Esta ultima é uma pergunta muito usada na praxe, mas o pior é que vejo pessoal que depois de ter enchido forte e feio continua a responder 8!
1
9
Esta ultima é uma pergunta muito usada na praxe, mas o pior é que vejo pessoal que depois de ter enchido forte e feio continua a responder 8!
peço desculpa desenterrar isto... mas vi esta imagem e lembrei-me do tópico
![]()
bem, em vez de abrir um novo tópico, fiz uma pesquisa rápida e este acabou por parecer adequado.
Fo elo mais fraco foi feita a seguinte questão: quantas vezes se multiplica por si próprio um número elevado ao cubo. Ora a concorrente respondeu 2 e a resposta foi considerada errada. Mas eu até percebi o ponto de vista dela e não sei se ela terá razão.
Senão vejamos:
5^2 = 5x5 --> multiplica-se uma vez por si próprio
5^3= 5x5x5 --> multiplica-se 2 vezes por si próprio
5^1=5 --> não se multiplica nenhuma vez por si próprio.
Se a resposta fosse 3 como disse o granger ficaria 5x5x5x5, não?
Que dizem?
Primeiro digo que detesto matemática...
Segundo a pergunta deixa que se interprete, o que é mau em matemática. A pergunta deve ser "Um número ao cubo é multiplicado quantas vezes?" A resposta é número vezes número vezes número, logo três (duas multiplicações, mas três instâncias). Sendo a pergunta quantas vezes "pelo próprio" a resposta pode ser duas (pode, não deve) porque será o próprio vezes número igual vezes número igual. O próprio não se contaria como multiplicado mas sim como o multiplicador.
É uma questão de semântica e interpretação, não matemática, porque matemática é 3 e finito.
Acho que está confuso, porque como referi, detesto matemática.