Novo carro - Desta vez elétrico! - Ajudem-me nas contas

boa tarde. créditos até hoje só tinha pedido um e foi em 2004. paguei 565€ em 2 anos, 2% de juros. não morri nem passei fome e ganhava sensivelmente 1000€. hoje a ganhar praticamente o dobro pedi credito para o QQ a 60 meses, paguei em 8 logo após vender o carro. não morri nem passei fome durante esse período, por isso quem está a sr moralista, que vá para o tópico da crise. sou como todos, com as contas do mês, mas penso que não vos devo dinheiro. sim, sou bruto a falar, mas também tem que ser às vezes. alma nortenha.

passando a lenga-lenga toda à frente, e agradecendo desde já a todos os que ajudam, mesmo ao Lino, que a nossa relação parece de amor-ódio em muitos tópicos - e damo-nos bem fora daqui, não se preocupem! - a situação resumida é a seguinte e com 2 opções:

- tesla novo com prestações de 1,73% e 37000+ os juros
- elétrico usado com cerca de 3 anos por volta dos 2 ou 26 mil com juros a 8,7%

basicamente é isto. se conseguir o tesla, a família fica contente, se não der, paciência, vou para um megane ou outro similar, mas com a noção clara de que pago mais de juros e no final o que receber de venda será para liquidar o crédito, em que, por outro lado, sei que também não fico a pagar 38500€ do tesla, mesmo sendo um caro novo. e é isto...
Mas olha lá: tens ou não tens dados suficientes para pegar nos números e calculares em que situação estás daqui a 3 anos?

Quanto gastaste efectivamente, tudo incluído, adicionando o valor patrimonial do carro que tiveres na altura? É isso que decide tudo.

Não deve ser tão difícil, digo eu...

Última edição:
sim, há sempre imposto de selo, abertura de processo e de crédito, despesas administrativas, etc. o meu pai foi bancário a vida toda e conseguiu-me um crédito, já eu tinha trabalhado cerca de 2 anos. se fosse eu pedir nalgum balcão faziam-me a 4%, ele conseguiu a 2%. na altura acho que dei 12 mil de entrada, pedi 16 mil e paguei isso em 2 anos. claro que vivia em casa dos meus pais e o meu pai sempre me ensinou a pagar o máximo possível no menor tempo possível. sou apologista disto. já na altura ele chateou-me a cabeça, a dizer que era quase meio apartamento, coiso e tal. entretanto nunca mais pedi crédito. pedi agora para o QQ, que até seria para ficar com ele, mas acabei por o conseguir vender mais caro do que o comprei (sim, fora os juros de 8 meses mais 0,5%). ou seja, para o banco e para todos os efeitos, fui um cidadão exemplar.

agora o que me chateia não é as pessoas dizerem "compra só com o dinheiro que tens", "poupa e mais tarde compras, etc". todos damos esse tipo de conselhos, eu incluído. o que me chateia são pessoas que vêm para o fórum criticar os outros quando se calhar estão pior ou já estiverem pior que hoje com situações de enrasque e que pensam que são todos como eles. tenho ido sempre de férias a gastar 1750, 2000€, 2500€ e não vou para apartamentos, mas para hotéis, geralmente com pensão completa. faço uma outra escapadinha durante o ano, vou ao restaurante de longe a longe, um ou outro passeio esporádico, uma ou outra refeição de take away durante o mês. são estes os meus gastos maiores. eu pagava 396€ no QQ, perfeitamente normal. até fui aumentado 50€ no mês passado e em cerca de 3 anos já ganho mais umas centenas do que ganhava anteriormente. sim, centenas. passei de um carro dado para um de 900€ para não pedir créditos, depois para um de 4400€, a seguir um de 10000€, entretanto pedi crédito para o QQ, o primeiro desde 2004(!) e isto tudo em pouco mais de meia dúzia de anos.

mas há aqui gente que pensa que me estou a atravessar, que como atum e sopa todos os dias, que fico fechado em casa, que tenho gastos exagerados em vícios, que se calhar depois gasto no café (onde nem sequer ponho os pés), etc, etc, etc. estes tipos metem-me uns nervos... :mad:

Lembrar que há dois meses o financiamento para o Model 3 era efetivamente 0% TAN. TAEG 0,75%.

Não sei quando voltará tal campanha, mas de vez enquanto aparece. E pelo que vi tende a ser no fim dos trimestres.

Lembrar que há dois meses o financiamento para o Model 3 era efetivamente 0% TAN. TAEG 0,75%.

Não sei quando voltará tal campanha, mas de vez enquanto aparece. E pelo que vi tende a ser no fim dos trimestres.
o problema é que no mês de agosto estou de férias, em setembro vou trabalhar e precisarei de me virar para qualquer lado. poderei aguentar mais 15 dias, mas não mais que isso.

eu já o tinha dito algures. vocês não leem os posts! 🤣
ou então não o disse nos últimos dias e só pensei! :rolleyes:

sim, só lá para novembro ou dezembro. hoje andei no reddit e tem muita gente em portugal que pediu em maio e está à espera até meados de setembro, outros mais tarde e que já vem até dia 12. o chato é mesmo andar com carro emprestado. se o meu sobrinho empresta e depois o vende ou faz seguro noutro que tenha lá parado ou vou ter que comprar em 2/3 dias algo básico. a minha esposa já me refreou nisso e já me disse que vai pedir carro emprestado.

basicamente - e volto a repetir - vou esperar até 2ª a ver se a prestação-fantasma desaparece do histórico do banco de portugal. aí tento ir para o tesla M3 - nem que seja com o documento de extinção de dívida - que é o carro que elas querem. se não aprovarem por um motivo qualquer, viro-me para um usado com 3 ou 4 anos. não virá mal ao mundo. já houve uns quantos carros que desejei e continuava a andar com o meu ano após ano. se não for um, há-de ser outro qualquer. haja saúde e amor da família! (y)
abraço a todos e sejam gratos com o que a vida vos dá.

Eu para já iria para carros com 6-7 anos de idade, que além do valor muito mais baixo já ultrapassaram a fase de maior desvalorização e tentava começar a fazer uma poupança com o alívio financeiro mensal. Daqui a 3-4 anos já terás outra almofada financeira e talvez possas começar a pensar em algo mais moderno e recente.

E não te esqueças que o Leon está sujeito a dar o berro um dia destes devido aos km que já tem. Já muito acima da média fez ele!

Isso seria o que eu faria mas tenho mentalidade de pobre 🤷 poupar agora para gastar no futuro.

Mas sim... Com um ICE de 6 ou 7 anos, o Cadito ficaria certamente bem servido, resolvia o problema de mobilidade e podia aumentar a poupança mensal para comprar outras coisas mais úteis do que um carro.

A questão é que pode não querer, e isso também é legítimo. O propósito do crédito é ter hoje o carro de sonho que só poderia ter daqui a x anos fazendo poupança para tal.

Se ele ainda não fez essa poupança, pergunta é: será que se justifica o sacrifício de não ter o carro que quer agora só por uma questão de orgulho ou teimosia? Talvez não.

Pelo que entendi o camarada já deve ter mais de 40 pelo que a minha recomendação é que goze o momento e compre o carro que quer e gosta agora! Um gajo nunca sabe se não bate as botas amanhã. Salvo sejas.🙏

Mais de 40? Isso já foi há muito! Já tenho carta desde o século passado e daqui a um piscar de olhos (ou três) já tenho uma filha a entrar na universidade.l! 🤪

Mesmo que quisesse comprar um ICE com 6 ou 7 anos teria que me meter em crédito, embora fosse por uns 3 anos ou algo assim e dar as minhas economias. Um carro familiar desse estilo ficaria sempre por uns 15 mil, digo eu. Continuava era a pagar combustíveis a 2€ e a não querer muito sair do sítio porque a gasolina está ao preço de um funeral. Daí que mais valia realmente bater as botas, ao menos só pagaria um enterro!!! :p

Sendo assim e com toda a manutenção e crédito para pagar, além de filhas para "acabar de criar", onde é que iria conseguir poupar para o tal carro de sonho? Nem é de sonho, mas sim mais em conseguir uma melhor qualidade de vida.

tesla ainda me lembrei de um, mas teria que ser um já de 2023 ou finais de 2022 com o facelift e aí os preços estariam próximos dos 30 mil. a minha esposa não desgosta, mas ela quereria muito mais um SUV e ainda não me vejo a andar com um carro sedan e a minha filha detesta teslas. no entanto, reconheço-lhes as qualidades que foram sendo aprimoradas. outro fator negativo é que há um ou dois em cada esquina. :cry:
Curioso que mudaram todos de opinião em 2 semanas 🤣
basicamente - e volto a repetir - vou esperar até 2ª a ver se a prestação-fantasma desaparece do histórico do banco de portugal. aí tento ir para o tesla M3 - nem que seja com o documento de extinção de dívida - que é o carro que elas querem. se não aprovarem por um motivo qualquer, viro-me para um usado com 3 ou 4 anos.
Sempre o que "elas" querem 🤣. Já o Mini e o QQ também nunca foram as tuas escolhas 🤣

Infelizmente eu perco sempre... Mas aqui o Tesla até acaba por ser consensual. não é o meu estilo de carro favorito, é verdade, mas com uns estofos branquinhos por dentro já me sentia "o rei". 👑

não pode... vou já buscá-lo... pronto, a partir de 2ª feira. 😂

já agora para vossa informação, a caixa geral de depósitos tem uma taxa de cerca de 6,250% para veículos elétricos e se forem usados uma taxa muito aproximada ao activobank. já fiquei com uma ideia para pedir simulação para outro veículo caso não avance com o tesla novo e sempre podem ficar com a informação que vos deixo aqui. pode fazer-vos jeito ou para ajudarem alguém. ;)

cadito, ninguém tem nada com a tua vida, mas pelo que dizes, não pareces ser dos enrascados.

Também comprei 1 e 1 só carro uma vez a crédito, mas porque foi 0% de juros.

É claro que ZERO o c%$"#$ho, ainda paguei um bocado, porque nestas tretas há sempre despesa de avaliação disto, despesa de imposto de selo daquilo, despesa do r a i o que os p a r t a !

Fico com a pulga por a tesla fornecer um crédito a uma taxa abaixo, bem abaixo da taxa de inflação.

Uma coisa eu sei, quem vende carros não dá nada a ninguém. A algum lado hão de ir buscar o resto.

Portanto, cuidado.
Achei triste comentários sobre a vida do cadito.

É verdade que ele ao expor a sua situação a 100% (incluindo parte financeira) arrisca-se a isso, mas acho desnecessário.

Aliás tenho a certeza que a maioria dos portugueses até se "estica" muito mais, e mesmo sobre esses não tenho nada a dizer.

É a vida deles e cada um sabe de si e das suas prioridades.

Não acho que haja propriamente um segredo, a Tesla tem uma situação muito particular e diferente das restantes marcas.

Como é um no fundo uma das grandes empresa das "big tech" com uma avaliação que pessoalmente acho irrealista* tem acesso a financiamento a taxas nulas e obviamente tem um bom acordo com o BBVA ou BPI (em PT, noutros países terá com outros bancos).

Pessoalmente já aí disse atrás o que acho do custo escondido destes TM3 Std, é a desvalorização futura.

Até pode não se notar agora, e os combustíveis estão a preços loucos, mas no médio longo prazo estes carros vão desvalorizar bem. Ou aliás, o bem na verdade não é mais que outros carros de 38k novos, aliás talvez até menos.

Mas comparando com um usado recente à partida vai perder mais valor absoluto, como é normal.

Mas como tb já disse, um carro novo com 0km, garantia de 8 anos nas baterias e motores tem um custo. Não há almoços grátis.

Por fim, do que já li e ouvir falar tb pessoalmente o BPI ou BBVA tem negado alguns créditos destes de "0%" dos Teslas. Eles são exigentes com a questão da taxa de esforço.

E obriga sempre a uma entrada de cerca de 9mil euros acho.

O "segredo" dos usados caros é o "sem entrada", "120 meses" e "aprovação imediata". E muitas das pessoas que vão nestes créditos não conseguem aprovação para o Model 3 Std novo.

*sim eu sei que a Tesla são é só carros e é tanto uma empresa tecnológica como é de venda de carros (até havia quem dissesse que era até mais um "data company" devido ao usar os km que os seus clientes fazem para ajudar no desenvolvimente do FSD), mas ainda assim tem uma avaliação muito elevada

Última edição:
Voltar
Superior