Anúncio

Collapse
No announcement yet.

amazon.co.uk e o IVA

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    amazon.co.uk e o IVA

    aconteceu-me uma boa agora,

    comprei um item marcado na amazon.co.uk por 120£ e quando fui pagar apareceu 123£

    sendo uma diferença pequena paguei na mesma e pedi explicações,

    dizem eles: como eu estou em Portugal tem de aplicar o IVA Português (23%) em vez do UK (20%)
    ora 120 = 100+VAT
    e 123 = 100+IVA

    isto é lei? ou é da lavra da amazon?

    já lá fiz muitas compras e nunca dei por isto

    Trek

    #2
    Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post
    aconteceu-me uma boa agora,

    comprei um item marcado na amazon.co.uk por 120£ e quando fui pagar apareceu 123£

    sendo uma diferença pequena paguei na mesma e pedi explicações,

    dizem eles: como eu estou em Portugal tem de aplicar o IVA Português (23%) em vez do UK (20%)
    ora 120 = 100+VAT
    e 123 = 100+IVA

    isto é lei? ou é da lavra da amazon?

    já lá fiz muitas compras e nunca dei por isto

    Trek
    Não costumo fazer compras na Amazon mas o IVA a aplicar não é sempre o do país onde o artigo é facturado?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post
      dizem eles: como eu estou em Portugal tem de aplicar o IVA Português (23%) em vez do UK (20%)
      LOL

      Claro que o IVA é do local da venda...

      Comentário


        #4
        Tenho um colega que fez uma compra numa loja online em Espanha e o item apresenta o IVA, quando ele fez o ok para pagamento o total ficou sem IVA!!
        Certo é que ele já tem o item com ele e não pagou o IVA!!
        Isto é mesmo assim?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          LOL

          Claro que o IVA é do local da venda...
          Se lá fores, fisicamente, comprar.
          E numa compra por internet ? Como o bem tem que ser entregue em Portugal, é cá o local do cumprimento. Aliás, num eventual litígio com a amazon inglesa, os tribunais portugueses seriam internacionalmente competentes para conhecer da questão.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por rivenlpgo Ver Post
            Tenho um colega que fez uma compra numa loja online em Espanha e o item apresenta o IVA, quando ele fez o ok para pagamento o total ficou sem IVA!!
            Certo é que ele já tem o item com ele e não pagou o IVA!!
            Isto é mesmo assim?

            Isso acontece com distribuidores, caso o comprador seja uma empresa. Acontece porque não podes pagar IVA em Espanha e em Portugal ao mesmo tempo, então se fores uma empresa e tiveres a intenção de vender o produto em Portugal, tens de pagar o IVA todo após a venda. (ou seja, não pagas mas também não és reembolsado).
            Em teoria não deveria ser acessível a particulares e é contra a lei, mas não é o primeiro caso que ouço falar em que isso acontece..

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por JPR Ver Post
              Se lá fores, fisicamente, comprar.
              E numa compra por internet ? Como o bem tem que ser entregue em Portugal, é cá o local do cumprimento. Aliás, num eventual litígio com a amazon inglesa, os tribunais portugueses seriam internacionalmente competentes para conhecer da questão.
              ????? Olha que não me parece nada que seja assim.

              Já fiz compras em diversos sites de diversos países quer da UE quer do EUA e sempre paguei o IVA do país onde é emitida a factura.

              Comentário


                #8
                Acerca de lei não me vou pronunciar porque não sei o que diz, mas pela minha experiência isso que a Amazon diz não é assim.
                As coisas que tenho comprado no Reino Unido (jogos) pagam VAT e o preço que está no site é o preço que pago (a única diferença é o pagamento de portes de envio que é gratis para o UK, mas paga-se para o resto da Europa). Pelo menos até hoje, tem sido assim. E aliás não me parece que possa ser diferente. Quando compro na loja online estou a "comprar em Inglaterra", e no básico é o mesmo que estar lá, comprar o jogo e meter-me no avião de volta para Portugal. O item é de lá, é comprado lá, os impostos a aplicar são os de lá.
                O que talvez possa acontecer no teu caso (não sei, é só uma hipótese rebuscada) é eles terem alguma espécie de parceria com um revendedor portugues daquilo que compraste e o produto ir ser enviado de Portugal. Dessa forma já me parece normal aplicar-se o IVA.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                  Se lá fores, fisicamente, comprar.
                  E numa compra por internet ? Como o bem tem que ser entregue em Portugal, é cá o local do cumprimento. Aliás, num eventual litígio com a amazon inglesa, os tribunais portugueses seriam internacionalmente competentes para conhecer da questão.
                  Mais uma vez, desconhecendo leis e cingindo-me à lógica.
                  Quando envias uma carta daqui para Inglaterra pagas VAT? Não, pagas IVA. Se te responderem à carta, pagam IVA? Não, pagam VAT.
                  O para onde vai é irrelevante. Interessa é "onde" é comprado. E a loja inglesa tem contabilidade e fiscalidade em Inglaterra.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                    Isso acontece com distribuidores, caso o comprador seja uma empresa. Acontece porque não podes pagar IVA em Espanha e em Portugal ao mesmo tempo, então se fores uma empresa e tiveres a intenção de vender o produto em Portugal, tens de pagar o IVA todo após a venda. (ou seja, não pagas mas também não és reembolsado).
                    Em teoria não deveria ser acessível a particulares e é contra a lei, mas não é o primeiro caso que ouço falar em que isso acontece..
                    Ele é particular, pode vir a ter problemas por causa desta situação?

                    Eu quando compro no Ebay e já comprei no UK e na Itália paguei sempre o IVA de cada País.

                    Comentário


                      #11
                      Já comprei várias vezes na Amazon.co.uk e cobram sempre o IVA do país de destino.

                      VAT on Sales by Amazon.co.uk for EU customers outside the UK

                      Amazon.co.uk is required by law to collect VAT on orders for goods (including e-Books) dispatched to most countries within the EU. For customers with a delivery address within the EU, VAT is charged in accordance with the local legislation in each country. VAT charges for your order will be itemised on the last page of your order, in the e-mail confirmation of your order and on the invoice dispatched with your order.

                      Note: under EU VAT legislation certain Books items (such as audio books) are not eligible for reduced-rate VAT and in those cases the standard VAT rate will apply.

                      See VAT rates for a full list of rates charged by Amazon.co.uk on goods dispatched to addresses within the EU.

                      http://www.amazon.co.uk/gp/help/cust...7020959&sr=1-1

                      http://www.amazon.co.uk/gp/help/cust...?nodeId=502578
                      Editado pela última vez por Real; 02 June 2011, 13:24.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Real Ver Post
                        Já comprei várias vezes na Amazon.co.uk e cobram sempre o IVA do país de destino.

                        VAT on Sales by Amazon.co.uk for EU customers outside the UK

                        Amazon.co.uk is required by law to collect VAT on orders for goods (including e-Books) dispatched to most countries within the EU. For customers with a delivery address within the EU, VAT is charged in accordance with the local legislation in each country. VAT charges for your order will be itemised on the last page of your order, in the e-mail confirmation of your order and on the invoice dispatched with your order.

                        Note: under EU VAT legislation certain Books items (such as audio books) are not eligible for reduced-rate VAT and in those cases the standard VAT rate will apply.

                        See VAT rates for a full list of rates charged by Amazon.co.uk on goods dispatched to addresses within the EU.

                        Amazon.co.uk Help: VAT on Goods Sold By Amazon.co.uk

                        Amazon.co.uk Help: VAT Rates
                        Pronto! Nunca hei-de comprar na Amazon!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rivenlpgo Ver Post
                          Ele é particular, pode vir a ter problemas por causa desta situação?

                          Eu quando compro no Ebay e já comprei no UK e na Itália paguei sempre o IVA de cada País.
                          Não. Quem pode ter problemas é a empresa que vendeu a um particular como se fosse um revendedor. Desde que não tenha sido nenhuma falcatrua combinada entre ambos, o teu amigo não tem culpa nenhuma. Não sei é como a empresa em Espanha trata disto em termos contabilísticos, já que seria suposto eles só facturarem sem IVA a entidades com NIF e que tivessem a ver com o ramo em causa...


                          Obs: Também pode ter sido um erro informático, ou seja, por qualquer razão o sistema ter registado o teu amigo como um revendedor.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                            Pronto! Nunca hei-de comprar na Amazon!
                            Mesmo assim, muitas vezes compensa

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Real Ver Post
                              Mesmo assim, muitas vezes compensa
                              Acredito e claro que estava a exagerar! O que interessa é o preço final, o IVA aí acaba por ser secundário.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rivenlpgo Ver Post
                                Ele é particular, pode vir a ter problemas por causa desta situação?

                                Eu quando compro no Ebay e já comprei no UK e na Itália paguei sempre o IVA de cada País.

                                Já agora, alguma vez ouviste falar da fraude do carrossel do IVA? tem exactamente a ver com isto.
                                Crias uma empresa em Espanha e outra em Portugal, por exemplo.
                                Depois a empresa espanhola vende à portuguesa, e não factura IVA.
                                A empresa portuguesa vende a outras empresas (também tuas), factura IVA mas fecha as portas sem entregá-lo ao estado.
                                As outras empresas (aparentemente legais), voltam a facturar para Espanha e recebem o reembolso do IVA que pagaram à empresa que entretanto desapareceu.
                                É bonito, não é?

                                Comentário


                                  #17
                                  é, parece que tem fundamento, mas nunca tal me tinha acontecido,

                                  na altura do Natal fiz algumas compras, logo quando chegar a casa vou verificar,

                                  qual era o nosso IVA em Novembro passado?

                                  Trek

                                  edit:
                                  o IVA era 21% e o VAT 17.5% em Novembro

                                  logo em casa vou ver as facturas
                                  Editado pela última vez por Trek8500; 02 June 2011, 14:25.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O local do iva nas compras por particulares deve ser o do consumo, logo nestes casos Portugal
                                    Nas compras feitas por empresas Portuguesas a empresa Portuguesa liquida e deduz ao mesmo tempo o iva, liquida pela empresa fornecedora estranjeira e liquida por ela própria, acaba por ser um mero movimento contabilistico e declarativo sem interferencia no preço final que é o da compra sem iva, já que se anulam mutuamente.

                                    Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                    Mais uma vez, desconhecendo leis e cingindo-me à lógica.
                                    Quando envias uma carta daqui para Inglaterra pagas VAT? Não, pagas IVA. Se te responderem à carta, pagam IVA? Não, pagam VAT.
                                    O para onde vai é irrelevante. Interessa é "onde" é comprado. E a loja inglesa tem contabilidade e fiscalidade em Inglaterra.
                                    A carta é um mau exemplo, é isenta de iva.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tudo o que até hoje comprei em sites estrangeiros (Amazon, Musicstore, etc...) veio sempre com IVA português.
                                      Aliás, em muitos sites, até se indica o país do comprador e os preços apresentados nas páginas são automaticamente alterados para reflectir a diferente carga fiscal.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não tem lógica nenhuma... Então quando se compra um artigo dentro da CE não se pode optar por pagar o IVA no país de origem ou no país de destino?

                                        Então e se eu comprar um DVD em Espanha, numa loja física, peço para cobrarem o IVA à taxa Portuguesa?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                          Não tem lógica nenhuma... Então quando se compra um artigo dentro da CE não se pode optar por pagar o IVA no país de origem ou no país de destino?

                                          Então e se eu comprar um DVD em Espanha, numa loja física, peço para cobrarem o IVA à taxa Portuguesa?
                                          Não porque tu estás fisicamente em espanha e o consumo presume-se que é dado lá, mas se comprares por correspondência à mesma loja já tens que pagar o iva português.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Bom, pelo que estou a ver as lojas online andam, na sua grande maioria, a facturar incorrectamente!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                              Não tem lógica nenhuma... Então quando se compra um artigo dentro da CE não se pode optar por pagar o IVA no país de origem ou no país de destino?

                                              Então e se eu comprar um DVD em Espanha, numa loja física, peço para cobrarem o IVA à taxa Portuguesa?
                                              Sim, não tem lógica, mas enfim, é uma Europa cada vez mais m*rdosa onde vivemos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Dois casos opostos das minhas compras online:
                                                Skype - o valor do imposto é dependente da morada que o cliente declarar;
                                                Modelissimo.de - o PVP apresentado era independente da morada de entrega/facturação, quando a declarei no checkout não tive qualquer aumento no total a pagar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                                                  O local do iva nas compras por particulares deve ser o do consumo, logo nestes casos Portugal
                                                  Nas compras feitas por empresas Portuguesas a empresa Portuguesa liquida e deduz ao mesmo tempo o iva, liquida pela empresa fornecedora estranjeira e liquida por ela própria, acaba por ser um mero movimento contabilistico e declarativo sem interferencia no preço final que é o da compra sem iva, já que se anulam mutuamente.


                                                  A carta é um mau exemplo, é isenta de iva.
                                                  Pois é!
                                                  Fica o argumento lógico, cai o argumento prático


                                                  Mas o post do Real é bem explícito.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    o iva é o de cá.
                                                    Quanto ao compensar.... só digo que o que posso é por lá..... compensa de forma gigantesca em muitas coisas. Já agora, atenção que os preços variam em muitas coisas quase diariamente, tenho um amigo que comprou uns merrell por 24 libras e no dia seguinte estavam a 80. eu comprei um relógio por 50 libras e no dia seguinte estava a 124 libras. Por isso, no meu cesto de compras tenho uns 100 itens e quando estão a preço convidativo, compro.... se precisar como é óbvio.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      e com os portes grátis ficou a cereja em cima do bolo

                                                      Trek

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Mandei vir um perfume pela Amazon.com, foi a minha primeira compra lá, e agora passado um mês tenho o aviso dos correios para ir lá levantar e pagar 18.06 euros. Isto é Normal?

                                                        O item custou 46,98 Euros e veio dos Estados Unidos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por joo Ver Post
                                                          Mandei vir um perfume pela Amazon.com, foi a minha primeira compra lá, e agora passado um mês tenho o aviso dos correios para ir lá levantar e pagar 18.06 euros. Isto é Normal?

                                                          O item custou 46,98 Euros e veio dos Estados Unidos.
                                                          Veio de fora da ue. É o iva + imposto de selo + (não tenho a certeza) despesas de desalfandegamento.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Olha, nunca tinha reparado neste tópico e finalmente fiquei esclarecido com uma coisa que já há muito que me perguntava (e confesso que tive preguiça de procurar resposta).

                                                            De há um ano ou ano e meio que sempre que compro na amazon, o preço é X e quando faço o check-out dá sempre x+uns cêntimos! Agora já sei.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X