clioIIIRS, eu falei na questão dos clios como ponto de referência, de comparação, mas puramente na vertente de se verem muitos, como se viam clios e outros modelos aos montes. corsas, saxos, fiestas mais nos anos 90, etc. claro que eram mais baratos, eu sei disso, mas podemos transpor a situação precisamente para o i4 e o tesla, que foi o que me veio à cabeça se não falarmos dos corsas, clios e afins. tu até acabaste por ir de encontro à minha ideia, que é vermos muitos, muitos teslas, que nem são produtos assim baratos, mas no cômputo geral acaba por ser consensual que é um produto bastante equilibrado e i4 vemos muitos, seja a versão que seja, embora comparativamente menos. claro que são mais caros, mas se o preço fosse mais equilibrado e com o sucesso que a tesla teve, será que se veriam muitos mais bmw i4 ou apenas mais?
os outros carros de segmento C acabam por ser mais básicos, menos potentes, mais simples, alguns menos tecnológicos, logo mais baratos na sua lógica, mas por vezes não o são. depois temos os chineses. ando com vontade de ir ao stand ver o B05, mas hoje fiquei dececionado ao ver um vídeo espanhol. para quase todas as pessoas não interessa se tem 200 ou 220 ou 275cv, se tem 200 ou 255nm como indicaram no vídeo ou se tem 350nm, se as jantes são de 18, 19 ou 20, etc. olham para o carrito por fora e por dentro, tem um tablet grande, se gostam vão ver o preço e decidem. se é mais barato que as outras marcas 5 ou 10 mil, claro que é de aproveitar. o problema é que depois é forrado a plásticos duros, à exceção das portas, a mala é pequena, digna de um segmento C de há 20 anos atrás, o cofre do motor tem aspeto de ser dos anos 90, etc e tal. fiquei dececionado com o produto e já não me entusiasma por aí além, quase só mesmo pelo design.
agora se comprarmos um ID.3 Neo, um Megane e um B05, como vi noutro teste estrangeiro, as diferenças de materiais estão lá, mas também o preço. com o megane e o ID.3 a custarem sensivelmente o mesmo, quem quer apenas um carro para andar vai acabar por preferir o leapmotor. mas ainda estamos na fase de carro novo, não há peças, não há assistência a rodos, coisa que as marcas europeias têm há dezenas de anos. é dar uns 3 ou 4 anos a ver se estas marcas pequenas vendem alguma coisa, aliadas a marcas grandes ou não e se começam a produzir na europa e a escoar o seu produto feito aqui. muitas aparecem, mas também muitas vão desaparecer em poucos anos, principalmente da europa.