Pedido de ajuda na escolha de pequeno carro

lmrsa

Well-known member
Boas.

Por motivos que não interessam, vou nos próximos meses fazer um grande downgrade em termos do automovel que tenho.

Pretendo comprar um carro:

1. no máximo até € 4000;
  2. A gasóleo;
  3. Tem de ter AC, isso é inegociável.

O que valorizo:

1. Fiabilidade;
  2. Baixo custo de utilização/manutenção;
  3. Não me importo que seja um carro pequeno, mas sem exageros (Aygo, C1, por aí)
Sei que terei de comprar um carro com imensos quilómetros, pelo que a fiabilidade é efetivamente importantíssima (quero que dure uns anos sem grandes problemas, preferencialmente).

Caso queriam dar a vossa opinião agradeço desde já!

Falaram-me bem do Nissan Note, será uma boa opção?

Eu evitaria os 1.5 DCI excepto se forem os 70, 90 ou 110, creio que esta terceira geração envelheceu bem ao contrário dos 105.

Refiro 1.5 DCI porque há aos molhos embora alguns em muito mau estado, vê-se isso nas estradas.

Mas de um modo geral a minha recomendação é, tendo em conta o baixo orçamento face aos preços do mercado, opta por um que tenha "poucos" km, 1 só dono e/ou revisões comprovadas, tenta fazer um test drive, vê se não deita demasiado fumo, e claro procura sempre por motores que tenham tido problemas cronicos, de modo a evitá-los.

Obs: atenção ao AC. Se estiver " fraco " ou não funcionar porque " só precisa de gás " , tenta pelo menos obter um bom desconto já que AC descarregado = AC com fuga.

Yaris MKII 1.4 D-4D 90cv (2005 até 2011) - não há muitos, mas será uma possível boa opção :cool:
Só é pena aquele painel de instrumentos central, uma boa estupidez que andou na moda e espero que já tenha desaparecido.

Esse motor é fixe e se não for como outros problemáticos da época, tanto melhor.

se não tivesses escrito a primeira frase, ninguém suspeitaria de nada. :unsure:

quanto às dúvidas, realmente um 1.5 pode ser uma boa opção, mas devem ter bastantes kms e já cansados. um yaris, como disseram ou então um bom e velhinho 1.4TDI o mais recente possível.

Creio que depende um pouco do que aparecer, o mercado de usados é um pouco ingrato.

Eu aqui há uns meses também necessitei de um carro para fazer alguns kms para uma missão específica e orçamento limitado.

O meu conselho é que procures baseado em parâmetros específicos como ter ou não filtro de partículas de origem, embraiagem bimassa ou não. Isto para evitar que esses 4 mil euros passem rapidamente para 5 ou 6 em manutenção próxima.

Verificar quando mudou a correia de distribuição...

Atenção tambem à geração do motor. Em 2005 usavam se uns injectores e em 2008 outros e podemos estar a falar de um motor igual em tudo o resto.

O tamanho do carro não importa assim tanto. O mercado valoriza alguns carros e motores de forma mais específica que o tamanho

Mini
Tem muitas peças de reposição em sucatas, e a gasolina não tem o problema do FAP

um audi segmento D com 15 anos (vá, 16) a 2500€ e só com esses kms??? não me acredito!

edit: vi logo que era burla, pois ele já não está disponível.

esse mini está esteticamente bom, o problema é o resto...

"Vendo o meu MINI Cooper, um carro cheio de carácter e muito bem cuidado ao longo dos anos. O ar condicionado está a funcionar. A pintura está em muito bom estado, sem marcas ou danos, o interior tem bancos em pele, que estão em excelente estado de conservação e o carro anda bem. Ter em conta que a bateria do carro está descarregada (o carro esteve parado durante as férias e descarregou) e o para-brisas está rachado devido ao impacto de uma pedra que lhe foi atirada quando estava estacionado e necessita de substituição. O motor aquece quando o carro é usado durante muito tempo seguido. Passou à última inspeção. Não tem livro de revisões, porque foi importado e já não o trazia. "

Aí o único problema que vejo é o sobreaquecimento....

O pára-brisas partido e a bateria são facílimos de resolver, nem percebo porque não arranjam antes de vender mas ok.

A menos que seja mesmo vender ao desbarato.

A minha opinião, como disseram, Jazz a gasolina daqueles até 2008.

Atenção ao diesel, até 4k euros, não te aconteça como aos miudos aqui do bairro que até há uns anos andavam à procura de um diesel baratucho e depois o carro passava a maior parte do tempo encostado por falta de graveto para reparar avarias....

...uma das mais simples que me lembro são as velas de incandescência, basta uma defeituosa que não sai ou parte a sair, e lá vai um valorzito jeitoso.

A minha opinião, como disseram, Jazz a gasolina daqueles até 2008.

Atenção ao diesel, até 4k euros, não te aconteça como aos miudos aqui do bairro que até há uns anos andavam à procura de um diesel baratucho e depois o carro passava a maior parte do tempo encostado por falta de graveto para reparar avarias....

...uma das mais simples que me lembro são as velas de incandescência, basta uma defeituosa que não sai ou parte a sair, e lá vai um valorzito jeitoso.
Tabem, calma.

Velas são baratas....ou pelo menos eram !!

Por 4 mil, mais vale ligar ao estado do carro que ao combustivel.

Dito isto eu tambem iria pa gota mas não sejamos teimosos pf, o user pediu especificamente DIESEL.

Se ele estivesse na duvida entre gasolina e diesel teria especificado isso.

velas de incandescência??? acho que mudei 1 vez no meu carro em mais de 20 anos. e são velas só para o carro ligar, diferentes das velas dos carros a gasolina e não gasóleo.

Voltar
Superior