Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Fitch corta "rating" do Montepio e do Banif para "lixo"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Fitch corta "rating" do Montepio e do Banif para "lixo"

    A Fitch cortou os "ratings" do Montepio e do Banif em vários níveis colocando-os num patamar considerado "lixo". Já as perspectivas são "estáveis", o que significa que não deverão ser alvo de novos cortes por parte desta agência de notação financeira.

    O "rating" do Montepio foi cortado em quatro níveis por parte da Fitch, passando de "BBB+" para "BB", um patamar considerado "lixo".

    O mesmo é dizer que as agências de "rating" consideram que investimentos em activos com este tipo de notação são especulativos, não dando segurança nos investimentos.

    O "rating" do Finibanco também foi revisto, para ficar "alinhado" com o que a agência fez à notação do Montepio. Assim, o "rating" do Finibanco foi cortado em dois níveis, de "BBB-" para "BB", com perspectiva "estável".

    Já o Banif viu a sua notação financeira ser cortada em dois níveis de "BBB-" para "BB".

    Em ambos os casos, a Fitch colocou o "outlook" em "estável", o que indica que não deverá voltar a mexer no "rating" destes dois bancos.

    As reduções dos "ratings" reflectem o corte realizado à República portuguesa na última sexta-feira.

    A Fitch decidiu cortar o "rating" da República Portuguesa em três níveis, na semana passada, de "A-" para "BBB-", mantendo as perspectivas "negativas", o que significa que poderá voltar a cortar a notação financeira do País.

    Caso tal se concretize, Portugal passará para um "rating" de, pelo menos, "BB+", que já está na categoria de "junk", ou "lixo".

    "A severidade da redução em três níveis reflecte principalmente a preocupação de que uma ajuda externa de forma atempada é muito menos provável no curto prazo depois do anúncio [de ontem] de que as eleições legislativas vão decorrer a 5 de Junho”, explicou na altura Douglas Renwick, analista da Fitch.

    No dia 24 de Março, a agência de notação financeira reduziu o "rating" da dívida da República em dois níveis. A agência reduziu assim em cinco níveis o "rating" de Portugal num espaço de uma semana.

    in: JdN


    Parece que também se está a juntar um grupo de palhaços estrangeiros a tentar lixar Portugal e a obrigar a pedir ajuda externa. E a Alemanha a liderar!

    #2
    Estive aqui às 16 e 28.
    Mas não tenho nada a dizer...

    Comentário


      #3
      Essa perspectiva de que os mercados estão a ser maus com Portugal é economicamente errada.

      Os mercados estão a criar uma defesa para a situação insustentável que se vive neste país. Nenhum país pode viver à base dos empréstimos e dos serviços. Muito menos viver liderado por partidos e políticos oportunistas.

      Acho bem que isto caia. E que venha o FMI ou o FEEF ou lá o que é. E estou muito expectante para saber o que virá da tal auditoria às contas públicas. Isso sim vai ser um fartote daqueles.

      Comentário


        #4
        Esta tudo na banca routa...!!

        O melhor é guardar o dinheiro em baixo do colchão!!!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por 1977 Ver Post
          Esta tudo na banca routa...!!

          O melhor é guardar o dinheiro em baixo do colchão!!!
          O melhor é mas é gastá-lo eqt é tempo....

          Mas esse rating percebe-se. Isto é, eu não pesco nada de finanças mas sei que o montepio tem um excesso de crédito à habitação ( já desde aquelas famosas campanhas do Gatro Fedorento, chegaram a ser case study nessa matéria tt qt me lembro ) . Ora, desemprego= incumprimentos etc e tal.
          Penso q será + por aí.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
            Essa perspectiva de que os mercados estão a ser maus com Portugal é economicamente errada.

            Os mercados estão a criar uma defesa para a situação insustentável que se vive neste país. Nenhum país pode viver à base dos empréstimos e dos serviços. Muito menos viver liderado por partidos e políticos oportunistas.

            Acho bem que isto caia. E que venha o FMI ou o FEEF ou lá o que é. E estou muito expectante para saber o que virá da tal auditoria às contas públicas. Isso sim vai ser um fartote daqueles.
            Não sei se reparaste, mas praticamente todos os países ocidentais da América do Norte e Europa vivem actualmente à base dos empréstimos e dos serviços... São raras as excepções e mesmo essas excepções vão rapidamente para o buraco quando os mercados europeus começarem a cair.

            Não quer dizer que a nossa economia seja sustentável, que obviamente não é. O problema é que os mesmos especuladores que f*deram a economia mundial continuam agora a "jogar" com as economias moribundas, qual abutre esfomeado.

            As agências sabem perfeitamente que Portugal mais tarde ou mais cedo pagará a dívida (Pública e Privada) com dinheiros do FMI, especialmente nos contractos curtos (4 ou 5 anos) e por isso estão a aproveitar-se à grande para empolar as taxas de juros desses mesmos empréstimos.

            Eu continuo a não me esquecer que muitas das economias que se afundaram, afundaram-se porque há menos de 3 anos atrás estavam a injectar dinheiro para que os "mercados" não fossem ao charco de vez, mas aparentemente muita gente já se esqueceu... Os "mercados" devem ter memória curta e um terrível senso de ingratidão.
            Editado pela última vez por pacxito; 05 April 2011, 16:07.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
              Não sei se reparaste, mas praticamente todos os países ocidentais da América do Norte e Europa vivem actualmente à base dos empréstimos e dos serviços....
              Dos empréstimos não duvido. Mas dos serviços? Muito poucos E esse é o principal problema deste país. É não produzir. Aqueles que vivem de empréstimos, mesmo produzindo muito, também acabam por cair. Mas agora estão a cair os países baseados em serviços (Irelanda, Grécia, Portugal).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                Parece que também se está a juntar um grupo de palhaços estrangeiros a tentar lixar Portugal e a obrigar a pedir ajuda externa. E a Alemanha a liderar!
                Sem dúvida.
                Isso já não sei. Se as agências de rating não têm nada a perder em nos arrasar, a Alemanha, se quer o mesmo, tem de o fazer de modo a que não coloquemos o Euro em risco.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                  Dos empréstimos não duvido. Mas dos serviços? Muito poucos E esse é o principal problema deste país. É não produzir. Aqueles que vivem de empréstimos, mesmo produzindo muito, também acabam por cair. Mas agora estão a cair os países baseados em serviços (Irelanda, Grécia, Portugal).
                  Se reparares grande parte do tecido produtivo desses países foi passado para a China e para outros países do europa do leste. Resta muito pouco para além de alguns centros de decisão e muitos e muitos serviços.

                  Obviamente que continua a existir algum tecido produtivo, mas ele é progressivamente menor e cada vez essas economias estão mais dependentes das importações.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                    Obviamente que continua a existir algum tecido produtivo, mas ele é progressivamente menor e cada vez essas economias estão mais dependentes das importações.
                    Porque querem.

                    O Japão é um gigante económico ( quer se queira quer não) tentem vender para lá alguma coisa depois contem -me como foi. É simplesmente o país mais complexo de penetrar em termos comerciais. Vender para lá é um autêntico calvário de normas e restrições.

                    Vender produtos de origem externa em Portugal ou na EU é uma alegria...

                    ( estou a falar de grandes quantidades de produtos manufacturados de maior complexidade tais como máquinas industriais, equipamentos, electrodomésticos telemóveis etc...)

                    Comentário


                      #11
                      Na prática o que acham que pode acontecer a estes 2 bancos ?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                        Na prática o que acham que pode acontecer a estes 2 bancos ?
                        Podem ser assimilados por outros bancos maiores.

                        No fundo, diz o ditado popular: "quem desdenha quer comprar": certamente que essa noticia vem mesmo a calhar para quem os quer comprar...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                          Podem ser assimilados por outros bancos maiores.

                          No fundo, diz o ditado popular: "quem desdenha quer comprar": certamente que essa noticia vem mesmo a calhar para quem os quer comprar...
                          Vou la ja tirar os meus 25€ não va o deiabo tecelas!!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                            Na prática o que acham que pode acontecer a estes 2 bancos ?
                            Passam a ter mais dificuldade no financiamento!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                              Podem ser assimilados por outros bancos maiores.

                              No fundo, diz o ditado popular: "quem desdenha quer comprar": certamente que essa noticia vem mesmo a calhar para quem os quer comprar...
                              O Montepio é "grandito", não ?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                O Montepio é "grandito", não ?
                                Mas o que é q isso interessa se vale "lixo"??? Em teoria, até tu o podes compra já q não vale nada...

                                É essa perversidade...

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu assusto-me é com a velocidade a q estão a baixar o rating ao país e aos bancos. Isto já vai a um nível diário, com descidas contínuas, q estão, como já foi dito, a atirar-nos ao charco. E pergunto eu, quem faz o rating das agências de rating? Com q liberdades é q elas determinam o rumo de um país em poucos dias (sim, porque a situação actual está a ser determinada em dias, não em semanas ou meses), sem q as pessoas fiquem a pensar q não passam de reles especuladores milionários com interesses na matéria?

                                  Isso é q eu gostava de ver explicado de forma directa aos cidadãos, mas ou ainda não foi feito ou passou-me ao lado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                    Parece que também se está a juntar um grupo de palhaços estrangeiros a tentar lixar Portugal e a obrigar a pedir ajuda externa. E a Alemanha a liderar!
                                    Também me parece claro...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                                      Eu assusto-me é com a velocidade a q estão a baixar o rating ao país e aos bancos. Isto já vai a um nível diário, com descidas contínuas, q estão, como já foi dito, a atirar-nos ao charco. E pergunto eu, quem faz o rating das agências de rating? Com q liberdades é q elas determinam o rumo de um país em poucos dias (sim, porque a situação actual está a ser determinada em dias, não em semanas ou meses), sem q as pessoas fiquem a pensar q não passam de reles especuladores milionários com interesses na matéria?

                                      Isso é q eu gostava de ver explicado de forma directa aos cidadãos, mas ou ainda não foi feito ou passou-me ao lado.
                                      Pois é, parece que ninguém está interessado em responder a essa pergunta na UE. Aliás, parece-me claro que a Alemanha está nitidamente a correr com países como Portugal da zona Euro e conta com interesses de fora da Europa...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Edge Ver Post

                                        Isso é q eu gostava de ver explicado de forma directa aos cidadãos, mas ou ainda não foi feito ou passou-me ao lado.
                                        Estes ratings em concreto não mas podes ir ver por exemplo como eram feitos os ratings dos empréstimos habitação nos estados unidos. Eram tudo menos sérios.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                          Na prática o que acham que pode acontecer a estes 2 bancos ?
                                          Nacionalização e agravamento do problema...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Opá...e eu que tenho algum dinheiro numa conta do Banif e ia fazer um seguro na açoreana...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Bolas, as coisas nestes tempos acontecem bem depressa. Isso foi a que horas? Eles não andam a dormir, o Sócrates é que deve andar. Então e agora levanta-se o dinheiro e mete-se onde? no BPN?
                                              Ok, ate pode ser especulação mas olhando ao estado do país e das contas públicas se tivessemos de dar um valor era o de lixo, lixo a esta política e a estes políticos e a estas contas.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tb não façam um filme.

                                                A importância disso é tão relativa q foi a 4 notícia a passar na TSF...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                  Mas o que é q isso interessa se vale "lixo"??? Em teoria, até tu o podes compra já q não vale nada...

                                                  É essa perversidade...
                                                  Ok.

                                                  Quanto é que eles estão a pedir pelo lixo ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                                    Tb não façam um filme.

                                                    A importância disso é tão relativa q foi a 4 notícia a passar na TSF...
                                                    Aposto que vai abrir o jornal da noite daqui a pouco. A levantar o dinheiro fresco é agora.
                                                    Depois mais tarde já só há congelado

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Acabei de ver na TVI que o Santander não teve descida porque mandou a Fitch às urtigas porque não concorda com os critérios de avaliação.

                                                      É preciso notar que os bancos são avaliados pela informação que fornecem voluntariamente às agências, e se não fornecerem nada não são avaliados....
                                                      Editado pela última vez por NunoMF; 05 April 2011, 19:36.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                        Na prática o que acham que pode acontecer a estes 2 bancos ?
                                                        http://tv.rtp.pt/noticias/?t=Interve...layout=10&tm=6
                                                        Nesta noticia o Ricardo Salgado disse temer que uma possível intervenção do FMI, à semelhança do que aconteceu na Irlanda e na Grécia, leve a uma corrida aos levantamentos ou à mobilização das poupanças das pessoas para outros produtos ou até para fora do país.

                                                        O Montepio e o Banif têm o rating cortado para "lixo", facto largamente publicitado na comunicação social, o que pode levar as pessoas a olhar com desconfiança para estes bancos e a pôr o dinheiro a mexer para outras paragens. O mesmo aconteceu quando o BPN andava tremido, que como sabemos terminou numa nacionalização. Quem pode tirar o dinheiro do BPP também o fez.

                                                        Mas em breve virão os novos testes de stress, mais rigorosos que nos anos anteriores, e caso os bancos com ratings baixos falhem estes testes, mais pânico irá gerar entre a população caso a comunicação social também publicite com pompa e circunstância tal facto.

                                                        Relembro também que quando a comunicação social anunciou que o açúcar ia escassear nos supermercados, as cadeias limitaram o número de kg de açúcar que se podia comprar, e nem isso demoveu o povo, em debandada, a levantar todos os kg de açúcar que podiam levar das prateleiras dos hipermercados.

                                                        Posto isto, parece-me claro que, caso haja um levantamento significativo do dinheiro destes bancos, as coisas poderão agravar-se ainda mais para eles. E contrariamente à Irlanda, não sei se o Governo Português tem capacidade para nacionalizar todos os que precisarem...
                                                        A deixar "caír" algum banco, deve ser mais fácil deixar caír bancos pequenos do que grandes. Worst case scenario: insolvência!

                                                        Aqui fica o cenário mais trágico, que esperemos esteja bem longe da realidade.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Para eles, é dinheiro fácil.

                                                          Para nós, é um pesadelo.

                                                          Mas a culpa não é deles (que ganham dinheiro à décadas com isto).
                                                          O problema é nosso que já devíamos conhecer bem o mercado, já deviamos ter-nos apercebido que de à 10 anos para cá andamos a gastar mais do que ganhamos e que nos últimos 3 anos andamos a empurrar com a barriga um problema imenso... e quanto mais empurramos, maior o problema fica, mais difícil torna-se se lá sair...


                                                          E esta imbecilidade a que chamamos (des)governo, só ajuda-os mais (e prejudica-nos mais)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                                            http://tv.rtp.pt/noticias/?t=Interve...layout=10&tm=6
                                                            Nesta noticia o Ricardo Salgado disse temer que uma possível intervenção do FMI, à semelhança do que aconteceu na Irlanda e na Grécia, leve a uma corrida aos levantamentos ou à mobilização das poupanças das pessoas para outros produtos ou até para fora do país.

                                                            O Montepio e o Banif têm o rating cortado para "lixo", facto largamente publicitado na comunicação social, o que pode levar as pessoas a olhar com desconfiança para estes bancos e a pôr o dinheiro a mexer para outras paragens. O mesmo aconteceu quando o BPN andava tremido, que como sabemos terminou numa nacionalização. Quem pode tirar o dinheiro do BPP também o fez.

                                                            Mas em breve virão os novos testes de stress, mais rigorosos que nos anos anteriores, e caso os bancos com ratings baixos falhem estes testes, mais pânico irá gerar entre a população caso a comunicação social também publicite com pompa e circunstância tal facto.

                                                            Relembro também que quando a comunicação social anunciou que o açúcar ia escassear nos supermercados, as cadeias limitaram o número de kg de açúcar que se podia comprar, e nem isso demoveu o povo, em debandada, a levantar todos os kg de açúcar que podiam levar das prateleiras dos hipermercados.

                                                            Posto isto, parece-me claro que, caso haja um levantamento significativo do dinheiro destes bancos, as coisas poderão agravar-se ainda mais para eles. E contrariamente à Irlanda, não sei se o Governo Português tem capacidade para nacionalizar todos os que precisarem...
                                                            A deixar "caír" algum banco, deve ser mais fácil deixar caír bancos pequenos do que grandes. Worst case scenario: insolvência!

                                                            Aqui fica o cenário mais trágico, que esperemos esteja bem longe da realidade.
                                                            O meu medo é que comece toda a gente a levantar o dinheiro. Se isto acontecer, as coisas começam a ficar muito sérias.

                                                            Tendo em conta que há uma grande percentagem de população idosa que começa a ouvir estas especulações, espero bem que não se ponham a levantar tudo o que têm.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X