Bateria nova par automóvel. Importante a marca ou não?

Obrigado, uma vez mais pelas tuas dicas.

As Exide encontrei, com diferenças abaixo de 10€ em comparação com as da Tudor. Por isso estava a questionar, e assim fico com mais uma opção para considerar.

Obrigado, nto

Ora essa, estamos cá para nos ajudarmos. 😉

Como podes ver, TUDOR e EXIDE fazem parte do mesmo grupo.

Hoje troquei uma bateria da autopartslogistics montada em setembro de 2017, era uma de 75Ah / 640a. Costumo verificar o estado da bateria e já estava com 526a e o carregador do lidl já não conseguia carregar a não ser no modo "mota", e com o carro desligado ela já baixava dos 12v.
Preferi trocar já do que arriscar ficar apeado e ter de comprar uma bateria num sitio qualquer "urgentemente" a um preço bem mais caro.

Optei por uma Exide premium ( 77ah - 760a ) da innpo ( chegou em 3 dias uteis ) , por curiosidade fui ver o estado dela e o aparelho mediu 924a de CCA​

Acabei de trocar a bateria de um carro meu. Sai tudor, entra varta.

0a6ee036ff3bdb48e30d9e1a51caaef3.jpg

Como nota e dica para quem não saiba (eu não sabia): comprei na Feuvert, se comprasse online com levantamento na loja (e pagamento também pode ser), ficava menos cerca 26€! É bastante pasta!

Para referência, ficou a 127€ e uns cêntimos, já com um imposto qualquer que se paga. Se fosse diretamente na loja, acho que eram 152€.

127€, achei um bom preço para a bateria que é.

Ora parece que vou ter de trocar a bateria da minha Seat Leon 1.5TSI...erros e mais erros na centralina, todos relacionados com baixa voltagem, na porta CAN somente lê 11,73V (apesar de o multimetro indicar 12.5V). Durou 7 anos (ainda é a original, uma Banner EFB 59AH 640A).

Opções que tenho em estudo

Varta N60 - 60AH-640A - a mais cara, cerca de 105€
Tudor TL600 - 60AH-640A - Cerca de 95€
Exide EL600 - 60AH-640A - Cerca de 90€, supostamente igual à Tudor
Yuasa (ainda em estudo de qual melhor se adapta, pois não tem uma de 60AH-640A)

O que aconselham?

Uma coisa que acho estranho, os sites em Espanha apenas dão garantia de dois anos. Não deveriam ser 3 a nível da Europa?

Obrigado

Edit: a diferença de preços para as Tudor/Exide TL700/EL700 é de cerca de 10€ e fico com uma bateria de 70Ah e 760A (tenho espaço para a encaixar pois são ligeiramente mais compridas que a original). Será uma boa opção, certo?

Última edição:
Ora parece que vou ter de trocar a bateria da minha Seat Leon 1.5TSI...erros e mais erros na centralina, todos relacionados com baixa voltagem, na porta CAN somente lê 11,73V (apesar de o multimetro indicar 12.5V). Durou 7 anos (ainda é a original, uma Banner EFB 59AH 640A).

Opções que tenho em estudo

Varta N60 - 60AH-640A - a mais cara, cerca de 105€
Tudor TL600 - 60AH-640A - Cerca de 95€
Exide EL600 - 60AH-640A - Cerca de 90€, supostamente igual à Tudor
Yuasa (ainda em estudo de qual melhor se adapta, pois não tem uma de 60AH-640A)

O que aconselham?

Uma coisa que acho estranho, os sites em Espanha apenas dão garantia de dois anos. Não deveriam ser 3 a nível da Europa?

Obrigado

Edit: a diferença de preços para as Tudor/Exide TL700/EL700 é de cerca de 10€ e fico com uma bateria de 70Ah e 760A (tenho espaço para a encaixar pois são ligeiramente mais compridas que a original). Será uma boa opção, certo?

Os 3 anos, é "opção" de Portugal. Espanha, França e muitos outros, a garantia continua a ser de 2 anos.

Se tens espaço e pela diferença de preço, optava pela de 760A.

E a escolha acaba por recair numa VARTA Dynamic EFB 60AH. Um pouco mais cara, mas é Varta (vale o que vale, mas sempre usei esta marca nos meus carros)...e de 60AH pois assim não tenho de andar a desmontar e montar outras peças (nomeadamente filtro de ar e entrada de ar) e inventar / arranjar a proteção térmica da bateria, que está feita para medida da original e por pouco maior que seja a de 70AH essa mesma proteção térmica não encaixa. Vamos ver o que dura.

E a escolha acaba por recair numa VARTA Dynamic EFB 60AH. Um pouco mais cara, mas é Varta (vale o que vale, mas sempre usei esta marca nos meus carros)...e de 60AH pois assim não tenho de andar a desmontar e montar outras peças (nomeadamente filtro de ar e entrada de ar) e inventar / arranjar a proteção térmica da bateria, que está feita para medida da original e por pouco maior que seja a de 70AH essa mesma proteção térmica não encaixa. Vamos ver o que dura.

Então assim sendo foi a melhor opção, escolheres isso.

Já que afinal não era só chegar e colocar uma mais potente/maior, já que tinhas de fazer "corte e cose".

Pensei que e quando respondi à tua questão, que era mesmo só colocar lá uma maior sem outro.

O que recomendam aplicar nos bornes/contactos de uma bateria de forma a manter aquilo limpo, isento de verdete e/ou "calcário" e não atrair lixo/pó?

Obrigado (y)

A bateria original do meu 520d F11 finalmente deu sinais de estar a entregar a alma ao criador, após 12 anos !

Agora estou num dilema: mudar a bateria na BMW (cerca de 400€) ou comprar uma boa bateria cá fora (cerca de 200€) e mudar eu?

Se tivesse a garantia que na BMW colocavam uma igual à original, nem pensava duas vezes. Mas desconfio que não. Alguém que tenha mudado a bateria na BMW, que tal é a duração da nova bateria ?

Outro pormenor: se mudarmos nós a bateria sem a codificar, quais serão os potenciais problemas ?

A bateria original do meu 520d F11 finalmente deu sinais de estar a entregar a alma ao criador, após 12 anos !

Agora estou num dilema: mudar a bateria na BMW (cerca de 400€) ou comprar uma boa bateria cá fora (cerca de 200€) e mudar eu?

Se tivesse a garantia que na BMW colocavam uma igual à original, nem pensava duas vezes. Mas desconfio que não. Alguém que tenha mudado a bateria na BMW, que tal é a duração da nova bateria ?

Outro pormenor: se mudarmos nós a bateria sem a codificar, quais serão os potenciais problemas ?

E dá para usar o carro sem codificar a bateria?
Pensava que não.

Voltar
Superior