Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Probema informatico

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Probema informatico

    boa a todos,
    eu sei que existe um topico de informatica, mas como tenho mais que uma questão decidi criar este topico. a situação é a seguinte:
    o meu hp serie w5000 deixou de um momento para o outro de dar imagem, foi para um tecnico amigo de familia que conseguiu reparar a maquina sem formatar o pc como tanto queria. o concerto ficou por 80 euros, levou uma motherboard nova que tinha pifado e uma nova ram de 2 gigas kingston porque as memorias que o pc trazia(salvo erro não eram ddr2) não funcionavam com a nova motherboard.
    ok, tudo ok chego a casa todo contente ligo o pc, mas o problema é que quando marco a password para iniciar seção, ele pede para validar a copia do windows, e eu tento fazer isso via internet visto o meu windows ser original e com licença que vinha com o pc, mas nunca consigo e o pc não me deixa avançar a partir dai....ou faço a autenticação ou volto ao menu de escolher o utilizador ou desligar a maquina.

    entãp a duvida é a seguinte, o que eu tenho que fazer para validar a minha licença do windows correctamente?
    eu sei que há umas formas de contornar isso, mas quero continuar com o pc como tinha ate agora, com tudo em ordem, e como tenho a licença e tenho prefiro ter isto legal.

    a outra duvida é como tenho uma motherboard nova, no dia que quiser formatar o pc, aquele cd que os computador hp trazem para fazer a recuperação do sistema deixa de funcionar?

    obrigado pela atenção, mas pensei mesmo que apesar da repração ficava tudo na mesma, era trocar a peça e continuava tudo como antes, e eu que me gabava tanto por ter o meu hp desde 2006 sem nenhum problema com o sitema operativo a funcionar direitinho como no primeiro dia.

    abraço

    #2
    Originalmente Colocado por Marco99 Ver Post
    boa a todos,
    eu sei que existe um topico de informatica, mas como tenho mais que uma questão decidi criar este topico. a situação é a seguinte:
    o meu hp serie w5000 deixou de um momento para o outro de dar imagem, foi para um tecnico amigo de familia que conseguiu reparar a maquina sem formatar o pc como tanto queria. o concerto ficou por 80 euros, levou uma motherboard nova que tinha pifado e uma nova ram de 2 gigas kingston porque as memorias que o pc trazia(salvo erro não eram ddr2) não funcionavam com a nova motherboard.
    ok, tudo ok chego a casa todo contente ligo o pc, mas o problema é que quando marco a password para iniciar seção, ele pede para validar a copia do windows, e eu tento fazer isso via internet visto o meu windows ser original e com licença que vinha com o pc, mas nunca consigo e o pc não me deixa avançar a partir dai....ou faço a autenticação ou volto ao menu de escolher o utilizador ou desligar a maquina.

    entãp a duvida é a seguinte, o que eu tenho que fazer para validar a minha licença do windows correctamente?
    eu sei que há umas formas de contornar isso, mas quero continuar com o pc como tinha ate agora, com tudo em ordem, e como tenho a licença e tenho prefiro ter isto legal.

    a outra duvida é como tenho uma motherboard nova, no dia que quiser formatar o pc, aquele cd que os computador hp trazem para fazer a recuperação do sistema deixa de funcionar?

    obrigado pela atenção, mas pensei mesmo que apesar da repração ficava tudo na mesma, era trocar a peça e continuava tudo como antes, e eu que me gabava tanto por ter o meu hp desde 2006 sem nenhum problema com o sitema operativo a funcionar direitinho como no primeiro dia.

    abraço
    Tu não tens uma licença, tinhas uma licença OEM. Essa licença só é valida par a tua setup e vem já instalada na máquina, é "Hardware locked".

    A partir do momento em que trocas motheboard etc, precisas de uma nova licença.
    Compra uma licença Retail (do estilo comprar o Windows 7, Vista whatever na Fnac ou outros), assim podes instalar em diferentes setups (só numa máquina activa, claro).

    Relativamente ao CD de recuperação. Esse CD basicamente contém o Windows e respectivas drivers para um determinado modelo. Como trocaste board etc, deixa de funcionar, pois as drivers são diferentes.

    Nunca é aconselhável mudar setup de portáteis, pois problemas de compatibilidade, drivers etc poderão surgir, e tu que és um utilizador leigo na matéria (pelo menos é o que aparenta claramente) poderás não saber resolver.

    Cumprimentos.

    Comentário


      #3
      As licensas OEM (As que vêm já com as máquinas) estão limitadas ao hardware em que forem activadas.

      Há hardware que pode ser substituido e há outro que não.

      Por exemplo, adicionar RAM não vai alterar o setup significativamente, em contrapartida, trocar a motherboard sim, logo a licença deixa de ser válida e passa a ser considerado um novo computador.

      Comentário


        #4
        não é um portatil, mas sim um pc de secretaria que me estou a referir.
        bem não fazia a minima que ao alterar um componente perdia a validade da linçença.....mas quer dizer, se eu comprar uma licença nova ou piratear a mesma, os documentos todos que tenho no disco rigido e programas instalados estão na mesma assegurados apesar da nova motherboard?
        não estava mesmo a contar com esta treta....pensava mesmo que ao repara a ou mudar a peça continuava tudo na mesma...é que a pessoa que me reparou o pc diz que motherboard igual a que o meu pc trazia de fabrica são ja muito dificeis de arranjar.....

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Marco99 Ver Post
          não é um portatil, mas sim um pc de secretaria que me estou a referir.
          bem não fazia a minima que ao alterar um componente perdia a validade da linçença.....mas quer dizer, se eu comprar uma licença nova ou piratear a mesma, os documentos todos que tenho no disco rigido e programas instalados estão na mesma assegurados apesar da nova motherboard?
          não estava mesmo a contar com esta treta....pensava mesmo que ao repara a ou mudar a peça continuava tudo na mesma...é que a pessoa que me reparou o pc diz que motherboard igual a que o meu pc trazia de fabrica são ja muito dificeis de arranjar.....
          Boas, desculpe por não ter lido bem, já estou cansado.
          Se é um desktop, em relação às licenças é exactamente o mesmo, está "harware locked".

          Em relação a drivers, a história já é diferente. As drivers para boards etc de desktops estão muito melhor mantidas (de maneira independente, pelo próprio fabricante, estilo Asus) e são mais actualizadas mais regularmente.

          Em relação as seus dados, esteja descansado que eles não desapareceram (a não ser, claro, que o técnico tivesse formatado o disco).

          Mesmo não activando é só tirar o disco e ligá-lo a outra máquina, isto claro, se os dados não estiverem encriptados, que penso que não seja o caso.

          Cumprimentos.

          Comentário


            #6
            porque agora estou a lembrar-me de uma coisa...a minha namorada tem um igual que ja berrou a motherboard a coisa de 2 anos (é igual em tudo, compra-mos no mesmo mês), e ela levou aquelas lojas de shopping que têm parcerias com a hp, levou o pc com os Cds de restauro, os gajos mudaram de motherboard avariada para uma para uma foxcon ou algo do genero, e o pc veio de lá como se fosse de frabrica sem este problema da licença....e nem ela pagou uma licença nova, nem eu me acredito que tenham sido os tecnicos a piratear a mesma.....será que terao sido os gajos a contornar o esquema ilegalmente?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Marco99 Ver Post
              porque agora estou a lembrar-me de uma coisa...a minha namorada tem um igual que ja berrou a motherboard a coisa de 2 anos (é igual em tudo, compra-mos no mesmo mês), e ela levou aquelas lojas de shopping que têm parcerias com a hp, levou o pc com os Cds de restauro, os gajos mudaram de motherboard avariada para uma para uma foxcon ou algo do genero, e o pc veio de lá como se fosse de frabrica sem este problema da licença....e nem ela pagou uma licença nova, nem eu me acredito que tenham sido os tecnicos a piratear a mesma.....será que terao sido os gajos a contornar o esquema ilegalmente?
              Provavelmente instalaram uma cópia ilegal e respectivos drivers.
              Porque se trocaram a board para uma diferente (Asus para Foxcon ou outra marca), a licença OEM vai à vida, isso é certo. Logo se não te cobraram aí uns €150/€200 só pelo SO, é certo que te instalaram uma cópia pirata.
              Infelizmente esse comportamento impera nas lojas de informática, é completamente normal e acontece todos os dias mesmo.
              Cumprimentos.

              Comentário


                #8
                é que eu lembro-me dos gajos, ate foi no maia shopping, dizerem que conseguiam que o computador fica-se como quando veio de frabrica....o certo é que fomos lá busca-lo e ele ficou como no primeiro dia com tudo a funcionar, não sabia é que pode estar ou está mesmo martelado.

                Comentário


                  #9
                  boas,
                  ja resolvi a situação, liguei para a microsoft portugal, disse simplesmente que tinha manda-do o pc para reparar e ele agora me pedia para fazer a validação do windows e que não estava a conseguir via internet, dei os codigos da licença do meu windows, eles deram-me o codigo para validar via telefone e esta a funcionar perfeitamente.
                  obrigado

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Marco99 Ver Post
                    boas,
                    ja resolvi a situação, liguei para a microsoft portugal, disse simplesmente que tinha manda-do o pc para reparar e ele agora me pedia para fazer a validação do windows e que não estava a conseguir via internet, dei os codigos da licença do meu windows, eles deram-me o codigo para validar via telefone e esta a funcionar perfeitamente.
                    obrigado

                    Ia-te dar esse conselho; quandio a activação via net não funciona, a activação via telefone geralmente resolve o problema.
                    Apesar de, levando à letra o EULA, as licenças OEM só funcionarem no hardware X; a própria Microsoft "facilita" neste tipo de situações. Já me passaram dezenas de casos semelhantes pelas mãos e sempre consegui fazer a activação legalmente; ou via net, ou via telefone em modo "automático" ou com a ajuda dum operador.

                    Comentário


                      #11
                      eu tentei tambem mostrar ao gajo que a minha intenção era continuar com tudo legal, afinal de contas ja tenho o pc desde sexta, e o que não falta são soluções para martelar o windows, queria evitar isso para manter tudo legal.

                      agora tenh outra duvida, o pc com esta nova motherboard esta mais rapido, muito por ter mais 1gb de ram, mas em compensação esta muito mais barulhento por causa das ventoinhas....o que aconselham fazer para diminuir a velocidade das mesmas?
                      obrigado

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X