Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mais de 100 jovens processaram pais para continuar a receber pensão

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Mais de 100 jovens processaram pais para continuar a receber pensão

    Mais de 100 jovens processaram pais para continuar a receber pensão



    Em 2010, mais de 100 jovens processaram os pais para continuarem a receber a pensão de alimentos. O direito à pensão cessa aos 18 anos e muitos jovens são incitados - especialmente pelas mães - a ir a tribunal pedir a continuidade do apoio, avança o Diário de Notícias.

    O número de jovens que abre processos contra os pais para continuar a receber pensão de alimentos não pára de aumentar. Em 2008, o número situava-se nos 71, contra os 99 em 2009 e os 103 no ano passado.

    Ao atingir a maioridade, o direito à pensão de alimentos em casos de jovens com os pais separados acaba. A excepção ocorre se, até aos 18 anos, o jovem não tiver formação profissional completa. Nestes casos, o tribunal pode obrigar os pais a continuar a pagar a pensão.

    A conjuntura portuguesa e o facto de os jovens saírem cada vez mais tarde de casa dos pais, são factores que propiciam o aparecimento de processos deste género. Em média, 41,3% dos jovens entre os 25 e os 34 ainda vivem com os pais.

    http://www.ionline.pt/mobile/123486-...receber-pensao
    Comentários?

    #2
    Não estou a ver o problema de ambos continuarem a participar na educação dos filhos até que este atinja o grau de formação pretendido. (obvio que há limites)

    É censurável serem instigados pelas mães (ou pais), mas também é bastante censurável o outro progenitor demitir-se de parte da sua função.

    Comentário


      #3
      Vão mas é trabalhar! Parasitas!


















      (Ah, não há trabalho?? Pois... )

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
        Comentários?

        Acho bem! Lá porque fizeram 18 anos não significa que acabem as despesas. Muito pelo contrário.
        Primeiro ano de faculdade, muitas vezes fora da terra natal, continuam a comer, a vestir, a calçar and so on!

        Comentário


          #5
          É uma falsa notícia.

          Como td a gente sabe esse casos metem sempre divórcios pelo meio.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Vão mas é trabalhar! Parasitas!


            (Ah, não há trabalho?? Pois... )
            Espero que seja brincadeira!

            Trabalho até há, mas 18 anos ainda é tempo de estudar!

            Comentário


              #7
              Só se for assim. Porque quando ouvi hoje na Antena1 fiquei a pensar:" um jovem mete os pais em tribunal para estes lhe darem pensão de alimentos? Com que objectivo?"
              É que os pais estando divorciados entendo por que razão poderam continuar a receber.
              É que não me estou a ver a processar os meus pais para que eles me paguem uma pensão

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                É uma falsa notícia.

                Como td a gente sabe esse casos metem sempre divórcios pelo meio.
                Sim, mas a noticia é sobre isso mesmo! Pais divorciados e obrigação de pensão de alimentos!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por LIC Ver Post
                  Só se for assim. Porque quando ouvi hoje na Antena1 fiquei a pensar:" um jovem mete os pais em tribunal para estes lhe darem pensão de alimentos? Com que objectivo?"
                  É que os pais estando divorciados entendo por que razão poderam continuar a receber.
                  É que não me estou a ver a processar os meus pais para que eles me paguem uma pensão
                  A situação está prevista na lei, e só chega a esta situação quando não há acordo para o montante da pensão a dar pelo progenitor, ou então recusa por parte deste.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                    Sim, mas a noticia é sobre isso mesmo! Pais divorciados e obrigação de pensão de alimentos!
                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                    A situação está prevista na lei, e só chega a esta situação quando não há acordo para o montante da pensão a dar pelo progenitor, ou então recusa por parte deste.
                    Obrigado É que pela maneira que a notícia é dada parece uma coisa do outro mundo

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                      É uma falsa notícia.

                      Como td a gente sabe esse casos metem sempre divórcios pelo meio.

                      Nem mais. O titulo da noticia tal como tem estado a ser noticiado nas rádios e de manhã na TV leva a falsas interpretações.

                      O problema aqui é maior do que aparenta, na grande maioria dos casos já existiam valores em divida que teriam de ser reclamados em tribunal pela Mãe (que é quem na maioria fica com os filhos a cargo) e a partir dos 18 caso existam valores em dívida é o filho a reclamar.
                      Claro que uns Pais que se assumam como tal e que se entendam no que lhes restou de um casamento, que são os filhos e a sua educação, não irão virar-lhes as costas numa altura em que a maioria estará na faculdade e as despesas são bem superiores ao que eram antes.

                      Qualquer outra interpretação que os orgãos de comunicação estejam a tentar dar a esta noticia, nem merece comentários

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                        É uma falsa notícia.

                        Como td a gente sabe esse casos metem sempre divórcios pelo meio.
                        Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                        Sim, mas a noticia é sobre isso mesmo! Pais divorciados e obrigação de pensão de alimentos!
                        Ora bem. Ser pai ou mãe não é apenas até aos 18 anos do filho...

                        É sempre. Triste mentalidade, quando um tribunal tem de intervir para obrigar o pai/mãe a participar na educação/alimentação etc de um filho...

                        Comentário


                          #13
                          Acho muito bem. Se os filhos continuam a estudar, só tem é de contribuir e mesmo que não continuem a responsabilidade de um pai não cessa aos 18. (Excluem-se os casos dos mandriões)

                          Eu toda a minha vida tive (teve a minha mãe) problemas com a pessoa que "plantou a sementinha" na minha mãe, pelo que, este tipo de noticias mete-me asco.

                          Comentário


                            #14
                            É uma falsa noticia, apenas para vender jornais......

                            no entanto, é sobre um tema que me custa a compreender...

                            Nunca na vida eu poria os meus pais em tribunal, e nunca na vida eu deixaria de participar na educação dos meus filhos.

                            Os meus pais fizeram sacrificios enormes para que eu pudesse ter uma vida e uma educação minimamente decente. Durante anos não tiraram férias, a minha mãe teve 2 empregos, etc... obviamente que cheguei aos 18 anos, entrei para a faculdade (tive de ir para a privada... ), e tal como eles, sacrifiquei-me, fui trabalhar para ajudar a pagar os meus estudos.. felizmente, hoje em dia, com 24 anos, posso dizer que sou um felizardo, e que esses sacrifícios todos valeram a pena, tenho um bom emprego, estável e com um ordenado acima da média... no entanto, caso um dia esse ordenado não seja suficiente, tal como os meus pais, vou fazer todos os sacrifícios que puder para dar aos meus filhos a melhor vida e educação que conseguir, e esperar que eles tenham a mesma sorte que eu.

                            No entanto, tenho bastantes amigos em que vejo precisamente o contrário, divorciam-se e os putos que se lixem.... não compreendo.... sinceramente....

                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                            Vão mas é trabalhar! Parasitas!

                            (Ah, não há trabalho?? Pois... )
                            Amigo, para jovens de 18 anos, a estudar, trabalho é o que há mais por aí.... part-times em call-centers, super-mercados, etc, não faltam... e para ajudar a pagar os estudos, é mais que suficiente... ah, espera, os copos são mais divertidos....
                            Editado pela última vez por point; 16 May 2011, 12:22.

                            Comentário


                              #15
                              Antes de mais não me parece que um teen de 18-19 anos tenha "bagagem emocional" para meter os pais em tribunal. Mas posso estar enganado e desactualizado da realidade...
                              Portanto parece-me que será mais um dos progenitores a assegurar que o jovem entra com o processo em tribunal contra o outro progenitor, o que é sempre de lamentar: utilizar os filhos para atingir determinados fins em vez de se sentarem a conversar civilizadamente.

                              Sou absolutamente de acordo que ambos os progenitores continuem a ajudar os filhos desde que estes se mostrem interessados em evoluir e mostrem esforço e não queiram as coisas de "mão beijada".

                              No caso de divorcios litigiosos em que a mãe/pai (mais a mãe) consegue acordos fantasticos em que o outro progenitor apenas vê o miudo umas horas ao fim de semana e muitas vezes quase em vão de escada...se não podem participar no crescimento do filho, na minha opinião não tem nada que pagar pensões significativas. Pai não é só quem engravida, é também quem pode participar no desenvolvimento dos filhos.
                              Se se demitem dessa responsabilidade por vontade própria, então devem ser obrigados a fazê-lo.

                              Comentário


                                #16
                                A complexidade destes casos vai muito além da bruma. De facto existem imensos casos de progenitores que não sabem o que é serem pais. Ambos vêm o filho como um fardo e só se preocupam com as despesas.

                                Depois existe a realidade incontornável que criar um filho acarreta despesa, e muitos pais depois do divórcio acobardam-se das suas responsabilidades deixando tudo sobre os ombros da mãe que tem de criar o filho e açambarcar com as despesas. Depois, quando o filho está criado, lá aparecem saudosistas e orgulhosos do seu rebento, não tendo contribuído com a ponta de um chavo no seu acompanhamento.

                                Também acontece demasiadas vezes o contrário. A mãe acha que o filho é sua pertença porque lhe foi dada a guarda e que ao pai só lhe resta o papel de contribuir com a pensão de alimentos, como se o filho repentinamente se tornasse órfão de pai vivo. Ou seja, pai para umas coisas e um estranho para outras.

                                Há também aqueles que acham que a obrigação de um pai fica-se até os filhos atingirem a maioridade, esquecendo-se que quem é pai, é pai ontem, hoje e sempre, e não para as ocasiões.
                                Ainda há demasiada gente que não sabe distinguir «pai» de «progenitor» e depois acontecem todo o género de conflitos onde os filhos acabam por ser os que menos interessam – uns joguetes.

                                Comentário


                                  #17
                                  Independentemente dos comentários que terei contra mim, vou dar a minha opinião, já que possivelmente serei mais um a juntar a esse número, que até me parece bastante pequeno.

                                  Normalmente não me exponho tanto ao fórum, mas desta vez sinto que o tenho de fazer.

                                  Desde o divórcio dos meus pais iniciado por casos de violência doméstica, os quais fui testemunhar, que a relação com o meu pai não tem sido grande coisa, ou melhor, nem sequer existe. E desde aí, possivelmente como vingança de ter testemunhado contra ele, que o meu pai faz de tudo para reduzir ao máximo as despesas comigo, limitando-se apenas ao obrigatório por lei. Por esse motivo, conto já que aos 18 anos fará novamente de tudo para não pagar absolutamente nada.

                                  E agora, vão-me mandar trabalhar? Até que ponto sou culpado e será justo "pagar" pelo divórcio dos meus pais? Onde vou desencantar $ para as despesas que terei quando for estudar para fora de casa? Trabalhar? Terei de ser trabalhador-estudante, abdicando de muito tempo de estudo e do meu rendimento escolar, quando o meu pai tem todas as condições para continuar a pagar a P.A.? Ganhem juízo! Esses comentários metem-me nojo, pois é mesmo de quem nem sequer se consegue imaginar numa situação dessas, pois limita-se a comparar com a sua relação que tem com os seus pais... Nem todos os pais são preocupados, nem todos os pais vos ligam no vosso dia de anos, nem todos os pais vos dizem "olá" quando vos vêem, irra!
                                  Editado pela última vez por Psittacus; 16 May 2011, 19:54.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                    Independentemente dos comentários que terei contra mim, vou dar a minha opinião, já que possivelmente serei mais um a juntar a esse número, que até me parece bastante pequeno.

                                    Normalmente não me exponho tanto ao fórum, mas desta vez sinto que o tenho de fazer.

                                    Desde o divórcio dos meus pais iniciado por casos de violência doméstica, os quais fui testemunhar, que a relação com o meu pai não tem sido grande coisa, ou melhor, nem sequer existe. E desde aí, possivelmente como vingança de ter testemunhado contra ele, que o meu pai faz de tudo para reduzir ao máximo as despesas comigo, limitando-se apenas ao obrigatório por lei. Por esse motivo, conto já que aos 18 anos fará novamente de tudo para não pagar absolutamente nada.

                                    E agora, vão-me mandar trabalhar? Até que ponto sou culpado e será justo "pagar" pelo divórcio dos meus pais? Onde vou desencantar $ para as despesas que terei quando for estudar para fora de casa? Trabalhar? Terei de ser trabalhador-estudante, abdicando de muito tempo de estudo e do meu rendimento escolar, quando o meu pai tem todas as condições para continuar a pagar a P.A.? Ganhem juízo! Esses comentários metem-me nojo, pois é mesmo de quem nem sequer se consegue imaginar numa situação dessas, pois limita-se a comparar com a sua relação que tem com os seus pais... Nem todos os pais são preocupados, nem todos os pais vos ligam no vosso dia de anos, nem todos os pais vos dizem "olá" quando vos vêem, irra!
                                    O teu pai tem que continuar a pagar a pensão de alimentos depois dos 18 anos desde que estejas a estudar.

                                    Eu tive o prazer de não conviver com o meu pai. Mesmo assim, ia passando para o outro lado sem ter pago tudo o que devia de há muito tempo acumulado.

                                    Mas olha que eu li este tópico na diagonal e parece-me que ninguém defendeu o contrário que dizes.

                                    Espero que tenhas força para lidar com essa situação.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                                      O teu pai tem que continuar a pagar a pensão de alimentos depois dos 18 anos desde que estejas a estudar.

                                      Eu tive o prazer de não conviver com o meu pai. Mesmo assim, ia passando para o outro lado sem ter pago tudo o que devia de há muito tempo acumulado.

                                      Mas olha que eu li este tópico na diagonal e parece-me que ninguém defendeu o contrário que dizes.

                                      Espero que tenhas força para lidar com essa situação.
                                      Obrigado

                                      Relativamente aos comentários, estava-me a referir nomeadamente a:

                                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                      Vão mas é trabalhar! Parasitas!
                                      Originalmente Colocado por point Ver Post
                                      Amigo, para jovens de 18 anos, a estudar, trabalho é o que há mais por aí.... part-times em call-centers, super-mercados, etc, não faltam... e para ajudar a pagar os estudos, é mais que suficiente... ah, espera, os copos são mais divertidos....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                        Obrigado

                                        Relativamente aos comentários, estava-me a referir nomeadamente a:

                                        Sim, foi de facto um comentário muitissimo infeliz do Lino!!!! E mesmo depois de ter sido confrontado com isso não se dignou a vir cá explicar-se!!!!!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                          Obrigado

                                          Relativamente aos comentários, estava-me a referir nomeadamente a:

                                          Tal como diz a Merryberry, a grande maioria dos comentários foi no sentido contrário e mesmo o do point também, ele diz até que não percebe como os Pais se "divorciam" dos filhos.
                                          Penso que a resposta seguinte é unicamente uma resposta ao comentário infeliz e até agora único de outro user.
                                          Todos perceberam que nesta noticia há mais do que uma simples pensão de alimentos em falta há a falta de carinho, do abraço, da palavra amiga, etc etc etc, e isso não é a pensão de alimentos que faz esquecer

                                          E parabéns a ti e à tua Mae por terem conseguido sair de uma situação muito dificil que consigam dar a volta bem lá por cima.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                            Antes de mais não me parece que um teen de 18-19 anos tenha "bagagem emocional" para meter os pais em tribunal. Mas posso estar enganado e desactualizado da realidade...
                                            Portanto parece-me que será mais um dos progenitores a assegurar que o jovem entra com o processo em tribunal contra o outro progenitor, o que é sempre de lamentar: utilizar os filhos para atingir determinados fins em vez de se sentarem a conversar civilizadamente.

                                            Sou absolutamente de acordo que ambos os progenitores continuem a ajudar os filhos desde que estes se mostrem interessados em evoluir e mostrem esforço e não queiram as coisas de "mão beijada".

                                            No caso de divorcios litigiosos em que a mãe/pai (mais a mãe) consegue acordos fantasticos em que o outro progenitor apenas vê o miudo umas horas ao fim de semana e muitas vezes quase em vão de escada...se não podem participar no crescimento do filho, na minha opinião não tem nada que pagar pensões significativas. Pai não é só quem engravida, é também quem pode participar no desenvolvimento dos filhos.
                                            Se se demitem dessa responsabilidade por vontade própria, então devem ser obrigados a fazê-lo.
                                            Também conheço casos que são o inverso, pagam as pensões sem reclamar, mas depois não têm interesse em ver os míudos, nem em participar na educação e desenvolvimento deles...

                                            O caso desta notícia já começa a figurar em alguns acordos de divórcio, para prevenir mesmo isto, que os pais se demitam de ajudar os filhos só por estes terem 18 e os acordos deixarem de ter eficácia legal.

                                            A meu ver é uma tristeza, um filho precisar da ajuda de um pai, e estes agarrarem-se as estes acordos para fugirem ás suas obrigações!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Danone Ver Post
                                              Sim, foi de facto um comentário muitissimo infeliz do Lino!!!! E mesmo depois de ter sido confrontado com isso não se dignou a vir cá explicar-se!!!!!!!

                                              Não quero ser advogado do Diabo, MAS, se realmente não existirem outras formas de poder continuar a estudar (Falta de apoio monetário de uma dos Pais), de facto se calhar trabalhar/estudar é sempre uma opção certo?

                                              Eu tinha imensos colegas meus de faculdade que, apesar dos pais viverem juntos, não tinham literalmente forma de poderem pagar as contas aos filhos para estudarem terem uma vida condigna e estes sempre trabalharam, acabaram o curso e são pessoas bem sucedidas!

                                              A necessidade aguça o engenho...

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X