Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O local onde vives afecta a tua vida?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O local onde vives afecta a tua vida?

    Dentro do razoável, será que a maioria de nós vive onde gostaria ou queria viver?
    Ou será que vive apenas num lugar que a vida escolheu para si e acomodou-se?

    Vivemos num lugar cheio de prós e contras que por vezes pesam na forma como encaramos o nosso dia-a-dia.
    Seja esse lugar, o nosso prédio, a nossa rua, o nosso bairro, a nossa localidade ou o nosso país.

    O local onde vives afecta a tua vida? E de que forma?
    O quê que mais aprecias nesse local?
    E o que nele mais odeias ou te influencia negativamente?

    #2
    Ora bem, este é um tema sociologicamente interessante. Espero não ter sido inspirado nos Censos...

    No meu caso, o local onde vivo inlfluencia a minha vida. Sim, claro, mas isso acho que acontece com todos: na relação com os outros, na definição do que fazemos, enfim...
    Mas claro que não deixa de ser uma escolha, pelo menos a partir de determinada altura.

    O local onde vivo traz-me vantagens, como o facto de toda a gente se conhecer, e ser um local calmo, onde a qualidade de vida admito que é superior a muitas outras zonas, especialmente se estivermos a falar de aglomerados citadinos. Gosto do verde, e das condições para passeios a pé ou de bicicleta; de ter o que necessito apesar de ser um meio pequeno; enfim, de muita coisa.

    Por outro lado, há desvantagens: o facto de ser relativamente longe dos centros de decisão faz com que se tenha que fazer mais esforço (que é como quem diz, quilómetros), para poder trabalhar a um nível diferente, ou até se conseguir trabalhar adequadamente na área de formação. Penso ser uma desvantagem com a qual tenho que viver diariamente.

    Aprendi também com o tempo a ter uma noção diferente das distâncias, precisamente por isso: enquanto alguns amigos e familiares não considera a hipótese por exemplo de ir ás compras ao Porto (estou a 80 kms, +/-), para mim isso passa a ser "ali ao lado". Se é consequência do local onde vivo? Sim, acredito que sim.

    Fazendo as contas, se tiver oportunidade de trabalhar naquilo que gosto e para o qual me preparei, e conseguir viver aqui pelas redondezas, acho que terei boas condições "ambientais" (se por ambiente considerar tudo o que nos rodeia - isto já parecem as aulas de Meio Físico e Social do 5º ano... )

    Comentário


      #3
      Ora bem vivo numa das grandes cidades do país, juntinho do centro mas num local que mais parece uma aldeia. Parece impossível mas é verdade e, para mim, está perfeito.
      Tenho tudo e mais alguma coisa pertinho de casa mas tenho também a sorte de não passarem mais de cinco carros por dia na minha rua que não sejam moradores (que são poucos).

      Se gostava de mudar?

      Sim, se tivesse possibilidades, gostava de morar em Resende, na terra dos meus pais, com toda a calma e o bem-estar que aquele local me garante, nem que para isso fosse necessário fazer 100km por dia.

      Comentário


        #4
        Influencia bastante...

        Como coisas boas tenho, viver a 5 minutos a pé da faculdade, ter uma vista para o mar, estar no mar em 5 minutos de autocarro, shopping e supermercado perto de casa.

        Como más tenho viver ao lado da VCI, e viver ao lado de um dois bairros mais problemáticos do porto (em relação a drogas) mas que em 2 anos a viver cá ainda não me trouxe problemas...

        Comentário


          #5
          Excelente explicação, bimmer318tds, com palavras nas quais me revejo.
          Embora ainda não viva onde gostasse, porque gostaria de morar mais na periferia, não trocava a calma de uma cidade do interior por uma vida nas grandes cidades. A quietude versus o stress não tem comparação.

          Mesmo faltando algumas coisas que obriguem às tais deslocações, consegue-se mais viver do que sobreviver com tantos condicionamentos, horários, aglomerados, filas, engarrafamentos, poluição atmosférica, sonora e visual.
          Gosto da neve que chega por diversas vezes todos os anos e faz com que a cidade fique parada em silêncio.

          São gostos, claro. Mas ainda afecta negativamente por ter imensas vezes carros a bloquearem-me a garagem. Por ter um café por baixo e a juventude tocar à campainha em horários impróprios. Por não ser a cidade que mais gosto, que é Viseu (um sonho cada vez mais longínquo).
          Por não ter o espaço, mesmo que modesto, só meu (já estou nas nuvens). Por ter uns vizinho reformados que vivem por baixo e que embirram com o som das pantufas ou dos chinelos.
          Desgosto pela falta de locais de distracção, de jardins e parques.
          Desagrada-me o longo inverno e o excesso de nevoeiro e nuvens constantes.
          Não me agrada o hábito dos habitantes locais quase não sairem à rua, pelo que à noite e aos fds isto fica desértico.

          Mas como "o sonho comanda a vida" vou idealizando outro lugar onde gostava de viver.

          Comentário


            #6
            E de que maneira Afecta a minha maneira de ver a vida, a minha maneira de ser, o meu sotaque
            Agora mais a sério, digo do Porto o mesmo que digo de Portugal: é espectacular para viver, mas com pasta
            Gosto muito de viver no Porto, gosto muito do Porto e gosto muito da minha freguesia. Não tenho metro na minha zona, mas não a considero mal servida de transportes públicos; estou perto do rio, do mar, do centro, do local onde trabalho; saídas para a vci...
            Problema: ser o gueto. Moro no gueto, para a direita vê-se um gueto, se descermos a rua estamos noutro gueto, se olharmos para a esquerda lá está outro gueto. Portanto, mesmo que não queira, sei as músicas pimbas todas, levo com o batateiro duas vezes por semana: Olha a batatinha, é batata vermelha...; é rusgas, é barulhos e porradas, é o real chamamento: Oh RRRiiiicccaaarrrddooo...; etc., etc., etc....
            Mas as coisas estão a melhorar no gueto. Há luz ao fundo do túnel

            Comentário


              #7
              Em posso dizer que adoro a zona onde moro, Montijo.
              É cidade mas calma e não muito grande, perto da capital e de Setubal.
              Perto de praias, serras etc.
              É um local relativamente seguro.

              Para mudar dentro de Portugal queria ir para a zona da Serra da Estrela

              Fora de Portugal, claro a Finlândia, em Tampere/Turku/Pori
              Helsinquia não me atrai muito como sitio ideal

              Comentário


                #8
                @ NinaChampa
                Em suma, vives no inferno.
                Vê a coisa pela positiva, pelo menos não precisas de alugar vídeos ou pagar bilhete para veres filmes de acção.
                Ainda bem que pensas positivo, é assim que eu gosto. Criticar o que está mal mas valorizar o que é bom.

                Falaste aí de algo que gosto muito – o mar. Nasci em África (daí a minha paixão pelo verão) e adoro o mar (sou capaz de ficar horas a olhar para o horizonte marítimo).
                Aqui no interior no meio das montanhas às vezes faz falta essa tranquilidade e essa sensação de infinito. Acho que me entendes.

                Quanto ao Puorto, tenho lá muita família, carago! E o Puorto é uma naçon. Gente boa por aí.

                Comentário


                  #9
                  Afeta para mal. Vivo numa gaiola de cidade e pelo desenrolar da crise, vou continuar na mesma gaiola em Lx... Estava a pensar aventurar-me em comprar uma casa maior mas desisti.

                  Adoraria viver numa moradia fora da cidade mas a minha esposa não. Como é ela que manda, fico me pela cidade...

                  Olha por exemplo eu até gostava de me mudar na boa para o Montijo ou Alcochete mas a maria é apologista da máxima "Alcochete jamais"

                  Comentário


                    #10
                    Eu vivo num sitio que adoro, poder acordar todos os dias, vir à varanda ver o rio douro ao som dos passarinhos é maravilhoso . Aqui nao há prédios, nem carros a buzinar todo o dia, é super tranquilo!
                    Mas é horrivel de transportes publicos: 3 camionetas para ir para o porto, e só tem de manha cedo, e 3 para vir, que só tem de tarde!! E depois demora-se 1h.30m para lá chegar.. . e aqui as escolas acabam no 1º ciclo, mesmo os pequeninos que vao para o 5º ano têm que fazer kilometros para irem para a escola mais próxima..

                    Comentário


                      #11


                      Durkheim parte da idéia de que o indivíduo é produto da sociedade. Como cita Aron, “[...] o indivíduo nasce da sociedade, e não a sociedade nasce do indivíduo” (2003, p. 464). Logo, a sociedade tem precedente lógico sobre o indivíduo. Durkheim definiu como objetivo da sociologia o fato social, o entende como fato social, “[...] todos os fenômenos que se dão no interior da sociedade, por menos que apresentem, com certa generalidade, algum interesse social” (DURKHEIM, 1999, p. 1). Porém, dessa maneira poderíamos ver todos os acontecimentos como sendo um fato social, pois como Durkheim “[...] todo o indivíduo come, bebe, dorme, raciocina, e a sociedade tem todo o interesse em que essas funções se exerçam regularmente” (DURKHEIM, 1999, p. 1). Logo, se considerarmos esses objetos como sendo fatos sociais a sociologia perde o seu domínio próprio. Assim, “[...] só há fato social quando existe uma organização definida” (DURKHEIM, 1999, p. 4), como regras jurídicas, dogmas religiosos, morais, etc.
                      Dessa maneira, fato social, é,
                      [...] toda maneira de fazer, fixado ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais. (DURKHEIM, 1999, p. 13).
                      Para Durkheim o modo como o homem age está sempre condicionado pela sociedade, logo a sociedade é que explica o indivíduo, as formas de agir apresentam um tríplice caráter: são exteriores (provem da sociedade e não do indivíduo); são coercitivos (impostas pela sociedade ao indivíduo); e, objetivas (têm uma existência independente do indivíduo). Portanto, os fatos sociais são exteriores, coercitivos e objetivos.
                      A primeira regra fundamental é considerar os fatos sociais como coisas. Durkheim define coisas dizendo que “[...] as coisas sociais só se realizam através dos homens; elas são um produto da atividade humana” (DURKHEIM, 1999, p. 18). Assim,
                      É preciso portanto considerar os fenômenos sociais em si mesmos, separados dos sujeitos conscientes que os concebem; é preciso estudá-los de fora, como coisas exteriores, pois é nessa qualidade que eles se apresentam a nós. (DURKHEIM, 1999, p. 28).
                      Durkheim entende que Spencer e Comte declararam que os fatos sociais, são fatos naturais, porém não trabalharam os fatos sociais como coisas. Logo, para Durkheim a primeira regra é considerar os fatos sociais como coisas.[2] Dentro do pensamento positivista, deve-se eliminar completamente a influência dos fatos subjetivos e individuais, dessa maneira garantiria a imparcialidade e a neutralidade, portanto esse é o motivo de considerar o fato social como “coisas”.[3]
                      Em relação a este método, cabe assinalar duas coisas. Em primeiro lugar, que Durkheim compara a sociedade a um “corpo vivo” em que cada órgão cumpre uma função. Daí o nome de metodologia funcionalista para seu método de análise. Em segundo lugar, como se repete novamente a idéia de que o todo predomina sobre as partes. Para Durkheim, isso implica afirmar que a parte (os fatos sociais) existe em função do todo (a sociedade). (SELL, 2001, p. 136).
                      Assim, Durkheim procura identificar a vida social do indivíduo de acordo com a sociedade, e, que a sociedade possui um papel fundamental na vida social do indivíduo, esse holismo, holoiós, que em grego significa “todo”, assim que “[...] o todo predomina sobre as partes” (SELL, 2001, p. 130).
                      http://www.consciencia.org/durkheim-e-a-sociologia

                      Comentário


                        #12
                        Eu não vivo num pais, vivo numa anedota.

                        Uma adolescente de 16 anos pode fazer livremente um aborto mas não pode pôr
                        um piercing.

                        Um jovem de 18 anos recebe 200 do Estado para não trabalhar; um idoso recebe de reforma 236 depois de toda uma vida do trabalho.


                        Um marido oferece um anel à sua mulher e tem de declarar a doação ao fisco.


                        O mesmo fisco penhora indevidamente o salário de um trabalhador e demora 3 anos a corrigir o erro.


                        Nas zonas mais problemáticas das áreas urbanas existe 1 polícia para cada 2000 habitantes; o Governo diz que não precisa de mais polícias.


                        Um professor é sovado por um aluno e o Governo diz que a culpa á das causas sociais.


                        O café da esquina fechou porque não tinha WC para homens, mulheres e empregados. No Fórum Montijo a WC da Pizza Hut fica a 100mts e não tem local para lavar mãos.


                        O governo incentiva as pessoas a procurarem energias alternativas ao
                        petróleo e depois multa quem coloca óleo vegetal nos carros porque não paga
                        ISP (Imposto sobre produtos petrolíferos).

                        Nas prisões é distribuído gratuitamente seringas por causa do HIV, mas é proibido consumir droga nas prisões!


                        No exame final de 12º ano és apanhado a copiar chumbas o ano, o
                        primeiro-ministro fez o exame de inglês técnico em casa e mandou por fax e
                        é engenheiro.

                        Um jovem de 14 mata um adulto, não tem idade para ir a tribunal. Um jovem
                        de 15 leva um chapada do pai, por ter roubado dinheiro para droga, é violência doméstica!

                        Uma família a quem a casa ruiu e não tem dinheiro para comprar outra, o
                        estado não tem dinheiro para fazer uma nova, tem de viver conforme podem. 6
                        presos que mataram e violaram idosos vivem numa sela de 4 e sem WC privado, não estão a viver condignamente e associação de direitos humanos faz queixa
                        ao tribunal europeu.

                        Militares que combateram em África a mando do governo da época na defesa
                        de território nacional não lhes é reconhecido nenhuma causa nem direito de
                        guerra, mas o primeiro-ministro elogia as tropas que estão em defesa da
                        pátria no KOSOVO, AFEGANISTÃO E IRAQUE.

                        Começas a descontar em Janeiro o IRS e só vais receber o excesso em Agosto
                        do ano que vem, não pagas as finanças a tempo e horas passado um dia já
                        estas a pagar juros.

                        Fechas a janela da tua varanda e estas a fazer uma obra ilegal,
                        constroi-se um bairro de lata e ninguém vê.

                        Se o teu filho não tem cabeça para a escola e com 14 anos o pões a
                        trabalhar contigo num oficio respeitável, é exploração do trabalho infantil,
                        se és artista e o teu filho com 7 anos participa em gravações de telenovelas
                        8 horas por dia ou mais, a criança tem muito talento, sai ao pai ou à mãe!

                        Numa farmácia pagas 0.50€ por uma seringa que se usa para dar um
                        medicamento a uma criança. Se fosse drogado, não pagava nada!

                        Comentário


                          #13
                          Eu vivo no interior, numa capital de distrito, à cerca de 6 anos.

                          Posso dizer que os 2 primeiros anos foram muito bons, namorada nova, amigos novos, emprego novo, cidade que desconhecia, tal como os arredores desta zona que tem paisagens lindíssimas.

                          Só que chegou a uma certa altura em que não há mais nada de novo para se ver, para se conhecer, para se fazer.....a mim, a rotina "mata-me" e numa cidade tão pequena como esta, é muito fácil atingir esse limite.

                          O que me prende aqui é tão somente uma coisa chamada casa e o respectivo empréstimo bancário, não tem sido fácil desfazer-me dela e por consequência sair daqui.

                          Eu que nasci e vivi grande parte da minha vida em Lisboa, sinto muito a falta do rebuliço dessa cidade e sem duvida nenhuma, do mar.....

                          Quanto à cidade "ideal" e apesar de nunca lá ter ido, sempre achei que Miami seria uma cidade perfeita para mim e para os meus gostos. Uma grande cidade(moderna) e ao mesmo tempo, com um clima de praia(e da boa) todo o ano.

                          Comentário


                            #14
                            1: O local onde vives afecta a tua vida? E de que forma?
                            2: O quê que mais aprecias nesse local?
                            3: E o que nele mais odeias ou te influencia negativamente?

                            1 - Afecta positivamente. Estou perto do trabalho dos amigos e de parte da família, estou perto do Porto (6 minutos) de Gaia (8 minutos) das grandes vias de comunicação para norte ou para sul para este ou oeste. Acho que estou no sitio certo neste momento.

                            2 - O ar rural. O verde. A tranquilidade. O rio.

                            3 - O amarelo dourado, esse vil metal.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por lufra Ver Post
                              Eu não vivo num pais, vivo numa anedota.

                              Uma adolescente de 16 anos pode fazer livremente um aborto mas não pode pôr
                              um piercing.

                              Um jovem de 18 anos recebe 200 do Estado para não trabalhar; um idoso recebe de reforma 236 depois de toda uma vida do trabalho.


                              Um marido oferece um anel à sua mulher e tem de declarar a doação ao fisco.


                              O mesmo fisco penhora indevidamente o salário de um trabalhador e demora 3 anos a corrigir o erro.


                              Nas zonas mais problemáticas das áreas urbanas existe 1 polícia para cada 2000 habitantes; o Governo diz que não precisa de mais polícias.


                              Um professor é sovado por um aluno e o Governo diz que a culpa á das causas sociais.


                              O café da esquina fechou porque não tinha WC para homens, mulheres e empregados. No Fórum Montijo a WC da Pizza Hut fica a 100mts e não tem local para lavar mãos.


                              O governo incentiva as pessoas a procurarem energias alternativas ao
                              petróleo e depois multa quem coloca óleo vegetal nos carros porque não paga
                              ISP (Imposto sobre produtos petrolíferos).

                              Nas prisões é distribuído gratuitamente seringas por causa do HIV, mas é proibido consumir droga nas prisões!


                              No exame final de 12º ano és apanhado a copiar chumbas o ano, o
                              primeiro-ministro fez o exame de inglês técnico em casa e mandou por fax e
                              é engenheiro.

                              Um jovem de 14 mata um adulto, não tem idade para ir a tribunal. Um jovem
                              de 15 leva um chapada do pai, por ter roubado dinheiro para droga, é violência doméstica!

                              Uma família a quem a casa ruiu e não tem dinheiro para comprar outra, o
                              estado não tem dinheiro para fazer uma nova, tem de viver conforme podem. 6
                              presos que mataram e violaram idosos vivem numa sela de 4 e sem WC privado, não estão a viver condignamente e associação de direitos humanos faz queixa
                              ao tribunal europeu.

                              Militares que combateram em África a mando do governo da época na defesa
                              de território nacional não lhes é reconhecido nenhuma causa nem direito de
                              guerra, mas o primeiro-ministro elogia as tropas que estão em defesa da
                              pátria no KOSOVO, AFEGANISTÃO E IRAQUE.

                              Começas a descontar em Janeiro o IRS e só vais receber o excesso em Agosto
                              do ano que vem, não pagas as finanças a tempo e horas passado um dia já
                              estas a pagar juros.

                              Fechas a janela da tua varanda e estas a fazer uma obra ilegal,
                              constroi-se um bairro de lata e ninguém vê.

                              Se o teu filho não tem cabeça para a escola e com 14 anos o pões a
                              trabalhar contigo num oficio respeitável, é exploração do trabalho infantil,
                              se és artista e o teu filho com 7 anos participa em gravações de telenovelas
                              8 horas por dia ou mais, a criança tem muito talento, sai ao pai ou à mãe!

                              Numa farmácia pagas 0.50€ por uma seringa que se usa para dar um
                              medicamento a uma criança. Se fosse drogado, não pagava nada!

                              Também vivo nesse paraíso à beira-mar plantado.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post

                                O local onde vives afecta a tua vida? E de que forma?
                                O quê que mais aprecias nesse local?
                                E o que nele mais odeias ou te influencia negativamente?
                                Claro que afecta, assim como afecta a qualquer um!

                                Eu vivo muito perto do centro de Gaia, mas sinto pouco as desvantagens que um meio tão movimentado como este tem normalmente, isto porque na rua em que moro passa maioritariamente trânsito local. Estou, por isso, perto de tudo: em 2 ou 3 minutos ponho-me na estação do metro ou na paragem do autocarro, pouco ando para chegar à escola, estou perto de centros comerciais, vejo o mar da janela e em 20 minutos estou na praia, um dos meus locais preferidos.

                                Depois, tenho ainda a vantagem de viver num prédio relativamente baixo (detesto prédios muito altos), num condomínio, que, embora com alguns problemas (como todos) tem bons espaço e em que tenho uns amigos.

                                Gosto do lugar onde vivo!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por NinaChampa Ver Post
                                  E de que maneira Afecta a minha maneira de ver a vida, a minha maneira de ser, o meu sotaque
                                  Agora mais a sério, digo do Porto o mesmo que digo de Portugal: é espectacular para viver, mas com pasta
                                  Gosto muito de viver no Porto, gosto muito do Porto e gosto muito da minha freguesia. Não tenho metro na minha zona, mas não a considero mal servida de transportes públicos; estou perto do rio, do mar, do centro, do local onde trabalho; saídas para a vci...
                                  Problema: ser o gueto. Moro no gueto, para a direita vê-se um gueto, se descermos a rua estamos noutro gueto, se olharmos para a esquerda lá está outro gueto. Portanto, mesmo que não queira, sei as músicas pimbas todas, levo com o batateiro duas vezes por semana: Olha a batatinha, é batata vermelha...; é rusgas, é barulhos e porradas, é o real chamamento: Oh RRRiiiicccaaarrrddooo...; etc., etc., etc....
                                  Mas as coisas estão a melhorar no gueto. Há luz ao fundo do túnel
                                  É a Morcolândia no seu melhor.

                                  Não percebi a parte a bold.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Afecta bastante... como vivo no ermo da margem sul, não tenho a sorte de viver ao pé de aeroportos e de ter 15 supermercados, 30 escolas, 20 colégios a 5 minutos a pé de casa. Depois são os horrores do transito, demorei 20 minutos a chegar ao trabalho e 20 minutos a chegar a casa, desgostoso eu que estava da minha vida fui passar o resto da tarde à praia, como é hábito nestes dias, a carpir as magoas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                                      É a Morcolândia no seu melhor.

                                      Não percebi a parte a bold.
                                      A parte a bold é aquele berro dado pelas senhoras avantajadas que são donas de casa, ganham o rendimento mínimo e passam a vida a chamar os putos.

                                      Pela descrição ela mora na Ribeira. A luz ao fundo do túnel é o amanhecer.

                                      j/k

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                        A parte a bold é aquele berro dado pelas senhoras avantajadas que são donas de casa, ganham o rendimento mínimo e passam a vida a chamar os putos.

                                        Pela descrição ela mora na Ribeira. A luz ao fundo do túnel é o amanhecer.

                                        j/k
                                        Eu fiquei curiosa por ter escolhido o nome "Ricardo". Logo, sem saber está a dar razão à minha teoria.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por merryberry Ver Post
                                          eu fiquei curiosa por ter escolhido o nome "ricardo". Logo, sem saber está a dar razão à minha teoria. [:d]
                                          [:d][:d][:d]

                                          Comentário


                                            #22
                                            A minha vida sim, a minha personalidade não.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ninguém é indiferente ao local onde vive.

                                              Pode não gostar dele, não se identificar com ele mas necessariamente é afectado por ele.

                                              Eu acho mais importante o local onde se vive do que a casa que se tem. Ou seja acho preferível uma casa pequena, antiga e modesta num bom sitio do que uma casa muito boa num mau sitio.
                                              Editado pela última vez por v7; 05 April 2011, 22:10.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Bansheefreak Ver Post
                                                Em posso dizer que adoro a zona onde moro, Montijo.
                                                É cidade mas calma e não muito grande, perto da capital e de Setubal.
                                                Perto de praias, serras etc.
                                                É um local relativamente seguro.

                                                Para mudar dentro de Portugal queria ir para a zona da Serra da Estrela

                                                Fora de Portugal, claro a Finlândia, em Tampere/Turku/Pori
                                                Helsinquia não me atrai muito como sitio ideal
                                                Por acaso, do norte da Europa a zona onde eu gostaria de ter um retiro seria ali aquele eixo entre Turku e Estocolmo (mais os arredores que o centro), e as ilhas Aland são porreiras?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Gosto muito da região onde vivo.

                                                  O sítio onde moro é fundamental para o meu equilíbrio psicológico.

                                                  Vivo numa vila do interior há pouco tempo. Gosto de estar longe do reboliço de uma grande cidade. Vejo a serra não muito longe e o ar é muito saudável. É uma vila calma com um jardim central muito bonito. Conheço poucas pessoas, mas aquelas com quem falo mais amiúde são simpáticas.

                                                  Já cheira a Primavera. Anseio pelos passeios que penso dar a pé e de bicicleta. Como sou muito friorenta espero que os dias quentes venham depressa e para ficar. Já dei uns passeios pelas redondezas. Visitei uma aldeia serrana (reconstruída) e adorei. Os meus vizinhos têm, quase todos, um quintal com a sua horta. Estou a pensar arranjar um bocado de terreno para criar a minha horta. Enquanto isso não acontece, contento-me em comprar vasos de plantas e a multiplicá-las, reutilizando os copos de iogurte.

                                                  Falta-me o mar. Quem sabe um dia….

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Adoro este rectângulo.

                                                    Detesto a falta de educação que há dentro do mesmo.


                                                    Mas sou feliz !

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Neste momento em Luanda. Afecta a minha vida nos seguintes aspectos:

                                                      Prós: vencimento, clima

                                                      Contras: condições de vida, insegurança e distância de Portugal.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        1. O local onde vives afecta a tua vida? E de que forma?
                                                        2. O quê que mais aprecias nesse local?
                                                        3. E o que nele mais odeias ou te influencia negativamente?
                                                        1 - Não, vou sempre onde quero e até tenho transportes relativamente perto.

                                                        2 - Tranquilidade, segurança e a vizinha do terceiro esquerdo.

                                                        3 - Poluição, mas como essa existe em todo o lado, já nos tratamos por tu.

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X