Novo carro - Desta vez elétrico! - Ajudem-me nas contas

o mobile há bocado não funcionava. fui agora lá, que já dava e o mais barato de 2023 é o que está abaixo. da anterior geração há mais caros que este.

se formos ser mais rigorosos e procurarmos algo de 2023 com 80 mil kms, não há nada. encontrei apenas um de 2022 entre os 80 e 90 mil e pedem 23 mil. por isso e contra mim falo, por 26500 sempre podem baixar 500€ e mesmo assim não ganham muito, a não ser que tenha sido adquirido em leilão.
um azulinho de 2023 na alemanha até fica ali a bater nos 27 mil, embora só tenha 11 mil kms.

o mobile há bocado não funcionava. fui agora lá, que já dava e o mais barato de 2023 é o que está abaixo. da anterior geração há mais caros que este.

se formos ser mais rigorosos e procurarmos algo de 2023 com 80 mil kms, não há nada. encontrei apenas um de 2022 entre os 80 e 90 mil e pedem 23 mil. por isso e contra mim falo, por 26500 sempre podem baixar 500€ e mesmo assim não ganham muito, a não ser que tenha sido adquirido em leilão.
um azulinho de 2023 na alemanha até fica ali a bater nos 27 mil, embora só tenha 11 mil kms.
11K é logo outra coisa, podes fazer 50.000km depois e mesmo assim quando venderes nunca tem muitos.

Agora a comprar com 70-80, já estás muito perto da barreira psicológica dos 100K

sim, para depois vender com menos de 100 mil não dava um de 80, claro. mesmo com 50 e picos já deve ser ali no limite. mas o do mobile custa "apenas" 27, importando dava praticamente 30 mil. foi só um exercício, nada mais.

Continuando a usar aqui este tópico e se o caditonuno não se importa, hoje fui visitar um stand de elétricos, e:

1- totalmente desanconselhado a procurar o ID3 usado. Deu problemas, não graves de software, mas como se venderam muitos e deu problemas em muitos, parece que a VW por cá não teve capacidade para resolver em tempo digno as avarias e isso causou problemas aos vendedores destes carros, portanto para este stand ID3 por enquanto nem vê-los, pelo que não tinha para venda !

Confirmam estes problemas no ID3 ?

2- Vi o Megane, mas a entrar e a sair dos bancos de trás bati com a cabeça (sim foi só a cabeça) na parte de cima, que até está muito protegida para estes casos.....o interior não me parece mais espaçoso que o e-Niro. A bagageira é mais funda no Megane, o painel de instrumentos é maior mas os pneus são 20 polegadas., parece uma carroça.

3- Fiquei a saber que o Jazz que levei para a troca com 19 anos, vale ZERO para eles e nem vale o trabalho de o passar a outro stand que vende usados......fiquei triste !

O ID3 já tinha alertado e foram também o ID4 e ID5. Dizem que só de 2023 em diante, mas apenas li.

O Megane a bagageira é funda, não é comprida. Tem 440lt. Atrás espaço ara as pernas ainda tem, mas com alguém de 1.80mt acaba por ser menos prático, pois o tejadilho é mais baixo. As jantes tens a versão equilibre e techno com jantes de 18 também, mas acho-as normais e feias.

Carros com 20 anos claro ir para eles valem zero. Têm zero interesse e muito trabalho se alguém lá deixa um carro banal dessa idade. Só vendendo a particular e talvez só consigas vendê-lo a uns brasileiros ou a quem procure um segundo carro para as voltinhas pequeninas do dia-a-dia ou uma menina que acabou de tirar a carta e não queira gastar quase nada do pouco orçamento que tenha. É a realidade.

Aí atrás o Cadito tocava no ponto que mais gente aqui e "lá fora" pega que é "Teslas parecem Clios ou Corsas nos anos 90/2000".

E sim sr, são muito comuns e se queres algo diferente é legítimo não queres um carro igual a toda a gente.

Agora lá pq são comuns não quer dizer que sejam carros minimamente parecidos a Clios e Corsas. Estes últimos eram comuns porque eram baratos, ponto.

Já o Model 3 é comum por uma série de razões em que ser barato não é a principal. Podemos dizer que comparando pegando no fator financiamento é relativamente barato e até pode ter valores de prestação semelhantes a carros efetivamente mais baratos. E sim, é parte do segredo, no entanto o Model 3 já foi muito mais caro, com taxas mais elevadas e já na altura vendia bem, mesmo em Portugal.

Aliás até comparar com coisas como ID.3 e Megane EV para mim é comparar bichos diferentes.

O Model 3 é um segmento acima destes, tem mais espaço, mais equipamento, mais tecnologia, mais potência (ou até muuuuito mais potência nas versões AWD/Performance).

Se me disserem que é uma experiência de condução menos refinada que um BMW Série 3 (a combustão com um E90, que conheço bem) para um apreciador e para quem sabe da poda, concordo a 200%. Podia escrever muito mais sobre isso, outro dia. Tem sobretudo a ver com feeling em curva, forma como a suspensão trabalha, feeling da direção etc. Aliás com o tempo fiquei mega fã de RWD e até prefiro a AWD porque este último a puxar forte sentes torque steer como um FWD forte que é algo que pessoalmente não aprecio. Aprecio muito a direção "limpa" e feeling de um bom RWD.

Agora em termos puramente racionais e mesmo alguma irracionalidade (questão da potência por exemplo), quer novo quer usado (aqui mais variável, é preciso procurar bem) para mim é difícil fugir ao Model 3.

Peguem num qlq Model 3 LR AWD de ~400cv (nem é preciso um Performance que tem 500cv) e vejam o quão rápido ele chega aos 200. Sinceramente não consigo comparar isto com típico segmento C europeu elétrico.

Consigo, isso sim, comparar com coisas com o BMW i4 e afins. E sim eu sei, o i4 é superior nalguns pontos e é um produto com mais sotifisticação e conforto (embora perdendo noutros pontos), mas essa sim é a comparação.

Portanto conseguir comprar um concorrente do i4 usado e optar por um Megane elétrico só porque é diferente é algo que sinceramente não consigo entender.

EDIT: Se é verdade que pessoalmente não me via a arriscar num elétrico chinês menos conhecido - (ou seja, fora BYD e talvez a Xpeng) porque mesmo que continue a ter sucesso no mercado doméstico são marcas que podem vir a perder representação na Europa e em Portugal em concreto ainda mais fácil...

- não é menos verdade que por mais estranho que pareça agora não sabemos o futuro e marcas como a Renault podem ir ao charco ou pelo menos mudarem completamente e um Megane EV pode vir a não ter peças no futuro. Se calhar até estou a dizer um disparete, mas neste momento vivemos tempos "complexos" em que adivinhar o futuro me parece particularmente difícil...

Se a indústria alemã está a enfrentar grandes desafios imagino o futuro da indústria francesa...

PS: São muitas marcas novos em muito pouco tempo. Até me sinto velho pq nem consigo acompanhar...

Última edição:
E antes que seja criticado indevidamente falo obviamente de situações de gastar um certo valor num carro usado com +/- os mesmos anos que um Model 3 usado num destes carros já aqui mencionados onde um dos fatores principais para comprar certo carro seja o ser mais raro.

Como se um ID.3 ou Megane EV fossem Ferraris ou assim...

Obviamente se fossem estivermos a falar de situações do género gastar 30k num carro novo vs 30k num usado, aí mesmo sendo fã de usados pela questão negócio/poupança/desvalorização futura etc., percebo porque "novo é novo" é um argumento de peso.

Aliás há pessoas que só consideram carros novos, o que é perfeitamente legítimo.

Agora quando se fala de usados há todo um mundo e aqui do que li parece-me que há pouco foco e uma grande dispersão de ideias. É importante definir prioridades, budget, máximo de anos e km etc.

Lembro-me que na altura o user Vanquish (lembrei-me porque postou aí agora) fez um negócio bem interessante no seu KIA salvo erro. Para verem que não há aqui qualquer tipo de hate gratuito.

Simplesmente tudo na vida tem um valor "certo". Acho que aqui ninguém compara bife do lombo com Mcdonalds, até porque não custam propriamente o mesmo...

clioIIIRS, eu falei na questão dos clios como ponto de referência, de comparação, mas puramente na vertente de se verem muitos, como se viam clios e outros modelos aos montes. corsas, saxos, fiestas mais nos anos 90, etc. claro que eram mais baratos, eu sei disso, mas podemos transpor a situação precisamente para o i4 e o tesla, que foi o que me veio à cabeça se não falarmos dos corsas, clios e afins. tu até acabaste por ir de encontro à minha ideia, que é vermos muitos, muitos teslas, que nem são produtos assim baratos, mas no cômputo geral acaba por ser consensual que é um produto bastante equilibrado e i4 vemos muitos, seja a versão que seja, embora comparativamente menos. claro que são mais caros, mas se o preço fosse mais equilibrado e com o sucesso que a tesla teve, será que se veriam muitos mais bmw i4 ou apenas mais?

os outros carros de segmento C acabam por ser mais básicos, menos potentes, mais simples, alguns menos tecnológicos, logo mais baratos na sua lógica, mas por vezes não o são. depois temos os chineses. ando com vontade de ir ao stand ver o B05, mas hoje fiquei dececionado ao ver um vídeo espanhol. para quase todas as pessoas não interessa se tem 200 ou 220 ou 275cv, se tem 200 ou 255nm como indicaram no vídeo ou se tem 350nm, se as jantes são de 18, 19 ou 20, etc. olham para o carrito por fora e por dentro, tem um tablet grande, se gostam vão ver o preço e decidem. se é mais barato que as outras marcas 5 ou 10 mil, claro que é de aproveitar. o problema é que depois é forrado a plásticos duros, à exceção das portas, a mala é pequena, digna de um segmento C de há 20 anos atrás, o cofre do motor tem aspeto de ser dos anos 90, etc e tal. fiquei dececionado com o produto e já não me entusiasma por aí além, quase só mesmo pelo design.

agora se comprarmos um ID.3 Neo, um Megane e um B05, como vi noutro teste estrangeiro, as diferenças de materiais estão lá, mas também o preço. com o megane e o ID.3 a custarem sensivelmente o mesmo, quem quer apenas um carro para andar vai acabar por preferir o leapmotor. mas ainda estamos na fase de carro novo, não há peças, não há assistência a rodos, coisa que as marcas europeias têm há dezenas de anos. é dar uns 3 ou 4 anos a ver se estas marcas pequenas vendem alguma coisa, aliadas a marcas grandes ou não e se começam a produzir na europa e a escoar o seu produto feito aqui. muitas aparecem, mas também muitas vão desaparecer em poucos anos, principalmente da europa.

clio, já agora, essa situação do "novo é novo" poderá ser mais forte realmente daqui s 3/4 anos, quando houver produção europeia de chineses e até com algum decréscimo de preços fruto da competição. neste momento nem acho muito válido a não ser que compres algo bom por 30 mil e compres um usado com 3/4 anos por 25, seja ele que carro for, dentro do mesmo segmento e especificações, claro!

já agora, estive a ver os teslas aqui. de 2022 em diante, tesla model 3, nem cheguei a por os kms, porque só me apareceram 2 opções até 27500€. uma com cerca de 80 mil e outra a caminho dos 150 mil. depois baixei um ano e de dezembro de 2021 já aparecia um a cerca de 25500€, num total de... 6 teslas!

clioIIIRS, eu falei na questão dos clios como ponto de referência, de comparação, mas puramente na vertente de se verem muitos, como se viam clios e outros modelos aos montes. corsas, saxos, fiestas mais nos anos 90, etc. claro que eram mais baratos, eu sei disso, mas podemos transpor a situação precisamente para o i4 e o tesla, que foi o que me veio à cabeça se não falarmos dos corsas, clios e afins. tu até acabaste por ir de encontro à minha ideia, que é vermos muitos, muitos teslas, que nem são produtos assim baratos, mas no cômputo geral acaba por ser consensual que é um produto bastante equilibrado e i4 vemos muitos, seja a versão que seja, embora comparativamente menos. claro que são mais caros, mas se o preço fosse mais equilibrado e com o sucesso que a tesla teve, será que se veriam muitos mais bmw i4 ou apenas mais?

os outros carros de segmento C acabam por ser mais básicos, menos potentes, mais simples, alguns menos tecnológicos, logo mais baratos na sua lógica, mas por vezes não o são. depois temos os chineses. ando com vontade de ir ao stand ver o B05, mas hoje fiquei dececionado ao ver um vídeo espanhol. para quase todas as pessoas não interessa se tem 200 ou 220 ou 275cv, se tem 200 ou 255nm como indicaram no vídeo ou se tem 350nm, se as jantes são de 18, 19 ou 20, etc. olham para o carrito por fora e por dentro, tem um tablet grande, se gostam vão ver o preço e decidem. se é mais barato que as outras marcas 5 ou 10 mil, claro que é de aproveitar. o problema é que depois é forrado a plásticos duros, à exceção das portas, a mala é pequena, digna de um segmento C de há 20 anos atrás, o cofre do motor tem aspeto de ser dos anos 90, etc e tal. fiquei dececionado com o produto e já não me entusiasma por aí além, quase só mesmo pelo design.

agora se comprarmos um ID.3 Neo, um Megane e um B05, como vi noutro teste estrangeiro, as diferenças de materiais estão lá, mas também o preço. com o megane e o ID.3 a custarem sensivelmente o mesmo, quem quer apenas um carro para andar vai acabar por preferir o leapmotor. mas ainda estamos na fase de carro novo, não há peças, não há assistência a rodos, coisa que as marcas europeias têm há dezenas de anos. é dar uns 3 ou 4 anos a ver se estas marcas pequenas vendem alguma coisa, aliadas a marcas grandes ou não e se começam a produzir na europa e a escoar o seu produto feito aqui. muitas aparecem, mas também muitas vão desaparecer em poucos anos, principalmente da europa.
Sim eu sei que foi por serem comuns, mas achei a comparação um bocado à toa.

Imaginem um mundo onde os BMW M3 custavam o mesmo que o Model 3 Performance e depois ia haver montes de M3s. Continuavas sem gostar porque era comum? Olha para mim era de sonho, e ainda mais de sonho se além de custarem o mesmo na compra custassem também o mesmo em termos de IUC, manutenção e em gota.

O Model 3 usado não é assim tão barato? Nim, de facto custam agora +/- o mesmo que custavam há um ano graças ao preço dos combustíveis (quem comprou há um ano é que fez bom negócio), por outro lado continua a ser um carro sem concorrência dentro de certos budgets na minha visão.

O problema do i4 é que não só é mais caro como se quiseres algo que não seja um "corporate qlq coisa" estás tramado.

Se me arranjares um i4 e40 (que essa é logo outra, o e35 tem uma bateria bem mais pequena, menos potência e é muito mais comum...) com pack M e bem equipado com poucos anos e km até 25k eu estaria na linha da frente para comprar. Mas não existe (nem de perto nem de longe). Pese embora me fosse difícil lidar com aquele frente.

Eu não digo para comprares um Leapmotor. Esse B05 anda a fazer sucesso e acredito que seja dos melhores negócios nos novos, mas eu também não comprava. É um risco muito grande. Faz lembrar comprar um Saab há uns anos...

Última edição:
clio, já agora, essa situação do "novo é novo" poderá ser mais forte realmente daqui s 3/4 anos, quando houver produção europeia de chineses e até com algum decréscimo de preços fruto da competição. neste momento nem acho muito válido a não ser que compres algo bom por 30 mil e compres um usado com 3/4 anos por 25, seja ele que carro for, dentro do mesmo segmento e especificações, claro!
já agora, estive a ver os teslas aqui. de 2022 em diante, tesla model 3, nem cheguei a por os kms, porque só me apareceram 2 opções até 27500€. uma com cerca de 80 mil e outra a caminho dos 150 mil. depois baixei um ano e de dezembro de 2021 já aparecia um a cerca de 25500€, num total de... 6 teslas!
O mercado está um bocado distorcido desde o início da guerra é verdade.

Unidades de 11 e 12 de 2021 podem já ter o sistema Ryzen e a bateria de 60kWh como os de 2022. Estás a ver em que plataformas? Hoje em dia é preciso correr tudo, FB marketplace, custo justo, pisca pisca, OLX e SV e não apenas estes últimos.

Os km são menos relevantes nos elétricos, mas claro qeu continuam a contar para a questão da garantia das baterias e em termos de coisas como suspensão e afins. Mas não tanto em termos de desgaste de motor.

É melhor meio Tesla de +2022 que 2 meganes dos que tinhas na mesa! 🤪
O Megane tem um formato que agrada mais a muita gente e mede menos meio metro de comprimento. Isso ainda são argumentos que aceito, agora em muita coisa é realmente difícil comparar.

Se formos comparar com Model 3 2022 (já com o "FL" e uma qualidade geral bastante aceitável) ainda com sensores ultrassónicos, sistema Ryzen, equipamento de série a rodos e bateria 60kWh CATL fica difícil não ver no Tesla uma excelente proposta.

Para não falar na poupança em manutenção que as marcas tradicionais não querem perder essa fonte de rendimento.

Sim eu sei que foi por serem comuns, mas achei a comparação um bocado à toa.

Imaginem um mundo onde os BMW M3 custavam o mesmo que o Model 3 Performance e depois ia haver montes de M3s. Continuavas sem gostar porque era comum? Olha para mim era de sonho, e ainda mais de sonho se além de custarem o mesmo na compra custassem também o mesmo em termos de IUC, manutenção e em gota.

Pois... depende! Ainda há dias se falava da relativa "vulgaridade" do Porsche 911. Se eu andasse à procura de um veículo desse tipo, isso seria logo um factor de exclusão para mim! ;)

Voltar
Superior