[Antevisão] Clio VI (2026)

O Clio tirando nas suas últimas duas gerações nunca foi consensual esteticamente e não foi isso que não vendeu muito.

Eu pessoalmente adoro esta estética embora a grelha pudesse ter ali uns retoques mas no geral gosto muito.

Em Portugal devido aos motores de maior cilindrada e penalização nos impostos este Clio não vai vender tanto como os anteriores.

Em França por exemplo se somarmos as vendas do Clio+R5 está na linha dos seus concorrentes.

Todas as gerações foram bastante distintas esteticamente entre si, uma mais discretas, outras mais agressivas ou originais, mas todas partilhavam um excelente equilíbrio geral, motores económicos, disponibilidade de versões básicas e outras mais sofisticadas, conforto razoável, qualidade geral interessante e fiabilidade aceitável. Todas foram um sucesso.

Esta geração está estranhamente a custar a entrar. Será por não ter versão elétrica? Será porque quem antes comprava um Clio agora compra um Sandero?

Será porque quem antes comprava um Clio agora compra um Sandero?

Ou pelo mesmo preço de base leva um Duster... E mais uns pós tem um MG4 Urban EV....ou mais um bocado de tempero e lá vai um MG HS...

Digam o que quiserem, mas há muita escolha no mercado e as marcas europeias não sabem como lidar com isto...

Ou pelo mesmo preço de base leva um Duster... E mais uns pós tem um MG4 Urban EV....ou mais um bocado de tempero e lá vai um MG HS...

Digam o que quiserem, mas há muita escolha no mercado e as marcas europeias não sabem como lidar com isto...
É uma perspetiva interessante!
Cá por casa, mais do lado da patroa, passaram 3 Clios diferentes, mas acabou por se render aos SUV...

Aliás, a noção que tenho é que estes segmentos B foram trocados por suvzinhos e não é só o Clio, mas também o 208, o Polo e por aí adiante!

Em relação à estética também sou daqueles que a acha a mais "desinspirada" de todas e conduzo CLios desde o início da década de 90, ou seja, desde a sua chegada a o mercado!

PS: não vi ainda nenhum por dentro e não tenho grande curiosidade...

Todas as gerações foram bastante distintas esteticamente entre si, uma mais discretas, outras mais agressivas ou originais, mas todas partilhavam um excelente equilíbrio geral, motores económicos, disponibilidade de versões básicas e outras mais sofisticadas, conforto razoável, qualidade geral interessante e fiabilidade aceitável. Todas foram um sucesso.

Esta geração está estranhamente a custar a entrar. Será por não ter versão elétrica? Será porque quem antes comprava um Clio agora compra um Sandero?

Acho que existem 3 razões para as vendas menores do Clio que o habitual:

1ºa - o Sendero, como disseste, porque é basicamente um Clio low cost...

2ºa - os SUVs B, como o petrus, escreveu, porque as pessoas preferem carros mais altos.

3ºa - os eléctricos, que têm muitos benefícios fiscais, sendo por isso a escolha óbvia das empresas em vez dos diesel, como era o caso dos Clios à gasóleo que vendiam ao pontapé.

O mercado mudou bastante nos últimos 10 anos e enquanto certas marcas e modelos ganharam com essa mudança, outras perderam.

• Gosto
Reações: DMA
O que fica por entender então é porque é que o Peugeot tem então vendas muito melhores que o novo Clio, mesmo estando no mercado há 6 anos. Uma boa parte dos pontos, com os quais concordo, explicam uma boa parte, mas não tudo. Será que há um tema do próprio produto estar a falhar em algo?

O que fica por entender então é porque é que o Peugeot tem então vendas muito melhores que o novo Clio, mesmo estando no mercado há 6 anos. Uma boa parte dos pontos, com os quais concordo, explicam uma boa parte, mas não tudo. Será que há um tema do próprio produto estar a falhar em algo?

frotas para empresas, o 208 e 2008 por exemplo tem propostas arrebatadoras, eu tive 4 anos um 208 como carro de empresa e tinha uma proposta incrível para uma carrinha 308 híbrida gt com os extras todos, o que queria mesmo era um prius hibrido plug in, para teres noção, toyota prius que é híbrdo plug in e abate o iva, mesmo assim a prestação do 308 era mais barata que a do prius sem abater iva, porque os mild hybrid não abatem iva em Portugal, acabei por ir para um troc porque por 10€ na prestação preferi trocar a peugeot pela vw, estive tentado a ir para um model 3/byd seal, mas tendo em conta os meus percursos de trabalho iria complicar a logística, pois não tenho percursos fixos. Na renault a mesma coisa, para teres noção a prestação para um symbioz também era mais cara que o troc, o mercado de renting e leasing tem anos que é um pouco estranho e para algumas marcas interessa é volume, não tanto a venda ao particular.

na altura do peugeot e ainda era o clio v, a prestação era absurda face ao 208, por exemplo o fiat tipo tinha prestações similares ao 208

Obrigado pelas perspectiva, faz muito sentido. O mercado empresarial é realmente muito grande e no final o fator da competitividade das ofertas tem enorme peso.

Voltar
Superior