Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Lisboa vai mudar de face: grandes projectos para a capital!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Lisboa vai mudar de face: grandes projectos para a capital!

    Não sabia que havia uma dinâmica tão grande para melhorar Lisboa! Será que são as verbas que estavam reservadas para o aeroporto estão agora a ser reaproveitadas para isto? :

    Quer fazer praia na Baixa de Lisboa? Vai ter de esperar só mais um ano

    Publicado em 13 de Junho de 2011



    Dentro de dois meses avançam as obras para requalificar a Av. Ribeira das Naus, que vai ter jardins e uma praia fluvial

    Dentro de dois meses, a zona da Praça do Comércio, em Lisboa, vai estar outra vez de pantanas. Até ao fim do Verão começam os trabalhos para requalificar a área envolvente da Avenida Ribeira das Naus. Primeiro vieram as obras da estação de metro do Terreiro do Paço, depois chegaram os esgotos e agora será a vez de uma praia fluvial e jardins ocuparem a frente ribeirinha do Tejo.

    São 10 milhões de euros suportados pela Sociedade Frente Tejo (capitais públicos), fundos europeus (3,5 milhões) e ainda pela câmara municipal para construir em terra e ainda conquistar 18 metros de terrenos ao rio.

    Ter uma praia na Baixa de Lisboa e ainda passear por quatro hectares de espaços verdes colados ao rio não vai acontecer para já. Segundo explicou ao i fonte da autarquia, concluir a requalificação da Ribeira das Naus demorará "pelo menos um ano", podendo até estender-se por "mais algum tempo dado a complexidade da obra". Demorando mais ou menos tempo, espera-se que a zona ribeirinha seja devolvida aos lisboetas e turistas até à época balnear de 2012. Só que antes disso, será preciso eliminar um grande obstáculo - o trânsito. Para isso, a Avenida Ribeira das Naus terá de ser desviada através de uma estrada paralela ao rio e à praia fluvial, suportada por estacas metálicas enterradas a mais de 30 metros de profundidade.

    Dois pontões, colocados nas extremidades da plataforma, vão suportar a rampa rodoviária, que vai entrar pelo rio adentro. Será portanto um viaduto destinados aos peões, bicicletas e automóveis com cerca de 200 metros, rodeado de água pelos dois lados. Estacas cravadas até à rocha e uma grande laje que vai roubar 18 metros de terrenos às águas do Tejo, vão dar estabilidade à praia fluvial. As áreas pedonais e de lazer vão estar alternadas entre zonas relvadas, calçada branca e ainda espaços cobertos de basalto.


    Outros planos. A reabilitação da Ribeira da Naus é só um dos três projectos planeados para as zonas que, em Junho de 2010, deixaram de estar sob a alçada da Administração do Porto de Lisboa (APL) e passaram para a gestão da Câmara de Lisboa. Na área da Junqueira/Belém, por exemplo, já começou a ser construído o edifício onde ficará o Museu Nacional dos Coches; e para o Poço do Bispo/Matinha está planeado um espaço verde de uso público, ligado ao novo parque urbano do Oriente.

    Das seis áreas sem uso portuário que passaram para a autarquia, há três zonas com projectos ainda em fase de estudo. Na área envolvente à Torre de Belém, a câmara quer reconverter o espaço verde para actividades de lazer. O espaço envolvente ao Espelho de Água, junto ao Museu de Arte Popular, será igualmente requalificado.

    A autarquia pretende ainda repensar a função da Praça do Cais do Sodré com o objectivo de articular o rio e a parte alta da cidade. Estas são as áreas administradas pela câmara de Lisboa, mas o acordo com a APL prevê ainda uma gestão partilhada de outros três espaços.

    A Doca de Pedrouços é um deles e vai receber em 2012 a Volvo Ocean Race, a mais importante regata com escala mundial. Neste local deverá manter--se o "Edifício da Lota", que será reconvertido. A requalificação inclui ainda o desmantelamento dos viadutos metálicos entre a Avenida de Brasília e a Avenida da Índia, que serão substituídos por "micro túneis".

    Na área envolvente ao Cais de Santos está prevista a demolição de alguns edifícios industriais sem interesse arquitectónico. Esta zona terá ligação, através de passagens pedonais, com as áreas dos Planos da Boavista Nascente e Poente, onde a EDP vai ter a sua nova sede e está projectada uma urbanização de Carrilho da Graça, arquitecto que vai também a redesenhar a área para onde estiveram previstas as Torres de Norman Foster.

    A última área de gestão conjunta - o Parque Oriente - conta com três grandes operações urbanísticas: os Jardins Braço de Prata (Renzo Piano), o Loteamento da EDP (antiga Tabaqueira) e o Plano de Pormenor da Matinha, que prevê a reconversão dos antigos gasómetros.
    In: Quer fazer praia na Baixa de Lisboa? Vai ter de esperar só mais um ano

    #2
    Portugal = Lisboa.

    Comentário


      #3
      Infelizmente é assim, mas não deixo de ter alguma expectativa para ver o impacto que essas novidades vão ter.

      Comentário


        #4
        Fico contente por saber que afinal há dinheiro...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
          Não sabia que havia uma dinâmica tão grande para melhorar Lisboa! Será que são as verbas que estavam reservadas para o aeroporto estão agora a ser reaproveitadas para isto? :



          In: Quer fazer praia na Baixa de Lisboa? Vai ter de esperar só mais um ano
          Já sabia de alguns projectos para requalificar algumas zonas da cidade, mas mais ao nível de pavimentos (maldito empedrado!!!!), mas não imaginava tudo isto.

          Comentário


            #6
            Fico feliz por saber que vai haver grandes obras, pois afinal isso acaba por mexes a economia o que nesta fase é importante.

            Mas há mais país para requalificar, mas pelos vistos os politicos estão todos em LX!!

            De qualquer das formas são boas noticias!

            Comentário


              #7
              Muito interessante e necessario para o Desenvolvimento do Pais, criar um Praia na Baixa de Lisboa e quatro hectares de jardins, ...

              Enfim a Incompetência Politica continua, obras Megalomanas de Antonio Costa, leva a CML à bancarota e quem vier depois que pague as contas.

              Este tipo de politicos que em plena crise mandam fazer obras megalomanas, têm de passar a ser responsabilizados, como referiu o Socialista Barreto no 10 de Junho, porque um dia destes não resta Pais.

              Comentário


                #8
                As obras na Ribeira das Naus até eram para já ter começado, mas ainda nada se passa. Pelo que têm demorado as intervenções naquela zona, cheira-me que um ano não chegará para concluir a obra. Ou seja, mais uns anos a vermos o Terreiro do Paço todo escavacado.

                O Museu dos Coches já está bastante avançado, até porque a construção em ferro acelera a obra.

                No sítio da Volvo Ocean Race, demoliram grande parte dos ediíficos, mas a obra ainda está atrasada. Aliás, os túneis nem serão para já.

                Comentário


                  #9
                  Em compensação, continuam a fazer as coisas da forma mais errada possível:

                  O Metropolitano de Lisboa não vai alargar a rede de metro às zonas suburbanas devido à crise, pelo que os investimentos vão centrar-se em novas estações no centro de Lisboa.

                  Assim, o Metro de Lisboa vai abandonar os projectos de levar o metro até zonas como Amadora, Loures e Odivelas, refere o Diário Económico. De acordo com uma entrevista dada por Francisco Cardoso dos Reis, presidente do Metropolitano de Lisboa, ao jornal será dada prioridade à extensão do Rato até ao Cais do Sodré, e depois à extensão para Alcântara.

                  Contudo, Francisco Cardoso dos Reis refere que “ainda não há estimativa de custo credível” sobre o investimento nestas obras. “O Metro de Lisboa terá um novo plano de expansão e de modernização da rede, numa abordagem sequencial, mas adaptado a uma realidade em que o retorno do investimento teve de ser repensado, e que teve de concentrar-se em Lisboa”, conclui.

                  In ionline
                  É certo que o Centro de Lisboa precisa de mais estações de Metro, mas ainda é mais certo que o Metro só é útil se chegar à periferia. Metro para andar só dentro da cidade não serve de nada!

                  Comentário


                    #10
                    Se por um lado é verdade que o Metro é um excelente transporte urbano e faz muita falta nessas zonas, por outro lado também não podemos deixar de considerar o facto de esta empresa dar prejuízos enormes.

                    Comentário


                      #11
                      Ainda bem que há dinheiro de sobra para gastar no mesmo sítio de sempre!!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                        Em compensação, continuam a fazer as coisas da forma mais errada possível:



                        É certo que o Centro de Lisboa precisa de mais estações de Metro, mas ainda é mais certo que o Metro só é útil se chegar à periferia. Metro para andar só dentro da cidade não serve de nada!

                        Correcto, é preciso analisar a utilidade, funcionabilidade e viabilidade, é por vezes mais necessario aproximar o Metro das populações da periferia, proporcionando um meio de transporte, do que obras bonitas, para outros verem, mas que na realidade pouco beneficiam quem vem trabalhar para Lisboa.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                          Correcto, é preciso analisar a utilidade, funcionabilidade e viabilidade, é por vezes mais necessario aproximar o Metro das populações da periferia, proporcionando um meio de transporte, do que obras bonitas, para outros verem, mas que na realidade pouco beneficiam quem vem trabalhar para Lisboa.
                          Beneficiam quem vive em Lisboa, ora essa! Ou também não precisam?

                          Comentário


                            #14
                            isso deve ter ca um ROI ........
                            e que tal pagarem aos fornecedores ?

                            Comentário


                              #15
                              Bem, o Metro já chega a 2 estações do concelho da Amadora, mas acho má ideia se não o estenderem até à Reboleira, onde haveria uma ligação com a estação da CP.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                Beneficiam quem vive em Lisboa, ora essa! Ou também não precisam?
                                Estando Lisboa todos os anos a perder habitantes para a periferia, será mais util que haja transportes da periferia para Lisboa, se temos de estabelecer prioridades, devemos fazer as obras mais necessarias, ou seja as que servem maior numero de cidadãos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu não percebo o "Portugal = Lisboa". Sempre que visito uma cidade pequena em Portugal noto diferenças, melhores acessos, melhores infraestruturas e equipamentos, tudo muito arranjadinho, portanto faz sentido que na cidade que é capital, cartão de visita e maior pólo turístico cultural do país se resolvam situações que se encontram em estado degradante e nojento há vários anos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                    Estando Lisboa todos os anos a perder habitantes para a periferia, será mais util que haja transportes da periferia para Lisboa, se temos de estabelecer prioridades, devemos fazer as obras mais necessarias, ou seja as que servem maior numero de cidadãos.
                                    Por acaso estava a ser irónica, mas se formos por aí também podemos pensar que, estando Lisboa a perder habitantes, o ideal seria investir na cidade de forma a conseguir captar o maior número possível de habitantes para a cidade.

                                    Além de que a notícia fala da CML e há muita coisa referente aos transportes para Lisboa e à periferia que não está sob a alçada da CML. As restantes câmaras e o estado (consoante o caso) que se cheguem à frente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                      Por acaso estava a ser irónica, mas se formos por aí também podemos pensar que, estando Lisboa a perder habitantes, o ideal seria investir na cidade de forma a conseguir captar o maior número possível de habitantes para a cidade.

                                      Além de que a notícia fala da CML e há muita coisa referente aos transportes para Lisboa e à periferia que não está sob a alçada da CML. As restantes câmaras e o estado (consoante o caso) que se cheguem à frente.


                                      Efectivamente a cidade de Lisboa perde cerca de 10.000 pessoas por ano e isto verifica-se à decadas, agora não me parece que o Antonio Costa esteja preocupado com isso, quer é lançar obras e quem vier depois que pague, segue a pratica Santana na Fig. da Foz.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Há que considerar o que diz o Mobster, e que é minha opinião também: tudo isto é também feito numa lógica de investimento com interesse turístico, já que Lisboa é indubitavelmente um dos principais (se não o principal) cartões de visita de Portugal, com muitos milhares de visitantes anuais e ao longo de todo o ano (ao contrário de outros locais, de carácter fortemente sazonal).

                                        Comentário


                                          #21
                                          praia fluvial na Ribeira da Naus... quando é que se incrimina o uso indevido dos dinheiros públicos? Porra...com praias que muita dessa Europa fora inveja a menos de 15km de Lx...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            Há que considerar o que diz o Mobster, e que é minha opinião também: tudo isto é também feito numa lógica de investimento com interesse turístico, já que Lisboa é indubitavelmente um dos principais (se não o principal) cartões de visita de Portugal, com muitos milhares de visitantes anuais e ao longo de todo o ano (ao contrário de outros locais, de carácter fortemente sazonal).
                                            E os turistas que vêm a Lisboa não vão sequer a Cascais/Estoril ?!?!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                              Há que considerar o que diz o Mobster, e que é minha opinião também: tudo isto é também feito numa lógica de investimento com interesse turístico, já que Lisboa é indubitavelmente um dos principais (se não o principal) cartões de visita de Portugal, com muitos milhares de visitantes anuais e ao longo de todo o ano (ao contrário de outros locais, de carácter fortemente sazonal).

                                              Sim e Não, vamos lá ver, indiscutivelmente Lisboa é das cidades a que recebe mais turistas, a questão que está errada é que o turista que vem a Lisboa decerto não é para fazer Praia na baixa ou passear em 4 hectares de jardins, vem visitar Monumentos, em negocios e aproveita para conheçer a vasta historia de um Pais com muitos anos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                nadar em água porca, que sonho

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                  Bem, o Metro já chega a 2 estações do concelho da Amadora, mas acho má ideia se não o estenderem até à Reboleira, onde haveria uma ligação com a estação da CP.
                                                  Chega a duas estações da Amadora, mas sendo que uma delas já não é bem Amadora. Alfornelos está na fronteira com Lisboa, sendo que a estação que lá construiram dista apenas 700 metros da Pontinha.

                                                  Resumindo, a expansão para Alfornelos e Falagueira faria mais sentido se fosse continuada para o resto da Amadora.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Granda Lisboa pá! Praia e o camano!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Um colega meu já está a pensar vender a casa dele na Baixa!

                                                      "Vende-se T4 completamente remodelado no Centro Histórico de Lisboa, a 10 minutos a pé da Praia!"


                                                      Já valorizou o imóvel nuns 30%!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                        Chega a duas estações da Amadora, mas sendo que uma delas já não é bem Amadora. Alfornelos está na fronteira com Lisboa, sendo que a estação que lá construiram dista apenas 700 metros da Pontinha.

                                                        Resumindo, a expansão para Alfornelos e Falagueira faria mais sentido se fosse continuada para o resto da Amadora.
                                                        Um pouco mais, são 1000. Quanto ao resto, de acordo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                          E os turistas que vêm a Lisboa não vão sequer a Cascais/Estoril ?!?!
                                                          Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                          Sim e Não, vamos lá ver, indiscutivelmente Lisboa é das cidades a que recebe mais turistas, a questão que está errada é que o turista que vem a Lisboa decerto não é para fazer Praia na baixa ou passear em 4 hectares de jardins, vem visitar Monumentos, em negocios e aproveita para conheçer a vasta historia de um Pais com muitos anos.
                                                          Pelo que sei há turistas que vêm a Lisboa e aproveitam para ir às praias da Linha.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Quem vem vai experimentar o que estiver á disposição, não vai estar limitado a museus de certeza. Alem de que há muitos tipos de turistas. Não me digam que os turistas que vão a Barcelona não vai á praia?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X