Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Obsolescência programada - Fabricados para não durar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Obsolescência programada - Fabricados para não durar

    Documentário TVE
    http://www.rtve.es/noticias/20110104...s/392498.shtml

    YouTube
    http://youtu.be/XDOLcvuX6XA

    #2
    Acho que é dos maiores problemas que temos atualmente no mundo.
    É consequência da evolução tecnológica e da falta de entraves à poluição.

    Por exemplo, tenho trocado de portátil 3 x ao longo dos últimos 6 anos. Os 3 Portateis teveram a mesma resolução de ecran, o mesmo tamanho, e o mesmo teclado. Mudou Mobo, disco e memórias.

    Porque é que não se obrigam os fabricantes a padronizarem as caraça dos portáteis??? É assim tão complicado???

    Comentário


      #3
      Deu aqui à dias nas notícias que também os fabricantes de lâmpadas fazem o mesmo. Parece que há um sistema qualquer que faz com que as lâmpadas consigam durar mais, mas como lhes compensa vender parece que as "programam" só para um x tempo

      Comentário


        #4
        exelente topoco, por isso é que costumo dizer,os melhores carros são os da década 80 princípios de 90, feitos para durar

        Comentário


          #5
          Eu não vi o vídeo, mas hoje em dia é claro que as marcas têm uma estratégia de duração muito limitada para os seus produtos. No caso dos carros acho que é onde é mais visível. Nenhuma marca tem interesse que os seus carros sejam ultra-fiáveis e duradouros. O que interessa é que a partir dos 3-4 anos, comecem a dar pequenos problemas para que as pessoas troquem pelo novo modelo/restyling.

          Isso é mau para um país como o nosso, que tem um poder de compra baixo, pois vê-se impossibilitado de trocar de carro com essa periodicidade e tem de arcar com as despesas das reparações.

          Comentário


            #6
            É por ISTO que estou a ter enormes dificuldades em arranjar um carro relativamente recente, seguro, que não seja MUITO caro (+- 5000 euros) e... FIÁVEL.

            Ando há meses a ler fóruns, sites, e a ver reviews na Net sobre carros de todas as marcas. Não encontro nada de jeito. NADA.

            Problemas da treta que custam balúrdios para arranjar... EGRs, Filtros de Partículas, Medidores de Massa de Ar, problemas electrónicos diversos... PQP!!!!

            Não admira que surgiu nos últimos anos um MERCADO PARALELO DE MOTORES! Então... certas avarias custam mais a arranjar do que o custo de um salvado com o motor em bom estado. RIDÍCULO.

            Ajudem-me.... devo comprar um FIAT? Avariar por avariar, ao menos que tenha peças baratas? HELP...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Jarod Ver Post

              Não admira que surgiu nos últimos anos um MERCADO PARALELO DE MOTORES!
              Sempre existiu esse mercado. Há 40, 30, há 20 há 10. Sempre.
              Não apareceu recentemente.

              Comentário


                #8
                essas teorias da conspiração... se formos a pensar sempre assim, a cura para a sida e para o cancro já existe, e também há motores que funcionam a lixo e água, mas com os lobbys, não saem cá para fora...


                nem me custa a acreditar, mas olha.

                Comentário


                  #9
                  Um colega meu pediu para reprogramarem uma EPROM de um produto que ele vende, e quem lhe ia fazer a reprogramação perguntou-lhe se ele queria "Obsolescência programada".
                  Ele respondeu que não: apenas pretendia "proteger" a programação da EPROM.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                    Sempre existiu esse mercado. Há 40, 30, há 20 há 10. Sempre.
                    Não apareceu recentemente.
                    Mas esse mercado nunca existiu como existe nos moldes e nos números actuais, logo para todos os efeitos não existia, salvo em casos extremos.

                    Hoje em dia, pelo que me dizem vários mecânicos, é banal trocar um motor a um carro com 5 anos, sobretudo se for Diesel.

                    Isto não é progresso.

                    Comentário


                      #11
                      Infelizmente passei pelo mesmo recentemente.

                      Problemas eléctricos que começam a aparecer num carro com 11 anos e que custou uma nota "preta" na altura dele, sendo que o mais complicado depois de EGR, bobines e outros sensores foi a centralina avariada.

                      Centralina essa que nas sucatas é raríssima de encontrar porque andam todas a avariar e na marca custa tanto ou mais que o valor do carro. Engraçado que o mesmo motor mas numa versão anterior apenas com ligeiras alterações (acelerador por cabo em vez de electrónico) não dá nenhum problema.

                      Solução? Mandar um carro com 11 anos para o lixo e que está absolutamente impecável em termos mecânicos, chapa e interiores? Ao que isto chegou................

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                        Infelizmente passei pelo mesmo recentemente.

                        Problemas eléctricos que começam a aparecer num carro com 11 anos e que custou uma nota "preta" na altura dele, sendo que o mais complicado depois de EGR, bobines e outros sensores foi a centralina avariada.

                        Centralina essa que nas sucatas é raríssima de encontrar porque andam todas a avariar e na marca custa tanto ou mais que o valor do carro. Engraçado que o mesmo motor mas numa versão anterior apenas com ligeiras alterações (acelerador por cabo em vez de electrónico) não dá nenhum problema.

                        Solução? Mandar um carro com 11 anos para o lixo e que está absolutamente impecável em termos mecânicos, chapa e interiores? Ao que isto chegou................
                        Infelizmente a isto chama-se... PROGRESSO!!!!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                          Infelizmente passei pelo mesmo recentemente.

                          Problemas eléctricos que começam a aparecer num carro com 11 anos e que custou uma nota "preta" na altura dele, sendo que o mais complicado depois de EGR, bobines e outros sensores foi a centralina avariada.

                          Centralina essa que nas sucatas é raríssima de encontrar porque andam todas a avariar e na marca custa tanto ou mais que o valor do carro. Engraçado que o mesmo motor mas numa versão anterior apenas com ligeiras alterações (acelerador por cabo em vez de electrónico) não dá nenhum problema.

                          Solução? Mandar um carro com 11 anos para o lixo e que está absolutamente impecável em termos mecânicos, chapa e interiores? Ao que isto chegou................
                          Foi o Opel ?

                          Comentário


                            #14
                            E telemoveis? Ainda eu ando com o mesmo télélé de há 2 anos e pico e a maioria dos amigos já trocaram nesse espaço de tempo por 2 ou3. E viva a época do descartável!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                              E telemoveis? Ainda eu ando com o mesmo télélé de há 2 anos e pico e a maioria dos amigos já trocaram nesse espaço de tempo por 2 ou3. E viva a época do descartável!
                              Pff... 2... o meu tem 5, e enquanto durar não o trocarei por outro.

                              Comentário


                                #16
                                Por este motivo eu ando a estudar FIATs Grande Punto a gasolina com uns anitos: 5 estrelas euroNCAP, manutenção barata, possibilidade de transformar para GPL na boa (afinal é comum na Itália)... e estes FIAT já não são o que eram em termos de construção fraca. Não é um carro perfeito mas penso que será dos "menos maus". Opiniões?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                  E telemoveis? Ainda eu ando com o mesmo télélé de há 2 anos e pico e a maioria dos amigos já trocaram nesse espaço de tempo por 2 ou3. E viva a época do descartável!
                                  Mas ai já nem culpo só as marcas... existe muita gente que come todo o tipo de modas de uma maneira absolutamente irracional, ora era a moda do telemóvel com mais toques, ora a moda do telemóvel mais pequeno, ora a moda do smartphone só para fazer chamadas e enviar SMS, ora a moda dos touchscreens nem que seja um resistivo chinês, já para não falar da moda dos iPhones e Androids que muitos desejam não porque necessitam das suas capacidades mas porque simplesmente querem estar na moda.

                                  Comentário


                                    #18
                                    As margens de lucro na venda do produto acabado, são cada vez menores (excepto alguns casos). Acabam por compensar na manutenção e assistência técnica. A manutenção de um qq carrito, é cada vez mais cara!!

                                    Comentário


                                      #19
                                      o meu telemóvel tinha 4 anos e meio e fui eu que o estraguei. ficou caçado na calha do banco e ao procurá-lo empurrei-o e estalou o ecrã. compri um bom, a minha mulher "gamou-mo", fiquei com 1 com serviços mínimos e que custou 10€ pela optimus empresas e que custava 60€ ao preço normal. há outras coisas que eu tenho e são já algo antigas, um dvd com 10 anos, uma televisão sony das pequenas já sem um botão e cujo comando é preciso espremer para por mais alto ou mais baixo, um portátil que pifou após 4 anos e meio de uso DIÁRIO CONTÍNUO e cujo novo vai fazer agora 3 anos em julho ou agosto, entre outras coisas.

                                      por outro lado, tenho 1 frigorífico de 200€ que durou 4 anos e meio até ter que encher o gás (60€!), uma televisão com o mesmo período de tempo e que dá 1 canal a preto e branco ou a tv cabo a preto e branco tambbém, fruto, ao que parece, da entrada scart, a varinha mágica desde que me casei é a 3ª em igual período, um microondas que descascou a tinta no centro, por dentro, um carro de valor considerado já alto que com 7 anos e pico já faz barulhos desde os 3, etc, etc, etc.

                                      eu sou apologista do "bom e barato", mas cada vez mais me convenço - e deve ser da idade a avançar - que mais vale fazer um investimento maior em certos produtos e esperar que estes durem, ao invés de comprar coisas baratas e acabar a garantia e avariarem, ou noutras vezes mesmo avariarem durante a garantia. é claro que em outros produtos, sobretudo os mais baratuchos, compensa até comprá-los a baixo preço, mas os maiores acho que cada vez mais compensa comprar nem muito baratos nem muito caros, pois também podemos dar 400€ por um frigorífico e não avariar e darmos 600 e avariar. ou então apenas comprarmos de marcas com nome na sua área.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não estejam todos chateadinhos por as coisas serem assim.

                                        Isto faz parte da nossa sociedade consumista, e todos vocês fazem parte dela.

                                        A indústria em geral sabe que se fizer artigos muito fiáveis, o mercado chega a um ponto de saturação. E aí há o risco de toda a economia ruir por não serem necessários mais produtos.

                                        Então, preferem produzir carros/televisões/frigoríficos/lâmpadas mais avançadas tecnologicamente, que sejam mais amigos do utilizador, que proporcionem mais qualidade de utilização, ou que simplesmente tenham mariquices para mostrar aos amigos.

                                        É a forma necessária para a nossa sociedade funcionar. E eu não me importo nada. Desde que haja uma capacidade real de reciclagem de matérias.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          Não estejam todos chateadinhos por as coisas serem assim.

                                          Isto faz parte da nossa sociedade consumista, e todos vocês fazem parte dela.

                                          A indústria em geral sabe que se fizer artigos muito fiáveis, o mercado chega a um ponto de saturação. E aí há o risco de toda a economia ruir por não serem necessários mais produtos.

                                          Então, preferem produzir carros/televisões/frigoríficos/lâmpadas mais avançadas tecnologicamente, que sejam mais amigos do utilizador, que proporcionem mais qualidade de utilização, ou que simplesmente tenham mariquices para mostrar aos amigos.

                                          É a forma necessária para a nossa sociedade funcionar. E eu não me importo nada. Desde que haja uma capacidade real de reciclagem de matérias.
                                          Certo, mas pré-programar os produtos para se estragarem? NÃO fazer produtos que durem muitos largos anos? Ridículo.

                                          No mundo automóvel, a constante evolução da tecnologia, do design, das performances e dos consumos é o suficiente para "obrigar" as pessoas a trocarem de carro de tempos a tempos. Não deviam ser obrigados a trocar de um carro de 2005 porque se tornou insuportável a sua manutenção, quando se calhar outro carro que está na garagem desde os anos 80 está aí para as curvas.

                                          Quer dizer, lá porque uma torradeira "apenas" torra pão, justifica-se que sejam feitas as mais fracas possíveis, para "obrigar" as pessoas a comprarem outra passados 5 anos? Não há argumento nenhum que justifique isto.

                                          Felizmente em Portugal temos uma garantia legal de 2 anos na maior parte dos produtos (há países que não têm), mas sinceramente acho que devia de ser de 3 ou mesmo 5. Um televisor avariar sozinho 4 anos depois da compra é inadmissível.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu acho que estou a ter um caso de obsolescência programada no meu telemóvel, mais especificamente na bateria... É que por volta da altura em que fez um ano, passou de uma autonomia de quase quatro dias, para um dia e meio, e isto sem qualquer alteração no perfil de utilização (melhor, até melhorei em termos energéticos o perfil de utilização)...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                              Felizmente em Portugal temos uma garantia legal de 2 anos na maior parte dos produtos (há países que não têm), mas sinceramente acho que devia de ser de 3 ou mesmo 5. Um televisor avariar sozinho 4 anos depois da compra é inadmissível.
                                              Já há muito tempo que defendo uma garantia alargada para bens duradouros, ou que pelo menos deviam ser duradouros, como por exemplo automóveis, computadores, telemóveis, electrodomésticos, etc...

                                              A garantia obrigatória de apenas 2 anos dos automóveis é ridícula... devia ser no mínimo uns 5 anos! Se fosse de 5 anos, talvez algumas marcas tivessem mais cuidado com as porcarias que vendem...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                Foi o Opel ?
                                                Sim, um Opel Astra Elegance 1.4 de 09/2000.

                                                Tenho assistido a uma mudança na qualidade dos produtos Opel. Nunca brilharam em nada e até eram algo desconfortáveis mas ao menos não nos lixavam a carteira e a cabeça. Actualmente são produtos que oferecem pouca fiabilidade e os modelos estão todos travestidos. Motores italianos, outros Isuzu/GM que só davam barraca, etc.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Pelo menos na Siemens não é assim, pois os telemóveis já vem de origem com uma bateria que dura 2 horas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Os custos de desenvolvimento de produtos com qualidade e longevidade maiores são muito superiores aos de produtos com longevidade média. Esses custos tem que se refletir no preço de venda, sendo mais caros. POr sua vez as pessoas, quer por questões de moda quer por questões de saturação, gostam de mudar periodicamente alguns dos seus bens, pelo que não faria muito sentido fazer produtos para durar 10 anos se seriam usados somente 4 antes de serem substituídos.

                                                    Olhem o Caso Da BMW, AUDII, e Mercedes, entre elas acordaram para a generalidade dos seus produtos um limite de velocidade de 250, entre outros factores, porque desenvolver um carro para ser homologado para 300Km/h implica pneus, suspensões, estrutura pensada para esse limite, com os respectivos custos de produção e manutenção mais elevados.

                                                    Não seria difícil para um fabricante fazer um carro tanque super duradouro, mas mesmo esse tanque precisaria de manutenção para peças com especificações elevadas, implicando custos elevados para o cliente final.
                                                    Não é uma questão conspiratória é uma questão de economia de escala, de moda, de evolução tecnológica que implica que não valha a pena desenvolver a esmagadora dos bens de consumo para durarem muito pois serão substituídos antes desse limite.

                                                    Isto passa-se para bens de consumo em massa e genéricos.
                                                    Na industria especializada de maquinaria pesada de precisão e de produção industrial temos o desenvolvimento de produtos verdadeiramente duraveis pois é esse o seu papel, e deles depende o sucesso da empresa que os adopta. Veja-se maquinaria robótica, de linhas de montagem, de minas, de material de construção, etc...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Microsoft.
                                                      Muito à frente há muitos anos.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                                        Os custos de desenvolvimento de produtos com qualidade e longevidade maiores são muito superiores aos de produtos com longevidade média. Esses custos tem que se refletir no preço de venda, sendo mais caros. POr sua vez as pessoas, quer por questões de moda quer por questões de saturação, gostam de mudar periodicamente alguns dos seus bens, pelo que não faria muito sentido fazer produtos para durar 10 anos se seriam usados somente 4 antes de serem substituídos.

                                                        Olhem o Caso Da BMW, AUDII, e Mercedes, entre elas acordaram para a generalidade dos seus produtos um limite de velocidade de 250, entre outros factores, porque desenvolver um carro para ser homologado para 300Km/h implica pneus, suspensões, estrutura pensada para esse limite, com os respectivos custos de produção e manutenção mais elevados.

                                                        Não seria difícil para um fabricante fazer um carro tanque super duradouro, mas mesmo esse tanque precisaria de manutenção para peças com especificações elevadas, implicando custos elevados para o cliente final.
                                                        Não é uma questão conspiratória é uma questão de economia de escala, de moda, de evolução tecnológica que implica que não valha a pena desenvolver a esmagadora dos bens de consumo para durarem muito pois serão substituídos antes desse limite.

                                                        Isto passa-se para bens de consumo em massa e genéricos.
                                                        Na industria especializada de maquinaria pesada de precisão e de produção industrial temos o desenvolvimento de produtos verdadeiramente duraveis pois é esse o seu papel, e deles depende o sucesso da empresa que os adopta. Veja-se maquinaria robótica, de linhas de montagem, de minas, de material de construção, etc...
                                                        Eu diria que a não obsolescência é inimiga número um do desenvolvimento e da inovação.

                                                        Sem a tal obsolescência os fabricantes não seriam capazes de investir tanto em I&D porque não havendo mercado os custos seriam muito mais incomportáveis. E basta olhar para a evolução das várias indústrias nos últimos anos para perceber o quão positiva tem sido essa I&D.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                          Sim, um Opel Astra Elegance 1.4 de 09/2000.

                                                          Tenho assistido a uma mudança na qualidade dos produtos Opel. Nunca brilharam em nada e até eram algo desconfortáveis mas ao menos não nos lixavam a carteira e a cabeça. Actualmente são produtos que oferecem pouca fiabilidade e os modelos estão todos travestidos. Motores italianos, outros Isuzu/GM que só davam barraca, etc.

                                                          O que tem os motores italianos? Por acaso sabia que aquilo que é mais fiável nos Opel hoje em dia é precisamente os motores que de Opel não têm nada? Não tente desculpar essa marca com produtos de outros porque o problema da Opel está na Opel. A única coisa que era boa nesses carros sempre foram os motores Isuzu, hoje nem isso é fiável porque a electrónica que e a Opel lhes mete é muito sofrível.
                                                          Editado pela última vez por Zer07; 01 June 2011, 18:53.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                            Isto faz parte da nossa sociedade consumista, e todos vocês fazem parte dela.

                                                            A indústria em geral sabe que se fizer artigos muito fiáveis, o mercado chega a um ponto de saturação. E aí há o risco de toda a economia ruir por não serem necessários mais produtos.
                                                            Ao ritmo a que estamos a avançar, não tardará muito para começarmos a sentir a sério os problemas do consumismo e da economia a crescer infinitamente. Este paradigma de "crescimento" tem e estou cada vez mais convicto que vai ser mudado não tardará muito...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X