Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Estado gastou mais de 19 milhões com aborto legal

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Estado gastou mais de 19 milhões com aborto legal

    Não há mais nada de útil onde aplicar o dinheiro dos nossos impostos ?

    Mais de 57 mil mulheres recorrem à interrupção da gravidez desde a despenalização do aborto.
    A despenalização do aborto em Portugal já custou ao Estado mais de 19,6 milhões de euros. Quatro anos depois da despenalização do aborto, 57.499 mulheres recorreram aos hospitais públicos para fazer uma interrupção voluntária da gravidez (IVG), de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde, divulgados no final de 2010.
    Do total de mulheres que recorreram ao aborto ao abrigo da nova lei, apenas cerca de duas mil o fizeram por conselho do médico - por mal formação do feto, por exemplo - e as restantes 55 mil optaram por interromper a gravidez por decisão própria.
    Números que levam Jorge Branco, coordenador nacional do Programa de Saúde Reprodutiva, a concluir que "se ganhou muito em saúde com a nova lei". O também presidente da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), a maior do país, estima que em três anos e meio (o período analisado pelo Ministério de Ana Jorge) se tenha evitado que quase cinco mil mulheres tenham recorrido ao aborto clandestino.
    Estado gastou mais de 19 milhões com aborto legal | Económico

    #2
    mais vale 19 milhoes em abortos do que em eleiçoões

    Comentário


      #3
      Eu não percebo qual é a celeuma agora com a questão do aborto (levantada pelo PPC).

      Eles que façam outro referendo que eu voto a votar sim e espero que o "sim" volte a ganhar.

      Comentário


        #4
        OK, é melhor fazer abortos em clínicas ilegais, e que não são fiscalizadas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Omega Ver Post
          Não há mais nada de útil onde aplicar o dinheiro dos nossos impostos ?
          Atrevo-me a dizer que o Omega é a favor do aborto, mas não comparticipado, e não contra ele de todo.
          Se não é a opinião dele, pelo menos é a minha, se phodeu paga, com toda a informação que existe hoje em dia não se justificam deslizes, IMHO.
          Editado pela última vez por PdC; 27 May 2011, 18:53.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PdC Ver Post
            Atrevo-me a dizer que o Omega é a favor do aborto, mas não comparticipado, e não contra ele de todo.
            Se não é a opinião dele, pelo menos é a minha, se phodeu paga, com toda a informação que existe hoje em dia não se justificam deslizes, IMHO.
            claro e se fosses uma rapariga que foi violada e engravidou... olha azar...tivesses mais atenta

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PdC Ver Post
              Atrevo-me a dizer que o Omega é a favor do aborto, mas não comparticipado, e não contra ele de todo.
              Se não é a opinião dele, pelo menos é a minha, se phodeu paga, com toda a informação que existe hoje em dia não se justificam deslizes, IMHO.
              Aborto ? Sou contra.

              Mas como vivemos num País livre cada um faz o que entender. E eu respeito. Embora não deixe de dar a minha opinião. Porque estamos num País livre!

              Agora eu preferia que os 19 milhões tivessem sido aplicados por exemplo na assitência aos idosos!

              Comentário


                #8
                Mais vale 19 milhões do que muitos mais no futuro a suportar crianças que não possuem uma estrutura familiar adequada, onde não foram planeados nem desejados.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MerryBerry Ver Post
                  Eu não percebo qual é a celeuma agora com a questão do aborto (levantada pelo PPC).

                  Eles que façam outro referendo que eu voto a votar sim e espero que o "sim" volte a ganhar.
                  Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                  OK, é melhor fazer abortos em clínicas ilegais, e que não são fiscalizadas.
                  Esses argumentos valem para tudo.

                  Mais de 250 mulheres que interromperam a gravidez em 2010 tinham feito três ou mais abortos anteriormente e, destas, quatro já tinham abortado mais de dez vezes, de acordo com um relatório da Direcção Geral de Saúde (DGS)

                  Abortos: 97% das interrupções por opção da mulher - Saúde - Correio da Manhã
                  Isto é que tem de ser visto e analisado.

                  Qualquer contribuinte deveria sentir-se roubado com lei do aborto tal e qual como está.

                  Mas já se sabe... É mais uma lei à PS, agradar a toda a gente, tudo muito bonito mas rigor e competência sempre a um nível medíocre.

                  Uma mulher que aborta 2 vezes (vá, 3 vezes para não chocar os mais extremistas) não sofre de mal nenhum a não ser o de irresponsabilidade compulsiva, doença mental e desconhecimento total da história da cegonha que vem com um bebé numa cesta vinda de Paris.

                  Comentário


                    #10
                    e então? é o país em que vivemos,noticias dessas não me chocam,é óbvio que preferia que os 19 milhoes fossem mais bem gastos nem que fosse em fiscalizações..mas como disse é melhor gastar 19 milhoes de euros em abortos que em campanhas eleitorais

                    Comentário


                      #11
                      Mas o que é que tem a ver o aborto com campanhas eleitorais??

                      O que interessa é que o estado gastou um valor astronómico a financiar, em grande parte, a irresponsabilidade de muita gente e a financiar um "processo" que dividiu a população em praticamente metades iguais. E essa metade pagou por igual tudo isto.

                      Vocês dizem que é melhor gastar esse dinheiro no aborto do que em campanhas eleitorais. E eu digo que preferia que me dessem um Porsche do que gastar onde foi gasto. Simples. (não tem nada a ver, nem Porsche, nem campanha eleitoral)

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                        Esses argumentos valem para tudo.



                        Isto é que tem de ser visto e analisado.

                        Qualquer contribuinte deveria sentir-se roubado com lei do aborto tal e qual como está.

                        Mas já se sabe... É mais uma lei à PS, agradar a toda a gente, tudo muito bonito mas rigor e competência sempre a um nível medíocre.

                        Uma mulher que aborta 2 vezes (vá, 3 vezes para não chocar os mais extremistas) não sofre de mal nenhum a não ser o de irresponsabilidade compulsiva, doença mental e desconhecimento total da história da cegonha que vem com um bebé numa cesta vinda de Paris.
                        Não concordo com a parte a bold. Uma lei, como tudo na vida, tem sempre espaço a melhorias. Muitas vezes temos é um povo com falta de bom senso e chico-esperto, que arranja sempre maneira de contornar o sistema.

                        Aposto que se te dessem a ti a possibilidade de fazer a lei, daqui a 1 ano apareciam algumas queixas e algumas fugas ao sistema.

                        Não podemos culpar o PS (ou os políticos) de tudo, quando temos um povo que precisa de 1 polícia por cidadão!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Panike Ver Post
                          claro e se fosses uma rapariga que foi violada e engravidou... olha azar...tivesses mais atenta
                          alguém anda enganado...

                          o aborto nessas condições já estava consagrado, o aborto por mal formações também já estava, o aborto que colocaria em causa a saúde da mulher já estava...
                          o que está em causa é a desresponsabilização dos actos que são cometidos entre pessoas e não assumem o que fizeram...
                          ou seja andar no pumba pumba pumba , e depois pronto aborta-se...
                          Sou contra nesses casos...
                          Há MUITA INFORMAÇÃO para evitar essas situações....

                          e já agora desses 57 mil abortos, quantas mulheres foram na realidade?
                          quantas é que repetiram o aborto?
                          ......

                          E já agora eu gostava de puder escolher onde ia o meu dinheiro...
                          preferia dar 1000% a uma instituição de crianças desfavorecidas...
                          do que em abortos...
                          Editado pela última vez por HPseanpaul; 27 May 2011, 19:22.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                            alguém anda enganado...

                            o aborto nessas condições já estava consagrado, o aborto por mal formações também já estava, o aborto que colocaria em causa a saúde da mulher já estava...
                            o que está em causa é a desresponsabilização dos actos que são cometidos entre pessoas e não assumem o que fizeram...
                            ou seja andar no pumba pumba pumba , e depois pronto aborta-se...
                            Sou contra nesses casos...
                            Há MUITA INFORMAÇÃO para evitar essas situações....

                            e já agora
                            peço desculpa,não tinha conhecimento dessa situação
                            seja como for continuo com a mesma opinião.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por air Ver Post
                              Não concordo com a parte a bold. Uma lei, como tudo na vida, tem sempre espaço a melhorias. Muitas vezes temos é um povo com falta de bom senso e chico-esperto, que arranja sempre maneira de contornar o sistema.

                              Aposto que se te dessem a ti a possibilidade de fazer a lei, daqui a 1 ano apareciam algumas queixas e algumas fugas ao sistema.

                              Não podemos culpar o PS (ou os políticos) de tudo, quando temos um povo que precisa de 1 polícia por cidadão!
                              Air,

                              Tens toda a razão, eu não serei a melhor pessoa para fazer leis, sejam sobre o aborto sejam sobre qualquer outro assunto. (a área em que estudo está no extremo oposto ao direito e às letras)

                              Agora, não se compreende como é que há 250 mulheres que já abortaram 4 vezes e dessas, 4 já abortaram mais de 10 vezes.

                              E que todos sejamos obrigados a pagar isto. Eu nem estou a dizer que sou contra ou a favor do aborto, nem interessa. Mas desta forma, não posso concordar, isso é certo.

                              E sim, o tal como fez o Passos Coelho agora (também não percebi para que veio falar deste assunto agora, momento infeliz), o PS aprovou esta lei numa altura em que já havia assuntos bem mais interessantes e úteis para discutir. E que ninguém tenha dúvidas que foi apenas e só a grande oportunidade para agradar à ala liberal de esquerda que quer transformar o país sabe-se lá em quê.

                              Edit: e o Sócrates não é certamente o culpado de tudo. Mas quando falamos de uma lei que ele tanto defendeu, que ele fez questão de referendar e que depois aprovou. Tudo num governo de maioria absoluta, acho que se essa mesmo lei está mal feita, a culpa não é de mais ninguém.
                              Editado pela última vez por Bj40; 27 May 2011, 19:38.

                              Comentário


                                #16
                                O que me lixa é ver os meus velhinhos que trabalharam a vida toda a pagar, e depois ver, como já vi, miuditas sem cérebro que já vão no 3º ou 4º aborto a custo zero. Isso sim é que me custa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Esta é uma questão de consciência que vai muito além da cor partidária.
                                  Quanto a demagogias a dizer que preferiam que o dinheiro fosse gasto com idosos ou crianças desfavorecidas, não passa disso - demagogia.
                                  Existem imensos abusos nisso como no vosso preenchimento da declaração de IRS. A falta de civismo e honestidade estão ao virar de cada esquina. A solução? Arranjam-se mecanismos para evitarem esses abusos, relativamente aos sucessivos abortos e à fuga ao fisco, já que os maiors economistas do mundo garantiram que se o nosso cumprimento fiscal fosse ao nível dos países nórdicos, nós nunca tinhamos tido crise. Agora vir falar de migalhas gastas com as mulheres?!...

                                  Compreendo que ninguém nunca se tenha preocupado muito com as mulheres que tiveram de recorrer ao aborto clandestino, que morreram ou arranjaram problemas de saúde para toda a vida, além da humilhação por que passaram ao serem tratadas às escondidas e muitas vezes em condições desumanas. São mulheres, já se sabe, se fossem homens a coisa já era diferente. Se um homem tem uma alergia genital ou ou qualquer pormenor já não dorme durante dias, mas a mulher, essa tem de se sujeitar. É mulher, foi feita para isso, não há que reclamar. Tanta hipocrisa agora virem abanar com esses milhões quando numa qualquer obra pública se gasta 100x mais. Esta é a importância que se dá à mulher.
                                  Depois elas vão a Espanha e fazem aquilo que cá não é permitido ou alimentam o mercado clandestino. Grande solução a nossa! A sorte de muitos foi não terem nascido mulheres nesta sociedade machista que não lhes dá o real valor como seres humanos. Olham-nas como incubadoras.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                    Air,

                                    Tens toda a razão, eu não serei a melhor pessoa para fazer leis, sejam sobre o aborto sejam sobre qualquer outro assunto. (a área em que estudo está no extremo oposto ao direito e às letras)

                                    Agora, não se compreende como é que há 250 mulheres que já abortaram 4 vezes e dessas, 4 já abortaram mais de 10 vezes.

                                    E que todos sejamos obrigados a pagar isto. Eu nem estou a dizer que sou contra ou a favor do aborto, nem interessa. Mas desta forma, não posso concordar, isso é certo.

                                    E sim, o tal como fez o Passos Coelho agora (também não percebi para que veio falar deste assunto agora, momento infeliz), o PS aprovou esta lei numa altura em que já havia assuntos bem mais interessantes e úteis para discutir. E que ninguém tenha dúvidas que foi apenas e só a grande oportunidade para agradar à ala liberal de esquerda que quer transformar o país sabe-se lá em quê.
                                    Eu a fazer uma lei também seria uma nódoa!

                                    Concordo contigo e penso que todos achem um escândalo esses casos de abortos consecutivos. Eu sou a favor da liberalização do aborto, embora caso essa questão se colocasse a mim iria pensar muitas e muitas vezes antes de tomar essa decisão, sendo sempre inicialmente contra. Mas penso que seja claro que ser a favor da liberalização não quer dizer que o vá fazer, mas isso são outros 5 tostões. Penso apenas que uma pessoa por muitas razões pode tomar essa decisão e deve ter as condições de segurança para o fazer. Quando chega ao ponto do aborto ser o método contraceptivo algo está mal. Mas também é um ponto de melhoria da lei, não apenas proibir esses casos, mas também os prevenir. Mesmo com toda a informação, ela pode não chegar a todo o lado, pelo menos de forma eficiente, caso contrário não haveria abortos. Nunca deveria ser possível fazer um aborto e não haver um acompanhamento muito sério a seguir, para evitar que as pessoas tivessem de chegar de novo a esse ponto.

                                    No fim, acredito que em 57 mil mulheres, sejam muito poucas as que tenham feito o 2º aborto, quanto mais 5 ou 10 como saem nas notícias. Basta haver 2 ou 3 que o façam que a comunicação social faz disso um escândalo, quando estatisticamente não tem peso. É o mesmo que dizer que o país está como está porque um ministro gastou 200€ num almoço!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                                      O que me lixa é ver os meus velhinhos que trabalharam a vida toda a pagar, e depois ver, como já vi, miuditas sem cérebro que já vão no 3º ou 4º aborto a custo zero. Isso sim é que me custa.

                                      A minha ideia é simples: taxas moderadoras progressivas.

                                      1º aborto: 10€
                                      2º aborto: 50€
                                      3º aborto: 250€
                                      4º e seguintes: custo real da intervenção

                                      Salvam-se obviamente eventuais excepções.

                                      Mas quem faz o 5º aborto não pode ter as mesmas abébias de quem faz o 1º.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                                        O que me lixa é ver os meus velhinhos que trabalharam a vida toda a pagar, e depois ver, como já vi, miuditas sem cérebro que já vão no 3º ou 4º aborto a custo zero. Isso sim é que me custa.
                                        E antes de haver o aborto legalizado era o usar e abusar da pílula seguinte. Parece que não sabem o que é um preservativo ou a pílula convencional. Mas pronto pensando bem no caso provavelmente isto deve-se ao tradicional e típico chico-espertismo português: preservativo não porque estorva e não é tão bom (para eles), pílula não porque engorda, e quando não engorda aborrece tomar e perco conta (para elas)....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                          (...) Agora vir falar de migalhas gastas com as mulheres?!...

                                          Compreendo que ninguém nunca se tenha preocupado muito com as mulheres que tiveram de recorrer ao aborto clandestino, que morreram ou arranjaram problemas de saúde para toda a vida, além da humilhação por que passaram ao serem tratadas às escondidas e muitas vezes em condições desumanas. São mulheres, já se sabe, se fossem homens a coisa já era diferente. Se um homem tem uma alergia genital ou ou qualquer pormenor já não dorme durante dias, mas a mulher, essa tem de se sujeitar. É mulher, foi feita para isso, não há que reclamar. Tanta hipocrisa agora virem abanar com esses milhões quando numa qualquer obra pública se gasta 100x mais. Esta é a importância que se dá à mulher.
                                          Depois elas vão a Espanha e fazem aquilo que cá não é permitido ou alimentam o mercado clandestino. Grande solução a nossa! A sorte de muitos foi não terem nascido mulheres nesta sociedade machista que não lhes dá o real valor como seres humanos. Olham-nas como incubadoras.
                                          Acho que aqui nunca ninguêm colocou em duvida que ha casos onde o aborto se torna uma opção necessária:
                                          Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                                          alguém anda enganado...

                                          o aborto nessas condições já estava consagrado, o aborto por mal formações também já estava, o aborto que colocaria em causa a saúde da mulher já estava...
                                          o que está em causa é a desresponsabilização dos actos que são cometidos entre pessoas e não assumem o que fizeram...
                                          ou seja andar no pumba pumba pumba , e depois pronto aborta-se...
                                          Sou contra nesses casos...
                                          Há MUITA INFORMAÇÃO para evitar essas situações....
                                          (...)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                            A minha ideia é simples: taxas moderadoras progressivas.

                                            1º aborto: 10€
                                            2º aborto: 50€
                                            3º aborto: 250€
                                            4º e seguintes: custo real da intervenção

                                            Salvam-se obviamente eventuais excepções.

                                            Mas quem faz o 5º aborto não pode ter as mesmas abébias de quem faz o 1º.
                                            Provavelmente não serviria de nada. Voltavam ao aborto "clandestino" e arrancar a ferros.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Esse aumento era expectável e pessoalmente não me choca. Os abortos eram feitos de qualquer maneira, prefiro que as mulheres o façam em condições seguras e devidamente acompanhadas mesmo que saia mais caro ao Estado.
                                              Já agora, e não sei se foi excepção ou regra, uma pessoa conhecida que optou por abortar teve várias consultas no sistema de saúde, inclusive com uma psicóloga antes de autorizarem o aborto.

                                              Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                                              E já agora eu gostava de puder escolher onde ia o meu dinheiro...
                                              preferia dar 1000% a uma instituição de crianças desfavorecidas...
                                              do que em abortos...
                                              Não gostávamos todos? A ideia era fazer um referendo cada vez que o Estado ia gastar dinheiro?
                                              Pessoalmente fico muito mais preocupado com notícias como estas:
                                              - O Estado gastou 134,1 milhões de euros, entre 2004 e 2006, em pareceres e consultoria, recorrendo frequentemente a entidades privadas e externas (JN)
                                              -O Estado está a pagar por uma rede de comunicações do Ministério da Administração Interna um total de 485,5 milhões de euros, cinco vezes mais do que poderia ter gasto se tivesse optado por outro modelo técnico e financeiro. (Publico)
                                              - O Estado gastou mais 241 milhões de euros do que o previsto em cinco obras públicas. A denúncia é do Tribunal de Contas que considera ser necessário criar um observatório para controlar as derrapagens. (Diário económico)

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                                Esta é uma questão de consciência que vai muito além da cor partidária.
                                                Quanto a demagogias a dizer que preferiam que o dinheiro fosse gasto com idosos ou crianças desfavorecidas, não passa disso - demagogia.
                                                Existem imensos abusos nisso como no vosso preenchimento da declaração de IRS. A falta de civismo e honestidade estão ao virar de cada esquina. A solução? Arranjam-se mecanismos para evitarem esses abusos, relativamente aos sucessivos abortos e à fuga ao fisco, já que os maiors economistas do mundo garantiram que se o nosso cumprimento fiscal fosse ao nível dos países nórdicos, nós nunca tinhamos tido crise. Agroa vir falar de migalhas gastas com as mulheres?!...

                                                Compreendo que ninguém nunca se tenha preocupado muito com as mulheres que tiveram de recorrer ao aborto clandestino, que morreram ou arranjaram problemas de saúde para toda a vida, além da humilhação por que passaram ao serem tratadas às escondidas e muitas vezes em condições desumanas. São mulheres, já se sabe, se fossem homens a coisa já era diferente. Se um homem tem uma alergia genital ou ou qualquer pormenor já não dorme durante dias, mas a mulher, essa tem de se sujeitar. É mulher, foi feita para isso, não há que reclamar. Tanta hipocrisa agora virem abanar com esses milhões quando numa qualquer obra pública se gasta 100x mais. Esta é a importância que se dá à mulher.
                                                Depois elas vão a Espanha e fazem aquilo que cá não é permitido ou alimentam o mercado clandestino. Grande solução a nossa! A sorte de muitos foi não terem nascido mulheres nesta sociedade machista que não lhes dá o real valor como seres humanos. Olham-nas como incubadoras.
                                                não não vejo por esse prisma....
                                                que eu saiba ao dizer a uma mulher para abortar estamos a negar todo o valor que uma mulher tem em gerar vida, só elas é que podem, só elas é que estão aptas a dar vida...
                                                a partir do momento em que damos a uma mulher a opção de abortar, estamos a introduzir o machismo o egoísmo que existe no machismo... estamos a tornar banal um acto que serve para dignificar uma mulher, é bonito, é o melhor que pudemos fazer para a dignificar é dar tudo o que ela precisa para demarcar a sua feminilidade de todo o mundo machista...

                                                Acho que estamos a criar uma sociedade mecanizada... uma sociedade que não sabe valorizar as pessoas,
                                                Uma sociedade que deixou de ter como centro as pessoas como maior valor para o país, para o mundo...
                                                a sociedade parece feita por homens para homens, elas querem ser iguais, mas isso não as dignifica,
                                                As mulheres têm o papel mais importante em todo lado, o cuidado, a dedicação, e a paixão que colocam em todo o trabalho que fazem é único!
                                                e a sociedade está a perder isso....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                                  Provavelmente não serviria de nada. Voltavam ao aborto "clandestino" e arrancar a ferros.
                                                  E esses são de borla?!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                    E esses são de borla?!
                                                    Calculo que não serão mais caros que o preço proposto pelo 3º aborto que o user mcabral propos... Mas também nunca fiz nenhum.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                                      Provavelmente não serviria de nada. Voltavam ao aborto "clandestino" e arrancar a ferros.

                                                      Serviria, porque pagar por pagar pagariam num local que oferecesse segurança.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                                        Calculo que não serão mais caros que o preço proposto pelo 3º aborto que o user mcabral propos... Mas também nunca fiz nenhum.
                                                        Penso que serão à volta dos 500€ em Espanha (se nao me engano).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                                          Calculo que não serão mais caros que o preço proposto pelo 3º aborto que o user mcabral propos... Mas também nunca fiz nenhum.
                                                          Também não sei os preços, mas por 50/100€ de diferença, se fosse eu, ia sem dúvida onde sabia que tinha boas condições.

                                                          Edit: de resto acho que nem o primeiro deveria ser de borla, no mínimo o preço do "mercado clandestino"!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Quando se fala de números com a rigidez de se dizer que foram evitados x abortos clandestinos, existem sempre muitas reticências. Como seria possível contabilizar algo que era clandestino e de que pouco ou nada se falava?
                                                            Evitar a clandestinidade, é sempre bem-vindo.
                                                            Colar esta questão a cores partidárias, é inconsciência.
                                                            Falar em dinheiro mal gasto, é demagogia.
                                                            Denunciar a falta de maturidade de quem sistematicamente recorre ao aborto com tanta informação e contraceptivos que existem actualmente, é muito acertado.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X