Tópico da segurança rodoviária

Com o evoluír dos tempos, a maturidade dos jovens caíu a pique, a ponto de a maioria com 18 ter menos valores que a minha geração (anos 70) com 12/14 anos, portanto estamos a preparar-nos para dar mais armas a gente impreparada, com o consequente aumento de sinistralidade e morte...
cá em casa, certamente que nenhum filho irá tirar a carta antes dos 18.
Com tanta coisa importante para a vida das pessoas, e irem mexer nisto, é mesmo daquelas imbecilidades que me deixam a pensar que estamos mesmo a caminhar para o abismo.

Sem sombra de dúvidas, não vejo qualquer necessidade e sentido nisto.

Sigo uma página FB do Uk com um policia a dar varias informações e esclarecimentos estradais deles.

hoje vi uma publicação peculiar e que me deixou a pensar na mesma aplicação em Portugal no sentido estritamente inflexível da lei.

Condutores num drive thru não podem manusear tlm e isso inclui até pagamentos estilo QRcode visto ser zona privada de acesso publico e como tal deve respeitar o CE deles (e nosso)

Seria surreal ver um agente a tomar medida radical🤣

Sabes a origem das regras "extremas" deles em relação ao telemovel?

2011, centro de birmingham, um gajo está parado no semaforo nas mensagens, arranca com o verde, atropela 6 crianças, encosta 100 metros à frente sem perceber o que se passou. 3 morreram, 2 estão de cadeiras de rodas, o outro recuperou.
Problema? O verde era imaginario. E as crianças eram bem visiveis à frente dele.
não foi o primeiro do genero, mas foi o que teve mais impacto.

Não acredito que o policia que multe por se ler um QR code no mcdonalds mantenha o seu trabalho. Também duvido que algum o faça...

não é justo para quem "apenas" dá 2 ou 3 toques no ecrã com o carro parado, mas é o que é. contra mim falo (pego no tlm nos semaforos), mas é pena que cá a lei seja tão amiga.

Cá em Portugal o polícia multa e a malta em vez de pagar e não repetir o erro, vai ao advogado pagar mais para ver se se safam...
Já para não falar que depois seria notícia de abertura da CMTV uma multa dessas... Mesmo que fosse aplicada com razão.

A típica nojice de em Portugal se apresentarem dados estatísticos sem o menor enquadramento. Para esta gentinha, haver 10 mortos em 1 acidente é precisamente o mesmo que haver 10 mortos em 1.000.0000 de acidentes!! :sh)

As estatísticas fazem-se correctamente com o número de vítimas a dividir por número de km percorridos no total!

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	529.1 KB ID:	14705199

É pa arranjar argumento para o governo investir em mais uns quantos radares.

Assim talvez resolva.
Patrulhamento em tempo real é que népias.

E depois cada um faz o que quer na estrada.

Olhem ainda ontem lá venho eu feito parvo ali nos 49 km/h pa n ligar o semáforo, como é suposto, e bem, para haver segurança em localidade.

Eis que no sentido inverso lá passa 1 a uns 80 à hora com o vermelhinho, mesmo à cara podre.

E na vila seguinte, a mesma coisa.....impacável.

Botem mais 1 radar que resolve.

O problema não está (apenas) com os jovens de sangue na guelra como toda a gente sempre teve. Vemos má condução, com manobras estranhas ou aleatóreas porque parece que as faixas e riscos na estrada (quando estão pintadas!!!) não significam nada...

É gente com carta de condução, se calhar até são daqueles que nunca excedem os 50 entre placas de 50 e certamente nunca passam dos 130 mesmo em autoestrada! E conduzem pela esquerda nas autoestradas... mudam de faixas a seu belo prazer... é tudo deles...

Eu só tenho carros velhos... será que os carros novos já não trazem espelhos retrovisores do lado de fora? Já nem sequer do lado de dentro?

Será uma questão de educação sobre o comportamento em estrada? O respeito pelos outros utentes?

É que saber conduzir não deveria ser apenas conseguir conduzir um carro em frente... talvez até estacionar em marcha-atrás sem subir o passeio...

Uma questão: Nos carros novos, o ISA fica sempre ativo por defeito? Não dá para simplesmente desativar?
O ISA está sempre ativo por defeito. Nos carros que conheço, apenas apita quando passas o limite (não corta o acelerador), e tem sempre forma de desligar, algures perdido num menu.
O meu Mercedes tem uma função extra no cruise control que adapta a velocidade aos sinais.

O problema é que, tanto no Mercedes (2021) como nos mais modernos cá de casa (2024, 25 e 26), o ISA não cumpre a sua função mais basica.
é normal enganar-se, mostrar no painel um limite diferente do real, e apitar de acordo com a diferença. Ora, se vai acelerar/travar para se adaptar ao limite, não temos aqui um problema de segurança grave?

Passo todos os dias num sitio de limite 70, com radar. A via paralela tem limite 40, e o sinal para quem vai na via "principal" só é visivel pelo canto do olho. Nenhum humano assume que o limite é 40, mesmo sem carta. O mercedes assume sempre que o limite é 40, e da vez que experimentei o tal modo do cruise control, travou bruscamente. E se viesse alguém atrás?!
Um dos mais recentes assume sempre os 70, mas os outros dois variam conforme os dias. às vezes 70, às vezes 90, às vezes 40.
Está tudo bem, é obrigatório...

O ISA está sempre ativo por defeito. Nos carros que conheço, apenas apita quando passas o limite (não corta o acelerador), e tem sempre forma de desligar, algures perdido num menu.
O meu Mercedes tem uma função extra no cruise control que adapta a velocidade aos sinais.

O problema é que, tanto no Mercedes (2021) como nos mais modernos cá de casa (2024, 25 e 26), o ISA não cumpre a sua função mais basica.
é normal enganar-se, mostrar no painel um limite diferente do real, e apitar de acordo com a diferença. Ora, se vai acelerar/travar para se adaptar ao limite, não temos aqui um problema de segurança grave?

Passo todos os dias num sitio de limite 70, com radar. A via paralela tem limite 40, e o sinal para quem vai na via "principal" só é visivel pelo canto do olho. Nenhum humano assume que o limite é 40, mesmo sem carta. O mercedes assume sempre que o limite é 40, e da vez que experimentei o tal modo do cruise control, travou bruscamente. E se viesse alguém atrás?!
Um dos mais recentes assume sempre os 70, mas os outros dois variam conforme os dias. às vezes 70, às vezes 90, às vezes 40.
Está tudo bem, é obrigatório...
Pois, andei num mercedes deste ano, o carro não era meu, mas de acordo com a dona aquilo está sempre ativo, e na vez em que andei, o comportamento era esquisito de caraças. Por exemplo, em AE, estava habituado a tirar o pé no meu e ele começava a regenerar, ou seja, conseguia controlar a velocidade apenas ao dosear o pé do acelerador. nesse mercedes (um C300 hibrido, deste ano ou ano passado), tirava o pé e ele mantinha a velocidade. Mas ao aproximar-me da saida da via verde, tirava o pé e ele já abrandava a força toda! A primeira vez assustei-me com aquilo, pois pensava que ia manter a velocidade. Idem em ALGUNS cruzamentos. Ou seja, as vezes bastava tirar o pé e ele travava, outras vezes tinha de ir com o pé ao travão. Não andei tempo suficiente para ver qual o padrão daquilo. Depois, AS VEZES apitava quando ia em excesso de velocidade, outras vezes ia alegremente a quase 150 e o gajo estava silencioso. Mas o carro não era meu, e não andei tempo suficiente detetar os padrões daquilo.

No meu tenho aquilo configurado apenas para aparecer no quadrante a velocidade dos sinais, e caso vá acima da velocidade da estrada começa a piscar.

Voltar
Superior