Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sociedade Portuguesa de Autores

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sociedade Portuguesa de Autores

    Esta semana aconteceu algo de insólito. Estava a trabalhar, quando me apercebo que a minha assistente andava atrapalhada na recepção. Passado pouco tempo vem ter comigo para pedir ajuda. Disse-me que andavam dois indivíduos a querer saber os dados pessoais do nosso patrão, dono do "estaminé".

    Peguei no duplicado da folha que já tinham preenchido, onde já constava o nome e morada, identificação de duas colunas de som na sala de espera e duas músicas discriminadas.

    O caricato da situação é que estes senhores se intitulavam inspectores e queriam a força toda que a minha assistente lhes desse dados pessoais do nosso patrão; na sala de espera só há uma coluna de som e não duas como tinham anotado; e as músicas discriminadas não tocaram na altura em que eles lá estiveram.

    Foram-se embora, mas avisaram que o nosso patrão tinha de entrar em contacto com eles e que a ficha tinha de ser entregue totalmente preenchida, no prazo de dois dias.

    Conhecendo bem o meu patrão como conheço, pensei cá para mim , nem sabem com quem se estão a meter. Mal soube disse logo, "se quiserem que venham cá e levem o rádio!!!" Depois soube que lhes ligou e mandou-os dar uma curva. Referiu também que na semana passada esses indivíduos foram quase expulsos a ponta-pé do bar da esquina.


    Mas esta gente está toda doida??? Quer dizer, para ter música ambiente temos também de pagar direitos de autor??? Que eu saiba a rádio que transmite a música já deve ter pago direitos de autor para a difusão da música. E o Zé da esquina ainda tem de pagar pela divulgação gratuita da música, se tiver música ambiente na tasca???

    Gostava de saber quanto é que essa sociedade paga aos autores, pelas verbas que vai conseguindo obter desta forma. Parece-me mas é, mais uma cambada de parasitas a querer ganhar dinheiro a custa dos autores.

    #2
    Não conheço o regulamento em que esses senhores se baseiam para essa acções.

    Mas em empresas privadas (e públicas) uso de som ambiente obriga a pagar taxas tal como usar som de rádio no telefone enquanto uma chamada está em espera.

    Comentário


      #3
      Sim, a reprodução da música ao público implica o pagamento de direitos de autor.

      Comentário


        #4
        Já parecem os loucos da microsoft sempre a invadir o meu pc com a mensagem "foi vitima de software ilegal". Ao menos assumem que sou eu a vitima, mas também dois meses disto e ainda não tiveram a decência de enviar uma cópia legal? isto é com cada um.

        Comentário


          #5
          Para a difusão de música em ambientes comerciais,públicos e empresas é necessário o pagamento de uma taxa aos direitos de autor sim.. Se bem me lembro vai de 200 a 500 euros nao me lembro bem..

          Não importa que seja cd ou rádio, tem que ser paga e caso o teu patrão não o faça arrisca-se a uma bela multa, agora também te digo, esses dois senhores pareciam-me muito suspeitos --"

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
            Já parecem os loucos da microsoft sempre a invadir o meu pc com a mensagem "foi vitima de software ilegal". Ao menos assumem que sou eu a vitima, mas também dois meses disto e ainda não tiveram a decência de enviar uma cópia legal? isto é com cada um.
            Tens um windows pirata?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Israel Ver Post
              Tens um windows pirata?
              Mas existem windows não piratas ??!?!?!?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Patalogika Ver Post
                Mas existem windows não piratas ??!?!?!?
                ??????

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Patalogika Ver Post
                  Mas existem windows não piratas ??!?!?!?

                  Porque será que a Microsoft facturou 16 Bilioões de USD em Q4??!!


                  Felizmente ainda há quem pague as suas licenças como deve de ser, de outro modo, não haveria quem programasse para tu teres uma cópia ilegal...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                    Porque será que a Microsoft facturou 16 Bilioões de USD em Q4??!!


                    Felizmente ainda há quem pague as suas licenças como deve de ser, de outro modo, não haveria quem programasse para tu teres uma cópia ilegal...
                    Ainda bem ....

                    Senão onde estaria eu ....

                    Sem open office, Linux and so on

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Helinhu Ver Post
                      Para a difusão de música em ambientes comerciais,públicos e empresas é necessário o pagamento de uma taxa aos direitos de autor sim.. Se bem me lembro vai de 200 a 500 euros nao me lembro bem..

                      Não importa que seja cd ou rádio, tem que ser paga e caso o teu patrão não o faça arrisca-se a uma bela multa, agora também te digo, esses dois senhores pareciam-me muito suspeitos --"
                      Pois, por acaso gostava de ver a legislação sobre isso. Já estive no site destes senhores e não vi nada sobre o assunto.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Patalogika Ver Post
                        Ainda bem ....

                        Senão onde estaria eu ....

                        Sem open office, Linux and so on
                        Como é que passas de software pirata para software livre?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Patalogika Ver Post
                          Ainda bem ....

                          Senão onde estaria eu ....

                          Sem open office, Linux and so on
                          O que é que isso tem a ver com o teu comentário anterior?

                          Tipo???????

                          Rais parta os politicos, corruptos e tal, bem vou até ao meu pc cheio de software pirateado.

                          Comentário


                            #14
                            Tabela 7 - http://www.spautores.pt/assets_live/...elas2011.2.pdf

                            Sociedade Portuguesa de Autores

                            Comentário


                              #15
                              Verdade seja dita, nunca conheci ninguém que dissesse bem ou algo louvavel da SPA... essa sigla está sempre ligada a chulice, taxinhas e multinhas, a malta que anda atrás de meio mundo por causa de pintelhices, mas o pior é que quando alguém precisa da ajuda deles, eles simplesmente cagam de alto...


                              É uma sociedade bastante suspeita e duvidosa...

                              Comentário


                                #16
                                Legislação, não o que eles dizem.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                  Legislação, não o que eles dizem.
                                  A legislação estava no segundo link (perguntas frequentes) e o que eles dizem, por norma, está de acordo com a legislação.
                                  Fica aqui o link directo para a diversa legislação que regula este tema: Sociedade Portuguesa de Autores

                                  Comentário


                                    #18
                                    a SPA foi o veiculo de facturação da familia rebello.

                                    o pai (luiz francisco) foi presidente 30 anos

                                    tendo lá colocado a filha como acessora a facturar uns suaves 6500€


                                    com a saida do rebello pai, um grupo de baladeiros de abril (aqueles de uma música só) tomaram conta da associação.

                                    tentaram despedir a filha, mas perderam em tribunal e ela foi indeminizada



                                    na prática, vivem das avenças que as rádios e as TV's pagam.

                                    boa parte dos autores ignora-os, e vice versa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                      A legislação estava no segundo link (perguntas frequentes) e o que eles dizem, por norma, está de acordo com a legislação.
                                      Fica aqui o link directo para a diversa legislação que regula este tema: Sociedade Portuguesa de Autores
                                      Oh vsfce, já explorei esse links e não vi nada sobre música ambiente.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                        Verdade seja dita, nunca conheci ninguém que dissesse bem ou algo louvavel da SPA... essa sigla está sempre ligada a chulice, taxinhas e multinhas, a malta que anda atrás de meio mundo por causa de pintelhices, mas o pior é que quando alguém precisa da ajuda deles, eles simplesmente cagam de alto...


                                        É uma sociedade bastante suspeita e duvidosa...
                                        É o que tenho ouvido também.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por smi1e Ver Post
                                          Oh vsfce, já explorei esse links e não vi nada sobre música ambiente.
                                          A tabela 7.5 taxa a música não essencial/Música ambiente e o valor da avença varia consoante a área do espaço.

                                          TABELA 7
                                          Estabelecimentos Comerciais em Geral e Locais Abertos ao Público de todo o Género
                                          ENQUADRAMENTO
                                          Compreende Estabelecimentos Comerciais de todo o género, Escritórios abertos ao público, Bancos, Bibliotecas, Cabeleireiros, Centros Comerciais, Centros de Saúde, Centros de Enfermagem, Clínicas, Consultórios, Escolas de Dança, Fábricas, Galerias de Artes, Ginásios, Health-Clubs, Hipermercados, Hospitais, Livrarias, Museus, Papelarias, Piscinas, Outlet, Retail Park, Salas de Jogos, Saunas, Stands, Supermercados, Tabacarias, Videotecas.
                                          Qual a diferença entre Música essencial e Música não essencial?
                                          Entende-se música essencial quando a actividade desenvolvida, não faz sentido sem a utilização de música, como exemplo, uma Discoteca não funciona sem música. A música não essencial é quando a actividade desenvolvida, não depende da utilização da música, como exemplo, a não existência de música numa loja, não impede a loja de vender os seus artigos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Ainda no outro dia veio alguém com essa conversa para o gabinete onde trabalho. Temos colunas de som embutidas no tecto na parte do gabinete, e uma coluna q sai directamente da aparelhagem na recepção, para quem lá está a trabalhar ouvir enquanto está a trabalhar, não para os clientes.

                                            Isto quer dizer q tem de se pagar uma taxa audiovisual? Percebo q espaços como bares e restaurantes paguem licenças pois a música está direccionada para o entretenimento do cliente, mas em outros espaços onde só está a passar rádio para gáudio dos próprios trabalhadores parece-me algo ridículo.

                                            Qualquer dia também sou multado por andar no meio da cidade com os vidros abertos e o rádio ligado, ou cada vez q o meu telemóvel toca com uma qualquer música, pois tecnicamente estou a dar música à população.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu só sei que este país é uma cambada de ladrões.

                                              Antes pagam-se apenas os direitos de autor.. Agora de há uns anos para cá inventaram uma nova: direitos conexos.

                                              Já não existia só a SPA, agora também há os fdp da PassMúsica.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Os criativos dependem dos livros, dos discos que vendem e de todas as licenças de uso de direitos de autor que são cobradas. E é por isso que a SPA apertou com as emissões de rádio ou a música ambiente nas lojas. Estas licenças têm tabelas, se for uma rádio local, o miníno pode ser 25 euros, se a rádio for nacional o preço pode subir até aos 150 euros. A delegação regional também apertou com os discos usados na música ambiente, muitos eram cópias. "As pessoas alegam muitas vezes que era uma cópia para não estragar o original, mas a verdade é que não tinham o original". Na verdade, são muitas vezes cópias de cópias, verdadeira pirataria que usurpou os direitos de autor de algum artista, cujo trabalho é usado sem qualquer recompensa. "Porque passar música sem licença é um crime, está previsto na lei e chama-se crime de usurpação".

                                                O desconhecimento desta questão legal tem colocado alguns comerciantes em situação complicada, muitos acharam que resolviam o caso em tribunal. "Ainda há pouco tempo tive um caso desses, num restaurante. O proprietário recusou pagar a licença, recorreu para tribunal e acabou por pagar muito mais do que os 100 ou 150 euros. Pagou a multa, as despesas do Tribunal e perdeu". Luís Filipe Aguiar explica que, nesta situação, estão mais uns quantos comerciantes, convencidos de que não há direitos de autor. "Só que há, está contemplado numa lei e a Sociedade Portuguesa de Autores existe desde 1925". Aliás, o delegado na Madeira recomenda a todos, sobretudo os que têm interesse na matéria, uma passagem pelo site da SPA no endereço Sociedade Portuguesa de Autores.
                                                Fonte

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Qualquer dia tenho que pagar taxas para poder passar música no carro quando dou boleia a alguém.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                                    Qualquer dia tenho que pagar taxas para poder passar música no carro quando dou boleia a alguém.
                                                    Dá ideias, dá!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Não fazia ideia que um estabelecimento comercial, por ter música a partir de um rádio FM, também tinha de pagar à SPA, sempre pensei que era por causa dos CD's e afins. Afinal de contas, se as próprias rádios já pagam, é estúpido uma mercearia de bairro, por ter som da RFM, pagar direitos de autor.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Verdade seja dita, propagar a emissão da RFM deveria dar direito a multa bem pesada.

                                                        Que de rádio !

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                                          O irónico é que a maior parte dos criativos têm grandes desavenças com a SPA, discordam deles, trabalham à margem deles e nem podem ouvir falar da SPA...

                                                          A SPA é boa apenas para o grupo restrito de artistas amiguinhos.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Sempre assim foi...
                                                            Nos meios pequenos é mais fácil de controlarpois a SPA nomeia um "capanga" que faz a gestão recolha do cacau ( mafia style) . Nos meios urbanos é mais complicado mas tb se faz...

                                                            É de Lei e penso que é a maior fonte de receitas da SPA.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X