Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Cidadania Portuguesa

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Cidadania Portuguesa

    Amigos portugueses, abro este tópico para discutir uma questão um tanto pessoal: como bem sabem, estou de mudança para o UK no início do próximo ano. Como sou filho de italiano, fui rapidamente atendido e em menos de 2 meses, estava com a cidadania em mãos.

    Pois bem, até ai tudo bem. A surpresa nossa foi quando a minha mulher foi tentar retirar a cidadania portuguesa (ela é bisneta de portugueses). Para a surpresa dela, ficamos sabendo de uma lei (que acredito ser um tanto inadequada) de que ela não teria direito à cidadania, pois para isto seria necessário que todos os seus antescedentes brasileiros também se naturalizassem.

    Acontece que o avô dela é falecido e então fica impossível à mãe dela se naturalizar e assim por diante... Achei isto um absurdo, pois ela tem sangue 100% português e agora não tem direito...[8]

    Apenas para comparar, um bisneto de italianos pode requerer a cidadania, mesmo que os pais ou os avós já tenham falecido.



    Conclusão: agora ela terá que entrar com uma espécie de visto no qual ela só pode permanecer na Europa se eu a estiver acompanhando..

    Acho que Portugal deveria rever com urgência esta lei, pois está a deserdar seus descendentes.... Aliás, é um dos países europeus que mais dificulta concessões de cidadania... Fica aqui o desabafo!

    #2
    Mas os Brasileiros beneficiam do Tratado de Amizade, cooperação e consulta entre Portugal e o Brasil


    Decreto-Lei nº 154/2003, de 15 de Julho: – Regulamenta a aplicação do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil, assinado em Porto Seguro em 22 de Abril de 2000, no que respeita ao regime processual de atribuição e registo do estatuto de igualdade aos cidadãos brasileiros residentes em Portugal e aos cidadãos portugueses residentes no Brasil.
    – Revoga o Decreto-Lei nº 126/72, de 22 de Abril.

    Comentário


      #3
      Pois é Fernando! Isto sem contar que o Consulado Português no Rio de Janeiro é o pior consulado do mundo! [8] Bando de preguiçosos, arrogantes e enroladores [xx(]. Meu pai é português e minha mãe deu entrada na documentação minha e do meu irmão, já que por sermos filhos, temos direito natural à cidadania (o que não é o caso da minha mãe, já que ela não tem origem directamente de portugueses). Por incrível que pareça, perdemos 1.000 euros [:0] em documentos (que expiram em 90 dias), tendo que dar entrada por 4 vezes seguidas mas os incompetentes do Consulado perdiam o prazo com "[u]burro</u>cracias internas".
      Em 2002 comprei duas passagens para que minha mãe fosse com meu pai a Portugal conhecer os parentes de meu pai, e dar entrada directamente na documentação na Conservatória de Registo, ficando tudo pronto e averbado em menos de 30 dias [:0]. Ou seja, se quiser tem que ir à fonte directamente, já que (desculpem os amigos tugas) os serviços consulares de Portugal cá no Brasil é uma lástima! [xx(]
      Boa sorte e boa peregrinação quanto à cidadania tuga da Manuela.

      Comentário


        #4
        Grande ZERO RPM!!! por acaso já havia ouvido falar no Tratado de Amizade entre o Brasil e Portugal, mas sinceramente não entendo nadinha do assunto.. Vc parece ter algum conhecimento a respeito do assunto... Em linhas gerais, este acordo pode ajudar a minha mulher a conseguir a cidadania?

        , faz tempo hein fio! realmente achei um tanto burocrático o Consulado português, mas te digo que o italiano não fica muito atrás. Para mim as coisas correram rápido por ser filho de italiano. Mas caso a descendência seja mais distante (tipo bisneto), o processo acaba sendo bem lento também...;)

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Sportboy

          Grande ZERO RPM!!! por acaso já havia ouvido falar no Tratado de Amizade entre o Brasil e Portugal, mas sinceramente não entendo nadinha do assunto.. Vc parece ter algum conhecimento a respeito do assunto... Em linhas gerais, este acordo pode ajudar a minha mulher a conseguir a cidadania?
          A cidadania não, mas ajuda noutros aspectos, como a entrada em Portugal, reconhecimento de habilitações, etc.

          Comentário

          AD fim dos posts Desktop

          Collapse

          Ad Fim dos Posts Mobile

          Collapse
          Working...
          X