Novo carro - Desta vez elétrico! - Ajudem-me nas contas

Bem jogado! Costumo ter contacto com um desses tal e qual (só muda a cor, até o ano é o mesmo) e o carro está fantástico! Bom negócio! O que referi foi comprado por 43k€ novo em 2023, portanto 25k€ é um bom valor e já "comeu" boa parte da desvalorização inicial que ocorre de forma muito mais rápida que mais à frente já com 3-5 anos.

Excelente escolha, mantenho a minha opinião que a Renault faz dos carros eletricos mais bonitos, e o Megane está muito bem conseguido com essas jantes (mesmo em branco :))
A par do SCENIC, que parece um Megane mais inchado, estão realmente muito engraçados.

sim, eu só vou importar carro - uma vez que são todos importados!!! - em que eu consiga obter informação na própria renault que a garantia das baterias está ativa. são os normais 8 anos ou 160 mil kms. eu até planeio vender o carro com menos de 100 mil.

Preferia uma coisa destas, só que já foge ao orçamento e à kilometragem:

Não gosto de Renault, dos interiores e do símbolo :LOL:

Na estética exterior reconheço que se posicionaram muito bem no mercado de há uns bons anos a esta parte.

Se o caditonuno não se importar, como eu também ando com um interesse igual ao dele, colocava aqui 2 questões:

- e o VW ID3 é uma opção ?

- com a atual proliferação de softwares manhosos e gestão informática destes carros, conhecem-se defeitos ou problemas quer no VW ID3 quer neste Megane ? É que os plug-in da renault tenho lido que há uns problemas de software que embrulham a gestão daquilo....os da stellantis idem....

Para mim, escolheria sempre o iconic, e se for nesta cor melhor:

Nesta também não está mal:

Alguns não tem as câmaras 360:

Este será que vale a pena o esforço por ter poucos kms:

Já deu para entender que gosto de ter equipamento.
Na altura que comprei o eléctrico este foi um dos que fui experimentar, estava na minha shortlist, iconic com quase todos os extras menos carregamento 22, para mim carregar a 22 não é necessário.

Cumps

Eu gosto é de ver estas ideias do catito.

Isto é uma caixa de fósforos, é pequeno, etc....

alfa-romeo-mito-2016.jpg

Já isto.....

renault-megane-e-tech-electric-2022.jpg

Ok, são 15cms, e como eu digo à minha mulher já é acima da média 😂

Não deves estar a querer comparar o espaço interior de um Mito (ainda por cima com apenas 3 portas) com o de um Megane E-Tech, espero??

O ID.3 também parece boa opção, até deve ser ligeiramente mais espaçoso que o Megas.

Não falei em espaço interior.
Visualmente o Megane é um carro pequeno e na realidade também o é.
Até vai ao encontro do que eu gosto.
Agora alguém que diz que está farto de carros pequenos como o Mito ou o Mini F55, escolher um Megane EV..... é curioso.

Ainda assim, sem comparação. E até acredito que o "pequeno" ou "grande" se refere mais ao espaço interior que propriamente ao tamanho da carroçaria. As duas primeiras gerações do Mercedes Classe A também eram pequenas por fora e bem maiores por dentro do que se poderia supor à primeira vista. ;)

vamos lá por partes.

guisas, o ID.3 não é opção ou até pouparia uns milhares, nem que fossem 2 mil. o cupra born já gosto, é meio estranho e gosto de coisas minimamente diferentes, mas a minha esposa não vai à bola também. quanto aos problemas, o infotainment realmente não foi dos melhores, penso que melhorou a partir de 2023 e já me falaram numa oficina e num vendedor de alguns freezes no ecrã e que eram constantes.
ID.4 e ID.5 andei a ver a namorar alguns durante uns tempos, mas ou tinham que ser quase sempre de 2021 ou com mais kms. o mesmo com os EV6 e IONIQ 5.

1975, comecei com 22500, entretanto os preços subiram enquanto vendia o QQ e agora estou naquela faixa de 25, mais qualquer coisa se valer a pena, não 32 mil! também quero evitar carros com80 e 90 mil, que se vender daqui a 2/3 anos já teriam 120 a 140 mil kms, muito próximo dos 160 da bateria e torna-se mais difícil de vender. carregar a 22 seria uma opção, tenho aqui ao lado de casa um posto que carrega 2 carros e a cada um podem ser atribuídos 22kw.
a versão ICONIC seria o que procuro no megane, mas acaba por ser quase um unicórnio ou então só existe a preços muito altos. não estava destinado para mim, mas quando pus o QQ à venda fui experimentar um megane destes e tirando o facto de achar que andava pouco, era a versão ICONIC de 2024, com estofos no raro padrão branco. tinha 50 e tal mil (penso que 59) e pediam 28500 já negociados. hoje de 2023 não se encontram por esse preço...

edununo, se são 15 cm a mais e dizes que está na média, então estou acima da média! :love: 🥹
o meu leon é mais pequeno em todos os sentidos. o único onde talvez vença deverá ser na altura dentro do carro e na parte traseira, mais especificamente. já me sentei em vários e a minha filha tem as pernas compridas. no mini claro que era apertado, no mito idem aspas, mas eram segmentos B. O mito foi mesmo para vender, o mini é que a minha esposa engraçou com ele e pronto. mas aqui em casa tirando o mini, que a minha esposa adora e quer outro um dia destes, a minha filha detesta e só quer carros grandes.

mas realmente o lino tem razão, na maioria das vezes o espaço interior é o que interessa. o leon ao lado do megane é mais pequeno, mas como o megane parece mais estreito, acaba por parecer também mais pequeno. mas dentro do carro e já estive dentro de 3, para mim está bom. já no mini eu no lugar do condutor sentia-me algo pequeno e no leon quase que bato com os joelhos no volante, mas também ando com o assento como se fosse para uma pessoa com 1,75mts e não do meu tamanho. já não é o primeiro nem segundo carro em que se alguém mais pequno lá andar, eu acho o banco bem posicionado ou ainda puxo mais à frente. 🤣

os segmentos B são pequenos, se o mito, o mini, o fiesta, o punto tem todos mais ou menos as mesmas medidas, é normal que um megane, um leon, um golf, etc, sejam maiores, mas não esperes que sejam muito maiores. os carros devem uns 20cm de aumento entre cada segmento, diria eu sem ver medidas ao certo. mas deve ser por aí. não queiras um segmento B de 4,20mts e um segmento C de 4,75!

Mais que o comprimento exterior, que pode ser influenciado em vários cm só devido ao desenho dos pára-choques, há que olhar, por exemplo, para a distância entre eixos. ;)

estive a ler umas coisas com a IA do google e pelos vistos é o mais pequeno da comparação que me apresentou entre o dolphin, o ID.3 e o próprio megane. é o que tem, por outro lado, a maior distância entre eixos, aproveitando assim o espaço interior, que só peca na tal altura no espaço traseiro e se forem adultos altos, que vão com os joelhos muito levantados. a mala foi muito bem aproveitada em profundidade, com 440lts, em que nenhum dos outros consegue chegar perto sequer dos 400lts.

como em todos os carros, há bons e maus aspetos. a mesma coisa para os outros veículos. seja, segmentos B, C, D, etc. se optar por outro modelo, terá as suas virtudes e desvantagens também.

Última edição:
Voltar
Superior