Compra de Carro (substituição Peugeot 307)

Phillipric

Well-known member
  1. Que tipo de carros gostas? Confortável, com espaço, mas não muito grande.
  2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar)
  3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? - A mulher sempre gostou do Fiat 500, mas já lhe expliquei que está habituada a um 307, que tem uma boa mala, é grande e confortável. No máximo, descer para um Segmento B. Ontem estivemos a fazer uma pesquisa e depois o olhar fugiu-lhe para os carros com cores diferentes, sobretudo vermelhos, e para o Peugeot 208 e 2008. Eu gosto do Skoda Fabia de 2017/2018 para a frente, mas já se encontram mais caros.
  4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Não é frequente, mas, enquanto o miúdo não se queixar, anda algumas vezes, por vezes, duas pessoas atrás.
  5. Precisarás de levar carga com frequência? Não. Compras. E já são cargas que chegue. Se o carro for mais pequeno pode ser que compre menos coisa desnecessária :P
  6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Este ano não fez sequer 4000 km's. E deve andar sempre entre os 3k e os 4k.
  7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? 90% será nacional. Fazendo alguma AE para tirar o pó.
  8. Os consumos terão grande importância? Sim, são sempre importantes. Mas pondero que seja a gasolina, tentando evitar os FAP's, injetores, turbos e outros problemas dos diesel. No entanto, vejo muito dos usados serem os Pure Tech que penso que são daqueles a evitar, não é?
  9. A potência do motor terá grande importância? Não. Não que queira um arrastão, se for um pouco mais potente que o 307, é o ideal.
  10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não.
  11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Aqui iria pedir imensa ajuda de quem entenda. Não quero esticar-me acima dos 10.000€, vou ter de solicitar um empréstimo. E aqui, não sei qual será a melhor opção, fazer no stand, no banco, ou outro. Pretendia também entregar o meu 307 para retoma e também nunca fiz algo do género. Já ouvi falar em casos em que o stand coloca o preço do carro mais alto para aceitar a retoma, o que, pelo menos para mim que não sei mais do que isso, parece-me só absurdo.
  12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado, mas sinceramente, pretendia mesmo algo que não me andasse a chatear de ano em ano com mais "coisinhas". 2017/2018 para a frente, já me parece um compromisso interessante, tentaria sempre algo até aos 100.000 km's. Mas aceito sugestões, dado que não sei quase nada sobre motores mais recentes, a gasolina, durabilidade, tipo de manutenção e custos, etc.
Desculpem pelo alongar do texto, mas queria fazer uma compra bem ponderada. Depois de comprar vários carros, quase sempre carrinhas comerciais que, aí, já supunha que vinham sempre a precisar de muita manutenção e cuidados, o 307 tem-nos servido, mas com muitas despesas para aquilo que ofereceu. Comprei um Megane 3 há 3 anos e esse tem-se portado bem. O único carro que tive a gasolina foi um Skoda Fabia de 2002 e não desgostei do carro. De resto, vejo as ofertas pelos 208, Fiat Panda, C3, C4, Ford Fiesta, Micra, SpaceStar e pouco mais.

Agradeço, desde já, toda a ajuda que possam dispensar.

Obrigado.

Última edição:
Olá a todos.

Enquadrando, há quem siga o db, tenho um Peugeot 307 1.4 HDi de 2004. Foi comprado em 2008 com 95.000 kms, tem cerca de 184.000 kms neste momento.
Juntado a vários problemas e probleminhas que foi tendo durante os anos, nos últimos 2, apanhei 3 sustos relativamente preocupantes:

No ano passado, numa viagem de cerca de 20 km's, depois de andar na AE, pisca para sair da AE, pé no travão e pedal vai ao fundo e carro nãoo trava. Injeto o pedal 2 ou 3 vezes e travava, mas depois voltava a ir abaixo. Depois de desligar o carro, voltou ao normal. Andou assim todo este ano e ontem, na mesma viagem, aconteceu exatamente a mesma coisa. Ontem reparei que, ao travar nesta situação, parecia que se ouvia os travões traseiros como se fosse ferro a roçar com ferro.
Há umas semanas a manta térmica por cima do turbo também quase incendiou. A caixa de velocidades já anda há mais de 10 anos a queixar-se, com ruídos tipo rolamento a determinadas velocidades. Foi fazendo sempre e nunca parei, acabei por desistir de tentar resolver tudo o que se passa com o carro.
Estou a ficar cansado do carro e de investir dinheiro no mesmo. vou sempre preservando ao máximo, mas é sempre mais uma coisinha depois de umas dezenas de km's.
Agora,

o carro faz, habitualmente, 60/70 kms por semana, se tanto. Faz falta. Eu sei que são poucos kms, mas são necessários serem feitos de carro. A vantagem dele sempre foi ter um IUC extremamente baixo (22€ atual), baixo consumo sem FAP. É a minha "maria" que o conduz. Passa a maior parte das horas no parque de estacionamento do trabalho (quase que comprava um citroen dos que tinham borrachas nas portas que era o ideal). Bom, o resto vem no formulário.

1. Que tipo de carros gostas? Confortável, com espaço, mas não muito grande.
  2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar)
  3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? - A mulher sempre gostou do Fiat 500, mas já lhe expliquei que está habituada a um 307, que tem uma boa mala, é grande e confortável. No máximo, descer para um Segmento B. Ontem estivemos a fazer uma pesquisa e depois o olhar fugiu-lhe para os carros com cores diferentes, sobretudo vermelhos, e para o Peugeot 208 e 2008. Eu gosto do Skoda Fabia de 2017/2018 para a frente, mas já se encontram mais caros.
  4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Não é frequente, mas, enquanto o miúdo não se queixar, anda algumas vezes, por vezes, duas pessoas atrás.
  5. Precisarás de levar carga com frequência? Não. Compras. E já são cargas que chegue. Se o carro for mais pequeno pode ser que compre menos coisa desnecessária :P
  6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Este ano não fez sequer 4000 km's. E deve andar sempre entre os 3k e os 4k.
  7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? 90% será nacional. Fazendo alguma AE para tirar o pó.
  8. Os consumos terão grande importância? Sim, são sempre importantes. Mas pondero que seja a gasolina, tentando evitar os FAP's, injetores, turbos e outros problemas dos diesel. No entanto, vejo muito dos usados serem os Pure Tech que penso que são daqueles a evitar, não é?
  9. A potência do motor terá grande importância? Não. Não que queira um arrastão, se for um pouco mais potente que o 307, é o ideal.
  10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não.
  11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Aqui iria pedir imensa ajuda de quem entenda. Não quero esticar-me acima dos 10.000€, vou ter de solicitar um empréstimo. E aqui, não sei qual será a melhor opção, fazer no stand, no banco, ou outro. Pretendia também entregar o meu 307 para retoma e também nunca fiz algo do género. Já ouvi falar em casos em que o stand coloca o preço do carro mais alto para aceitar a retoma, o que, pelo menos para mim que não sei mais do que isso, parece-me só absurdo.
  12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado, mas sinceramente, pretendia mesmo algo que não me andasse a chatear de ano em ano com mais "coisinhas". 2017/2018 para a frente, já me parece um compromisso interessante, tentaria sempre algo até aos 100.000 km's. Mas aceito sugestões, dado que não sei quase nada sobre motores mais recentes, a gasolina, durabilidade, tipo de manutenção e custos, etc.
Desculpem pelo alongar do texto, mas queria fazer uma compra bem ponderada. Depois de comprar vários carros, quase sempre carrinhas comerciais que, aí, já supunha que vinham sempre a precisar de muita manutenção e cuidados, o 307 tem-nos servido, mas com muitas despesas para aquilo que ofereceu. Comprei um Megane 3 há 3 anos e esse tem-se portado bem. O único carro que tive a gasolina foi um Skoda Fabia de 2002 e não desgostei do carro. De resto, vejo as opções que aparecem pelos 208, Fiat Panda, C3, C4, Ford Fiesta, Micra, SpaceStar e pouco mais. Daí, também solicitar ajuda para estes ou outros modelos.

Agradeço, desde já, toda a ajuda que possam dispensar.

Obrigado.

filipe, vou tentar "desajudar-te" como me "desajudam" a mim só porque me pareceste muito verdadeiro no teu post. 🤣

agora a sério, em primeiro lugar faz só uma coisa quando leres isto: clica em "editar" no post anterior, apagas tudo e escreves "duplicado". eu sei que o botão responder engana e já me aconteceu aqui no novo fórum umas duas vezes pelo menos. vamos lá agora então e começando quase pelo fim, a ver se conseguimos alguma coisa.

créditos: nunca é bom, eu só tinha pedido uma vez no ano da graça de nosso senhor de 2004 e paguei 16 mil em 2 anos. como hoje em dia os juros estão altíssimos, deixo-te 3 hipóteses que para mim são as mais reais, embora possa haver outras que desconheço. dos vários bancos em que fiz simulações, o activobank tinha a taxa mais baixa. 8,7/8,8% de TAEG. entretanto descobri a CGD em que com o mesmo valor, no final do crédito pagaria apenas mais 200 ou 250€. vale a pena também. agora há 2 dias descobri que o BPI poderá ter a taxa mais competitiva, que são 7% num veículo usado normal, o problema é que eles não dispõem ao público de um simulador, só ligando para lá ou indo a uma agência. transferem o dinheiro mesmo que seja para outro banco, as instituições neste momento querem é que o cliente peça crédito e já não costuma haver aquela necessidade de teres conta, débitos diretos e salário associados, produtos, etc e tal. outras financeiras costumam ser o CETELEM, que está ligado aos CTT também e penso que o credibom, são mais altos qualquer coisa e já não são aqueles agiotas como antigamente.

resolvida esta parte, vou fazer agora um novo post em relação ao carro para este depois não ficar enorme.

filipe, vou tentar "desajudar-te" como me "desajudam" a mim só porque me pareceste muito verdadeiro no teu post. 🤣

agora a sério, em primeiro lugar faz só uma coisa quando leres isto: clica em "editar" no post anterior, apagas tudo e escreves "duplicado". eu sei que o botão responder engana e já me aconteceu aqui no novo fórum umas duas vezes pelo menos. vamos lá agora então e começando quase pelo fim, a ver se conseguimos alguma coisa.

créditos: nunca é bom, eu só tinha pedido uma vez no ano da graça de nosso senhor de 2004 e paguei 16 mil em 2 anos. como hoje em dia os juros estão altíssimos, deixo-te 3 hipóteses que para mim são as mais reais, embora possa haver outras que desconheço. dos vários bancos em que fiz simulações, o activobank tinha a taxa mais baixa. 8,7/8,8% de TAEG. entretanto descobri a CGD em que com o mesmo valor, no final do crédito pagaria apenas mais 200 ou 250€. vale a pena também. agora há 2 dias descobri que o BPI poderá ter a taxa mais competitiva, que são 7% num veículo usado normal, o problema é que eles não dispõem ao público de um simulador, só ligando para lá ou indo a uma agência. transferem o dinheiro mesmo que seja para outro banco, as instituições neste momento querem é que o cliente peça crédito e já não costuma haver aquela necessidade de teres conta, débitos diretos e salário associados, produtos, etc e tal. outras financeiras costumam ser o CETELEM, que está ligado aos CTT também e penso que o credibom, são mais altos qualquer coisa e já não são aqueles agiotas como antigamente.

resolvida esta parte, vou fazer agora um novo post em relação ao carro para este depois não ficar enorme.
Tenho conta na CGD. Há um simulador na aplicação. Vou verificar. Até porque estou em processo de renegociação do empréstimo habitação, vou lá daqui a 10 dias e posso aproveitar para colocar a dúvida. Obrigado pela dica.

carros.. vamos lá. primeiro que tudo, eu gosto de vermelho, mas a minha esposa diz que atraem acidentes! 🤣

esquece tudo do grupo stellantis, citroen, opel, peugeot, jeep que tenha consigo o motor 1200cc (1199cc). só a partir de 2023 é que o motor ficou minimamente em condições e esses para ti ainda não dá. o que mais vais ver nas pesquisas são peugeot/citroen/opel com este motor. ninguém os quer, poucos arriscam e poucos se metem, só quem desconhece o motor. só aqui eliminas praí 70% das ofertas disponíveis. é a realidade...

o problema é que depois sobra pouca coisa. um focus poderia ser uma boa opção, já cabem no teu orçamento os do início desta geração final que agora acabou, mas por vezes fala-se nalgum problema também a correia. são os ecoboost de 1000cc. o Puma, segmento B, é outro, mas devem andar mais caros um pedaço. tens coreanos, que gastam sempre um pouco mais, mas geralmente são fiáveis, os toyotas, os renault 1300cc (os 1200 também deram algumas chatices), tens os dacia, motores renault e o grpo VW com o 1.0 tsi, que encontras sobretudo no polo. os fiat pré stellantis são sempre boas apostas em termos de motores, especialmente os firefly (1.0 e 1.3). por mim eram mais estes, excetuando algo que possa aparecer e que não me lembre de momento.

quanto à retoma, não esperes muito mais que 1000 ou 1500€. há quem a valorize, mas depois desconta pouco no carro sem o comprador saber.

Zona da Póvoa de Varzim/Vila do Conde (Porto). Ok, efetivamente, se retirar os 1.2 do grupo Citroen/Peugeot, desaparece quase tudo o que há publicitado.
Já agora, acho graça aos Twingos também. São um pouco maiores do que os Fiat 500 e parecem sempre ter um pouco mais de espaço. Gostaria de algo um pouco maior, mas não ponho de lado.
Os Aygo também me parecem interessante, mas nunca estive perto/dentro de um.
Gosto do Fiesta (embora não o colocaria em cima em termos visuais, adoro o Focus, mas, para ela, acho que já é um pouco grande.
Como já disse, gosto dos Skoda Fabia também.
Mas vou tentar ser mais analítico. Deixo-me levar muitas vezes pelo aspeto do carro.

Última edição:
ah, bem me parecia que eras da zona do porto. então deixo as minhas propostas para carrinhos pequenos. não são o meu estilo e se propuser algo que não deveria, por favor avisem o rapaz de que aquele determinado modelo não presta.

puxei a tua pesquisa para coisas mais atuais, a partir de 2020 e não mais que 75 mil kms, indo até aos 11 mil para se poder negociar. tens sempre a ressalva de que podes dizer que cada vez se vendem menos carros a gasolina e gasóleo e que têm ali um comprador sério e interessado com o dinheiro na mão e que se não for ali, daquele modelo há sempre muitos e que vais ver um a x cidade naquele dia ou no dia seguinte. é assim que jogo com eles. ou ofereço menos um pedaço, 1000, 1500€ a menos, que a particular resulta mais depressa ou ligo para lá, digo que tenho interesse, que o stand tem boa classificação ou que foi recomendado por alguém próximo, mas que o preço está muito alto. o último de stand esperei que baixasse, 1000€, passados 2 dias liguei para lá e ofereci menos 1000€ além dessa descida. não aceitaram, disse para falarem com o chefe de stand e que se tivessem interesse, que me ligassem. ligaram passados 10min, racharam a diferença a meio e desceram mais 500€. fui ver o carro e acabei por fazer negócio.

convém teres crédito aprovado, que tem a validade de 30 dias, assim podes comprar "na hora". joga com o trunfo de não aceitares nada no stand, deixa o vendedor digerir a oferta mais baixa que fizeste e se não ligarem, ligas 1/2 dias depois, dizendo que estás interessado na mesma e que tens esse e outro.

vamos aos carros então:

fiat panda (há mais alguns 1000cc híbridos, todos na zona de lisboa, até 1000€, se quiseres é tentares algo mais perto ou noutro site):

dacia sandero:

renault twingo (também há muitos mais para o lado de lisboa a melhores preços):

de resto tens kias picanto, os tais mitsubishis e pouco mais, excetuando os tais 1200cc problemáticos. se baixares mais um ano, 2019, apanhas mais de certeza, mas muito deve ser entulho também.

Parece porreiro, mas é inevitável ser um bocado arrastadeira.

No mesmo stand tens este bem mais interessante e versátil, apesar de obviamente mais caro, mas o preço é negociável e a diferença de preço não é assim tanta:

Bom, mais arrastadeira que o 1.4HDi de 69cv deve ser complicado.
O EcoSport parece-me já um pouco grande. Mas acho que nunca reparei em nenhum na estrada.

Se ela gosta do 500, porque não?

Faz lá a vontade à moçoila...

Em alternativa, o Panda é excelente. Compacto, espaçoso e com uma mala que ombreia com os modelos do segmento B.

E se trouxer o 1.2 Fire, é motor que nunca mais acaba.

O motor do 1.0 Ecoboost teve alguns problemas e penso que houve recall. correia banhada a óleo. Algo que queria evitar.

Quanto ao Fiat, acho pouco carro e pouco equipamento para o que se paga. E a mala é praticamente inexistente. Para alguém que vai às compras e trás a mala cheia e muitas vezes compras no banco de trás. :P

Traz.

Entre o 500 e o panda, prefiro o panda, muito mais vistoso e modelo bem atual. Arranjas de 2021 cá para cima e ao mesmo preço de 2022 se o fores buscar lá abaixo. Com poucos KMS, nada de 130 mil ou assim que já vai a meio da vida do motor.

Voltar
Superior