Tópico dos carros eléctricos

E em certas marcas chinesas, não deixa de ser ainda uma tiro no escuro, veja-se a Aiways: Aiways - Fully electric, fully equipped and for everyday use, há aqui na minha zona uns dois, e se pertencerem a um privado (não forem leasing, aluguer operacional), os donos estão em trabalhos... Talvez a BYD e sei lá Xpeng e Zeekr se aguentem, principalmente a primeira, agora as outras como Omoda e Jaeeco, tenho dúvidas.
Depois há a questão da cibersegurança, mas sejamos coerentes, esses problemas, em termos de telemetria aplicam-se a qualquer marca, seja a BYD ou a Tesla, depende do lado em que estás, e mesmo assim....

vendas por cá andam fracas de todas essas novas marcas
mesmo a Byd e MG (com modelos electricos) nem ver no top 50
só tesla , volvo e bmw

Anexos

• naom_6a79b18f74cea.jpg
    naom_6a79b18f74cea.jpg
    471,8KB · Visualizações: 36
Última edição:
deixo um post de há uns dias noutro tópico que criei e que vai ao encontro do que dizem por aqui. falo até das peças, mas também das marcas em aguentarem e vingarem. incluo também a vinfast, vietnamita, já agora.

relembro que aqui, se achamos já muitas marcas, na china são mais de 140 e 70% ou 80% vão acabar por desaparecer ao longo desta década. aposto nisso.

"já agora, carros chineses ainda não estou convencido por causa das peças. acredito que a XPeng vá triunfar, a BYD nem é preciso dizer mais nada, depois marcas como a Leapmotor, agora associada à Stellantis, a Omoda e Jaecoo e a Geely que está aí a chegar devem também conseguir alguma quota de mercado. A Voyah, a Changan, que parece um nome indiano e só vi uns dois, um deles com PUB de stand a circular, a Aion, firefly, dongfeng, forthing, é esperar para ver, mas não vejo grande entusdiasmo. a Nio e a Zeekr poderão ter sucesso em mercados mais ricos que o nosso em solo europeu. mesmo a KGM, coreana antiga SSangyong, deve ir embora daqui a poucos anos, que não vejo nenhum na rua.

mais virão, de certeza, mas falta-lhes uma coisa, que nalguns casos está a começar a acontecer: ter fábricas de produção na europa. os europeus para se safarem terão que ter joint ventures com eles num futuro próximo. só assim poderão competir tecnologicamente. estamos a anos-luz deles. a mais próxima deve ser mesmo a tesla e não é europeia. mas comprar chineses acho que as pessoas deviam só comprar talvez daqui a uns 3 anos, para verem na altura como anda a questão das peças."

vendas por cá andam fracas de todas essas novas marcas
mesmo a Byd e MG (com modelos electricos) nem ver no top 50
só tesla , volvo e bmw
Nem a Byd nem a MG estão assim tão bem como aparentam.

A maioria anda em TVDE só uma empresa de aluguer para TVDE comprou 500 BYD, a empresa lufada prometida com 1000€ de capital social faz um investimento de muitos milhões de euros, isto pode explicar as vendas artificiais dessas empresas chinesas

Nem a Byd nem a MG estão assim tão bem como aparentam.

A maioria anda em TVDE só uma empresa de aluguer para TVDE comprou 500 BYD, a empresa lufada prometida com 1000€ de capital social faz um investimento de muitos milhões de euros, isto pode explicar as vendas artificiais dessas empresas chinesas
essa compra foi em 2025
e alugavam à semana

No dia 15 de janeiro 2025 a BYD publicou na sua pagina do facebook que vendeu 500 attos electricos a uma empresa TVDE de nome lufada prometida lda.
No mesmo dia 15 de janeiro os órgãos sociais desta empresa foram alterados.
A lufada prometida tem um capital social de 1.000€ e foi criada em 08/10/2022.
O fornecedor das 500 viaturas neste negocio foi a caetano retail

1786443691935.png

sinceramente até prefiro a china, cujo líder parece ser inteligente, do que os EUA, com aquele atrasado mental do trump
o problema será quando o trump sair ... os eua continuam a ser um parceiro fiavel ! já a china ...tenho duvidas !

mas desejo sinceramente que os nossos filhos e netos aqui na Europa não sejam "atropelados" pela China / PCC, por decisões que os pais e avós tomaram !

-------------------

1786445191738.png

aqui na cidade há a omoda e jaecoo. omodas já vi uns 4 ou 5, jaecoo ainda talvez só uns 2. já andam por aí há vários vezes. penso que ao lado há a xpeng e depois outras marcas que não devem ter expressão nenhuma. mais à frente há a leapmotor, pelo menos, integrada no stand da opel.
A Xpeng vende mais em PT que a maioria das outras chinesas(BYd à parte)...

Parece que a Tesla alocou as entregas a França que teve um aumento brutal,… não sei de facto são números estranhos com tanta gente à espera de carro nos clubes e fóruns a perguntarem pelo carro :) parece que desviaram aí umas entregas

algum "ruido" online com a Tesla e entregas em Julho/Agosto - dizem que a Tesla está a reter o stock todo ... para um dia destes mostrar/implementar alterações !
será verdade ?

Só se for algo muito básico porque as alterações fazem-se na linha. Em viaturas em parque é muito complicado. Lembro que a Ford por exemplo deixava pequenos defeitos e reparações para os concessionários. Os carros novos com defeitos vinham com uma folha dos trabalhos que eram feitos a expensas da Ford segundo valores tabelados.

Tive a ver o comparativo de uma revista nacional que tinha o GLC, IX3 e Q6. Ganhou por pouco o ix3. Resumindo:
GLC Mais espaçoso
IX3 mais dinâmico e eficiente
Q6 (rwd bateria de 100) o mais barato

O Q6 parece-me um bocado desatualizado face à concorrência.
Ao mesmo tempo, parece que a Audi baixou o preço do Q6 face aos preços de 2024 (fonte: revista e site)
o A6 e-tron ainda não recebeu o mesmo tratamento no preço

algum "ruido" online com a Tesla e entregas em Julho/Agosto - dizem que a Tesla está a reter o stock todo ... para um dia destes mostrar/implementar alterações !
será verdade ?

Reter?

Não me parece, há barcos a caminho, sendo que houve vendas noutros países.

Simplesmente parece que fizeram gestão do stock, consoante prioridades de logística

como na Tesla a logistica, comercial, marketing e produção funciona de forma muito diferente da maioria das empresas ... até pensei que pudesse haver alguma "verdade / inovação" nesses comentários !

Voltar
Superior