Publicidade a universidades públicas - para quê?

Eduardo209

Well-known member
Tenho feito alguns km durante a as férias e constatado uma quantidade parva de outdoors de universidades públicas de norte a sul.

Lembro por exemplo o IST tem outdoors desde o Algarve até Aveiro uns mais parvos que os outros.🤷

Sendo instituições públicas que não fazem negócio, qual é a justificação razoável para este gasto? Ainda por cima uma universidade que preenche sempre todas as vagas!

Atenção que não sou do " contra" mas nessas quantidade? Ou a universidade de Coimbra em Lisboa?

Há assim tanto dinheiro do contribuinte para estourar em adjudicações directas?

Terá alguma coisa a ver com a passagem dos politécnicos a universidades?

não é competição entre público/privado, mas competição entre universidades públicas de topo.

no caso do IST vs FEUP/Aveiro/Minho.

quando consegues os melhores alunos também optimizas ter os melhores investigadores mais tarde (para os que ficam), e os melhores da indústria (para os que saem). As faculdades fazem muita divulgação de alumni e onde estão hoje, cargos, etc, especialmente para quem saiu do País.

não é competição entre público/privado, mas competição entre universidades públicas de topo.

no caso do IST vs FEUP/Aveiro/Minho.

quando consegues os melhores alunos também optimizas ter os melhores investigadores mais tarde (para os que ficam), e os melhores da indústria (para os que saem). As faculdades fazem muita divulgação de alumni e onde estão hoje, cargos, etc, especialmente para quem saiu do País.

Isso eu percebi mas se todas fizerem o mesmo não chegam os outdoors. Todas as universidades querem alunos...

Cá por baixo, basta ver a A1, o Técnico também o faz e em grandes quantidades!

Não tem apenas a ver com os alunos. Há mais coisas por detrás, nomeadamente a vertente empresarial da coisa e a investigação, isto contado por alguém de lá, uma vez que eu também tinha essa dúvida!

É um investimento que envolve alunos, mas também empresas, projetos de investigação...

Cá por baixo, basta ver a A1, o Técnico também o faz e em grandes quantidades!

Não tem apenas a ver com os alunos. Há mais coisas por detrás, nomeadamente a vertente empresarial da coisa e a investigação, isto contado por alguém de lá, uma vez que eu também tinha essa dúvida!

É um investimento que envolve alunos, mas também empresas, projetos de investigação...

As universidades públicas não são empresas nem têm como objeto a geração de lucro. Como tal, a publicidade e propaganda deve limitar-se à divulgação, dentro da razoabilidade isto porque o custo vai ao orçamento de estado. Deve ser um gasto responsável já que o dinheiro é de todos.

Além de que é concorrência desleal para com as universidades privadas. O estado está competir directamente com empresas em vantagem fugindo claramente do seu propósito. Distorce o mercado do ensino privado.

Talvez o caminho seja então o de privatizar de vez o ensino e deixar a investigação sob guarda chuva do estado. O contribuinte não tem de pagar para ensino público gratuito que depois compete no mercado concorrencial usando dinheiro do estado para sacar clientes aos privados.

As universidades públicas não são empresas nem têm como objeto a geração de lucro. Como tal, a publicidade e propaganda deve limitar-se à divulgação, dentro da razoabilidade isto porque o custo vai ao orçamento de estado. Deve ser um gasto responsável já que o dinheiro é de todos.

Além de que é concorrência desleal para com as universidades privadas. O estado está competir directamente com empresas em vantagem fugindo claramente do seu propósito. Distorce o mercado do ensino privado.

Talvez o caminho seja então o de privatizar de vez o ensino e deixar a investigação sob guarda chuva do estado. O contribuinte não tem de pagar para ensino público gratuito que depois compete no mercado concorrencial usando dinheiro do estado para sacar clientes aos privados.
E o que propões, aumento da fatia do OE?

E o que propões, aumento da fatia do OE?

Eu sou muito esquisito nos gastos do estado.
É acho que devemos todos ter essa preocupação.

O ensino superior público é como é. Tendencialmente gratuito pelo que as instituições têm obrigação de cuidar com responsabilidade do dinheiro que recebem isto apesar da autonomia.

Por mim, a componente de ensino deveria ser privatizada. Isso foi tentado na NOVA mas está a dar um confusão tremenda entre a parte pública e privada sendo que a parte privada vai provavelmente sair completamente da alçada da universidade. Mas neste caso: há um negócio assumido e nos estatutos da Business School.

No caso do IST: está a chamar alunos para a licenciatura de ensino público já financiado pelo estado.

O IST tem colocado outdoors um pouco por todo o Norte. Na minha opinião, isso deve-se sobretudo à perda de alunos com médias muito altas, que têm optado por ficar cá em cima devido aos elevados custos de alojamento em Lisboa.

Acho isto um absurdo mas pelo que percebi resume-se ao IST.
Eu diria que há cada vez menos jovens "revolucionários". Será?

Back