Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Há algum conflito geracional no FAH?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Há algum conflito geracional no FAH?

    Tenho vindo a observar já há bastante tempo que a idade média dos users tem vindo a aumentar gradualmente ao longos anos, havendo muita gente com idades acima dos 30 e muitos em coabitação com miúdos que "um dia" vão ter a carta e saber o que é uma declaração de IRS talvez em não menos de 10 anos... .

    Na maioria das pessoas, a "meia idade" (35-50) aumenta as convicções criando conflitos que impedem que se transmitam conhecimentos às gerações mais novas ( tanto na vida real com aqui). A tolerância e a paz de espirito (tanto qt me tenho apercebido) chega mais tarde a partir dos 50...

    Não querendo citar nenhum caso por agora, pergunto-vos o que acham disso sobretudo nos tópicos mais politizados do Fórum?

    Ou então, mesmo em alguns tópicos de carácter mais técnico ( seja automóvel ou outra área do conhecimento) em que os mais novos assumem muitas vezes posturas imaturas e não conseguem assimilar nenhum conhecimento dos mais velhos?

    #2
    O que noto é que os mais jovens são cada vez menos aceitam as opiniões dos mais velhos e mesmo opiniões diferentes das suas, entrando em confrontações desnecessárias e absurdas, algumas delas quase roçando o insulto gratuito.
    Tem-se visto muitos "putos" a acharem-se donos da verdade sem terem a mínima ideia ou conhecimento pratico do que estão a discutir.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
      O que noto é que os mais jovens são cada vez menos aceitam as opiniões dos mais velhos e mesmo opiniões diferentes das suas, entrando em confrontações desnecessárias e absurdas, algumas delas quase roçando o insulto gratuito.
      Tem-se visto muitos "putos" a acharem-se donos da verdade sem terem a mínima ideia ou conhecimento pratico do que estão a discutir.
      Concordo.

      Houve um desacordo, num tema, em que um user apresentou certos factos, mas com arrogância, em que mais tarde se veio a confirmar, factos esses retirados na net, de outros testemunhos e que nem sequer tinha qualquer experiência sobre o tema e ainda é menor de idade.

      Daqui a uns aninhos, eles já descem á terra, looll.

      Comentário


        #4
        Penso que faz parte da idade, quando aqui comecei também era relativamente novo, mas mesmo sendo ainda novo vejo que agora leio a opinião dos outros com bastante atenção e tento meter a minha opinião mais de lado. Claro que tiro as minhas conclusões e sigo-as!

        A vida é longa, aos 30 temos de ser completamente diferente de quando temos 20!

        Comentário


          #5
          Não há nenhum conflito geracional aqui que não exista na vida real.

          O que há é a ausência do cara-a-cara.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
            Não há nenhum conflito geracional aqui que não exista na vida real.

            O que há é a ausência do cara-a-cara.
            Aplaudo e concordo, muitos "debatem" de uma forma aqui, que não o fariam num debate cara-a-cara.
            A internet criou muitos campeões de teclado e os maiores da aldeia.

            Comentário


              #7
              Já agora, o ter carta de condução e fazer IRS continua a ser "curto" em muitas situações.

              Se alguém trabalhar e tiver a carta, mas estiver ainda a morar em casa dos pais sem saber o que é pagar uma factura de água, electricidade (...), facilmente tem uma visão muito mais romântica de determinados assuntos do que quem já foi obrigado a assentar os pés no chão e safar-se sozinho na sua "vidinha".

              E digo isto tendo passado também por esse mesmo período em que era "independente" só porque trabalhava e pagava o meu carro e despesas com ele, cigarros e cafés...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Já agora, o ter carta de condução e fazer IRS continua a ser "curto" em muitas situações.

                Se alguém trabalhar e tiver a carta, mas estiver ainda a morar em casa dos pais sem saber o que é pagar uma factura de água, electricidade (...), facilmente tem uma visão muito mais romântica de determinados assuntos do que quem já foi obrigado a assentar os pés no chão e safar-se sozinho na sua "vidinha".

                E digo isto tendo passado também por esse mesmo período em que era "independente" só porque trabalhava e pagava o meu carro e despesas com ele, cigarros e cafés...
                Precisamente, quando comecei a pagar contas (fui de um extremo ao outro) caiu-me tudo! E eu sempre tive consciência dos gastos, mas vejo pessoas que olham para o salário como dinheiro para viver bem, as contas seriam pagas com outro dinheiro (dos pais neste caso)..

                Comentário


                  #9
                  De alguma forma sim.

                  Como também há genericamente fora do fórum. Aqui é agravado pelo facto das pessoas não darem a cara e se excederem mais na forma como se expressam.

                  Nós ocidentais não valorizamos tanto a sabedoria dos mais velhos como, em minha opinião, deviamos. Por outro lado a noção de respeito tem-se vindo a diluir muito nos últimos tempos.

                  Isto misturado com o facto de que tipicamente, os putos tem a mania que são expertos e que sabem tudo e os cotas não têm muita paciência para isto ....

                  dá uma especie de conflito geracional

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                    ...
                    Nós ocidentais não valorizamos tanto a sabedoria dos mais velhos como, em minha opinião, deviamos. Por outro lado a noção de respeito tem-se vindo a diluir muito nos últimos tempos.

                    Isto misturado com o facto de que tipicamente, os putos tem a mania que são expertos e que sabem tudo e os cotas não têm muita paciência para isto ....

                    dá uma especie de conflito geracional
                    É preciso que a tenham

                    Não faltam users que sempre participaram desde bastante novos sem grandes problemas ou celeumas. Como também há users que não aceitam uma opinião discordante (ainda para mais de users mais novos).
                    Será mais uma questão de postura e educação que de uma forma geral tem diminuido.

                    Até porque o sabichão que tem a mania que sabe de tudo e não respeita a opinião dos outros existe em todas as gerações.
                    Editado pela última vez por Valium; 16 May 2011, 11:45.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post

                      Isto misturado com o facto de que tipicamente, os putos tem a mania que são expertos e que sabem tudo e os cotas não têm muita paciência para isto ....

                      dá uma especie de conflito geracional
                      Eu acho que, genericamente, os mais jovens ficam deslumbrados com o conhecimento desvalorizando ( ou ignorando) a própria existência experiência...

                      Por exemplo, um puto pode afirmar que um 330D é o carro ideal par um determinado fim porque sabe que tem não sei qts cavalos e que dá X e que ganhou os ensaios das revistas XPTO, que tem pastilha de travão assado e amortecedores especiais melhores q o modelo base. Contudo, nunca sequer meteu os pés num 320D e talvez nem tenha a carta ou na maioria dos casos dinheiro para vir a comprar qualquer um dos dois algum dia...

                      Qd tento explicar a um jovem que os carros não valem o dinheiro que pedem por eles e até que, num mesmo segmento, os carros são iguais independentemente da marca ou motor apartir do momento em que engrenamos a primeira , nem sempre me faço compreender.
                      A visão do carro enquanto meio de tranporte é bastante difícil de demonstrar a putos mais jovens ( e alguns inconcientes mais velhos tb ) para não falar do respeito pelo código da estrada...

                      Comentário


                        #12
                        Entrei no fórum, com 21 anos, hoje, tenho 27, ao longo do tempo no fórum, fui mudando a minha atitude para com os users e com os tópicos.

                        Tal como na vinha, ganha-se experiência, e já se sabe estar em qualquer lado e em qualquer situação, acho normal, haver putos arrogantes(cada vez mais, e as vezes da-me uma vontade de lhe partir alguns dentes)na "vida real" aqui não noto muito, também não discuto muito com fanáticos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                          É preciso que a tenham

                          Não faltam users que sempre participaram desde bastante novos sem grandes problemas ou celeumas. Como também há users que não aceitam uma opinião discordante (ainda para mais de users mais novos).
                          Será mais uma questão de postura e educação que de uma forma geral tem diminuido.

                          Até porque o sabichão que tem a mania que sabe de tudo e não respeita a opinião dos outros existe em todas as gerações.
                          Eh pá... que idade terá o Motronic??

                          Comentário


                            #14
                            É verdade. Apesar de ter apenas 19 anos muito aprendi neste forum, tanto a nível técnico automóvel, como socialmente e apesar de não participar em grande parte dos tópicos que sigo, lei-os e vejo a falta de educação perante opiniões diferentes da sua. Muitas vezes evito postar a minha opinião pois acho que nem vale a pena atear a fogueira, principalmente a nível político (para não falar da guerra entre marcas, sempre sem nexo), onde maioria dos posts são ataques, ou "gozos" sem fundamento nenhum. Gosto de politica, gosto de discutir com pessoas que saibam respeitar a opinião de cada um, contrariando quando não concorda mas com fundamentos, e educadamente. No entanto, parece-me impossivel aqui

                            Como um user aqui disse, isto acontece pois não estamos frente a frente, não é preciso ter respeito para carregar no "Submit Reply", e mesmo que o comentário não seja aceita pelos e seja ofensivo, não há problema porque nunca ninguém vai saber que é.

                            E sim a sociedade está a degradar-se gradualmente, falta o respeito com os outros eu vejo a relação dos alunos (universitários) com alguns professores...enfim, até tenho vergonha. Mas isto fomos nós que criámos, com a igualdade entre todos, veio também a falta da distância que tínhamos com quem era mais velho, o que fazia respeitar. Quis-se que todos tivéssemos os mesmos direitos, porque somos todos iguais, mas no entanto não acontecesse. Se fossemos todos iguais respeitava-mo-nos, mas já vimos que alguns "são mais iguais que outros".

                            Já agora, é um bom tópico.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              O que noto é que os mais jovens são cada vez menos aceitam as opiniões dos mais velhos e mesmo opiniões diferentes das suas, entrando em confrontações desnecessárias e absurdas, algumas delas quase roçando o insulto gratuito.
                              Tem-se visto muitos "putos" a acharem-se donos da verdade sem terem a mínima ideia ou conhecimento pratico do que estão a discutir.

                              e o vice versa também existe muito aqui....

                              Comentário


                                #16
                                Bom tópico!
                                Eu sou mais ou menos como o RicardoHdi. Entrei aqui com 19 anos e hoje estou com 26 e a minha postura mudou bastante, se bem que sempre fui calmo.
                                Não sei se tem a ver com o conflito geracional ( não tenho reparado bem na data de registo dos users ), mas tenho reparado que anda tudo muito ríspido por aqui. Deve ter a ver concerteza com o clima de stress e mal estar da sociedade em geral devido aos tempos em que vivemos.
                                No outro dia parecia que tinha mel, em cada tópico que entrava começava a ler e pimba, discussão. Depois já há muita marcação entre users e mesmo que o tópico não tenha nada a ver, basta uma fagulhazinha e lá vai, mais discussão! Andam todos muito sensíveis, ou sei lá, não conseguem ler uma opinião diferente das suas que entram logo em confrontação! Relax pessoal!
                                Tópicos de política então é para esquecer.
                                Xanax para grupos não há?


                                P.S. - Atenção, os tópicos do futebol são um mundo diferente! Como alguns dizem é só para os mais básicos. Lá aquilo está sempre em lume brando, mas pode a qualquer momento pegar fogo! Mas isso sempre foi assim. E é só lá que marco os useres! Ás vezes tou a ler vejo logo, "olha o fanático do FCP, olha o sportinguista" etc etc... Porém às vezes, quando mete users mais velhos conseguem-se ter discussões com "mais elevação" digamos assim do que em tópicos de carros/política.

                                Comentário


                                  #17
                                  Claro que existe conflito geracional. A partir de o momento que um user de 16 anos discute uma qualquer temática com um user de 36 por exemplo é natural existirem mais divergências de opinião do que semelhanças. Faz parte do processo. O importante é saber gerir essas diferenças de opinião sem cair no facilitismo do insulto nem na presunção de verdades absolutas...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                    O que noto é que os mais jovens são cada vez menos aceitam as opiniões dos mais velhos e mesmo opiniões diferentes das suas, entrando em confrontações desnecessárias e absurdas, algumas delas quase roçando o insulto gratuito.
                                    Tem-se visto muitos "putos" a acharem-se donos da verdade sem terem a mínima ideia ou conhecimento pratico do que estão a discutir.
                                    Eu acho que vê-se mais o contrário. Users já com idade (relativamente) avançada que depois têm atitudes que nem putos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu acho é que há um conflito EDUCACIONAL, e nem tanto de gerações... Avaliando pela má educação que acontece por este, e outros fóruns, a quantidade de heróis do teclado, que na realidade são pessoas altamente frustradas na vida real, é que gera os conflitos, que, cara-a-cara não existiriam, ou existiriam em situações muito pontuais.
                                      Editado pela última vez por Texuga; 16 May 2011, 15:50. Razão: Erro ortográfico

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                                        Eu acho é que há um conflito EDUCACIONAL, e nem tanto de gerações... Avaliando pela má educação que acontece por este, e outros fóruns, a quantidade de heróis do teclado, que na realidade são pessoas altamente frustradas na vida real, é que gera os conflitos, que, cara-a-cara não existiriam, ou existiriam em situações muito pontuais.
                                        Concordo. É mais uma falta de respeito e educação do que conflito geracional.

                                        Embora possam haver diferentes ideias embutidas em diferentes faixas etárias, respeito pelos argumentos dos outros e espírito aberto levam a não conflito grosseiro de ideias.

                                        Mas isto é difícil de gerir, porque é sempre muito mais fácil impormos o argumento errado e o certo do que o argumento mais correcto do menos correcto.

                                        É muito mais fácil partir para o insulto quando alguém não aceita as nossas opiniões do que tentá-las mudar com argumentos.

                                        É que também existe algumas pessoas que não iram mudar

                                        Comentário


                                          #21
                                          Há putos com mania e sem respeito, mas também há pessoal mais velho nas mesmas condições..

                                          Aliás o que não falta são pessoas que pensam que por serem mais velhas, não podem aprender nada de alguém mais novo..

                                          Penso que um factor que também influencia este fórum é o nº de posts de cada user, e a sua data de registo.. Aqui, tal como na sociedade lá fora, o status que advém de questões superficiais é sobre-valorizado

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Pazu Ver Post
                                            Há putos com mania e sem respeito, mas também há pessoal mais velho nas mesmas condições..

                                            Aliás o que não falta são pessoas que pensam que por serem mais velhas, não podem aprender nada de alguém mais novo..

                                            Penso que um factor que também influencia este fórum é o nº de posts de cada user, e a sua data de registo.. Aqui, tal como na sociedade lá fora, o status que advém de questões superficiais é sobre-valorizado
                                            Gosto!

                                            Comentário


                                              #23
                                              O chamado conflito de gerações é uma fenómeno registado desde tempos imemoriais e seria estranho que não existisse também aqui no fórum, que é feito por gente!

                                              Na verdade, o leque etário tem alguma dimensão e, naturalmente, as vivências distribuem-se entre mais novos e menos novos, umas vezes em função da idade, outras em função das experiências vivenciadas, outras vezes de ambas as fontes!

                                              A mania de que só nos é que temos razão, muito frequente por terras lusas, transversa as idades e, como é evidente, isso não pode ser interpretado como uma "guerra de gerações", mas, quiçá, como um dos "elementos do tipo" de um povo!

                                              É claro que há sempre aqueles indivíduos que, sempre que podem, parecem fazer questão de ficar a dever algo tanto à correcção como à educação. Mas também é por demais evidente que se os respectivos progenitores os não souberam educar com a firmeza adequada não são, depois, os outros que o irão fazer!...

                                              De resto, e "medidas as devidas distâncias", o conflito de gerações não só é normal como necessário, pois dele sairá a filosofia de vida da geração seguinte, seja lá ela qual for e por muito que desagrade à geração anterior!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Existe é conflito de gente parva...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Meia-idade é quando você pára de criticar os mais velhos e começa a criticar os mais novos.
                                                  Laurence Peter

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                    Já agora, o ter carta de condução e fazer IRS continua a ser "curto" em muitas situações.

                                                    Se alguém trabalhar e tiver a carta, mas estiver ainda a morar em casa dos pais sem saber o que é pagar uma factura de água, electricidade (...), facilmente tem uma visão muito mais romântica de determinados assuntos do que quem já foi obrigado a assentar os pés no chão e safar-se sozinho na sua "vidinha".

                                                    E digo isto tendo passado também por esse mesmo período em que era "independente" só porque trabalhava e pagava o meu carro e despesas com ele, cigarros e cafés...
                                                    Mesmo esses exemplos, para mim são de forma alguma, sinónimo de saber o que é a vida. Haja quem receba agora até o dobro das contas, porque não teve a consciência que se tivesse pago antes ficaria-se pelas metades. Então, eu posso-te argumentar que tenho muitas contas para pagar... e isso faz-me de mim alguém maturo? Pelo contrário, para mim uma pessoa revela-se é pelo que é...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Nós ocidentais não valorizamos tanto a sabedoria dos mais velhos como, em minha opinião, deviamos. Por outro lado a noção de respeito tem-se vindo a diluir muito nos últimos tempos.

                                                      Isto misturado com o facto de que tipicamente, os putos tem a mania que são expertos e que sabem tudo e os cotas não têm muita paciência para isto ....
                                                      Isto é sempre um pau de dois bicos...

                                                      Os velhos invejam a saúde e vigor dos moços, estes não invejam o juízo e a prudência dos velhos: uns conhecem o que perderam, os outros desconhecem o que lhes falta.
                                                      Marquês de Maricá
                                                      Editado pela última vez por nunomplopes; 17 May 2011, 05:52.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Bom tópico, Pastis.
                                                        O conflito de visões é sempre salutar porque evidencia diferenças de opinião que fazem evoluir ideias e conceitos. Porém, é complicado adivinhar-se a idade dos users, porque por vezes estamos a falar com adultos que parecem putos e outras a falar com menores que parecem muito vividos e respeitadores. Aliás, o respeito e a educação são aquilo que mais prezo tanto neste espaço como na vida, mas infelizmente é algo que vai rareando nos nossos dias.

                                                        Mas as pessoas continuam a confundir liberdade com libertinagem. E quando a diferença entre estes conceitos não é ensinada em casa, também não será aqui que iremos conseguir meter na cabeça de algumas pessoas, tenham elas a idade que tiverem.

                                                        Porém, olhando para uma realidade onde tanta miudagem insulta e pontapeia os pais, não é difícil reconhecer que hoje em dia o respeito pelo mais velhos quase não existe. Mas a culpa é dos pais que não sabem educar e que também não respeitam nem valorizam os seus próprios “velhos” que abandonam em qualquer lugar como se não tivessem qualquer préstimo. Uma sociedade cada vez mais sem valores.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Sem conflito não há evolução.

                                                          De resto, é comum e saudável o conflito geracional. Aliás, sempre se ouviu dizer chavões como "no meu tempo é que era", "os jovens são mal educados" ou "esta sociedade não tem valores"!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                            Eh pá... que idade terá o Motronic??
                                                            Uma pergunta à espera de resposta a muito



                                                            Bem quanto a mim, entrei aqui no estaminé com 15/16 anos, tenho hoje 20, e nunca desrespeitei opiniao de ninguem mais velho, posso concordar ou nao mas nao tenho o habito de ser arrogante para com os mais velhos, antes pelo contrario, respeito a sua opiniao porque a experiencia que tem é muito maior que a minha principalmente em termos de conduçao e experiencia com carros.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X