Este tema/tópico já tem barbas por vários fóruns da net...pesquisem no Google...fóruns de matemática até.
A resposta é simples e é 9. A forma como o problema é escrito é que está errada e induz em erro.
1
9
Este tema/tópico já tem barbas por vários fóruns da net...pesquisem no Google...fóruns de matemática até.
A resposta é simples e é 9. A forma como o problema é escrito é que está errada e induz em erro.
A % de respostas no "1" está bastante próxima de 1/3.
E no facebook continua a polémica?
Atenção, eu já o disse e repito porque acho que é importante.
Lá que o pessoal se engane tudo bem. A verdade é que a expressão é um pouco confusa para quem não costuma trabalhar com este tipo de contas e induz em erro.
É normal haver muita gente que seja induzida nesse erro. E não considero um erro grave sinceramente. E daí que o meu post que citaste não é para esses. (para todos os que não ligam á matemática desde o secundário, agora para os outros..)
O que eu odeio é a prepotência que 2 ou 3 posts revelaram quando estão totalmente errados.
Edit: E estou à espera para saber onde entra a propriedade distributiva ou lá o que era..
Bem, como ninguém responde, respondo eu...
Qualquer coisa a dividir por x é o mesmo que multiplicar por 1/x.
Certo?
Então temos:
(1+2) x 1/2 x 6
Agora pensem nas propriedades da multiplicação...
Já pensaram?
Vejam se reconhecem:
(1+2) x 1/2 x 6 = (1+2) x 6 x 1/2 = 1/2 x 6 x (1+2) = ... etc. etc. etc. e TAMBÉM:
= 6 x 1/2 x (1+2)
Tudo isto tem de dar o mesmo valor. E esse valor é?...
É?...
Qual?...
Digam lá?...
Isso é para mim?![]()
É que eu vim ao tópico e disse qual era o resultado. E depois disse que não escrevia mais nada. Como insistiram eu, ainda de boa fé, tente explicar. Depois deparo-me com um post cheio de smiles, a dizer que era por aquelas e por outras que o FMI estava em Portugal e eu devia ter continuado sem dizer nada?
Triste é esse user não ter dito mais nada. Simples.
Porque isto, desculpa lá, não dá para ninguém brilhar.
Mas para a próxima estou a ver que mais vale ninguém tentar explicar nada, porque é triste.
Oh Nuno 156, eu ainda sou do tempo que quando se tiravam negativas se apanhava no lombo em casa (eu por acaso nunca tirei) e muitos que reprovavam comiam comida de Urso e iam trabalhar nas férias como serventes ou ajudantes de mecânico.
E depois do 9º ano todas as cadeiras (disciplinas) tinham que ser feitas com positivas.
Mas eles rebentaram com tudo!
Tudo para dizerem que em vez de 20% das pessoas com o Liceu, existem 50%.
Que tristeza, trabalharem para estatísticas e manhosas.
Arranjaram maneira de uma pessoa como eu descredibilizar qualquer habilitação pré-Universitária, sem averiguar pessoalmente as capacidades das pessoas.
Não há volta a dar, a coisa tinha que ser de raiz!
Ninguém poderia sair da escola primária sem pelo menos:
- saber bem a tabuada (como um jogo, é fácil. Criem uma espécie de jogo, de "prémios");
- Conseguir ler um texto vulgar de forma corrente sem soluços;
- Conseguir escrever um texto simples sem cometer erros graves.
a minha resposta inicial seria 1, porque por norma neste tipo de equações vou sempre dar "prioridade" ao 2(2+1), e só depois o dividiria por 6.
parece que vou ter de actualizar os meus conhecimentos básicos de matemática (o que não é estranho que aconteça, ninguém deve ter a pretensão de estar 100% certo em assunto nenhum).
No entanto, gostava mesmo que alguém com conhecimento sólido de matemática desse a sua opinião (se já alguém o fez desculpem, não li o tópico todo).
O resultado é 9 não vejo onde está a dificuldade
O que está aqui a complicar é a falta do sinal x.
6÷2(1+2) = 6÷2x(1+2)
De resto, já foi aqui bem explicado o porquê do resultado ser 9.
Eu acho que existe uma explicação para cerca de 1/3 das pessoas dizerem que é 1.
Não é por acaso que este problema surge a dar tanta polémica.![]()
Das operações básicas: somar, subtrair, multiplicar e dividir (que no fundo são apenas duas, mas pronto) as pessoas sempre tiveram mais dificuldade em dividir (Dividir ou partilhar custa).
Como o dividir é sempre o mais difícil, no subconsciente deixam para o fim a divisão; e sendo assim ficam com 6/6=1![]()
Precisamos é de um professor catedrático...