Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é a praxe?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O que é a praxe?

    Boas, falaram-me da praxe aos caloiros, na faculdade, e gostava de saber o que é isso. Consiste em quê? Não sei se existe algum tópico a falar disto, mas pesquisei e não encontrei.

    Cumprimentos

    #2
    vou resumir numa palavra: mer**

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
      vou resumir numa palavra: mer**
      então não sabes mesmo o que é!


      a praxe quando bem feita é a melhor iteracção entre os veteranos e os caloiros!!

      agora quando há abusos não estou de acordo!
      tambem praxei, fui praxado, mas é claro.... gostei mais de praxar e de por os caloiros a encher do que encher como caloiro

      Comentário


        #4
        a resposta óbvia do pessoal dos atrasados de traje que se acham superiores quando envergam a vestimenta

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
          a resposta óbvia do pessoal dos atrasados de traje que se acham superiores quando envergam a vestimenta
          Olha eu fui praxado, trajei muitas vezes e nunca praxei ninguém.

          Há pessoas que não nasceram com espírito académico... paciência. Não é preciso é insultar os outros!

          Comentário


            #6
            ainda me hão-de explicar porque raio um gajo que está no mesmo barco que eu, ou seja, ainda não acabou o curso, tem de tão especial para ser dux, veterano ou o raio que o parta

            Comentário


              #7
              Praxe é orgulho, praxe é dedicação, praxe é parvalheira, praxe é união, praxe é solidariedade, praxe é honra, praxe é... sei lá indescritível só quem a vive é que sabe do que falo...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                a resposta óbvia do pessoal dos atrasados de traje que se acham superiores quando envergam a vestimenta
                Alguma vez foste a uma praxe? Tens algum trauma com os gajos de traje? Lol.. Mania de meter tudo ao mesmo saco.

                As praxes variam de faculdade para faculdade. Passas por coisas boas e menos boas, como em tudo na vida. Concordo que em certos sítios poderá haver abusos, mas não vamos generalizar. Quando bem feita, é possível viver lá bons momentos.

                Só te digo uma coisa, não vás por aqueles que nunca lá meteram os pés e dizem "aquilo é uma m*#%&". Vai lá tu e tira as tuas próprias conclusões.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                  vou resumir numa palavra: mer**
                  Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                  então não sabes mesmo o que é!


                  a praxe quando bem feita é a melhor iteracção entre os veteranos e os caloiros!!

                  agora quando há abusos não estou de acordo!
                  tambem praxei, fui praxado, mas é claro.... gostei mais de praxar e de por os caloiros a encher do que encher como caloiro
                  Abusos? Como assim?

                  Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                  Praxe é orgulho, praxe é dedicação, praxe é parvalheira, praxe é união, praxe é solidariedade, praxe é honra, praxe é... sei lá indescritível só quem a vive é que sabe do que falo...
                  Sim, mas o que é? É suposto fazer-se o quê?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por DaNieL77 Ver Post
                    Alguma vez foste a uma praxe? Tens algum trauma com os gajos de traje? Lol.. Mania de meter tudo ao mesmo saco.

                    As praxes variam de faculdade para faculdade. Passas por coisas boas e menos boas, como em tudo na vida. Concordo que em certos sítios poderá haver abusos, mas não vamos generalizar. Quando bem feita, é possível viver lá bons momentos.

                    Só te digo uma coisa, não vás por aqueles que nunca lá meteram os pés e dizem "aquilo é uma m*#%&". Vai lá tu e tira as tuas próprias conclusões.
                    já fui à minha e vendo o que se faz nas outras faculdades até foram bastante porreiros, no entanto a minha opinião mantém-se, só os fracos de espírito fazem certas praxes onde humilham os caloiros

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                      Sim, mas o que é? É suposto fazer-se o quê?
                      o que te mandam, só isso

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                        o que te mandam, só isso
                        Sim, mas mandam fazer que tipo de coisas? E isso é até acabar a faculdade, ou só durante um certo período?
                        Pelo que me disseram pode-se fazer ou não, o que se ganha (ou perde) ao fazer ou deixar de fazer?
                        Desculpem as perguntas todas, mas fiquei curioso para saber o que é.

                        Comentário


                          #13
                          pode ir desde um simples passar de uma colher de café de plástico com a boca à pessoa que está ao teu lado até meteres a cabeça num balde de estrume

                          e depois há o que eu mais vejo em lisboa, que é o rabiscar a cara

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                            pode ir desde um simples passar de uma colher de café de plástico com a boca à pessoa que está ao teu lado até meteres a cabeça num balde de estrume

                            e depois há o que eu mais vejo em lisboa, que é o rabiscar a cara
                            Mas qual é o objectivo disso?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                              Mas qual é o objectivo disso?
                              se queres que te diga, não tem objectivo nenhum, já devem vir aí dois ou três "iluminados" a dizer que ficas a conhecer o pessoal do teu curso, ao que eu respondo que se fica a conhecer o pessoal do curso no convívio fora das praxes

                              Comentário


                                #16
                                A união entre os colegas que vão à praxe e os "outros" é BEM diferente. Incomparável!

                                Quem tem traumas com a praxe, pode marcar uma consulta no psiquiatra que só lhes faz bem... Agora falar falaciosamente de algo que não sabem, fica muito mal ;)

                                EU passei pela praxe em duas faculdades diferentes. E uma era peixe, outra era carne. Absolutamente diferentes. Cada uma tinha as suas qualidades e os seus defeitos, mas o facto de passar por diferentes "tipos de praxe", fez-me compreender melhor a praxe, e fez-me crescer um bocadinho mais, mentalmente, e saber que não se deve julgar tudo pelo que se viu no sitio X, ou se ouve da pessoa Y. (Por exemplo, os media só falam de praxe quando algo de mau se passa... É óbvio que o típico telespectador vá ficar com opinião negativa...)

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                  a resposta óbvia do pessoal dos atrasados de traje que se acham superiores quando envergam a vestimenta
                                  Ainda bem que tu não te achas superior aos outros..

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                    se queres que te diga, não tem objectivo nenhum, já devem vir aí dois ou três "iluminados" a dizer que ficas a conhecer o pessoal do teu curso, ao que eu respondo que se fica a conhecer o pessoal do curso no convívio fora das praxes
                                    Então, se uma pessoa quiser, pode não fazer a praxe, certo? Mas como disse antes, quais as vantagens ou desvantagens de fazer ou não?

                                    Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
                                    A união entre os colegas que vão à praxe e os "outros" é BEM diferente. Incomparável!

                                    Quem tem traumas com a praxe, pode marcar uma consulta no psiquiatra que só lhes faz bem... Agora falar falaciosamente de algo que não sabem, fica muito mal ;)

                                    EU passei pela praxe em duas faculdades diferentes. E uma era peixe, outra era carne. Absolutamente diferentes. Cada uma tinha as suas qualidades e os seus defeitos, mas o facto de passar por diferentes "tipos de praxe", fez-me compreender melhor a praxe, e fez-me crescer um bocadinho mais, mentalmente, e saber que não se deve julgar tudo pelo que se viu no sitio X, ou se ouve da pessoa Y. (Por exemplo, os media só falam de praxe quando algo de mau se passa... É óbvio que o típico telespectador vá ficar com opinião negativa...)
                                    Nunca passei por nenhuma praxe, e ainda me faltam uns anos para passar, mas acho que, união entre as pessoas, pode sempre haver, independentemente de uma determinada prática ou não.

                                    Comentário


                                      #19
                                      não preciso de vestir "uma farda" e envergar uma capa para ser superior, aliás todo esse aparato é claramente para pessoas de mente inferior e com uma necessidade gritante de chamar à atenção ou se auto valorizarem

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                                        Então, se uma pessoa quiser, pode não fazer a praxe, certo? Mas como disse antes, quais as vantagens ou desvantagens de fazer ou não?
                                        podes sair da praxe quando quiseres, se te disserem que não, só tens de te impor, o melhor conselho que te posso dar é, faz a praxe até onde achares que é digno fazer
                                        Editado pela última vez por oXavier; 21 May 2011, 21:45.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                          não preciso de vestir "uma farda" e envergar uma capa para ser superior, aliás todo esse aparato é claramente para pessoas de mente inferior e com uma necessidade gritante de chamar à atenção ou se auto valorizarem
                                          Só está lá quem quer. Todos têm o direito a tomar a sua decisão e serem respeitados por ela. Os teus insultos só me levam a pensar que és tão mau quanto aqueles que usam a praxe para chamar à atenção ou se auto valorizarem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                            podes sair da praxe quando quiseres, se te disserem que não impõe-te, o melhor conselho que te posso dar é, faz a praxe até onde achares que é digno fazer
                                            Ok. Mas quais as vantagens ou desvantagens de fazer ou não? E se sair, o que acontece? Mais uma vez, desculpem tantas perguntas, mas fiquei curioso.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por air Ver Post
                                              Só está lá quem quer. Todos têm o direito a tomar a sua decisão e serem respeitados por ela. Os teus insultos só me levam a pensar que és tão mau quanto aqueles que usam a praxe para chamar à atenção ou se auto valorizarem.
                                              "só lá está quem quer", sim e não. por um lado sim, pois podes sair a qualquer altura basta dizeres, no entanto mesmo dizendo podes ser obrigado a fazer o que querem, é aqui que entra a parte do não, muitos caloiros sentem-se intimidados pelos "veteranos" e continuam a comer e a calar e pelo que se vê, estes sabem bem quem é que vão obrigar a fazer algo, porque levar um enxerto em frente à faculdade inteira não seria algo bonito de se ver

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                                                Boas, falaram-me da praxe aos caloiros, na faculdade, e gostava de saber o que é isso. Consiste em quê? Não sei se existe algum tópico a falar disto, mas pesquisei e não encontrei.

                                                Cumprimentos
                                                Não me importava de ser sempre caloiro!
                                                Acredita que vai ser o melhor ano da tua vida enquanto universitário ;)


                                                Quem critica as praxes são aqueles que nunca souberam bem o que realmente é! São aqueles que pegam num ou outro caso de à meia dúzia de anos para a criticar, mas enfim...não ligues

                                                Já agora,claro que há excepções, mas normalmente, os que costumam ir às praxes são aqueles que no geral se dão melhor com o resto da turma, são mais sociável, conhecem mais gente, ambiente-se melhor com a universidade, colegas, tudo! Sentem mais o espírito académico!
                                                Ficam dezenas e dezenas de histórias por se recordar e todos dizem sempre!"Bons tempos o meu ano de caloiro!"

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por j0hnny Ver Post
                                                  Não me importava de ser sempre caloiro!
                                                  Acredita que vai ser o melhor ano da tua vida enquanto universitário ;)


                                                  Quem critica as praxes são aqueles que nunca souberam bem o que realmente é! São aqueles que pegam num ou outro caso de à meia dúzia de anos para a criticar, mas enfim...não ligues

                                                  Já agora,claro que há excepções, mas normalmente, os que costumam ir às praxes são aqueles que no geral se dão melhor com o resto da turma, são mais sociável, conhecem mais gente, ambiente-se melhor com a universidade, colegas, tudo! Sentem mais o espírito académico!
                                                  Ficam dezenas e dezenas de histórias por se recordar e todos dizem sempre!"Bons tempos o meu ano de caloiro!"
                                                  Sim, mas quais são as vantagens e desvantagens de fazer a praxe ou não?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pior do que a "tradição académica", só mesmo a "importação" de uma tradição para outras zonas do País que NADA têm a ver com ela. Não me parece sequer que a criançada que alinha nestas brincadeiras perceba sequer porque é que o faz, quanto mais saber o significado que tinha outrora na cultura académica portuguesa.
                                                    Hoje, é uma mera analogia aos comportamentos primitivos de jogo de poder e de subserviência oca e cega a elites que não o são, transportada para uma realidade de pseudo-brincadeira que, no fundo, também não o é.
                                                    É uma perda de tempo para jovens que poderiam dedicar esse tempo a actividades bem mais produtivas para eles, para os pais (ou para o Estado) que gastam dinheiro por eles, ou até noutras formas de socialização (já que é isso que apregoam) menos ultrapassadas e demonstrativas de parte da realidade da dinâmica social portuguesa.

                                                    O próprio uso do "traje" não é mais do que uma ostentação de poder e de status (falsos... e ocos, na verdade), muitas vezes, não para os que também frequentam a instituição, mas normalmente, para os que vivem na mesma aldeia (ou "aldeia grande") que quem o usa.
                                                    Editado pela última vez por Oktober; 21 May 2011, 22:00.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por oXavier Ver Post
                                                      "só lá está quem quer", sim e não. por um lado sim, pois podes sair a qualquer altura basta dizeres, no entanto mesmo dizendo podes ser obrigado a fazer o que querem, é aqui que entra a parte do não, muitos caloiros sentem-se intimidados pelos "veteranos" e continuam a comer e a calar e pelo que se vê, estes sabem bem quem é que vão obrigar a fazer algo, porque levar um enxerto em frente à faculdade inteira não seria algo bonito de se ver
                                                      Lá por tu não teres tido a coragem de te teres posto a andar não quer dizer que a praxe esteja mal. O limite do "digno" também varia de pessoa para pessoa. Há abusos é verdade, mas como em tudo, as pessoas só pegam no mau, mesmo que o mau mal exista! Na TV nunca vi falarem do bem das praxes, só aparece quando algo mau acontece e eu acredito que o mau que acontece é muito pequeno comparado com o bem. Mas as pessoas gostam é de ouvir desgraças!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Escrevi um post enorme, enganei-me, e fiquei sem ele

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                                                          Abusos? Como assim?
                                                          ultrapassar os limites do razoável...

                                                          sabemos que os caloiros são a ***** e que não valem nada... mas daí ao que seviu já em algumas faculdades e que veio em algumas faculdades...

                                                          o meu baptismo foi feito numa praia lá levavamos com a nhanha na cabeça e depois água... (as raparigas podiam não ir) estivesse sol ou chuva, frio ou calor... mas daí a torturas...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            se n fores... podes ser olhado meio de lado... eu sempre olhei o pessoal de lado que não foi praxado e o pessoal que criticava a praxe pq sei o que passei nela e o que fiz... está na minha consciência!

                                                            se estás relutante de ir ou não... vai... só tens sebentas e resumos a ganhar !!!!!

                                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                            ... Há abusos é verdade, mas como em tudo, as pessoas só pegam no mau, mesmo que o mau mal exista! Na TV nunca vi falarem do bem das praxes, só aparece quando algo mau acontece e eu acredito que o mau que acontece é muito pequeno comparado com o bem. Mas as pessoas gostam é de ouvir desgraças!
                                                            na tv não passa o lado bom... na minha faculdade havia um peixe num lago em que nos punhamos o pessoal atras do peixe... isto tem mal?

                                                            fazer umas pinturas na cara... saber de onde o pessoal vem e tal... até era nice... aquilo saia com acetona... a mim pedi para se quisessem pintar com verniz fosse só as unhas pq tinha alergias... mas *****am... e andei fdd dos dedos uns dias ainda assim epah... que se lixe... tb pintei...
                                                            Editado pela última vez por GJP; 21 May 2011, 22:06.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X