Carro usado até +- 15 mil€ (aumento do orçamento)

Ruie34

Well-known member
  1. Que tipo de carros gostas? Jeep Renegade, VW Taigo (fora do orçamento), e coisas desse tipo
  2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? B/C
  3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Até agora apurei o Renegade e o Taigo
  4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Muito reduzida
  5. Precisarás de levar carga com frequência? Pouco importante, existe outra viatura para o efeito
  6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? <10 mil km e deverá diminuir
  7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Nacional, 20 km diários, e férias muito esporadicamente
  8. Os consumos terão grande importância? Alguma, mas não é factor determinante
  9. A potência do motor terá grande importância? 100/120 cv são suficientes
  10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Existe uma componente agrícola, mas o Clio Storia chegava para isso.
  11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 15 mil € + retoma
  12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Quanto mais recente melhor.
Caríssimos , o meu irmão decidiu reformar o Clio Storia comercial, dado que já ultrapassou os 400 mil km e as maleitas acumulam-se. Foi o seu primeiro carro e em 15 anos fizeram 270 mil km juntos, mas tudo tem um fim.

É um condutor calmo, e com uma condução virada para os consumos. O oposto do irmão, portanto... O percurso diário é 2x10 km, sem trânsito.

Não tem filhos, nem se prevê que isso aconteça, e transporta apenas os sobrinhos esporadicamente. Transporta algumas coisas na bagageira, de pequena dimensão, e para grandes volumes a Strada dá a conta.

Gosta do Renegade e do Taigo, embora este último esteja fora do orçamento. Orçamento este que se cifra em 12 mil € + valor conseguido pelo (quase) defunto Clio (sandes mista e uma mini?). O Clio não tem que ser dado à retoma, podendo ser vendido posteriormente.

Relativamente a custos de manutenção, quanto menos gastar, melhor... Razão pela qual a nota abaixo tem especial importância.

Nota: tudo o que meta Stelantis está fora de questão, e gostava de "sair" da Renault. Pessoalmente também estou reticente com os ecoboost e a correia de borracha da bomba de óleo.

Nota 2: aumento do orçamento e vai-se apontar ao Taigo.

Última edição:
A Strada ainda circula? É de 99? Já não me lembro, já vao muitos anos. Era verde, não era?

Mas olha que o renegade vem de uma dessas marcas que ele não quer. O taigo é low cost, é algo a roçar ali os suvs brasileiros.

A Strada ainda circula? É de 99? Já não me lembro, já vao muitos anos. Era verde, não era?

Mas olha que o renegade vem de uma dessas marcas que ele não quer. O taigo é low cost, é algo a roçar ali os suvs brasileiros.
Cinza de 2003, ainda ontem andei com ela.

Sim, mas o Renegade não tem a mão da PSA, correcto? (Puretech)

Ser "low cost", não é um problema para ele. Pessoalmente só acho o nivel "Life" muito pobre ao nível do tablier, mas nem sei se é um problema para ele.

Para mim a escolha era fácil:
Sandero com o motor 1.0! Nem precisava de ser a gás!
Dá para um carro relativamente recente é económico, fiável e bom para quem não é de velocidades...
Nem vou para a versão aspirada para não ser demasiado lento, embora dê para um mais recente...
Um exemplo do que sugiro:

Renault Captur 0.9 TCe
Será efetivamente uma hipótese, embora ele queira mudar de ares em termos de marcas, o que compreendo perfeitamente.

Para mim a escolha era fácil:
Sandero com o motor 1.0! Nem precisava de ser a gás!
Dá para um carro relativamente recente é económico, fiável e bom para quem não é de velocidades...
Nem vou para a versão aspirada para não ser demasiado lento, embora dê para um mais recente...
Um exemplo do que sugiro:

Para ele, parece-me que fica barrado na componente estética e marca (Renault). Para mim, que conheço o produto, atendendo ao tipo de utilização, preferia baixar os standards nos km e idade e ir buscar algo mais confortável. Mas é obviamente uma hipótese válida, que se enquadra no caderno de encargos!!

O Renegade, primeira geração, é equipado com motores FIAT. Tal como o meu Compass

O Renegade 2 geração ou Restyle, acabou de ser lançado no Brasil, algumas correções no Design exterior e uma atualização do interior que fica "igual" ao meu Compass. E continua supostamente com os motores FIAT. Infelizmente acho que esta nova versão não vai sair em Portugal

Última edição:
Além dos já referidos, acabei de lhe enviar uma panóplia de viaturas, a gasolina, que vai do Renegade, ao 500X, ao Astra (1.0T e 1.4T), Mito 0.9, Ibiza, Polo, Clio V...

Eu acho que devia ir para um 500 Abarth, mas ele é MUITO mais racional e low-profile que o irmão 🤣

Nota: tudo o que meta Stelantis está fora de questão, e gostava de "sair" da Renault. Pessoalmente também estou reticente com os ecoboost e a correia de borracha da bomba de óleo.
Não quer Stelantis e pensa num Renegade? Hum... 😅

Quanto ao Ecoboost. É bem mais fiável que o equivalente da Stelantis mas mudar a correia de distribuição são mais de 9 horas de MO, o dobro ou um pouco mais do que o Puretech.

Não quer Stelantis e pensa num Renegade? Hum... 😅

Quanto ao Ecoboost. É bem mais fiável que o equivalente da Stelantis mas mudar a correia de distribuição são mais de 9 horas de MO, o dobro ou um pouco mais do que o Puretech.
Quando me refiro a Stelantis, são carros onde a PSA já meteu as unhas com o Puretech. E fui eu que estabeleci esse limite, senão já estava com um 2008 ou Corsa F nas unhas, de certeza... Mas eu gosto dele 🤣

Ecoboost - Correia ou corrente?

Já fiz muitos kms com o Renegade quer a diesel quer a gasolina. Não aprecio a arquitetura interior e a dureza da suspensão.
Já fiz também muitos kms com o Fiat 500x com o motor 1.3 de 95 cv's e seria a minha escolha. Globalmente gostei muito. O Taygo não conheço.

Já fiz muitos kms com o Renegade quer a diesel quer a gasolina. Não aprecio a arquitetura interior e a dureza da suspensão.
Já fiz também muitos kms com o Fiat 500x com o motor 1.3 de 95 cv's e seria a minha escolha. Globalmente gostei muito. O Taygo não conheço.
Também fiz uns km com ambos, e compreendo a tua escolha. Se fosse eu, talvez fosse para o Renegade, pela componente estética. Relativamente ao interior, ainda me lembro da inutilidade que são as palas do sol (curtas para um tecto tão alto) 🤣 .

Cheguei a andar a fazer TT, em trabalho, com um 2.0 M-Jet Trailhawk (matrícula espanhola). Surpreendeu-me muito pela positiva.

Também não conheço o Taigo, só vi as fotos de anúncios. Não gosto da estética, aliás, tirando Polo, Golf e Passat, a coisa anda muito sem sal, para aqueles lados, mas não é para mim...

Acho que lhe enviei esse, ou outro similar...

Quando me refiro a Stelantis, são carros onde a PSA já meteu as unhas com o Puretech. E fui eu que estabeleci esse limite, senão já estava com um 2008 ou Corsa F nas unhas, de certeza... Mas eu gosto dele 🤣

Ecoboost - Correia ou corrente?
Ecoboost é de correia também. Mas a Ford foi mais feliz com a escolha acertada do óleo mas...

Qualquer óleo com algum tempo de uso ganha propriedades ácidas que acaba por corroer borracha e plástico com facilidade.

O 1.2 Puretech com turbo até são fiáveis, sobretudo apartir de 2022/23 mas mesmo assim, convém ter um cuidado extra com a troca de óleo e correias mais antecipadas que noutros motores. E de quando em vez, sacar o carter para verificar o chupador da bomba de óleo.

Ecoboost é de correia também. Mas a Ford foi mais feliz com a escolha acertada do óleo mas...

Qualquer óleo com algum tempo de uso ganha propriedades ácidas que acaba por corroer borracha e plástico com facilidade.

O 1.2 Puretech com turbo até são fiáveis, sobretudo apartir de 2022/23 mas mesmo assim, convém ter um cuidado extra com a troca de óleo e correias mais antecipadas que noutros motores. E de quando em vez, sacar o carter para verificar o chupador da bomba de óleo.
Nada como eliminar riscos à partida... "à fuera" da lista!! ;)

Atendendo ao histórico, será viatura para manter uns bons anos, portanto, quantas mais dores de cabeça conseguirmos evitar, melhor...

Voltar
Superior