Tópico dos carros eléctricos

Uma coisa que não percebo, é se as tarifas são de 100% sobre os VEs fabricados na China porque é que os construtores Chineses não montam fábricas nos EUA para evitar essas tarifas e vender os seus carros a preços normais como fizeram na Europa?
Porque não confiam na estabilidade do governo americano.

Fui recentemente ao Algarve por duas vezes, e vi os carregadores da rede pública sempre cheios, e até com teslas.

Então na rede Atlante foi quase impossível arranjar um lugar disponível.
Passei no Mar Shopping e tive que passar pelo suc. Estava cheio sendo alguns tvde.

Nas estações de serviço de norte a sul vi sempre bastantes lugares disponiveis, mas andei em dias de semana.

No mar shopping havia fila enorme à espera de lugar.

Na A2, alcácer e grandola cheios. Mas isto é muito dinâmico, de um momento para o outro ficam vários postos livres.

Mas é preciso expandir a rede com urgência.

Fui recentemente ao Algarve por duas vezes, e vi os carregadores da rede pública sempre cheios, e até com teslas.

Então na rede Atlante foi quase impossível arranjar um lugar disponível.
O Algarve no verão não tem carregadores suficientes para a procura, por isso é normal isso acontecer.
Vais a Espanha e tens SuC ao lado de carregadores "públicos" e é incrivel como ninguém usa os outros!!

Edit: No verão até as bombas de combustivel têm filas, principalmente nas áreas de serviço.

O software da Tesla nunca foi apontado como uma desvantagem, antes pelo contrário.
A maior desvantagem é que quando trocar de carro vou ter que me habituar aos software fracos que as outras marcas oferecem.
Em vez de andar a copiar as soluções más da Tesla, podiam fazer um software em condições!
Mas quando num fórum automóvel de diz que uma marca premium usa plásticos duros nas partes inferiores para resistir melhor ao uso, está tudo dito (não foste tu, mas é muito ativo aqui neste tópico).
Outra coisa é a rede pública que nunca dá problemas, mas depois vejo os SuC da Tesla com a maioria dos carros de outras marcas! E os carregadores da rede pública vazios!
Pela mesma razao qye há malta com teslas que mesmo pagando o mesmo(ou menos) na rede pública, continua a ir aos SUC em massa por achar que são os mais baratos. Alguns donos(infelizmente para os donos de não tesla no Algarve) já se começaram a aperceber disso e no suc do Algarve que está sempre cheio(mar shopping?) já comecam a recomendar no grupo usar os outros carregadores nas redondezas com a Atlante.
A malta que vai pelo "diz que disse" vai sempre continuar a ir em bando para onde ouviram dizer que era melhor, ou mais barato, etc. Depois temos situações cómicas como malta com carros de 800v que podiam estar a pagar quase o mesmo e a carregar a 400kW, estar num suc limitado a 98kW.

Estive no suc do mar shopping, pequena fila na hora de almoço, mas em 5m tinha o carro a carregar.

Uma vez mais, velocidade limitada, mas processo super simples e relativamente barato.

5067fa2d94a5710b7ac9bdc601a0fced.jpg

0b911b89d0e1a10e9247b3016728cc07.jpg

Existe por aí um vídeo, acho que do ano passado de um youtuber onde demorou mais de 1h30 para carregar o carro.

Na viagem para o Algarve, mas não me recordo onde.

É preciso haver mais concorrência, porque mesmo com a expansão dos carregadores, os picos são lixados.

Pela mesma razao qye há malta com teslas que mesmo pagando o mesmo(ou menos) na rede pública, continua a ir aos SUC em massa por achar que são os mais baratos. Alguns donos(infelizmente para os donos de não tesla no Algarve) já se começaram a aperceber disso e no suc do Algarve que está sempre cheio(mar shopping?) já comecam a recomendar no grupo usar os outros carregadores nas redondezas com a Atlante.

Não quero saber. O mês passado testei passar duas horas a correr carregadores públicos em Lisboa sem nada funcionar de jeito, excepto numa bomba Galp. Na A1 em Leiria a experiência e preço é mediocre.

Chego ao SuC de Fátima ou da Mealhada, tenho 30 postos com muitos livres, tomo um café e desando. Preços abaixo dos 60c

A malta que vai pelo "diz que disse" vai sempre continuar a ir em bando para onde ouviram dizer que era melhor, ou mais barato, etc. Depois temos situações cómicas como malta com carros de 800v que podiam estar a pagar quase o mesmo e a carregar a 400kW, estar num suc limitado a 98kW.
Eu prefiro sempre carregar em SuC não pelo preço, mas sim por confiar na rede, coisa que não posso dizer o mesmo nas outras.
Sem falar na facilidade em carregar, quer seja em Portugal ou na Noruega.
Aliás, nem apps/cartões de terceiros tenho para carregar fora de casa e não sinto necessidade nenhuma!

Por acaso reparei ontem nas bombas do Jumbo em Viseu, uma fila enorme para abastecer, afinal a malta também procura os centimos a menos no combustivel.
No caso do Algarve (ou caminho), que é o que se tem falado por aqui até nas AE tens muitas vezes filas para abastecer. Como é lógico isto é sazonal, tal como as filas para carregamento.
Com TVDE a carregar e com a grande concentração deles no Algarve, a situação piora.
Carreguei uma vez no SuC de Alcantarilha já depois da meia noite, onde os preços são na ordem dos 0.2€/ kWh e é impressionante a quantidade de TVDE a carregar!

Eu prefiro sempre carregar em SuC não pelo preço, mas sim por confiar na rede, coisa que não posso dizer o mesmo nas outras.
Aliás, nem apps/cartões de terceiros tenho para carregar fora de casa e não sinto necessidade nenhuma!

Precisamente, tirei a prova dos nove nestas férias. Uma vez não deu, da outra deu erro e lá funcionou, mas apenas com cartão físico

Um stress

Existe por aí um vídeo, acho que do ano passado de um youtuber onde demorou mais de 1h30 para carregar o carro.

Na viagem para o Algarve, mas não me recordo onde.

É preciso haver mais concorrência, porque mesmo com a expansão dos carregadores, os picos são lixados.
Para fazer vídeos eu tambem procurava o mais concorrido... Há muita escolha já nas AE e mais importante fora delas... se com um Tesla se pode sair da AE para ir aos SUC, com os outros pode-se fazer o mesmo.

Não quero saber. O mês passado testei passar duas horas a correr carregadores públicos em Lisboa sem nada funcionar de jeito, excepto numa bomba Galp. Na A1 em Leiria a experiência e preço é mediocre.

Chego ao SuC de Fátima ou da Mealhada, tenho 30 postos com muitos livres, tomo um café e desando. Preços abaixo dos 60c

Já eu em 5 anos e pouco de VE quando precisei de carregar só por uma vez não consegui. Foi em Coimbra num Hub que há por lá grandito no meio da cidade e como não estava para esperar pela saída dos outros, andei mais um pouco e deixei no Burguer King. E apesar de normalmente só carregar em casa, este é o meu único veículo e quando é necessário ferias, etc ao longo do ano é com ele que eu conto. E até hoje ainda não fui a um SUC(mas hei-de ir um dia).

E não tens o cartão mágico da Tesla para carregar nos outros? E isso aplica-se aos outros tambem... Eu com o cartão(em PT) do meu carro tambem carrego onde quero e saindo do país nem do cartao preciso(plug and charge).

Voltar
Superior