Compra de carro para dia-a-dia

Aproveito este tópico para não criar mais um e encher os servidores do fórum, eheh
Como já abordei noutros tópicos, preciso de um veículo citadino para 2º carro para as voltas da semana, e com isso dar descanso à Kia Carens.
A premissa é que caiba no parqueamento, que está vazio desde que o Jazz saíu para entrar a Kia, portanto as dimensões para as manobras são o 1º fator de escolha.
2º fator, ser automático, pois a futura condutora não conduz há algum tempo e é condição essencial.
3º fator, o combustivel...andei muitissimo inclinado para ser um VE, mas a questão do condominio e o tempo que leva a instalação, etc, levou-me a olhar para os gasolina automaticos (que diga-se, são genericamente mais caros que os VE!!)

Opções na mesa, tudo >2014:

Se for VE:
- Smart Forfour - descobri recentemente que sofrem de um problema grave do inversor da bateria que obriga a um arranjo a rondar os 5k que a a Mercedes / Smart assobia para o lado (portanto, riscado)
- Twingo ZE
- Vw Up / Skoda Citigo / Seat Mii - Em PT, só existem muito poucos Up´s, importar podia ser uma possibilidade mas atira qualquer um deles para o patamar dos 12/13k.

Há meia dúzia de anos fui-me a um Leaf de 2015 barato para estes fins, e não tenho razão de queixa, e a minha carteira ainda menos [:D]. É um segmento C sólido de 4.5m, e carregado em tomada a 10A a bateria não se degradou quase nada nestes anos, embora seja famoso pela degradação com cargas rápidas (e há-os à venda com baterias quase pela metade ou menos ...)

Este de 2016 por 9k parece bonzinho: https://www.standvirtual.com/carros/anuncio/nissan-leaf-ver-24-kwh-c-bateria-tekna-ID8PYohP.html

Surgiu aqui outra hipótese
Nissan micra k12 2005 ha 15 anos com o mesmo dono. 1500€.
O carro esta bem cuidado de mecânica mas tem a pintura numa desgraça..
Este motor é mesmo nissan nesta altura? E é de corrente certo?
Esta na linha com os que o Lino indicou embora o motor seja 1.0

Sim é motor Nissan, a Nissan sempre usou motores a gasolina Nissan mas os motores a gasolina da Renault sempre foram fiáveis também. Esse carro é bom, não tem assim grandes problemas crónicos.

Aí nos VE, o smart Forfour e o twingo são o mesmo carro. O twingo também tem esse problema do inversor ?

Não são exatamente porque a bateria do Twingo tem mais capacidade e a caixa de velocidades tem o B para permitir maior regeneração, coisa que o Smart nao tem.
A nível do inversor, aparentemente sofrem muito menos desse problema e consta-se que a peça na Renault é muito mais barata, mas há informação difusa na net em que alegadamente a peça não tem o mesmo código. O grande problema é a MO pois obriga a tirar o motor para fora, já que a peça está acoplada ao mesmo (parabéns a quem inventou isto...)

Também pensei durante muito tempo que o Smart Fourfor e o Twingo ZE fossem a mesma coisa, até porque são um projeto comum e feitos no mesmo local.
Na altura em que procurava um EV barato o vendedor, que tinha ambos no stand, disse-me que eram diferentes. Desde o motor que veio do Zoe, passando pela bateria maior entre outras coisas.

Na altura procurei info na NET e descobri isto.

https://www.turbo.pt/twingo-ze/

Aproveito este tópico para não criar mais um e encher os servidores do fórum, eheh
Como já abordei noutros tópicos, preciso de um veículo citadino para 2º carro para as voltas da semana, e com isso dar descanso à Kia Carens.
A premissa é que caiba no parqueamento, que está vazio desde que o Jazz saíu para entrar a Kia, portanto as dimensões para as manobras são o 1º fator de escolha.
2º fator, ser automático, pois a futura condutora não conduz há algum tempo e é condição essencial.
3º fator, o combustivel...andei muitissimo inclinado para ser um VE, mas a questão do condominio e o tempo que leva a instalação, etc, levou-me a olhar para os gasolina automaticos (que diga-se, são genericamente mais caros que os VE!!)
(...)
Se for gasolina:

- Smart Forfour 0.9 ou 1.0 twinamic - muita variedade no mercado, muitos importados
- Twingo 1.0 Sce ou 0.9 Tce EDC - poucos e mais caros que os Smart
- VW Up 1.0
- Citroen C1 / Peugeot 108 / Toyota Aygo
- Kia Picanto / Hyundai I10 - rarissimos, e carissimos.

Tenho aqui uma shortlist no Marketplace /Olx / Standvirtual com um Smart Forfour 1.0 71cv twinamic (motor Mitsubishi) e um Citroen C1 1.0 por preços semelhantes. Qual consideram a melhor opção?
O Smart é muito melhor equipado mas tem 120.000km vs 59.000 do C1, não sei preços de revisões de um e de outro. Qual terá o combo motor /cx auto mais fiável e suave para o uso em transito?

+ de 1 mês depois, ainda na luta. O que acham melhor, sobretudo pelo combo motor/caixa?

- Kia Picanto 1.2MPI 4AT
- Citroen C1 / Peugeot 108 ETG5
- Smart Forfour 1.0 twinamic 71cv / 0.9 twinamic 90cv

O co-pilot da Microsoft diz isto:

image.png

Anexos

• image.png
    image.png
    29,3KB · Visualizações: 1
olha, mudei para automático e todas as vezes digo mal do carro. ainda estes dias em AE queria ultrapassar, tinha pressa e a caixa ali a pensar 2 segundos. mas lá está, a minha mulher adora aquilo. tens mesmo que experimentar.

olha, mudei para automático e todas as vezes digo mal do carro. ainda estes dias em AE queria ultrapassar, tinha pressa e a caixa ali a pensar 2 segundos. mas lá está, a minha mulher adora aquilo. tens mesmo que experimentar.
Nem a DSG que por cá passou, nem a ZF que cá está têm esse delay.

as dsg são das melhores, mas não conheço ninguém com uma para poder tirar ilações. continuam todos com caixa manual, à exceção da leon do meu irmão, que se calhar terá essa caixa, não sei.

Dando um update à coisa, está sinalizado um Kia Picanto 1.0 Mpi AT de 2019, com histórico devidamente documentado e intervenções também. Assim que chegar, partilharei mais info.
Foi um parto difícil a seleção e compra, nas ultimas semanas tive negócios quase fechados, depois os vendedores (particulares) passavam por cima da palavra e vendiam os carros sem avisar...dava uma série, as peripécias que passei. Anuncios com burla, outros que vendiam carros que foram perda total sem o saberem, é só escolher.

Nota: os carros auto estão caríssimos, facilmente se pede 10/11k por carros com 10 anos e 100k km...e os que sinalizei foram já quase todos vendidos.

A "Maria" agora também faz questão de trocar o Clio por algo automático quando houver condições para tal. Já se vão encontrando vários Opel Corsa E, alguns Renault Captur (com o bónus de só haver com motor mais potente) e muitos PureTech a preços interessantes, mas esses estão obviamente descartados. Os preços baixos já dizem muita coisa.

Realmente por praticamente o mesmo preço conseguem-se segmentos B bem melhores que os básicos citadinos, que só servem mesmo para isso. Já vi que dava uma série o que passaste.

Kia picanto é do mais básico que deve haver,as se vocês gostam, quem souber! Bons KMS com a máquina é o que desejao, ainda por cima com as revisões documentadas. [;)]

Sim os segmentos B são muito versáteis e têm quase a mesma agilidade dos A embora com muito mais conforto.

Lino eu tenho aqui um Corsa E só tenho a dizer bem, mas infelizmente é manual.

A cena é, esses corsa E tem 2 tipos de caixas auto, 1 é full auto a outra é a manual pilotada, ou n?

EDIT: tem 2 : uma é caixa 6 velocidades auto clássica com conversor de binário, e outra é a 5 velocidades easytronic ou seja manual pilotada vulgo automatica mas sem a mesma suavidade.

Pois, penso que as de conversor de binário serão sempre melhores, mesmo a nível de fiabilidade. Não sei é se no Corsa isso depende do ano/motor, etc.

Pois, penso que as de conversor de binário serão sempre melhores, mesmo a nível de fiabilidade. Não sei é se no Corsa isso depende do ano/motor, etc.

Pois será preciso confirmar isso, nao sei se por ex o 1.0T90 tem hipotese de caixa de conversor de binario que de resto eu adoro, podem nao ser dupla embraiagem mas são excelentes na mesma.

Por um máximo de 2k€, que é o valor de uma revisão normal oficial, eu diria que tens um carro excelente, de que eu gosto muito por o conhecer bem, para esse tipo de utilização e evitas ter um 3º carro com mais seguros, manutenção por uma porcaria de 3-5k km/ano, IUC, lugar para estacionamento, riscos e farolins/partidos na rua (que é mato...), etc.

Tens um Juke 1.5 dci... que mais queres??????? Dá perfeitamente também para essas voltinhas de levar os miúdos à escola e ir ao Lidl... Esse motor não se parte só com tão pouco! E, se já o tens, certamente que o utilizas noutras situações!

Senão usa o outro, o Hyundai... mas tens um Juke!!! 1.5 dci...

Novo update, para verem o azar com que ando...o Kia que sinalizei foi para revisão, trocou velas, o mecânico achou algo de errado (ralenti instável), para não andarem a trocar peças À toa, mandaram para a MSCar para fazerem diagnóstico...há + de 1 mês. Após sucessivas tentativas de saber ponto de situação, o vendedor foi super honesto e, não se sentindo bem com a situação, devolveu-me o sinal para eu não ficar prejudicado e, assim que houvesse fumo branco, me avisaria.
O problema é que a MSCar diz que está cheia de trabalho com os carros em garantia e os outros ficam na fila de espera e "lá para o fim do Verão" talvez tenha sorte.
Portanto, tive que voltar à busca...pois no entretanto, muitos dos sinalizados já foram vendidos e, outros que encontro, troco mensagens com o vendedor, assumo que estou interessado, quando vou a formalizar, tau - já está vendido a outro. Nunca pensei ser tão complexo comprar uma lata citadina atualmente, parece que meio mundo anda atrás do mesmo que eu!!!

Entretanto, surgiu uma oportunidade: Smart Forfour 0,9 turbo, 2018, 153.000km, sempre revisionado na Mercedes, sem sinistros, tudo certinho. Os km assustam um bocado...ou é apenas preconceito e não tenho nada a recear? O preço está cerca de 1.000/1.500€ abaixo dos que pululam nos sitios do costume, bastante inflacionados e com os donos a não querer negociar valores...

Voltar
Superior