nem todos podem ser Doutores, mas não me parece bom haver tanta diferença.

Agora, como é que se vê se crias mais ou menos valor a uma empresa, se estas não são as mesmas?

Será que três homens, cada um a ganhar 600€, que recolhem o lixo de várias zonas de um concelho dão menos valor a uma empresa do que um Empresário que tem carro de 30.000€ à conta da empresa, 2 telemóveis à conta da empresa, direito a 500€ de gásoleo por mês, Almoços e jantares com clientes por conta da empresa, que ganhe 2000€ por mês, mas que só arranje 3 clientes por ano?

(o 2º é real. É meu amigo).

Consegues ver qual deles dá mais a ganhar à empresa? Eu não..

Os clientes até podem dar a ganhar à empresa 1M, ou apenas 100.000€. E se for apenas 100.000€, se formos a ver que a empresa gastou tudo aquilo no empresário, está ganhar muitíssimo pouco dinheiro..

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TurboMan Ver Post
    Eu gostava era de ver essa gente do "faz o que eu digo não faças o que eu faço", que está bem instalada na vida com mérito, sorte ou cunha e que defende ordenados de miséria para profissões indiferenciadas a ganhar 500 ou 600 euros por mês a seco.
    Os presidentes da Galp, EDP, Brisa, PT, ganham mais qu os seus homólogos alemães, holandeses, franceses. Já os funcionários ganham muito menos do que ganham os funcionários alemães, holandeses, belgas, dinamarqueses, suiços, etc.
    Um operador da recolha do lixo que ganha cá à volta dos 500 euros ganha lá 1500. E falamos de empresas que são monopólios e praticamente gerem-se sozinhas. Se esses super gestores fossem para empresas que dão prejuizo como a CP é que eu queria ver os resultados.
    Enquanto esta mentalidade não mudar nunca seremos um país evoluído, educado, culto e civilizado e as tensões sociais surgirão porque o povo hoje já não é parvo, é instruído e tem os olhos bem abertos.
    Para umas poucas centenas de familias serem milionárias há pessoas que têm de passar privações, trabalhar sabados, feriados, horários nocturnos, à chuva, no calor, no frio por vezes de graça e escravas dos patrões, e depois diz-se que não custa lá muito desempenhar essas funções básicas. Não custa mas deixemo-las para os outros.. Para mim deviam ser as mais bem pagas.
    Já passei por várias empresas grandes e vi lá gente com grandes ordenados a não fazer praticamente nada. Esses nem mereciam metade do que aquilo que ganham. E basicamente trata-se de uma causa de justiça social. Não podemos ter um país de terceiro mundo com este fosso entre ricos e pobres, é desumano e é injusto.

Bem é isso que tenho dito nas minhas intervenções no fórum durante uma manhã inteira...até já estou cansado.

Citação Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
    Mas se amanha toda a gente que anda nos camiões do lixo a recolher lixo, se despedissem? E se depois disso, ninguem concorresse ao lugar? Quem recolhia o lixo? O patrão? Ou havia necessidade de aumentar ordenados para chamar trabalhadores?

Agora, eu tenho a certeza que da mesma forma que uma pessoa qualificada merece ser recompensada em ordenado pelos estudos que tem, tambem tenho a certeza que uma pessoa (mesmo que sem estudos) deva ser recompensada pelo esforço fisico que faz, ou neste caso, pelas condições em que trabalha (lixo).
    Podes dizer-me que só lá trabalham porque querem, e é verdade..
    Mas se ninguem o fizer, quem faz? Nem todos podem ser Doutores, mas não me parece bom haver tanta diferença.

Agora, como é que se vê se crias mais ou menos valor a uma empresa, se estas não são as mesmas?

Será que três homens, cada um a ganhar 600€, que recolhem o lixo de várias zonas de um concelho dão menos valor a uma empresa do que um Empresário que tem carro de 30.000€ à conta da empresa, 2 telemóveis à conta da empresa, direito a 500€ de gásoleo por mês, Almoços e jantares com clientes por conta da empresa, que ganhe 2000€ por mês, mas que só arranje 3 clientes por ano?

(o 2º é real. É meu amigo).

Consegues ver qual deles dá mais a ganhar à empresa? Eu não..

Os clientes até podem dar a ganhar à empresa 1M, ou apenas 100.000€. E se for apenas 100.000€, se formos a ver que a empresa gastou tudo aquilo no empresário, está ganhar muitíssimo pouco dinheiro..

Pois é e os que são até consta que são em demasia...não há lugares para eles!!?!? Fazem-se estudos de mercado para qualquer coisa, não há uma alminha a dizer # Epá o Curso X tem de ficar suspenso 3 anos para escoar os que já existem.#...por exemplo digo eu, mas eu tenho o 12º ano.
    Última edição por warmthboy : 13-03-11 às 16:56:56

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Aug 2010

Por Defeito

Pois é e os que são até consta que são em demasia...não há lugares para eles!!?!? Fazem-se estudos de mercado para qualquer coisa, não há uma alminha a dizer # Epá o Curso X tem de ficar suspenso 3 anos para escoar os que já existem.#...por exemplo digo eu, mas eu tenho o 12º ano.
    Mas quem é que diria para suspender os cursos? Se o fizessem, seria apenas nas faculdades publicas. Não estou a ver as privadas a irem na conversa..

Até porque só no meu curso, são 3700€/ano.. Em 4 turmas, com 20 alunos cada (isto apenas de um ano). São 299.200€ que iriam perder.. Se parassem 3 anos, a minha faculdade perdia 897.600€..

Eu não venho nenhuma faculdade a fazer isso, e sendo privada, dificilmente podem "obrigar"..

Banido Drifter's Avatar
    Data de Registo
    May 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TurboMan Ver Post

Atençao que um homem que recolhe o lixo ca ganha 500 e se calhar na França ganha 1500€ mas na França o custo dos produtos é maior, por isso 1500€ la nao é assim tanto quanto parece.

E Portugal esta longe de ser um país de 3º mundo, nao exageremos.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Para abrir-mos a mente ...

Porto-Lisboa [a 1,40€/L de gasóleo] demora 03h32m a fazer os 326km e custa a módica quantia de 45,34€

fonte viamichelin

Porto-Paris [Beauvais] demora 3h05m a fazer os 1500km e custa a módica quantia de 80€.

fonte ryanair.com

Data de Registo
    Jun 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Van00 Ver Post
    Mas quem é que diria para suspender os cursos? Se o fizessem, seria apenas nas faculdades publicas. Não estou a ver as privadas a irem na conversa..

Até porque só no meu curso, são 3700€/ano.. Em 4 turmas, com 20 alunos cada (isto apenas de um ano). São 299.200€ que iriam perder.. Se parassem 3 anos, a minha faculdade perdia 897.600€..

Eu não venho nenhuma faculdade a fazer isso, e sendo privada, dificilmente podem "obrigar"..

Suspender será exagero mas limitar as vagas. Qualquer coisa para não haver tantos na mesma área que já está full.

Página 18 de 26 PrimeiraPrimeira ... 8171819 ... ÚltimaÚltima