[Sociedade] Manifestação de Protesto "Geração à Rasca", 12 Março

Ver Resultados da Sondagem: Irás participar no Protesto?

Votantes
197. Não pode votar nesta sondagem
  • Sim

76 38.58%
  • Não

121 61.42%
Página 1 de 26 1211 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 1 para 30 de 758
Like Tree410Likes

Título: Manifestação de Protesto "Geração à Rasca", 12 Março

Piloto de Troféu nunomplopes's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2007
    Eu não sou do tamanho da minha altura, sou do tamanho daquilo que vejo. Benedita/Alcobaça/Leiria.

Por Defeito Manifestação de Protesto "Geração à Rasca", 12 Março

Iniciar sessão | Facebook

Irá decorrer Sábado 12 de Março o Manifesto, em Lisboa/Porto e por mais 10 cidades do Pais, a que muitos terão conhecimento, de um descontentamento por parte de uma geração que luta por um reconhecimento das melhores condiçoes presentes na sua vida, como na incerteza do seu futuro.

Quando muito criticamos a que um povo que não se demonstra interventivo na reinvindicação dos direitos a que lhes são devidos. Não será de minimizar, mas a uma geração a que queremos encobrir e afirmar-se de incapaz, em demonstrar a sua pro-actividade e querer fazer ouvir os tormentos, mais que lamentos, do que por estes momentos a que passam. Este é o dever.

Não se cinge apenas a uma geração! Ultrapassa e é tranverssal a muitas outras, a muitos que por diferanças, que apresentam, terão no encontro sempre algo comum. O mal estar a que se vive neste pais.

Demonstra-se assim que, não se resignam, como alguns o querem fazer querer de vivermos de uma geração de incompetentes (se não fossem os outros, que demonstraram a incompetência, para ter de ser esta, que, os tem de mostrar os reflexos dos espelhos que deturpam a imagem, que não querem ver) mas estão por fazer que, talvez a mudança, talvez se tenha tranfigurado de mãos, a que outras se demonstram a adormecidas e dormentes de nada fazer.

Observemos o que esta geração nos tem para dizer! O que queremos ignorar, dizendo que, é toda invadida de uma inutilidade. Veremos o que não transforma no contrário e o que tentam apregoar, a utilidade está por aquilo que lutamos e não no aceitar, de que nada vale o nosso esforço.

Será este o momento indicado à mudança?

É uma geração capaz de criar a mesma?

Conseguirão fazer passar a sua mensagem e o descontentamento a que sentem?

Será esta manifestação o ponto de partida, um indicador, de que algo mais pode ocorrer no futuro?

Será isto um ponto de partida para começar de novo o que outros deram por mal acabado?

Será isto uma forma útil de manifesto, e um ponto de ruptura ás nossas politicas e à classe a que a compôe?

O que pensam deste manifesto popular?

Nós, desempregados, “quinhentoseuristas” e outros mal remunerados, escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, trabalhadores intermitentes, estagiários, bolseiros, trabalhadores-estudantes, estudantes, mães, pais e filhos de Portugal.
    Nós, que até agora compactuámos com esta condição, estamos aqui, hoje, para dar o nosso contributo no sentido de desencadear uma mudança qualitativa do país. Estamos aqui, hoje, porque não podemos continuar a aceitar a situação precária para a qual fomos arrastados. Estamos aqui, hoje, porque nos esforçamos diariamente para merecer um futuro digno, com estabilidade e segurança em todas as áreas da nossa vida.
    Protestamos para que todos os responsáveis pela nossa actual situação de incerteza – políticos, empregadores e nós mesmos – actuem em conjunto para uma alteração rápida desta realidade, que se tornou insustentável.
    Caso contrário:
    a) Defrauda-se o presente, por não termos a oportunidade de concretizar o nosso potencial, bloqueando a melhoria das condições económicas e sociais do país. Desperdiçam-se as aspirações de toda uma geração, que não pode prosperar.
    b) Insulta-se o passado, porque as gerações anteriores trabalharam pelo nosso acesso à educação, pela nossa segurança, pelos nossos direitos laborais e pela nossa liberdade. Desperdiçam-se décadas de esforço, investimento e dedicação.
    c) Hipoteca-se o futuro, que se vislumbra sem educação de qualidade para todos e sem reformas justas para aqueles que trabalham toda a vida. Desperdiçam-se os recursos e competências que poderiam levar o país ao sucesso económico.
    Somos a geração com o maior nível de formação na história do país. Por isso, não nos deixamos abater pelo cansaço, nem pela frustração, nem pela falta de perspectivas. Acreditamos que temos os recursos e as ferramentas para dar um futuro melhor a nós mesmos e a Portugal.
    Não protestamos contra as outras gerações. Apenas não estamos, nem queremos estar à espera que os problemas se resolvam. Protestamos por uma solução e queremos ser parte dela.
    Exmos. Srs.,
    O «Protesto da Geração À Rasca» surgiu de forma espontânea, no Facebook, fruto da insatisfação de um grupo de jovens que sentiram ser preciso fazer algo de modo a alertar para a deterioração das condições de trabalho e da educação em Portugal.
    Este é um protesto apartidário, laico e pacífico, que pretende reforçar a democracia participativa no país, e em consonância com o espírito do Artigo 23º da Carta Universal dos Direitos Humanos:
    1. Toda a pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha do trabalho, a condições equitativas e satisfatórias de trabalho e à protecção contra o desemprego.
    2. Todos têm direito, sem discriminação alguma, a salário igual por trabalho igual.
    3. Quem trabalha tem direito a uma remuneração equitativa e satisfatória, que lhe permita e à sua família uma existência conforme a dignidade humana, e completada, se possível, por todos os outros meios de protecção social.
    (…)
    Por isso, protestamos:
    -Pelo direito ao emprego.
    -Pelo direito à educação.
    -Pela melhoria das condições de trabalho e o fim da precariedade.
    -Pelo reconhecimento das qualificações, competências e experiência, espelhado em salários e contratos dignos.
    Porque não queremos ser todos obrigados a emigrar, arrastando o país para uma maior crise económica e social.
    Segundo o INE, o desemprego na faixa etária abaixo dos 35 anos corresponde hoje à metade dos 619 mil desempregados em Portugal. A este número podemos juntar os milhares em situação de precariedade: “quinhentoseuristas” e outros mal remunerados, escravos disfarçados, subcontratados, contratados a prazo, falsos trabalhadores independentes, estagiários, bolseiros e trabalhadores-estudantes.
    No que concerne à educação, o acentuar das desigualdades no acesso ao ensino limita as oportunidades individuais. Milhares de pessoas são impedidas de ingressar ou obrigadas a abandonar os seus estudos. Outras ainda vivem situações de indignidade humana para conseguirem prosseguir os seus percursos académicos.
    Não negligenciamos os problemas estruturais, domésticos e internacionais, que afectam a vida de muita gente na procura e obtenção de emprego. Queremos alertar para a urgência de repensar estratégias nacionais e não nos resignamos com os argumentos de inevitabilidade desta situação. É com sentido de responsabilidade que afirmamos que, sendo nós a geração mais qualificada de sempre, queremos ser parte da solução.
    No dia 12 de Março, pelas 15 horas, convidamo-lo a estar presente na Avenida da Liberdade em Lisboa ou na Praça da Batalha no Porto, no Protesto da Geração à Rasca cujo manifesto abaixo citamos.
    Protesto da Geração À Rasca
    Holic gosta disto.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Nov 2006

Por Defeito

Não ira resolver nada, mas vão lá dar um passeio !!!

Piloto de Troféu WildChild's Avatar
    Data de Registo
    May 2005

Por Defeito

Não vai dar nada porque lá diz "pacifico", eu não concordo com a violência, mas o facto é que ao ser pacifico, a eles entra a 100 e sai a 200, e voltam a subir impostos, as pessoas reclamam (pacificamente) e lá se calam

Eles usam e abusam de nós, estão cheios de medo que o FMI entre cá para eles não perderem os seus postos de trabalho com ordenados de 30 e 40 mil euros mensais quando sairem do governo e para isso há pessoas a trabalhar 14, 16, 18h por dia e mesmo assim fazem contas ao que podem gastar

PS- votei não, não por falta de vontade mas porque sábado passou a ser um dia de descanso para um dia de trabalho
    Última edição por WildChild : 08-03-11 às 17:00:41

Chefe de Equipa dysplay21's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por LDinis Ver Post
    Típico!

Se não trabalhar vou, amanhã já saberei.

PSL
    PSL está offline
    Banido
    Data de Registo
    Dec 2007

Por Defeito

Por pensamentos semelhantes ao teu é que as coisas estão como estão!
    SRLA gosta disto.

Piloto Veterano DarthVader1933's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

típico português que, ou não se importa que o estado o roube, ou é mantido pelo estado.
    Movyk, Strider and SRLA like this.

Banido MrBrown's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Este é aquele do "pela demissão de TODA a classe política!" ou aquele das 40 e tal ideias em que metade é completamente descabida?

Qual é o objectivo? Há alguma demonstração de alternativa ou é mesmo só para demonstrar descontentamento?

Vão aparecer lá os sindicatos e alguns representantes políticos dos partidos de esquerda, não vão? A tentar facturar do lado de cá da barricada...sim, porque aquilo é apolítico e apartidário, mas é suposto ter repercussões políticas e partidárias...e qualquer um pode dizer que participa como cidadão...portanto, até o Inginheiro Sócrates poderia estar lá a abanar uma qualquer bandeira...

Piloto de Troféu Israel's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
    típico português que, ou não se importa que o estado o roube, ou é mantido pelo estado.
    O tipico Português vota no José.

Já ganhou 2 vezes.
    JRodrigues gosta disto.

Piloto de Troféu nunomplopes's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2007
    Eu não sou do tamanho da minha altura, sou do tamanho daquilo que vejo. Benedita/Alcobaça/Leiria.

Banido MrBrown's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Israel Ver Post
    O tipico Português vota no José.

Já ganhou 2 vezes.
    Até gostava de saber uma estatística impossível:

Quantos estarão lá todos revoltados e cheios da sua razão, depois de terem eleito e re-eleito o actual governo!

Depois quem não se revolta é que é típico português! O típico português, pelos vistos é mesmo comido por parvo duas vezes seguidas! Já eu, que devo ser atípico...lavo as mãos desta borrada toda, uma vez que a culpa não é minha!
    Israel gosta disto.

Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
    Até gostava de saber uma estatística impossível:

Quantos estarão lá todos revoltados e cheios da sua razão, depois de terem eleito e re-eleito o actual governo!

Depois quem não se revolta é que é típico português! O típico português, pelos vistos é mesmo comido por parvo duas vezes seguidas! Já eu, que devo ser atípico...lavo as mãos desta borrada toda, uma vez que a culpa não é minha!

ai lavas?

Não pagas as coisas ao preço que os outros pagam?

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

ai lavas?

Mas a culpa de estar assim não é dele, nem minha.

Elegem o mesmo gajo 2 vezes, e passado uns meses de o elegerem pela 2º vez, ah vamos demonstrar o nosso descontentamento a passear na rua
    JRodrigues gosta disto.

Pastis
    Guest

Por Defeito

cgei em manifs...

Vou ficar repastelado em casa a assistir na TV

Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Por coerência se puder vou. já á um tempo defendo que em vez de greves que só apenas alguns privilegiados podem fazer, e que mais não fazem que atrapalhar os outros, se devem fazer manifestações aos fins de semana que mais gente pode participar. Não é perfeito porque cada vez mais se trabalha ao sábado mas é mais justo do que aquilo que os "senhores" da CP fazem, por exemplo, isso sim um atentado.

Piloto de Testes Akagi's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Isto não vai resolver nada, o Estado esta falido e não há dinheiro para nada.

Como diz o ditado: "Quando não há pão, todos ralham e ninguem têm razão"

Piloto de Testes mablopes's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2003

Por Defeito

Mais uma montanha que vai parir um rato... o tuga é CARNEIRO!

Banido MrBrown's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008

Por Defeito

ai lavas?

Se calhar até pago mais caro, mas não sou burro. Muito menos duas vezes seguidas!

Chamem-me o que quiserem, eu não resolvo problema nenhum, seja ele qual for, aos berros à chuva e ao frio, ao lado de uns sindicalistas quaisquer e com o típico aroma a charro no ar!

Eu decido quando voto!

E se calhar esse é o problema do "típico português"...é que acha que vai mudar alguma coisa a estrebuchar...vê as novelas da Líbia e do Egipto e sonha...como se não fossem agora passar as passas do Algarve...berra, dá uns murros na mesa, mas no domingo que é para votar, a cama está quentinha e ninguém se levanta.

Acham que é "corajoso" levantar-se contra o "sistema"...acham que os outros são uns conformados...mas no domingo que é para votar, dá-lhes uma paragem cerebral e votam no que calha.

Então bolas...os "portugueses típicos" que fiquem com aquilo que merecem, continuem a estrebuchar quando não interessa, e a dormir quando interessa. Continuem a acreditar na carochinha e a terem os padrões baixos que têm actualmente, em muitas vertentes da sua vida.

A minha preocupação e compreensão vai toda para os "portugueses atípicos"...

Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Mas a culpa de estar assim não é dele, nem minha.

Elegem o mesmo gajo 2 vezes, e passado uns meses de o elegerem pela 2º vez, ah vamos demonstrar o nosso descontentamento a passear na rua
    E se calhar ainda o vão eleger outra vez. Quase que apostava.

Data de Registo
    Jun 2004

Por Defeito

Se calhar até pago mais caro, mas não sou burro. Muito menos duas vezes seguidas!

Chamem-me o que quiserem, eu não resolvo problema nenhum, seja ele qual for, aos berros à chuva e ao frio, ao lado de uns sindicalistas quaisquer e com o típico aroma a charro no ar!

Eu decido quando voto!

E se calhar esse é o problema do "típico português"...é que acha que vai mudar alguma coisa a estrebuchar...vê as novelas da Líbia e do Egipto e sonha...como se não fossem agora passar as passas do Algarve...berra, dá uns murros na mesa, mas no domingo que é para votar, a cama está quentinha e ninguém se levanta.

Acham que é "corajoso" levantar-se contra o "sistema"...acham que os outros são uns conformados...mas no domingo que é para votar, dá-lhes uma paragem cerebral e votam no que calha.

Então bolas...os "portugueses típicos" que fiquem com aquilo que merecem, continuem a estrebuchar quando não interessa, e a dormir quando interessa. Continuem a acreditar na carochinha e a terem os padrões baixos que têm actualmente, em muitas vertentes da sua vida.

Percebo o que dizes, e concordo com o teu post
    PauloH gosta disto.

Piloto de Troféu Hecho's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2010

Por Defeito

Faço parte da geração que vai à rua dia 12. (mas vou andar por outras paragens)

Concordo com muito do que se vai protestar, mas não concordo com tudo. Existe uma falta de pragmatismo gigante, de todos, que me faz com que não me associe a estes movimentos.

O pais tem de mudar, e fico contente que já se comece a perceber isso, mas depois fico triste, para ver que afinal não percebem nada, vão só protestar porque querem ter o mesmos direitos, a mesma segurança que a outra geração teve. E isso não vão ter, nem aqui nem em lado nenhum.

Ninguém parece muito chateado por o país ter sido hipotecado, acho que não têm bem a noção do que isso vai implicar nas próximas décadas, ninguém protesta por terem andado de festa em festa enquanto tiravam o curso em faculdades duvidosas. Ninguém protesta contra os que ignoram os deveres.
    Última edição por Hecho : 08-03-11 às 17:47:59
    zerorpm e Movyk gostam disto.

Piloto Lendário Rasec's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Por acaso estou muito curioso do que vai acontecer no dia 12... Mesmo muito! Curioso como já não estou com nada do que vem de Portugal faz muito tempo!

Curioso se vai mesmo aparecer alguém! (por alguém quero dizer mais do que umas 5 mil pessoas)
    Se vai dar em alguma coisa! (por alguma coisa quero dizer comentários oficiais)

A minha aposta é que se estiver de sol... metade dos que tinham pensado ir acabam na praia (ou no shopping)

Se estiver de chuva, metade faz como o Pastis, e fica em casa a ver na TV.

Por isso o ideal é que esteja nublado e relativamente frio, mas não demasiado nublado nem demasiado frio, porque senão fica tudo em casa na mesma porque pode chover!
    Rudzer gosta disto.

Piloto de Rallye Strider's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
    Isto não vai resolver nada, o Estado esta falido e não há dinheiro para nada.

Como diz o ditado: "Quando não há pão, todos ralham e ninguem têm razão"
    Eu acho que é mais:

"Quando não há pão, o povo ralha porque alguém já lhe deitou a mão"
    Movyk e JUDEU gostam disto.

Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Ou são mansos ou são carneiros, realmente agradar é difícil

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
    Ou são mansos ou são carneiros, realmente agradar é difícil
    Bastava serem cidadãos, no verdadeiro significado da palavra.
    Movyk gosta disto.

Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Bastava serem cidadãos, no verdadeiro significado da palavra.

E isso inclui exactamente o quê?

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

Eu decido quando voto!

E isso inclui exactamente o quê?
    Olha o MrBrown já explicou uma parte.

Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Olha o MrBrown já explicou uma parte.
    então eu que votei e não neste governo/partido, e estou descontente á mesma posso simplesmente ficar em casa que já fiz o meu dever, é isso? como cidadão esgoto assim a minha capacidade de protestar?
    Se sim é um bocado triste.

Data de Registo
    Mar 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Strider Ver Post
    Eu acho que é mais:

"Quando não há pão, o povo ralha porque alguém já lhe deitou a mão"
    Estas a deturpar o ditado popular

O que se passa é que esta geração (tenho uma filha que pertense a mesma) criou a ilusão (os pais tambem tiveram a sua cota parte de culpa disto) que assim que acabasse de ter o canudo de doutor ou engenheiro, tinha logo acesso a um trabalho numa grande empresa, bem pago, com carro, portail e telemovel de borla. E tudo isto porque simplesmente tinha um canudo, e quando se depararam com a realidade da vida actual não estavam preparados para enfrentar a mesma.

Que vamos fazer a tantos engenheiros e doutores (alguns con cursos de duvidosa utilidade pratica), se o Pais não têm industria nem empresas que possam absorver esta quantidade de doutorados?

Piloto de Troféu
    Data de Registo
    Jun 2008

Por Defeito

Estou a contar ir

Data de Registo
    Sep 2008

Por Defeito

então eu que votei e não neste governo/partido, e estou descontente á mesma posso simplesmente ficar em casa que já fiz o meu dever, é isso? como cidadão esgoto assim a minha capacidade de protestar?
    Se sim é um bocado triste.
    Triste é elegerem um individui 2 vezes seguidas, e nem meio ano depois de o elegerem a 2 vez, acharem que agora é que é.

Mas melhor ainda, era deitaram o governo abaixo, e ele ser eleito 3 vez, e tu ires outra vez para a rua na mesma, força camarada.

Página 1 de 26 1211 ... ÚltimaÚltima