Anúncio

Collapse
No announcement yet.

[AJUDA] - Interferência de rádio CB com televisão e telefone

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [AJUDA] - Interferência de rádio CB com televisão e telefone

    Boas pessoal.

    Tenho um vizinho que tem uma estação de rádio CB com uma série de antenas a menos de 10 metros de minha casa.

    O problema é que, quando ele o utiliza, aquilo faz interferência com a televisão e com o meu telefone fixo. Já falei com ele por duas vezes e ele diz que está no direito dele de utilizar aquilo porque paga as licenças todas. Até aqui tudo bem, mas ele está a interferir com os serviços que eu também pago.

    O que gostaria de saber é aquilo que posso fazer, em termos legais, para deixar de ser prejudicado na utilização dos serviços que tenho. Onde apresentar queixa? E se isso me pode levar a algum lado ou não.

    Cumps

    #2
    A entidade competente será a Anacom, a quem terás que fazer uma queixa e que terão que averiguar se efectivamente está dentro da lei (vê no site).

    O facto de pagar licença não lhe dá direito a fazer tudo.

    (eu por acaso tenho CB para as voltinhas e há limites de potências, etc.).

    Comentário


      #3
      Hum, se ele tem licenças pagas não é um CB, é um rádio amador, o que pode estar a acontecer é ele ter um Linear, vulgo amplificador, e estar a emitir com potência muito elevada o que pode causar essas interferências, ou mais normal podem ser ondas estacionárias, ou seja é como ter uma mangueira dobrada e a água custar a sair, criando pressão na mangueira, na emissão de rádio é igual, tudo desde o comprimento da antena, do cabo, qualidade do cabo e fichas podem causar esses problemas, fala com ele com calma e ele que veja se tem algum problema. Se não aceder ai sim ligas a ANACOM e eles vão lá ver o que se passa, e se não estiver tudo regulamentado ele paga uma multa e até pode ficar sem o equipamento. Sei como é porque sou rádio amador hehe

      Comentário


        #4
        Obrigado pela ajuda!

        Realmente ele diz que tem tudo legal... Se tem ou não, não sei. Já agora, há alguma distância mínima a que as antenas tenham que estar das habitações? Desculpem estas perguntas mas não percebo nada disto.

        Maven, eu já falei com ele duas vezes e ele disse-me que se calhar eu é que tinha a instalação da tv e do telefone mal feita ou que a antena não era adequada. E mais, disse que se eu chamasse a ANACOM e estivesse tudo bem com o equipamento dele (e ele fez questão de frisar, uma vez mais, que estava), eu é que tinha que pagar as despesas. Isto é mesmo assim?

        Como já viram, isto não vai lá a bem... E hoje fiquei mesmo chateado porque estava a fazer uma chamada importante e não consegui ouvir nada do que a outra pessoa estava a dizer enquanto ele utilizava o rádio...

        Cumps

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por shark20 Ver Post
          Boas pessoal.

          Tenho um vizinho que tem uma estação de rádio CB com uma série de antenas a menos de 10 metros de minha casa.

          O problema é que, quando ele o utiliza, aquilo faz interferência com a televisão e com o meu telefone fixo. Já falei com ele por duas vezes e ele diz que está no direito dele de utilizar aquilo porque paga as licenças todas. Até aqui tudo bem, mas ele está a interferir com os serviços que eu também pago.

          O que gostaria de saber é aquilo que posso fazer, em termos legais, para deixar de ser prejudicado na utilização dos serviços que tenho. Onde apresentar queixa? E se isso me pode levar a algum lado ou não.

          Cumps
          Como é que sabes que é do CB?

          É que conheço pessoas que têm tanto CB como estações de Radio Amador, duas ou três dessas pessoas com antenas direccionais e salas cheias de equipamento e nunca houve qualquer tipo de interferência com outros equipamentos.

          Comentário


            #6
            Eu suponho que seja do CB porque as interferências começaram quando ele se mudou para cá e começou a montar aquilo. Antes não havia nada. Para além disso, ontem quando estava ao telefone, conseguia ouvi-lo a falar, não era simples interferência.

            Daí que eu suponha que seja do CB.

            Cumps

            Comentário


              #7
              Isso não deve suceder só contigo, tenta ver com os restantes vizinhos se tem o mesmo problema. Com mais a queixarem-se pode ser que ele faça alguma coisa.

              Comentário


                #8
                Pode ser CB porque também é necessário licença para operar. Quanto às interferências, enfim, a utilização de powerline, internet usando a instalação eléctrica, também provoca interferências nas estações de rádio amador e nem por isso foram proibidos ou regulamentados.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por shark20 Ver Post
                  Eu suponho que seja do CB porque as interferências começaram quando ele se mudou para cá e começou a montar aquilo. Antes não havia nada. Para além disso, ontem quando estava ao telefone, conseguia ouvi-lo a falar, não era simples interferência.

                  Daí que eu suponha que seja do CB.

                  Cumps
                  Bem, nesse caso será diferente.

                  Mas por acaso é coisa que nunca ouvi ninguém queixar-se.

                  Eu não sei o que poderás fazer, acho melhor entrares em contacto com a ANACOM e esclareceres as dúvidas e as alternativas que dispões.

                  Depois conta aqui o que resolveste fazer.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                    ...

                    Mas por acaso é coisa que nunca ouvi ninguém queixar-se.

                    ...
                    Tinha um amigo de infância com um rádio amador e, brincadeira de putos, dava para ouvir e "entrar" nos telefonemas.

                    Tenho licença por causa do Cb e só sai para o Gv nas voltinhas.

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X