Novo carro - Desta vez elétrico! - Ajudem-me nas contas

Nunca percebi muito esta ideia de que é preciso um carro enorme 😅 Claro que às vezes dá jeito ter mais espaço, mas 99,9% das vezes um carro normal dá e sobra…

Tenho 3 adolescentes e o Mégane EV chega perfeitamente. Para dizer a verdade, a minha maior preocupação era conseguir meter a bicicleta lá dentro 😂

No passsdo, cheguei a ter 3 cadeiras auto atrás no Kuga e depois no 3008 e nunca pensei que precisava de algo maior… é um bocado como a história de “vem aí um bebé, preciso de um SUV de 7 lugares… Compra o que mais te agradar…

Já agora, o que gosto mais no megane, é o interior (design e qualidade)…

Caso seja para guardar alguns anos, eu escolheria Megane pelo pós-venda e garantias de cumprimento de critérios de disponibilidade de peças e assistência no futuro. Os chineses evoluem a uma velocidade tal que não creio que seja possível manter essas marcas todas com níveis aceitáveis de pós venda.

Para particulares isso é fundamental. Dá alguma segurança extra.

Ou então um Tesla mas, pessoalmente , acho demasiado vulgar e insonso...

Mas um familiar que tem tido teslas, mas os de há 5 anos, os braços de suspensão andavam sempre a levá-lo à oficina, agora menos, mas ainda vai tendo umas visitas do técnico, para resolver um ou outro
problema....

Parece é que no mercado de 2a mão, a diferença entre um EV com mais de 60KW e um gasolina convencional, anda entre os 8 e os 10k euros

Contras EV:
Software manhosos e com vontades que as marcas lhes apetecer, i.e, hoje apetece-me fazer uma chamada à oficina, é fazer sair pum pedido aos modelos que me apetecer, como estão ligados, é no momento.

Contras Gasolina:
Com as normas Euro mais apertadas ali à volta do ano 2020, não sei até que ponto filtros de particulas e sondas e softwares não serão problemáticos. Estou num dilema....8k a 10k ainda dá para 10 anos de gasolina, tendo a certeza que ela não volta a baixar muito dos 2 euros por litro.

Que me dizem ?

Caso seja para guardar alguns anos, eu escolheria Megane pelo pós-venda e garantias de cumprimento de critérios de disponibilidade de peças e assistência no futuro. Os chineses evoluem a uma velocidade tal que não creio que seja possível manter essas marcas todas com níveis aceitáveis de pós venda.

Para particulares isso é fundamental. Dá alguma segurança extra.

Ou então um Tesla mas, pessoalmente , acho demasiado vulgar e insonso...

Para los gustos, colores.

Quem os tem, gosta, eu incluído.

E pudesse , era segundo carro para a minha mulher também. Mas é demasiado grande, lá tem de vir um #1brabus (em princípio)

Para los gustos, colores.

Quem os tem, gosta, eu incluído.

E pudesse , era segundo carro para a minha mulher também. Mas é demasiado grande, lá tem de vir um #1brabus (em princípio)

Dois carros iguais não tem nada de divertido.
Com o brabus sempre se fazem algum equilíbrio de sensações...

Lá está, como tenho um tesla tenho de discordar. Carro super completo, gosto da estética e care free usage.

Qual o carro que tens?

Eu também gosto do Tesla de forma geral. Foi a segunda opção que sugeri.

A minha opinião é mais no sentido de, se fosse comprar, eu escolheria x.

Não tenho carro actualmente.

a questão do comprar um caro maior é que sempre achei um segmento C (ou mesmo D nalguns casos ou modelos) mais apelativo. é a história do outro dia. um user comprou um segmento A, mas o Lino disse e com razão que por qualquer coisa mais podia ter comprado um segmento B e já ficava apto a fazer algumas viagens maiores sem tanto desconforto. se eu posso comprar um segmento C, porque é que iria olhar para os segmentos B? A maior parte das pessoas tem segmentos B, mas por uma questão de gosto prefiro sempre carros maiores. O Mini não venham com essa conversa, foi um devaneio da minha esposa. 🤣

o Tesla acho um bom carro, pode ser que um dia tenha um. As versões de 2023 para cá no M3 dizem que são muito equilibradas, incluindo a cena dos braços de suspensão e muita gente também aproveitou os juros a 0% ou perto disso ou hoje nem teria um. o problema é que é como ver um corsa dos anos 90 ou um renault clio dos anos 2000. em qualquer esquina aparecia um. quem diz estes modelos, diz muitos outros (e lá está, acabei por cair na real agora que afinal são segmentos B).

a situação da mala é sempre bom ter a mais, mas não dou importância a isso. já fui de férias e escapadinhas no Leon, no Mini, no QQ. é só adaptar o espaço da mala. já andei ano e meio com um stilo de 3 portas e a minha filha mais nova tinha uns 2 anos ou algo assim. ambas achavam piada entrar para trás sem porta. é como tudo, é um caso de adaptação.

já agora, carros chineses ainda não estou convencido por causa das peças. acredito que a XPeng vá triunfar, a BYD nem é preciso dizer mais nada, depois marcas como a Leapmotor, agora associada à Stellantis, a Omoda e Jaecoo e a Geely que está aí a chegar devem também conseguir alguma quota de mercado. A Voyah, a Changan, que parece um nome indiano, a Aion, firefly, dongfeng, forthing, é esperar para ver, mas não vejo grande entusdiasmo. a Nio e a Zeekr poderão ter sucesso em mercados mais ricos que o nosso em solo europeu. mesmo a KGM, coreana antiga SSangyong, deve ir embora daqui a poucos anos, que não vejo nenhum na rua.

mais virão, de certeza, mas falta-lhes uma coisa, que nalguns casos está a começar a acontecer: ter fábricas de produção na europa. os europeus para se safarem terão que ter joint ventures com eles num futuro próximo. só assim poderão competir tecnologicamente. estamos a anos-luz deles. a mais próxima deve ser mesmo a tesla e não é europeia. mas comprar chineses acho que as pessoas deviam só comprar talvez daqui a uns 3 anos, para verem na altura como anda a questão das peças.

o carro será para comprar com 3 a 4 anos (ou seja, dentro dos valores e ano o mínimo de uso possível) e vender aos 6, para quem o comprar depois ter ainda 2 anos e uns 50/60/70 mil kms para andar sem se preocupar com a questão das baterias.

os segmentos B são pequenos, se o mito, o mini, o fiesta, o punto tem todos mais ou menos as mesmas medidas, é normal que um megane, um leon, um golf, etc, sejam maiores, mas não esperes que sejam muito maiores. os carros devem uns 20cm de aumento entre cada segmento, diria eu sem ver medidas ao certo. mas deve ser por aí. não queiras um segmento B de 4,20mts e um segmento C de 4,75!
Olha que existem.

acredito que sim, eu atirei as medidas assim mais ou menos a olho. Sei que um segmento C costuma estar próximo dos 4,40, penso eu. talvez 4,50.

a minha esposa veio há bocado com uma cena esquisita. mostrou-me um carro que não gostava e desta vez disse que era bonitinho. veio com a frente do carro, eu mostrei-lhe a traseira "em grande plano" e afinal já era feio. é uma traseira que em 4 ou 5 anos fica bastante desatualizada.

depois mostrei-lhe a geração seguinte, que tinha saído um ano depois e gostou mais. mas são só 204cv, 255nm de binário e mais gastador e lento que a maior parte da concorrência, além de carregamentos mais demorados nalgumas situações também. já adivinharam que carro é? 🤣

entretanto comecei a ver anúncios com ela, pois é um carro que raramente aparece nas pesquisas a não ser já com alguns kms e adorou este:

o que acham destas viaturas?

Nunca percebi muito esta ideia de que é preciso um carro enorme 😅 Claro que às vezes dá jeito ter mais espaço, mas 99,9% das vezes um carro normal dá e sobra…

Tenho 3 adolescentes e o Mégane EV chega perfeitamente. Para dizer a verdade, a minha maior preocupação era conseguir meter a bicicleta lá dentro 😂

No passsdo, cheguei a ter 3 cadeiras auto atrás no Kuga e depois no 3008 e nunca pensei que precisava de algo maior… é um bocado como a história de “vem aí um bebé, preciso de um SUV de 7 lugares… Compra o que mais te agradar…

Já agora, o que gosto mais no megane, é o interior (design e qualidade)…
Eu agora ando com um Arkana. Como sou alto, atrás de mim não vai ninguém...

a minha esposa veio há bocado com uma cena esquisita. mostrou-me um carro que não gostava e desta vez disse que era bonitinho. veio com a frente do carro, eu mostrei-lhe a traseira "em grande plano" e afinal já era feio. é uma traseira que em 4 ou 5 anos fica bastante desatualizada.

depois mostrei-lhe a geração seguinte, que tinha saído um ano depois e gostou mais. mas são só 204cv, 255nm de binário e mais gastador e lento que a maior parte da concorrência, além de carregamentos mais demorados nalgumas situações também. já adivinharam que carro é? 🤣

entretanto comecei a ver anúncios com ela, pois é um carro que raramente aparece nas pesquisas a não ser já com alguns kms e adorou este:

o que acham destas viaturas?
ainda não tiveram tempo de mudar o menu de FR para PT (n)

Acho caro, para os KMS que tem.

eu também acho caro, mas mesmo assim é o quarto mais barato da lista. não filtrei por kms e os outros andam pela mesma bitola, todos acima dos 85 mil. a partir de 25500 até 26 e depois vem este.

quanto às revisões, 15 em 15 é chato, mas depois regulam-se todos pela anuidade também, o que vai dar ao mesmo. por dentro é bonito numa combinação de tecido e pele, mas continuo a preferir o megane, o mach E, o EV6, etc. os estofos do megane é que acho um pouco básicos mesmo na versão techno.

Voltar
Superior