Aprender a tocar guitarra!

Acho que para 3 anos está muito bem!

Já sabes as notas e agora podes praticar a velocidade nas partes rápidas e ter mais atenção aos andamentos.

Excelente passatempo!

Obrigado!
Sei que tenho muito que trabalhar nesta peça mas penso que é um bom ponto de partida...

Na última semana de agosto, há 4 anos atrás, apercebi-me que a guitarra clássica era o instrumento mais fácil de tocar mas o mais difícil de tocar bem!!!
Espero estar no bom caminho!!!​

Esta é a primeira vez que toco uma peça com a técnica de trémulo... ainda muito para evoluir mas, mesmo assim, gostaria de saber a vossa opinião...

"El Testament d'Amelia" é uma canção popular espanhola muito bonita e com uma história fantástica na sua origem - aconselho vivamente a efetuarem uma pesquisa.
Espero que gostem e aguardo pelos vossos comentários!
Bom fim de semana!!!​

Esta lição integra o Método para Guitarra de Julio Sagreras, uma referência no ensino da guitarra clássica. A Lição 4 do Livro 3 destaca-se por introduzir o trabalho do trémolo — uma técnica que exige precisão, controlo e regularidade na mão direita. É uma peça curta, mas essencial para desenvolver a fluidez e a coordenação deste recurso expressivo tão característico do repertório clássico.
Espero que gostem e aguardo pelo vosso feedback!!!

Bravo!
Desisti deste instrumento no dia em que cheguei à conclusão de que nem daqui a 100 anos chegava aos Recuerdos de Alhambra de Francisco Tárrega.
Seguindo este método a esperança pode renascer...

Bravo!
Desisti deste instrumento no dia em que cheguei à conclusão de que nem daqui a 100 anos chegava aos Recuerdos de Alhambra de Francisco Tárrega.
Seguindo este método a esperança pode renascer...

Claro que sim... é tudo uma questão de treino e método!

Espero que tenha gostado do meu vídeo e convido a seguir a minha evolução subscrevendo o meu canal de Youtube.

15 meses depois, resolvi gravar novamente esta peça de Francisco Tárrega ("Adelita"). Espero que possam comparar com a minha 1ª versão e vejam a minha evolução!!!

Hoje, deixo-vos uma joia da música popular brasileira: 'Sons de Carrilhões', do imortal João Pernambuco. Considerado um dos maiores mestres do violão e uma figura central no desenvolvimento do choro, João Pernambuco deixou um legado que é a mais pura expressão do jeito brasileiro de tocar este instrumento.
Espero que gostem!​

Evocation é uma peça contemporânea para guitarra clássica de José Luis Merin que integra a Suite del Recuerdo, que convida à introspeção e à criação de ambientes sonoros expressivos.
Espero que gostem!​

Recuerdos de la Alhambra é uma das obras mais icónicas de Francisco Tárrega e do repertório da guitarra clássica. Inspirada na atmosfera do palácio de Alhambra, em Granada, destaca-se pelo uso contínuo do trémolo, criando a ilusão de uma melodia sustentada e envolvente.
Esta peça representa também um desafio importante no meu percurso, exigindo controlo, regularidade e sensibilidade para dar vida à melodia. É mais um passo nesta viagem de aprendizagem, nota a nota!

A Sarabande da Partita nº 1 em Si menor, BWV 1002, de Johann Sebastian Bach, é uma obra de grande profundidade e serenidade. Originalmente composta para violino solo, encontra na guitarra clássica uma sonoridade íntima que realça o fraseado, a clareza das vozes e o caráter contemplativo da música barroca.

Esta peça representa mais um momento de aprendizagem e descoberta no meu percurso, desafiando a atenção ao detalhe, ao equilíbrio musical e à expressão em cada frase.​

Há 6 anos começou a minha aventura de aprender guitarra clássica!

Lágrima é uma das obras mais emblemáticas de Francisco Tárrega, admirada pela sua simplicidade, delicadeza e profunda expressividade. A sua melodia intimista convida o intérprete a transmitir emoção através do controlo do som, do fraseado e das dinâmicas.

Esta é uma nova gravação desta peça, realizada cerca de três anos após a primeira versão que partilhei no canal. Para mim, representa uma oportunidade de revisitar uma obra que marcou o meu percurso e de partilhar a evolução alcançada ao longo destes anos de estudo. Espero que a diferença entre as duas interpretações reflita o caminho percorrido e o crescimento musical que este canal pretende documentar.

Back