Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fui obrigado a ir a um centro de saude... : SNS vs Privado

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saúde Fui obrigado a ir a um centro de saude... : SNS vs Privado

    Sim, é isso mesmo, fui obrigado a ir a um centro de saude...


    Não, ninguêm me apontou uma arma, e sim, de longe preferia ter pago do meu bolso uma consulta mesmo que isso significásse ter de ficar o resto do mês em casa a olhar para as paredes...


    Mas ha certas coisas onde a lei diz que só um médico de familia pode fazer, e por isso fui obrigado a ir a um centro de saude...



    Primeiro começa logo no atendimento á chegada, no balcão de atendimento, onde acontece o seguinte:

    - Se fôr mal educado são arrogantes

    - Se fôr correcto, calmo, perfeitamente normal, são arrogantes

    - Se me esforçar para lhes lamber os pés, sou tratado minimamente razoavel


    Consulta marcada para as 14, chego ás 13:50, gosto sempre de estar a horas, dou entrada, com a recepção que descrevi acima, e sento-me á espera...

    Pormenor: A consulta marcada ás 14 era a primeira do dia, o médico só começa a dar consultas a essa hora...

    Ás 14:30 tento perceber o que se passa e recebo respostas, olhares, e até risos de troça, até dos restantes utentes, que pareciam mesmo dizer:

    " Olha aqui o parolo chegou hoje á cidade, devia pensar que marcava uma consulta para as 14 e era atendido, otário de m*****... "


    Ás 15:00 chega alguêm ao pé de mim e pede uns documentos que seriam necessários e diz : " Quando médico chegar ele chama... "...

    Quando ele chegar logo me atende...


    Ás 15:30 dirijo-me ao segurança para saber se o Exmo. Sr. Dr. da mula russa já chegou, ao que me responde :

    " Já cá está ha algum tempo, mas agora está com o delegado de saude... "


    E o camelo aguenta...


    Ás 16:10 finalmente aparece o médico e lá faço o que tenho a fazer...

    Dado que a minha mulher, e respectivo futuro rebento, precisavam mesmo da baixa, lá resolvi engolir a minha raiva e frustração e lambi bem os pés ao Exmo. Sr. Dr., não queria mais dificuldades do que aquelas que forçaram a baixa...


    Nos entretantos descobri que o médico faz serviço para mais uma clinica e outro hospital...


    No meu antigo centro de saude era a mesma trampa...

    Pelo que oiço os outros dizer, é assim por todo o país, de uma maneira geral...



    Agora pergunto eu, e até é pergunta bem simples:


    Porque raio os centros de saude não têm médicos que entram ás 9 e saiem ás 18, por ex?


    Porque raio me roubam dinheiro todos os meses do ordenado, me obrigam a usar um serviço "gratuito", mesmo que eu grite bem alto que prefiro pagar para ir a outro lado, e depois esse mesmo serviço não funciona?



    a) Porque é que não ha médicos nos centros de saude nos horarios normais de trabalho?

    b) Porque raio somos obrigados por lei a recorrer a médicos de familia, e quando lá vamos não temos um, ninguêm sabe quando vamos ter, e se quiser venha para cá ás 6 da manha tentar a sorte de ter uma vaga para uma consulta que não sabêmos se vai ter porque ao médico pode-lhe apetecer não aparecer?



    Esta foi a segunda vez que tentámos lá ir, da primeira esperámos e esperámos, e ninguêm apareceu...



    Alguêm me explica por favor?

    #2
    Aqui estava eu a meter um post pelo telemovel, enquanto esperava que o médico se dignásse a aparecer...


    http://forum.autohoje.com/off-topic/...arlamento.html



    Sim, era esta a pergunta que eu queria fazer em directo no parlamento, directamente a todos os politicos que lá estão...



    Mas já percebi que vai ser uma longa cruzada...

    Comentário


      #3
      Também acho estranho esses horários. E muito mais estranho acho quem consegue conciliar um horário de trabalho num regime de tempo completo (7 horas diárias) com uma actividade numa clínica privada.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
        Também acho estranho esses horários. E muito mais estranho acho quem consegue conciliar um horário de trabalho num regime de tempo completo (7 horas diárias) com uma actividade numa clínica privada.
        Tu achas estranho...

        Eu acho estranho...



        Mas pelos vistos os restantes carneiros que lá estavam eternamente á espera acham que é perfeitamente normal e aceitavel, tanto que se dão ao trabalho de gozar com quem reclama, e nem abrem a boca para questionar!

        Comentário


          #5
          Sinceramente os carneiros a mim já me passam ao lado...


          Quando vejo um homem com um bébé ao colo, á espera de uma consulta para a bébé, naquele sitio, onde se via a milhas que não tem onde cair morto, e prefere gastar o pouco dinheiro que tem nuns Nike XPTO, numas calças e camisinha "do bufo", e num telemovel bem acima do meu, ao invés de usar esse dinheiro para tentar providenciar cuidados de saude em condições para o bébé...

          Não se pode esperar muito de gente com esta linha de pensamento...

          Comentário


            #6
            Se fores a uma clinica privada tb esperas. Médico é classe à parte.

            Pq é que eles isto e aquilo????? Lobby dos médicos.

            Se fossem aos pontapés como as outras classes, se calhar mudava.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
              Se fores a uma clinica privada tb esperas. Médico é classe à parte.

              Pq é que eles isto e aquilo????? Lobby dos médicos.

              Se fossem aos pontapés como as outras classes, se calhar mudava.
              Vou frequentemente a clinicas privadas e não têm a minima comparação...

              Além de que têm médicos que atendem de manha até á noite...


              Com a grande diferença que ninguêm me obriga a ir a uma dada clinica privada, e posso até escolher ir a outra clinica privada se achar que estou a ser mal servido, mas ha certas alturas em que não posso escolher e tenho de ir a um centro de saude, comer e calar...

              Comentário


                #8
                Aqui os centros de saúde, pelo menos o que eu frequento, devem ser mesmo bons. Consultas as 9 horas, no máximo as 9.10h estou a ser atendido ...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Frutis Ver Post
                  Aqui os centros de saúde, pelo menos o que eu frequento, devem ser mesmo bons. Consultas as 9 horas, no máximo as 9.10h estou a ser atendido ...
                  Aqui em em Lisboa já vou no segundo e são os dois a mesma trampa...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                    Vou frequentemente a clinicas privadas e não têm a minima comparação...

                    Eu já esperei bastante em clinica. Já fui atendido a horas em centro de saúde, mas tb já me fui embora depois de 2 horas de espera no centro de saúde.

                    Uma das vezes que esperei foi pq o médico estava de..escala?! ( não sei o termo certo agora ) no hospital e teve de ir atender uma urgência.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                      Eu já esperei bastante em clinica. Já fui atendido a horas em centro de saúde, mas tb já me fui embora depois de 2 horas de espera no centro de saúde.

                      Uma das vezes que esperei foi pq o médico estava de..escala?! ( não sei o termo certo agora ) no hospital e teve de ir atender uma urgência.
                      Relativamente aos privados posso escolher onde quero ir.

                      Se não fico satisfeito mudo.



                      Nos dois centros de saude que já me calharam na rifa, bem, nem sei por onde começar...

                      No primeiro a médica dava-se ao luxo de telefonar ao final da tarde da sua clinica a perguntar se havia doentes para atender...

                      E existiram diversas queixas formalizadas, mas ela só saiu quando se decidiu aposentar...


                      Neste o médico só dá consultas apartir das 14, só atende 8 pessoas por dia, e se houverem urgentes que façam figas...

                      ( aliás, todos têm de fazer figas, porque o médico pode nem aparecer sequer... )



                      Continuo sem perceber porque raio o mesmo médico não tem de entrar "ás 9 e sair ás 18" como todo o trabalhador...

                      E porque raio não têm uma clausula no contracto, como eu, em que não posso exercer a mesma actividade para outras empresas...


                      São coisas que me escapam, e que até gostava de levar ao parlamento...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                        S
                        Agora pergunto eu, e até é pergunta bem simples:


                        Porque raio os centros de saude não têm médicos que entram ás 9 e saiem ás 18, por ex?


                        Porque raio me roubam dinheiro todos os meses do ordenado, me obrigam a usar um serviço "gratuito", mesmo que eu grite bem alto que prefiro pagar para ir a outro lado, e depois esse mesmo serviço não funciona?



                        a) Porque é que não ha médicos nos centros de saude nos horarios normais de trabalho?

                        b) Porque raio somos obrigados por lei a recorrer a médicos de familia, e quando lá vamos não temos um, ninguêm sabe quando vamos ter, e se quiser venha para cá ás 6 da manha tentar a sorte de ter uma vaga para uma consulta que não sabêmos se vai ter porque ao médico pode-lhe apetecer não aparecer?



                        Esta foi a segunda vez que tentámos lá ir, da primeira esperámos e esperámos, e ninguêm apareceu...



                        Alguêm me explica por favor?
                        É simples, controlam as vagas das universidades, logo isto gera uma procura >>>> oferta == regalias. E também gera profissionais que, independentemente do seu desempenho, arranjam uma vaga nem que seja numa especialidade que ninguém quer no interior (podes tirar uma nota vergonhosa no Harrison, vais para uma especialidade que ninguém quer para longe).

                        Se oferta < procura eles andavam na ordem como todos os outros.
                        Exemplo dos enfermeiros, há muitos logo tem um horário normalíssimo.
                        Médicos como há poucos podem-se dar a esse luxo.

                        Cumprimentos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Casio Ver Post
                          É simples, controlam as vagas das universidades, logo isto gera uma procura >>>> oferta == regalias. E também gera profissionais que, independentemente do seu desempenho, arranjam uma vaga nem que seja numa especialidade que ninguém quer no interior (podes tirar uma nota vergonhosa no Harrison, vais para uma especialidade que ninguém quer para longe).

                          Se oferta < procura eles andavam na ordem como todos os outros.
                          Exemplo dos enfermeiros, há muitos logo tem um horário normalíssimo.
                          Médicos como há poucos podem-se dar a esse luxo.

                          Cumprimentos.
                          Embora pareça uma teoria da conspiração, isso até faz a sua lógica, e não é coisa que não me tenha passado pela cabeça já...


                          O que queria mesmo nesta altura era ir ao parlamento fazer esta pergunta simples...
                          Editado pela última vez por Baiones; 01 April 2011, 22:56.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                            Embora pareça uma teoria da conspiração, isso até faz a sua lógica, e não é coisa que não me tenha passado pela cabeça já...


                            O que queria mesmo nesta altura era ir ao parlamento fazer esta pergunta simples...
                            Teoria da conspiração como assim?

                            Então tens medicina, que é só o curso que tem de longe a média de entrada mais elevada (que significa que toda a gente quer ir para lá), mesmo assim nos exames da especialidade há sempre mais vagas do que candidatos, existe a clara falta de profissionais no interior, pois tem que se ir constantemente buscar profissionais a outros países, horas extra e agora esta palhaçada de ir buscar médicos à reforma, e ainda achas que é uma teoria da conspiração?

                            Enquanto houverem a procura for superior à oferta, isto acontece. Quando a oferta for superior à procura, aí já é completamente diferente.

                            Diz-me lá, porque é que a maioria dos médicos nunca se quer desligar completamente do público? Porque é que achas que é assim?

                            Comentário


                              #15
                              Bom, com tudo isso espero que tenhas pedido o livro amarelo! Admito que conheço muita gente que se queixa do SNS mas ainda estou para conhecer uma que faça uma reclamação formal.

                              Comentário


                                #16
                                E conseguires ser atendido sem ter que ir dormir para a porta do centro de saude é milagre.

                                Se esta era a pergunta que querias fazer, podes tirar o cavalinho da chuva! Os médicos são uma classe que ninguém os consegue meter na linha. Basta ver quantos exercem no publico e no privado e são deputados, ou os que têm processos crimes por abuso sexual a correr e continuam a ter carteira profissional, ou ainda (e dou-te um doce) quantos é que lhes foi retirada a carteira depois de uma denuncia por negligência provada e comprovada

                                Quantos aos privados não estão melhores. Já me vim embora ao fim de duas horas de espera e com queixa no livrinho, e na segunda feira um atraso de mais de duas horas num exame em que até o médico ouviu (estava eu em jejum à mais de 6 horas). Portanto não vale a pena dizer que só no publico isto acontece.

                                Quando tinha medico de familia, já sabia que antes das consultas (consoante o dia ou era às 10 ou às 13) ela atendia primeiro os delegados de informaçao médica, as urgencias do proprio dia, as crianças, diabéticos se fosse o dia da consulta deles e sódepois os doentes com consultas de um mês para o outro. Conclusão mesmo sendo o numero 1 não conseguia sair de lá antes das 4 da tarde se a consulta fosse à 1!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                  Bom, com tudo isso espero que tenhas pedido o livro amarelo! Admito que conheço muita gente que se queixa do SNS mas ainda estou para conhecer uma que faça uma reclamação formal.
                                  Posso apresentar-te o meu Pai.
                                  Queixa no livrinho no dia 1 de Fevereiro de 2011 e até hoje nada de resposta! Se fosse comigo já lhes tinha enviado uma cópia da lei para saberem como responder e feito outra a cada prazo de 10 dias em que não respondessem, mas como esta não foi comigo não posso fazer nada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                    Se fores a uma clinica privada tb esperas. Médico é classe à parte.

                                    Pq é que eles isto e aquilo????? Lobby dos médicos.

                                    Se fossem aos pontapés como as outras classes, se calhar mudava.
                                    Esperas é o tanas, é que esperas.
                                    Em clínica privada não há cá horas de espera, uns minutos ainda vá, não que clínicas privadas há muitas e eu posso ir deixar o meu dinheiro noutro sitio.


                                    Quanto ao resto do assunto, nada de novo portanto.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                                      Posso apresentar-te o meu Pai.
                                      Queixa no livrinho no dia 1 de Fevereiro de 2011 e até hoje nada de resposta! Se fosse comigo já lhes tinha enviado uma cópia da lei para saberem como responder e feito outra a cada prazo de 10 dias em que não respondessem, mas como esta não foi comigo não posso fazer nada.
                                      Apesar da ausência de resposta, fossem todos como ele!

                                      Originalmente Colocado por KingTDI Ver Post
                                      Esperas é o tanas, é que esperas.
                                      Em clínica privada não há cá horas de espera, uns minutos ainda vá, não que clínicas privadas há muitas e eu posso ir deixar o meu dinheiro noutro sitio.


                                      Quanto ao resto do assunto, nada de novo portanto.
                                      Não há horas de espera o tanas! Até no privado a síndrome do público se começa a fazer sentir. E não falo das urgências que também já andam com esperas de 4h ou mais.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                        Apesar da ausência de resposta, fossem todos como ele!



                                        Não há horas de espera o tanas! Até no privado a síndrome do público se começa a fazer sentir. E não falo das urgências que também já andam com esperas de 4h ou mais.
                                        No privado só espera horas quem quer, como eu disse, clínicas há muitas, alem disso nas clínicas há livro de reclamações.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por KingTDI Ver Post
                                          No privado só espera horas quem quer, como eu disse, clínicas há muitas, alem disso nas clínicas há livro de reclamações.
                                          Sim, só espera quem quer, mas há factores que podem levar a que uma pessoa prefira, nem que seja só uma vez, a desvantagem de esperar à vantagem de ser atendido por outro médico. E livro de reclamações tanto há no privado como no público.

                                          Comentário


                                            #22
                                            e os "poucos" que ha no publico...se nao fossem obrigados, maior parte deles estavam no privado.

                                            eu sempre que posso vou ao privado...tenho seguro de saude, e por pouco mais tenho melhor serviço...com os mesmos medicos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                              Bom, com tudo isso espero que tenhas pedido o livro amarelo! Admito que conheço muita gente que se queixa do SNS mas ainda estou para conhecer uma que faça uma reclamação formal.
                                              Vinha também perguntar se no fim não tinha escrito no livro amarelo. Se não escreveu, devia ter feito, pois de certeza que tem mais impacto do que queixas aqui no fórum (que não deixam de ser construtivas para a discussão deste problema).

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                Aqui em em Lisboa já vou no segundo e são os dois a mesma trampa...
                                                O meu é na zona de Braga, talvez seja por isso!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sinceramente, acho que tens azar nos centros de saúde... Na USF da minha zona costumo ser relativamente bem atendido, e sem grandes tempos de espera.

                                                  Mas a situação por que passaste é lamentável...

                                                  Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                  Bom, com tudo isso espero que tenhas pedido o livro amarelo! Admito que conheço muita gente que se queixa do SNS mas ainda estou para conhecer uma que faça uma reclamação formal.
                                                  Na instituição de saúde em que trabalho, fazer uma reclamação formal tem efeito quase nulo. Já responder ao questionário de satisfação, dá entrada directa no Departamento da Qualidade para ser avaliado.

                                                  Sinceramente, acho que o livro de reclamações é mais uma forma de fazer o cidadão pensar que está a ser ouvido... Espero estar enganado.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Frutis Ver Post
                                                    Aqui os centros de saúde, pelo menos o que eu frequento, devem ser mesmo bons. Consultas as 9 horas, no máximo as 9.10h estou a ser atendido ...
                                                    Também tenho essa felicidade! Há serviços bons e maus assim como profissionais. Não vale a pena generalizar!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Deixa ver se entendi: estiveste 2h10 à espera de ser atendido numa consulta, por sinal a primeira do dia, deram-te um certo gozo e no final ainda foste lamber os pés ao SR. DR.
                                                      Só não percebi porque é que te vieste aqui queixar, se és subserviente e aceitaste algo errado como certo, não tens moral para mandar vir com o que quer que seja, desculpa a minha franqueza!
                                                      Este tipo de atitudes explica muita coisa no nosso país...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                                        Se fores a uma clinica privada tb esperas. Médico é classe à parte.

                                                        Pq é que eles isto e aquilo????? Lobby dos médicos.

                                                        Se fossem aos pontapés como as outras classes, se calhar mudava.
                                                        Nem mais. Mas é preciso ter 18,999999 para entrar porque os ali do lado que entram com menos são piores que os nossos.
                                                        São mesmo uma classe á parte e ainda vistos por muitas pessoas como mini deuses

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                          Bom, com tudo isso espero que tenhas pedido o livro amarelo! Admito que conheço muita gente que se queixa do SNS mas ainda estou para conhecer uma que faça uma reclamação formal.
                                                          Não fiz, e sabes porquê?
                                                          Nos dois centros de saude que já me calharam na rifa, bem, nem sei por onde começar...

                                                          No primeiro a médica dava-se ao luxo de telefonar ao final da tarde da sua clinica a perguntar se havia doentes para atender...

                                                          E existiram diversas queixas formalizadas, mas ela só saiu quando se decidiu aposentar...
                                                          Foi por isso que desta vez já nem me chateei...

                                                          Não serve para nada, neste caso não muda nada, já o tentei antes...

                                                          O que não quer dizer que vá desistir.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Como eu te compreendo..

                                                            Em toda a minha vida, devo ter ido umas 3x à médica de familia, mas cada vez que lá fui...

                                                            Na Recepção sou sempre bem atendido, porque tenho lá um familiar a trabalhar, mas quando não está.. Cheguei a estar 20mins ao balcão, e as Sras "lá atrás" na amena cavaqueira e a beber o chazinho..

                                                            Consulta de URGENCIA marcada para as 14h (primeira do dia).. Fui atendido as 17h15. Porque? Porque a medica já lá estava, e desde as 16h começou a dar consultas com "cunhas".. E eu que esperasse..

                                                            Só lá fui por precisar de um atestado para entregar no trabalho, mas mais valia ter ido trabalhar doente..

                                                            Nas Particulares o max que esperei foi 30mins.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X