Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Hipocondríaco. Mania das doenças? Desespero?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Saúde Hipocondríaco. Mania das doenças? Desespero?

    Ser hipocondríaco é perder momentos bastante saudáveis na nossa vida. É criar rotinas para o nosso bem mental, criar falsas ideias mentais sobre o que nos rodeia, é desespero, ansiedade, ataques de pânico e pior que tudo, sintomas físicos e psicológicos criados pelo nosso estado mental.

    Sim sou hipocondríaco e detesto viver obcecado com as doenças, viver consoante o que a minha mente me ordena fazer. Alguem aqui tambem o é, ou conhece alguem que seja, que posso partilhar dicas de como minimizar este "estado de espírito"? Ainda hoje as 4.30 da manha, fui directo ao hospital devido simplesmente no trabalho ter mandado uma cabeçada num pilar de um carro (trabalho na produção automóvel). O meu pensamento disse-me logo "atenção que estás com dor de cabeça, vais ter um traumatismo craniano" simplesmente tentei remover esse pensamento da cabeça, mas nada feito entao rumo ao hospital. Lá fui e tava tanta gente que nao fui atendido e vim para casa. Resultado, fiquei com outra mania na cabeça --> e se eu apanho gastroenterite por ter ido ao hospital? (estavam lá algumas pessoas com gastroenterite) e aqui estou eu a tentar esquecer estes momentos para seguir a minha vida descontraído.

    Assim vivo eu desde os meus 12 anos, e já la vão 10 anos sempre com este "estado de espírito". Cada vez me sinto mais fraco para combater esta doença. Já recorri a psicólogos que nada fizeram a não ser comer o meu dinheiro e a tentar abrir o meu cérebro para me retirarem estas ideias, mas nada feito.

    Isto foi mais ao geito de desabafo, pois neste momento caí naquele abismo em que os próximos 2 ou 3 dias vão ser a pensar nos sintomas que me vão acompanhar devido ao possível traumatismo que imaginei e á gastroenterite que poderei apanhar como diz o outro "bela mer**"

    PS: Apesar de saber que vocês são porreiros, peço que não "gozem" com esta situação, pois para nós hipocondríaco, depressivos ou outro estado mental alterado, custa bastante falar destas coisas, muito mais admitir aquilo pelo que estamos a passar.
    Ficheiros anexados
    Editado pela última vez por lviegas; 27 May 2011, 10:24.

    #2
    Viva
    Se calhar precisas da ajuda de um Psiquiatra...ou então, porque não tentas outro psicólogo.


    És hipocondríaco, ou tens uma neurose obsessiva?...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
      Viva
      Se calhar precisas da ajuda de um Psiquiatra...ou então, porque não tentas outro psicólogo.


      És hipocondríaco, ou tens uma neurose obsessiva?...
      Tive a ver o que era neurose obsessiva e é bastante semelhante a uma pessoa hipocondríaca, mas penso que seja mesmo hipocondriaco, a minha mãe tambem o é e geralmente isto vai passando de geração em geração, pelo que os médicos que disseram.

      Já tentei psicologos e a unica coisa que fez com que eu melhora-se foi cipralex, mas aquilo é bastante forte, o desmame custou um pouco.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
        Viva
        Se calhar precisas da ajuda de um Psiquiatra...ou então, porque não tentas outro psicólogo.


        És hipocondríaco, ou tens uma neurose obcessiva?...
        Lol por acaso pensei o mesmo. Hipocondríaco não é um bocado mais ligeiro do que aquilo que estás a descrever?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
          Lol por acaso pensei o mesmo. Hipocondríaco não é um bocado mais ligeiro do que aquilo que estás a descrever?
          Sem malicia, infelizmente existem hipocondriacos piores.

          Um psiquiatra seria a minha aposta para vencer a doenca.

          Comentário


            #6
            Estas condições fascinam me um bocado porque não sendo vitima de uma (acho!) é me bastante dificil perceber como é que o cérebro consegue criar uma ideia que se sobrepõe ao nosso raciocínio lógico. Tu sabes que é estranho ires ao hospital mas não conseguiste deixar de ir.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
              Estas condições fascinam me um bocado porque não sendo vitima de uma (acho!) é me bastante dificil perceber como é que o cérebro consegue criar uma ideia que se sobrepõe ao nosso raciocínio lógico. Tu sabes que é estranho ires ao hospital mas não conseguiste deixar de ir.
              Há uma «força» interna muito forte que te impele a ir...mais forte...bem mais forte do que aquela que racionalmente te diz...não precisas de ir.
              A solução é ir, sob pena de se ficar num stress tal que daí a surgirem problemas no corpo ( e: taquicardia, suores...) é um instante.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                Estas condições fascinam me um bocado porque não sendo vitima de uma (acho!) é me bastante dificil perceber como é que o cérebro consegue criar uma ideia que se sobrepõe ao nosso raciocínio lógico. Tu sabes que é estranho ires ao hospital mas não conseguiste deixar de ir.
                Infezlimente o subconsciente é na maioria das vezes mais forte que o consciente e é uma situação semelhante em muitas condicções em que pela lógica o teu corpo sabe que não está em perigo mas é muito dificil resistir ao desejo intrinseco.

                Eu no teu caso consultava um psiquiatra!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                  Estas condições fascinam me um bocado porque não sendo vitima de uma (acho!) é me bastante dificil perceber como é que o cérebro consegue criar uma ideia que se sobrepõe ao nosso raciocínio lógico. Tu sabes que é estranho ires ao hospital mas não conseguiste deixar de ir.
                  Sim isso mesmo, mesmo sabendo que é estranho lá ir, acabo sempre por ir entupir as urgencias, o que é bastante desagradavel. Graças a isso tenho pavor a hospitais, só la entro quando tenho crises que nao consigo controlar minimamente, até para visitar alguem é com bastante esforço, pois o meu pensamento prende-se com o possibilidade de apanhar algum virus que ande pelo ar

                  Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                  Há uma «força» interna muito forte que te impele a ir...mais forte...bem mais forte do que aquela que racionalmente te diz...não precisas de ir.
                  A solução é ir, sob pena de se ficar num stress tal que daí a surgirem problemas no corpo ( e: taquicardia, suores...) é um instante.
                  Bem forte mesmo, dou por mim a conseguir controlar minimamente o impulso de me deslocar a um hospital ou ir a alguma clinica, mas nesses momentos em que estou quase a controlar aparece taquicardia, enjoos, tonturas, tudo psicologico, que agora eu vejo que sao sintomas psicologicos, mas no momento nao dá para pensar nisso e pensamos algo mais grave. Como disse o cipralex teve um bom resultado, em alguns meses de uso, senti-me outra pessoa sem qualquer sintoma, fazia uma vida normal, mas como é obvio nao pretendo ficar dependente de um anti depressivo.

                  Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                  Eu no teu caso consultava um psiquiatra!
                  Sim acho que vou mesmo seguir o vosso conselho e ir a um psiquiatra. Talvez seja a melhor soluçao.
                  Editado pela última vez por lviegas; 27 May 2011, 16:38.

                  Comentário


                    #10
                    Vai dando notícias...e pede ajuda a um Psiquiatra...

                    Comentário


                      #11
                      Sim é o que vou fazer. Vou ver um bom psiquiatra aqui da zona e ver o que ele me diz.

                      Em breve darei noticias.

                      Thanks por lerem o meu desabafo por assim dizer

                      Comentário


                        #12
                        contando o meu caso, que vale o que vale:


                        Já sofri de ataques de panico e crises de ansiedade, misturados com agorofobia.

                        Tentei psiquiatras, medicação...


                        Sabes como venci as crises?

                        Um passo de cada vez, forçando-me a sair da minha zona de conforto, e borrifando se achava mesmo que estava a morrer com um ataque de coração, que é o que normalmente se pensa quando se está a ter num ataque de panico, acreditamos mesmo que estamos a ter um ataque que nos vai matar naquele instante...


                        Comecei a forçar a coisa, começava com os ataques, e pensava para mim:

                        " Se é verdade que vou ter um ataque e que vou cair aqui morto, que seja, que caia aqui... "

                        " Se tiver de acontecer agora, vou morrer de qualquer maneira, faça muita força a tentar contrariar, nada posso fazer para impedir, por isso que se lixe! "


                        Teve de ser o meu psicológico a vencer o meu psicológico!!


                        Só assim consegui!


                        Mas cada um é como cada qual, tu é que sabes como consegues dar a volta...


                        Uma coisa é certa, estás consciente de que tens um problema, e isso já é meio caminho andado para chegares á solução!!

                        Contraria isso!! Vai tentando pelo menos!! Um passinho de cada vez!! Com calma!

                        Comentário


                          #13
                          Boas, o sintoma de não conseguir controlar um impulso que se reprova é o mesmo do que acontece com um tímido, p.e., e neste caso, mesmo sendo duas coisas diferentes, vou tentar contribuir na mesma pois sei bem o que ele é, ou melhor, foi (o sintoma e a timidez, não o hipocondrismo).

                          Até à pouco tempo eu era um, originado por problemas em casa (ou melhor, "falta de"), não importa para aqui a minha idade, e, como é normal, tinha os sintomas habituais:
                          • Nervozinho todo o santo dia;
                          • Alvo de troça de qualquer pessoa com dois olhos na cara :P ;
                          • Dificuldade de integração, se bem que não considero dificuldade, porque eu não me integrava de todo! :D ;
                          • Auto-estima baixa (sentimento de inferioridade continuado intervalado com um breve de superioridade, ou seja, em que me convencia que era "melhor" que o vizinho do lado em coisas como acabar primeiro uma ficha, por exemplo, e me vangloriava para mim e para outras pessoas duma coisa tão insignificante ede que os outros não iam ser ninguém por terem amigos, sim, era o meu argumento ().
                          • A esmagadora maioria das coisas melhorzinhas que fazia era para "mostrar" e não para mim;
                          • Usava fóruns na Net para me fazer passar pelo que não era (não importa quais) :P;
                          • Etc, enfim, you know what I mean. :D
                          Na tentativa de remendar a porcaria para que contribuiu grandemente, e que continua um bocado igual, "alguém" me tirou a net de casa e pôs-me num psicololololgo (ou melhor, numa) - também não fez nem faz nada, pelo menos a mim.
                          Saí da prisão por mim, porque tirarem-me o refúgio (net) e a necessidade de falar com alguém passou para lá do suportável, comecei a sair e hoje sou um gajo normal (com qualidades, defeitos, e medos "normais"), umas coisas melhores, outras piores, mas a maioria melhor.
                          Btw, bati no vidro e falei com o kpt a meio duns semáforos com pessoal a começar a buzinar atrás - se fosse antigamente...!
                          Saí essencialmente porque percebi que tinha mais medo dos outros que respeito por mim próprio e o que andava a perder - que é o que importa aqui para ti!
                          Vadia por aí, tá com os amigos, mira umas gajas e depois vai para casa e pensa que enquanto pensas nas doenças não pensas nisto, e decide o que preferes (mas leva isto a sério, pá!).
                          Se já o fizeste, ou fazes, então já não sei... : ohnoes: :medo:
                          As melhoras, espero ter ajudado.
                          Cpts.
                          Editado pela última vez por PdC; 28 May 2011, 18:03.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                            contando o meu caso, que vale o que vale:


                            Já sofri de ataques de panico e crises de ansiedade, misturados com agorofobia.

                            Tentei psiquiatras, medicação...


                            Sabes como venci as crises?

                            Um passo de cada vez, forçando-me a sair da minha zona de conforto, e borrifando se achava mesmo que estava a morrer com um ataque de coração, que é o que normalmente se pensa quando se está a ter num ataque de panico, acreditamos mesmo que estamos a ter um ataque que nos vai matar naquele instante...


                            Comecei a forçar a coisa, começava com os ataques, e pensava para mim:

                            " Se é verdade que vou ter um ataque e que vou cair aqui morto, que seja, que caia aqui... "

                            " Se tiver de acontecer agora, vou morrer de qualquer maneira, faça muita força a tentar contrariar, nada posso fazer para impedir, por isso que se lixe! "


                            Teve de ser o meu psicológico a vencer o meu psicológico!!


                            Só assim consegui!


                            Mas cada um é como cada qual, tu é que sabes como consegues dar a volta...


                            Uma coisa é certa, estás consciente de que tens um problema, e isso já é meio caminho andado para chegares á solução!!

                            Contraria isso!! Vai tentando pelo menos!! Um passinho de cada vez!! Com calma!
                            Realmente é uma optima forma de tentar superar isto, possivelmente vou tentar isto. Ja cheguei a pensar fazer voluntariado nos hospitai, como tenho tempo livro pensei nisso, assim combatia o medo de apanhar doenças nos hospitais pois forçava-me a lá entrar.

                            Originalmente Colocado por PdC Ver Post
                            (...)Vadia por aí, tá com os amigos, mira umas gajas e depois vai para casa e pensa que enquanto pensas nas doenças não pensas nisto, e decide o que preferes (mas leva isto a sério, pá!).
                            Aliado ao que disse em cima, poderia juntar essa tua dica. Possivelmente poderá dar efeitos positivos.

                            Obrigado pelas dicas...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                              Aliado ao que disse em cima, poderia juntar essa tua dica. Possivelmente poderá dar efeitos positivos.

                              Obrigado pelas dicas...
                              Tem sempre presente que vale mais um pingo de vontade que mil conselhos - a mudança tem que vir de dentro. : )
                              As melhoras, cpts.

                              Comentário


                                #16
                                O um dos problemas para mim é de estas pessoas pelas constantes visitas irão se tornando mais familiares e os médicos por aí poderão tender desvalorizar os casos, quando que se algumas coisa tiver fundamento de acontecer estes possam minimizar isto.

                                É um pouco como aquela história de um incendiário, vai sempre chamando os bombeiros em falso alarme, mas quando existem mesmo um fogo, estes já não se prestam em ajudar. Pois leva-os a pensar que não passe de mais um...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                                  Realmente é uma optima forma de tentar superar isto, possivelmente vou tentar isto. Ja cheguei a pensar fazer voluntariado nos hospitai, como tenho tempo livro pensei nisso, assim combatia o medo de apanhar doenças nos hospitais pois forçava-me a lá entrar.



                                  Aliado ao que disse em cima, poderia juntar essa tua dica. Possivelmente poderá dar efeitos positivos.

                                  Obrigado pelas dicas...
                                  Pede ajuda a um Psiquiatra e ele que opine se essa será uma boa opção...
                                  Nunca se esqueçam;
                                  Cada caso é um caso!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sim vou ver se segunda feira trato disso. Temos que começar por algum lado ;)

                                    Obrigado

                                    Comentário


                                      #19
                                      O mundo lá fora é que é a terapia para os teus problemas, que é onde ganhas amor próprio a ver os outros fazerem o que querias fazer e não consegues, não é fechado num escritório a falar com alguém!
                                      Estou-me a repetir com a melhor das intenções, sei bem do que falo.
                                      Editado pela última vez por PdC; 28 May 2011, 18:02.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PdC Ver Post
                                        O mundo lá fora é que é a terapia para os teus problemas, que é onde ganhas amor próprio a ver os outros fazerem o que querias fazer e não consegues, não é fechado num escritório a falar com alguém!
                                        Estou-me a repetir com a melhor das intenções, sei bem do que falo.
                                        Por vezes penso assim. Visto ja ter ido a algumas sessões de psicologia, e o que acontece é que eu falo e falo mas a psicóloga não faz nada por assim dizer, só me ouve. Quando eu tenho alguma melhoria, quem fez por isso fui eu, até porque a psicóloga acaba por me dar os parabéns e fica admirada. Mas conselhos dela são raros ou nenhuns.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                                          Por vezes penso assim. Visto ja ter ido a algumas sessões de psicologia, e o que acontece é que eu falo e falo mas a psicóloga não faz nada por assim dizer, só me ouve. Quando eu tenho alguma melhoria, quem fez por isso fui eu, até porque a psicóloga acaba por me dar os parabéns e fica admirada. Mas conselhos dela são raros ou nenhuns.
                                          LOL foi, aliás, é exactamente o que se passa comigo.
                                          A conversa que ela tem comigo é a mesma que qualquer pessoa com dois palmos de testa tem, não precisa de ter habilitações literárias ou ser paga para isso.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Necos, chamado à recepção...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PdC Ver Post
                                              LOL foi, aliás, é exactamente o que se passa comigo.
                                              A conversa que ela tem comigo é a mesma que qualquer pessoa com dois palmos de testa tem, não precisa de ter habilitações literárias ou ser paga para isso.
                                              Já vi que me compreendes

                                              nunomplopes nao me digas que o necos é psicologo...lool

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por lviegas Ver Post
                                                Já vi que me compreendes

                                                nunomplopes nao me digas que o necos é psicologo...lool
                                                Não...
                                                O necos foi ( porque há muito tempo que não o «vejo» por cá) um assumido hipocondríaco.
                                                Relativamente aos Psicólogos...se entendemos que «não estão a fazer nada», o melhor mesmo será escolher outro.
                                                Aliás, a base de uma relação terapêutica é a confiança...mútua.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Bom dia forunistas,
                                                  Pois ca esta mais um "hipocondriaco" ou sera que tenho a tal neurose obsessiva do que o Sansoni mencionou?
                                                  Eu também ando com a vida envenenada desde pequeno, sempre a pensar no pior.
                                                  Eu mal tenho uma alteração no meu organismo, penso logo que pode ser devido a uma doença fatal.
                                                  Ja tive muitas crises de ansiedade, já estive melhor e pior, mas nunca conseguir "matar" o meu problema de vez.
                                                  É raro o dia em que não penso na doença, ainda a semana passada fui fazer exames para despistar uma possível doença.
                                                  Apesar de saber que o meu corpo pode originar sintomas de doenças, eu fico sempre na duvida, e estou sempre a moer cá por dentro.

                                                  Ja agora posso relatar aqui o meu "caso" actual:
                                                  A cerca de um mês, comecei a ter casos de diarreia alternados com prisão de ventre, Passado uns dias fui fazer uma colonoscopia total e só foi detectado um pólipo que foi extraído na hora. De resto o intestino esta bom. Mesmo assim a porcaria da diarreia não passa.
                                                  Isto não deve ser mais de um dos casos de ansiedade porque tenho passado, isto porque na epoca em que os simtoma começaram a aparecer foi mais ou menos na altura em que mudei de cidade (pois é ja não sou de Viana Do Castelo, mas sim de Braga) e mudei de local de trabalho.
                                                  E prontos este é o meu caso actual, que não me sai da cabeça.
                                                  Vou aproveitar este tópico para retirar conselhos úteis.
                                                  Agradeço ao Iviegas por ter tido coragem de lançar o tema

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                                                    Bom dia forunistas,
                                                    Pois ca esta mais um "hipocondriaco" ou sera que tenho a tal neurose obsessiva do que o Sansoni mencionou?
                                                    Eu também ando com a vida envenenada desde pequeno, sempre a pensar no pior.
                                                    Eu mal tenho uma alteração no meu organismo, penso logo que pode ser devido a uma doença fatal.
                                                    Ja tive muitas crises de ansiedade, já estive melhor e pior, mas nunca conseguir "matar" o meu problema de vez.
                                                    É raro o dia em que não penso na doença, ainda a semana passada fui fazer exames para despistar uma possível doença.
                                                    Apesar de saber que o meu corpo pode originar sintomas de doenças, eu fico sempre na duvida, e estou sempre a moer cá por dentro.

                                                    Ja agora posso relatar aqui o meu "caso" actual:
                                                    A cerca de um mês, comecei a ter casos de diarreia alternados com prisão de ventre, Passado uns dias fui fazer uma colonoscopia total e só foi detectado um pólipo que foi extraído na hora. De resto o intestino esta bom. Mesmo assim a porcaria da diarreia não passa.
                                                    Isto não deve ser mais de um dos casos de ansiedade porque tenho passado, isto porque na epoca em que os simtoma começaram a aparecer foi mais ou menos na altura em que mudei de cidade (pois é ja não sou de Viana Do Castelo, mas sim de Braga) e mudei de local de trabalho.
                                                    E prontos este é o meu caso actual, que não me sai da cabeça.
                                                    Vou aproveitar este tópico para retirar conselhos úteis.
                                                    Agradeço ao Iviegas por ter tido coragem de lançar o tema
                                                    Provavelmente mais um caso de ansiedade devido ás mudanças na tua vida.

                                                    Provavelmente a Valeriana pode ajudar a controlar esses níveis de ansiedade.

                                                    Olha lá...e as tuas mulheres como estão?

                                                    Um beijo para elas...já há um tempo que não as «vejo» por cá. LOL

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                                      Provavelmente mais um caso de ansiedade devido ás mudanças na tua vida.

                                                      Provavelmente a Valeriana pode ajudar a controlar esses níveis de ansiedade.

                                                      Olha lá...e as tuas mulheres como estão?
                                                      Um beijo para elas...já há um tempo que não as «vejo» por cá. LOL
                                                      Vou recomeçar a valeriana, pode ser que resulte.
                                                      Em relação as minhas mulheres, a Rosa não tem tido muito tempo para postar aqui, mas assim que a Daniela nascer já vai estar mais disponível ;)
                                                      Estamos em pulgas, para a acolher

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X