Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Reforma do Sr. Padre Vitor Melicias: 7450 euros por mês.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Reforma do Sr. Padre Vitor Melicias: 7450 euros por mês.

    Queria aqui partilhar um artigo do Expresso que me deixou sem palavras:


    http://aeiou.expresso.pt/7450-euros-...elicia=f643212


    "Deus está no meio de nós". Mas eu acredito que ele gosta mais de andar junto de alguns do que no meio do resto da carneirada. Uma omnipresença um tanto ou quanto elitista. E com a sua capacidade divina de alterar a vida dos crentes acaba por tocar meia dúzia de afortunados de forma especial. Provavelmente terá a ver com a dedicação que estes lhe retribuem em vida. A retribuição do Padre Melícias é de 7450 euros.
    A minha será provavelmente zero. Mas eu não vou à missa a não ser em casamentos, baptizados ou quando alguém estica o pernil. Por isso o Padre Melícias, que até é uma espécie de padre do jet-set foleiro, que casa tudo quanto é azeiteiro da bola e mulher esticada, parece-me perfeitamente justo que ganhe esta exorbitância. E ou muito me engano ou esta notícia gerou uma afluência aos seminários fora do comum. Com uma reforma destas nem um deputado com dois mandatos cumpridos consegue chegar às traseiras das sandálias do franciscano Melícias.
    "Com 71 anos, Vítor Melícias declarou, em 2007, ao Tribunal Constitucional um rendimento total de 111 491 euros, dos quais 104 301 euros de pensões e 7190 euros de trabalho dependente. 'Eu tenho uma pensão aceitável mas não sou rico', diz o sacerdote. Em 14 meses, o sacerdote, que prestou um voto de obediência à Ordem dos Franciscanos, tem uma pensão mensal de 7450 euros. O valor desta aposentação resulta, segundo disse ao CM Vítor Melícias, da "remuneração acima da média" auferida em vários cargos."
    "Acima da média"? Acima da média é o Convento de Mafra, a pensão do Senhor Padre é uma espécie de Capela Sistina em forma formato pensão. Se Da Vinci fosse vivo e tivesse acesso a esta notícia provavelmente teria forrado o tecto da capela em notas de 500€. E D. João V de Portugal teria mandando instalar 4 ou 5 ATM à volta do convento de Mafra.
    'Eu tenho uma pensão aceitável mas não sou rico', diz o sacerdote. Pois não senhor Padre, ricos são aqueles desgraçadinhos que vivem com o ordenado mínimo ou então sem um cêntimo que seja porque estão desempregados há mais tempo do que os dois dedos das mãos conseguem contar. Ricos são aqueles que vivem enrolados em cartão da Renova e em cobertores a cheirar a cavalo. O Senhor Padre perdeu uma excelente oportunidade para estar calado. Ora 7450 euros por mês, uma verdadeira miséria. Imagino as provações por que o senhor padre tem que passar. O que vale é que está habituado a viver uma vida sem luxos e abdicou de tudo o que é supérfluo, porque como se sabe: "Os Frades Menores, também chamados de Franciscanos, são uma fraternidade de irmãos clérigos e leigos, isto é, de irmãos sacerdotes e não sacerdotes, com iguais direitos e obrigações, vivendo no dia-a-dia os votos de pobreza, castidade e obediência."
    Eu imagino a triteza que o Padre Melícias deve sentir cada vez que ao final de cada mês olha para o saldo gordo da conta bancária. Deve soar como os 57 sinos do Palácio de Mafra, considerados os maiores e melhores do mundo, a tocar em simultâneo. TLIM. TLIM. TLIM.
    Deixai-me agora ir ajudar os pobrezinhos, que aposto que o Padre Melícias graças ao voto que fez entrega tudo o que recebe, vivendo de forma singela e desabonada na pobreza que jurou. Não tenho qualquer dúvida disto, porque de outra forma de padre teria muito pouco, e de Franciscano ainda menos.
    Ou até já os padres mamam de forma desavergonhada nesta porcaria de país?

    Tiago Mesquita - Expresso

    #2
    Aleluia!

    É o milagre da multiplicação dos euros!

    Comentário


      #3
      Oh reforma abençoada
      Meus irmãos, que as nossas reformas sejam tão ou mais santificadas que a do P.Melícias

      Fónix

      Comentário


        #4
        Não sei se paga os anos sem sexo (com mulheres claro!)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
          Não sei se paga os anos sem sexo (com mulheres claro!)
          E quem é que te garante isso?

          Comentário


            #6
            Agora percebo o porquê do padre lá da terra andar de ML 320 CDI.


            Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
            E quem é que te garante isso?
            Ora nem mais...

            Comentário


              #7
              Faz-me lembrar uma coisa que o Herman José costumava contar:

              Os Padres agarram na caixa das esmolas e atiram-nas ao ar, as que Deus apanhar fica para ele, as que cairem ficam para eles

              Comentário


                #8
                http://forum.autohoje.com/off-topic/...s-reforma.html

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ricardop Ver Post
                  Faz-me lembrar uma coisa que o Herman José costumava contar:

                  Os Padres agarram na caixa das esmolas e atiram-nas ao ar, as que Deus apanhar fica para ele, as que cairem ficam para eles
                  Morri!

                  Comentário


                    #10
                    facebook-like.jpg
                    Originalmente Colocado por ricardop Ver Post
                    Faz-me lembrar uma coisa que o Herman José costumava contar:

                    Os Padres agarram na caixa das esmolas e atiram-nas ao ar, as que Deus apanhar fica para ele, as que cairem ficam para eles

                    I Like !
                    Editado pela última vez por fokemon; 12 April 2011, 16:18.

                    Comentário


                      #11
                      Com a crise que anda por aí, ora aqui está uma bela saída profissional!


                      Ámen!!


                      Já agora, quem lhes paga os ordenados?

                      Comentário


                        #12
                        Acho que dificilmente irei encontrar alguma coisa aqui no fórum que me surpreenda.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                          Já agora, quem lhes paga os ordenados?
                          Aos padres que têm uma paróquia designada, o salário é pago pelas ofertas dos paroquianos e/ou custos de serviços prestados (casamentos, funerais, etc).

                          No caso deste senhor, creio que é diferente visto que esta reforma não deve ser proveniente do seu serviço de padre (espero eu) mas sim de outros cargos que ocupou que não têm nada haver com a vida religiosa.

                          Comentário


                            #14
                            Ámen! Todos são iguais perante deus, mas a diferença cá na terra é que há uns que ganham 7500€ e outros que ganham 200€. Como pessoa católica e religiosa que é não se espera outra coisa senão doar a alguma instituição de caridade 5000€ e para ele fica com 2500 que é suficiente

                            Comentário


                              #15
                              Se deixa de exercer vai ter que pagar a côngrua!

                              Comentário


                                #16
                                A grande parte da reforma deve ser devida ao facto de ter sido presidente do Montepio Geral.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                  A grande parte da reforma deve ser devida ao facto de ter sido presidente do Montepio Geral.
                                  O homem foi presidente de 1 banco? Quando?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Estou a ver qual vai ser o desporto barato durante a crise... deixa lá ver quanto o fulano famoso ganha de reforma?...

                                    Pastis, nada contra ti, apenas quiseste partilhar um artigo que de alguma forma te indignou.

                                    Mas já estava mais do que na hora de estes croniqueiros de ocasião tipo Tiago Mesquita investigarem e estudarem respostas do que cada um de nós precisa de fazer para melhor ultrapassar a crise, do que se limitarem a "cuspir para o ar" e de forma sensacionalista mas puramente demagógica apontarem o dedo a um problema que não o é.

                                    Se o Pe. Vitor Melícias ganha isso de reforma é porque declarou rendimentos ao Estado em conformidade, e agora beneficia como qualquer pessoa, da protecção do Estado. Se a vida fosse justa, toda a gente tinha direito a salário e posterior reforma de 5000 euros. Como há salários bons e outros que nem deviam ser chamados salários, a reforma não pode ser muito diferente...

                                    Pode-se discutir se deveria haver um tecto máximo para as reformas. Nunca se deve discutir o que X ou Y ganha de reforma, porque isso é de uma mesquinhez barata e sem justificação, porque todas as reformas pagas têm a sua justificação válida e legal!

                                    O grande problema deste país é quem declara o salário mínimo, e depois tem uma reforma mínima, mas com avultadas e inexplicáveis quantias em off-shores!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Antes de mais, o Expresso agora desiludiu-me ao ter "comentadores de bancada" deste calibre... para um jornal de referência ter conversa fiada....


                                      Quanto ao tema.
                                      Admitindo que é uma reforma proveniente de muitos anos de descontos... e tendo tendo um salário elevado, é obrigação do estado a pagar.
                                      É muita massa!
                                      Se é suficiente para dizer mal de tudo e de todos?
                                      Não!

                                      Tudo depende do porquê de receber esse valor e de como o gasta/investe.

                                      Eu, pessoalmente, soube de um caso prático de uma pessoa que trabalhou toda a vida e ganhou bem acima da média (e agora reformado, também o faz) e não é rico.
                                      Simplesmente, fica com o dinheiro essencial para viver de forma modesta e tudo o resto (enquanto trabalhou e agora como reformado), distribui por quem entende (família, instituições de solidariedade, etc, etc).

                                      Devemos, só por ver o valor, apontar logo o dedo sem conhecer mais nada?
                                      Se ganha 7450€/mês e distribui 7000€ por instituições de apoio, ficando apenas com 450€, é uma má pessoa?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Isso é que é uma boa vida.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                          Antes de mais, o Expresso agora desiludiu-me ao ter "comentadores de bancada" deste calibre... para um jornal de referência ter conversa fiada....


                                          Quanto ao tema.
                                          Admitindo que é uma reforma proveniente de muitos anos de descontos... e tendo tendo um salário elevado, é obrigação do estado a pagar.
                                          É muita massa!
                                          Se é suficiente para dizer mal de tudo e de todos?
                                          Não!

                                          Tudo depende do porquê de receber esse valor e de como o gasta/investe.

                                          Eu, pessoalmente, soube de um caso prático de uma pessoa que trabalhou toda a vida e ganhou bem acima da média (e agora reformado, também o faz) e não é rico.
                                          Simplesmente, fica com o dinheiro essencial para viver de forma modesta e tudo o resto (enquanto trabalhou e agora como reformado), distribui por quem entende (família, instituições de solidariedade, etc, etc).

                                          Devemos, só por ver o valor, apontar logo o dedo sem conhecer mais nada?
                                          Se ganha 7450€/mês e distribui 7000€ por instituições de apoio, ficando apenas com 450€, é uma má pessoa?
                                          O Tiago Mesquita desde que foi escrever para o Expresso que anda com o rei na barriga e passa a vida a dizer mal de tudo e todos...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por AdolfoSDias Ver Post
                                            A grande parte da reforma deve ser devida ao facto de ter sido presidente do Montepio Geral.

                                            Epah, pensei que tinha sido do Espírito Santo

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se ele tem direito a essa reforma devido aos descontos que fez durante a sua vida de trabalhador, não vejo o mal.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                                                O homem foi presidente de 1 banco? Quando?
                                                Foi presidente entre 83 e 88. E posteriomente, já em 200x foi presidente da assembleia geral do mesmo.

                                                Além disso deu aulas em universidades, foi presidente da liga de bombeiros e do serviço nacional de bombeiros.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
                                                  Epah, pensei que tinha sido do Espírito Santo
                                                  Eu acho que ele queria mas não se dava com o Comercial de Lisboa

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

                                                  Collapse

                                                  Ad Fim dos Posts Mobile

                                                  Collapse
                                                  Working...
                                                  X