Tópico dos carros eléctricos

Acho que a malta aqui se esquece que nem todos estão por dentro deste assunto.

Para quem não está, ou nem quer sequer estar, isto não é assim tão simples. Ou quem quer ter liberdade para ir longe sem ter de planear muito e perder tempo em paragens etc.

E comprar um EV usado (e mesmo novo) implica muito uso do ABRP para perceber a realidade. Até dá para colocar a degradação da bateria (para usados, ou para testar o futuro mesmo comprando novo...) porque todos os fatores contam.

EVs não é para toda a gente. Aliás por mim quanto menos gente tiver melhor pq depois coisas como a isenção de IUC e estacionamentos grátis em Lisboa vão à vida :D

A ansiedade que um EV pode gerar é um fator real, nomeadamente nas primeiras vezes e na rede pública.

PS: Quem usa Atlante, preferem usar app ou cartão? É mais fiável com o cartão? E Eletroverse?
Eu tenho usado Atlante nas férias e tenho usado sempre o cartão, é só encostar e siga...

Os inconvenientes são mais ou menos o que cada um valorizar, para mim um ICE tem mais inconvenientes do que um elétrico, tu deste 2 eu também os dou do outro lado, por exemplo, não posso gerir a carga do deposito em casa, sou sempre obrigado a ir à bomba abastecer, não tenho possibilidade de carregar à borla, só no carregamento consigo encontrar 2 vantagens do eletrico VS ICE. ;)
Não estás a constatar nada, estás apenas a dar a tua opinião.

Estou a constatar porque é algo objetivo no momento actual.
O EVs têm, geralmente, fraca autonomia - em inquéritos a proprietários é o primeiro inconveniente apontado. 450km reais é menos do que um deposito 800 ou 900 num ICE a andar à vontade.

Dificuldades em encontrar carregadores disponíveis no local e momento necessário? Está muito melhor agora mas ainda há uma imensa margem de progresso.

Como disse, há excepções e pessoas não consideram estes inconvenientes. A exceção não invalida a regra que se quer generalista.

Mas cada um compra e escolhe o que quer em função das suas necessidades e gostos.

O EVs têm, geralmente, fraca autonomia - em inquéritos a proprietários é o primeiro inconveniente apontado. 450km reais é menos do que um deposito 800 ou 900 num ICE a andar à vontade.

Dificuldades em encontrar carregadores disponíveis no local e momento necessário? Está muito melhor agora mas ainda há uma imensa margem de progresso.

Como disse, há excepções e pessoas não consideram estes inconvenientes. A exceção não invalida a regra que se quer generalista.

Mas cada um compra e escolhe o que quer em função das suas necessidades e gostos.
Têm fraca autonomia para quem precisa de muita, tenho em casa um Jazz e um HCH que têm a mesma autonomia do i4 e nunca ouvi falar de que tivessem fraca autonomia... A questão da autonomia é uma questão relativa e pouco objetiva. ;)

Não tenho tido dificuldades em encontrar postos de carga, mas se quisseres encontro, temos é que ser um bocadinho inteligentes e usar as ferramentas que existem.

Tu não percebeste o que eu disse, eu nunca procurei um carregador à porta, procuro numa localização e vou à procura de restaurantes, foi isso que eu disse, num ICE estaria muito mais limitado, pois teria que estacionar muito mais longe, teria que parar na mesma, mais cedo ou mais tarde, essa é que não tenho hipotese se não for numas bombas.
Eu não disse que não tinha limitações, disse que tenho sempre limitações quando vou para algum lado mais longe, seja em que tecnologia for.
Afinal concordamos.

Mas quando calha este tema anda-se sempre com argumentos circulares.

É que depois a discussão parecem dois gajos na tasca a falar sobre o sexo dos anjos.

Mas só para terminar:

Usando o argumento de outra forma.

Existem limitações de escolha nos ICE também.

Quando alguém vai abastecer o carro num posto de gasolina e depois vai tomar o café ou tomar o pequeno almoço no posto, a sua escolha foi limitada, afetada, condicionada, qualquer palavra que queiram usar para se sentirem mais à vontade a descrever o que fazem, por essa necessidade de parar para abastecer.
Se essa pesssoa tivesse elétrico se calhar o comportamento já não era esse.

Eu só acho que o condicionamento, limitação é maior nos elétricos, mas acho fazível sem grandes problemas, tal já escrevi no início deste tema.

Mas por aqui parece que estou a dizer uma barbaridade, até porque oferecem o café com a oferta do carregamento,:cool:

Afinal concordamos.

Mas quando calha este tema anda-se sempre com argumentos circulares.

É que depois a discussão parecem dois gajos na tasca a falar sobre o sexo dos anjos.

Mas para terminar:

Usando o argumento de outra forma.

Existem limitações de escolha nos ICE também.

Quando alguém vai abastecer o carro num posto de gasolina e depois vai tomar o café ou tomar o pequeno almoço no posto, a sua escolha foi limitada, afetada, condicionada, qualquer palavra que queiram usar para se sentirem mais à vontade a descrever o que fazem, por essa necessidade de parar para abastecer.
Se essa pesssoa tivesse elétrico se calhar o comportamento já não era esse.

Eu só acho que o condicionamento, limitação é maior nos elétricos, mas acho fazível sem grandes problemas.

Mas por aqui parece que estou a dizer uma barbaridade, até porque oferecem o café com a oferta do carregamento,:cool:
Nas situações que referi acho que existe mais limitação nos ICE do que nos EVs, é só isso.
Alem de achar que o facto de ir a uma bomba abastecer é uma vantagem do ICE eu acho que a maior vantagem do EV é abastecer em casa, aqui também o ICE é muito mais limitado...

Nas situações que referi acho que existe mais limitação nos ICE do que nos EVs, é só isso.
Alem de achar que o facto de ir a uma bomba abastecer é uma vantagem do ICE eu acho que a maior vantagem do EV é abastecer em casa, aqui também o ICE é muito mais limitado...
Concordo nessa limitação.

Mas no meu caso tenho que perder uns minutos com logística de troca de carros para carregar em casa, que é o mesmo tipo de argumento de até ofereceram o carregamento elétrico.

Têm fraca autonomia para quem precisa de muita, tenho em casa um Jazz e um HCH que têm a mesma autonomia do i4 e nunca ouvi falar de que tivessem fraca autonomia... A questão da autonomia é uma questão relativa e pouco objetiva. ;)

Não tenho tido dificuldades em encontrar postos de carga, mas se quisseres encontro, temos é que ser um bocadinho inteligentes e usar as ferramentas que existem.

A autonomia mede-se em km. Com uma agravante nos EV pois que depende muito do tipo de utilização, se tem ac ligado da velocidade e até da temperatura ambiente.

No geral, os EV do nosso parque automóvel não só têm baixa autonomia como também essa autonomia é mais variável do que num ICE e tende a piorar ao longo dos anos.

Isso são factos na minha maneira de ver.

Obviamente que existem modelos long range com boa autonomia mas isso são as exceções.

E também existem ICE com depósitos de 35l🤷

A autonomia mede-se em km. Com uma agravante nos EV pois que depende muito do tipo de utilização, se tem ac ligado da velocidade e até da temperatura ambiente.

No geral, os EV do nosso parque automóvel não só têm baixa autonomia como também essa autonomia é mais variável do que num ICE e tende a piorar ao longo dos anos.

Isso são factos na minha maneira de ver.

Obviamente que existem modelos long range com boa autonomia mas isso são as exceções.

E também existem ICE com depósitos de 35l🤷
Exato, lê-se em kms, mas não é isso que está em causa nesta discussão, o que falamos é quando passa de pouco para muito e isso é tudo menos objetivo.

Eu só acho que o condicionamento, limitação é maior nos elétricos,

Isso. Para já.

Com tendência a melhorar nos próximos anos quer pelo aumento de opções de carregamento quer a nível das tecnologias das baterias.

O que é certo é que daqui 10 anos, a esmagadora maioria dos novos vendidos serão EV e já ninguém se vai lembrar destes debates.

Antes era os EV que eram mais caros que os carros a combustão.

Quando comprei o meu, um i4 já era mais barato que um 420d por exemplo. A partir de determinado valor os EV passavam a ser mais baratos

Agora é a autonomia... Se fizermos o mesmo exercicio, um carro a combustão com 500cv também tem autonomias de 500-600km...
Fui fazer o mesmo exercicio e por exemplo um M4 tem uma autonomia de 580km, pouco difere do i4 M50 que tem uma autonomia de 520km e por exemplo o i3 50 (469cv) já chega aos 900km de autonomia...

Eventualmente, vai haver carros elétricos com baterias minusculas e 1000km de autonomia (ou mais), ou até autonomia infinita no caso das estradas com indução.

Exato, lê-se em kms, mas não é isso que está em causa nesta discussão, o que falamos é quando passa de pouco para muito e isso é tudo menos objetivo.

Existem regras determinísticas: temperatura a que ferve a água. É 100 ° . Não admite exceção é aquilo é pronto.

Existem regras estatística que se baseiam em tendência. Admitem exceções.

A maioria do parque automóvel EV tem baixa autonomia comparado com a maioria do parque ICE. É regra verdadeira.
Com excepções.

Além disso, existem inquéritos a consumidores que descrevem essa tendência bem como a do problema dos carregadores.

Não me viste dizer que todos os EVs têm baixa autonomia nem que todos os proprietários de EVs têm problemas de carregamento.

800 ou 900 a andar à vontade?

Ou são de segmentos acima, ou carros mais antigos, porque diria que a maioria deve fazer ali 550-650 por depósito.

E sem se esticarem muito, senão não dá, ainda para mais se não quererem andar na reserva.

Existem regras determinísticas: temperatura a que ferve a água. É 100 ° . Não admite exceção é aquilo é pronto.

Existem regras estatística que se baseiam em tendência. Admitem exceções.

A maioria do parque automóvel EV tem baixa autonomia comparado com a maioria do parque ICE. É regra verdadeira.
Com excepções.

Além disso, existem inquéritos a consumidores que descrevem essa tendência bem como a do problema dos carregadores.

Não me viste dizer que todos os EVs têm baixa autonomia nem que todos os proprietários de EVs têm problemas de carregamento.
A conversa nunca foi por aí, dizer que um EV tem pouca autonomia não é objetivo, é relativo.

800 ou 900 a andar à vontade?

Ou são de segmentos acima, ou carros mais antigos, porque diria que a maioria deve fazer ali 550-650 por depósito.

E sem se esticarem muito, senão não dá, ainda para mais se não quererem andar na reserva.

Estava a pensar em pequenos diesel por ex. mas pelo que estou a ver nos sites das marcas em Portugal já quase não há disponíveis novos...

A gasolina em torno de 700 dependendo do depósito e do condutor.

Em média fazes quantos no teu? Media geral.

A conversa nunca foi por aí, dizer que um EV tem pouca autonomia não é objetivo, é relativo.

Mas eu não disse que um EV tem pouca autonomia.

Eu disse que a maioria dos EVs do nosso parque automóvel têm pouca autonomia.
Trata-se de um conjunto de EVs. Não de um em particular, nomeadamente o teu.

Se achas que é mentira ou relativo: está tudo bem. O que queres que te diga mais? Isto às tantas entra em loop.

Basta pensar em coisas como entregas dos grandes players (DPD, etc.).

EVs para isso tem tudo para correr mal...

PS: Isso do fim dos ICEs novos na UE até 2035 foi revertido. Já não vai acontecer.
Por acaso foram os primeiros a adoptar os EVs comerciais, como têm percursos bem planeados conseguem fazer essa gestão facilmente, por aqui as Maxus são às carradas.

Antes era os EV que eram mais caros que os carros a combustão.

Quando comprei o meu, um i4 já era mais barato que um 420d por exemplo. A partir de determinado valor os EV passavam a ser mais baratos

Agora é a autonomia... Se fizermos o mesmo exercicio, um carro a combustão com 500cv também tem autonomias de 500-600km...
Fui fazer o mesmo exercicio e por exemplo um M4 tem uma autonomia de 580km, pouco difere do i4 M50 que tem uma autonomia de 520km e por exemplo o i3 50 (469cv) já chega aos 900km de autonomia...

Eventualmente, vai haver carros elétricos com baterias minusculas e 1000km de autonomia (ou mais), ou até autonomia infinita no caso das estradas com indução.

Nos dias que correm os EV para quem compra um carro novo se andar uns 20 mil km por ano já compensa quase sempre, se tiver uma empresa compensa sempre e grande parte são comprados por empresa, e a autonomia já não é grande problema para a maior parte das pessoas se puder carregar em casa.

Agora é preciso dizer que isso é valido porque são altamente subsidiado pelo estado, porque se comparares um 420d com um i4 e tirares os impostos do carro e do combustivel já ninguem comprava o eletrico.

E isso dos 500cv na comparação tambem não faz sentido nenhum, o pessoal que compra o m4 para andar a 300 km/h.

Isso das potências claro que faz sentido.
A última discussão que ouvi era um fulano a dizer que fazia no seu Clio DCI 900kms e um i4 m50 só fazia 400

É o que é...

Voltar
Superior