Carro para o dia-a-dia + algumas longas viagens. 30k

KiianPT

Member
Boas pessoal.

Um familiar anda há procura de um carro para fazer o seu dia a dia.
Ele não quer necessariamente carro novo (salvo 1 exceção). Não gostou de conduzir um Corolla e não quer Dacias.
Ele não tem onde carregar o carro!

• Que tipo de carros gostas? Kuga, Jaecoo 5, Formentor, Focus, Q3, X1, CX-5, A3, A4, etc...
  • Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? C, C-SUV, Sedan, Carrinha (algo divertido para o dia a dia), fiável QB, confortável
  • Que marcas e modelos gostas e equacionas? Nada em particular, desde que seja fiável QB
  • Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Sim, quase sempre. Crianças ou cães
  • Precisarás de levar carga com frequência? Algumas viagens por ano. Se der para transportar animais, melhor, mas o meu familiar tem um velhinho que vai usar para isso
  • Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? 15k
  • Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? O percurso vai ser em grande parte em cidade, com algumas viagens grandes por ano
  • Os consumos terão grande importância? Não
  • A potência do motor terá grande importância? Sim, quer-se algo divertido
  • Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não
  • Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 30k
  • Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado/semi-novo em principio. Salvo os Jaecoo se valerem a pena

se não quer elétrico, neste caso recomendaria um híbrido já incluído. pouco vai poupar aos 100, meio litro ou algo assim, mas poderá ser uma solução, já que a maior parte hoje em dia está com esse sistema. não recomendo phevs nem gasóleos. com 30 mil arranja algo potente e porreiro, com mais de 125cv, 150cv até acredito que consiga e com 2/3/4 anos, dependendo das marcas.

se não quer elétrico, neste caso recomendaria um híbrido já incluído. pouco vai poupar aos 100, meio litro ou algo assim, mas poderá ser uma solução, já que a maior parte hoje em dia está com esse sistema. não recomendo phevs nem gasóleos. com 30 mil arranja algo potente e porreiro, com mais de 125cv, 150cv até acredito que consiga e com 2/3/4 anos, dependendo das marcas.
Obrigado. Tem alguma recomendação?

O meu familiar foi ver os Omoda e os Jaecoo, dado terem 0% de TAN, mas ele não fez o test-drive ao Omoda porque não cabia lá dentro (tem 1.86m) e não tinham o Jaecoo disponível

Volvo e híbridos também têm péssima reputação. Incluindo o testemunho em 1.ª pessoa de um user do fórum - existe um DB sobre isso. Uma V60.

se fosse só um DB... eu já conheci alguém com quem trabalhei e que fiz com que mudasse de marca, saiu de uma V60 T6 importada com 3 anos depois de se assustar ela e o marido ao lerem os problemas de milhares de euros que davam para passarem para uma mercedes 300e.

Isso está mesmo a pedir um 3008 1.5 diesel: Usado Peugeot 3008 2023 - 27 900 EUR, 25 496 km - Standvirtual.com

Ou mesmo um C5 Aircross também 1.5 diesel: Usado Citroën C5 Aircross 2025 - 25 968 EUR, 18 496 km - Standvirtual.com

Quanto aos Volvos por esse valor... são para esquecer!

Vou ter um XC40B3 em Abril/Junho quando chegarem os novos GLA híbridos, mas não será por menos de 33k€...
A ideia passa mesmo por não comprar nada da Stellantis, mas agradeço as recomendações

Usado Citroën C5 Aircross 2025 - 25 968 EUR, 18 496 km - Standvirtual.com
Quanto aos Volvos por esse valor... são para esquecer!

Vou ter um XC40B3 em Abril/Junho quando chegarem os novos GLA híbridos, mas não será por menos de 33k€...

A ideia passa mesmo por não comprar nada da Stellantis, mas agradeço as recomendações
Algo contra a Stellantis para além dos preços exorbitantes das revisões?

Então nem vou falar de BMW, Mercedes ou Audi... ou Volvo, Jaguar, etc... que são bem piores...

Já tinha aqui na calha um BMW 218 Active Tourer de início de 2024 "só" por 28k€ e apenas uns 30k km de origem fidedigna... é a Caetano!

1.5 a gasolina com 136cv... muito interessante!

Usado Citroën C5 Aircross 2025 - 25 968 EUR, 18 496 km - Standvirtual.com

Algo contra a Stellantis para além dos preços exorbitantes das revisões?

Então nem vou falar de BMW, Mercedes ou Audi... ou Volvo, Jaguar, etc... que são bem piores...

Já tinha aqui na calha um BMW 218 Active Tourer de início de 2024 "só" por 28k€ e apenas uns 30k km de origem fidedigna... é a Caetano!

1.5 a gasolina com 136cv... muito interessante!
Fiabilidade. Os puretech têm más reviews e o carro pretendido é a gasolina, pelo que o meu familiar não se quer arriscar

Ah! Ele quer mesmo a gasolina! Sim os Pure até 2023 serão de evitar... aliás, todos os motores que tenham correias (borracha) a rodar em óleo...

Mas olha que há mais motores fora do grupo Stellantis com o mesmo problema... A Honda (nos Civic 1.0) é apenas uma delas...

Por isso eu te apontei para motores diesel 1.5, basta saber se ainda têm a corrente (não é correia!!!) de 7 mm de largura ou se já têm a de 8 mm, mas sendo tão recentes, como esses 2 casos que eu apontei, certamente já têm o erro corrigido. Mas é de confirmar numa 1ª revisão!!! Ou apenas pelo VIN.

Senão também é muito fácil de o corrigir! Coisa contrária será tornar fiável um motor com correia (de borracha) em banho de óleo...

O meu familiar diz que não se importa que seja hibrido plug-in para conseguir comprar "mais carro". Entre shoppings, supermercados, IKEAs, etc, ele consegue carregar o carro, mesmo que mais caro.

Alguém tem ideia do quão mais cara é a manutenção dos hibridos plugin?

Pelo que vi, o leque de escolhe de PHEV é muito mais interessante que os HEV ou a combustão (gasolina)

Ah! Ele quer mesmo a gasolina! Sim os Pure até 2023 serão de evitar... aliás, todos os motores que tenham correias (borracha) a rodar em óleo...

Mas olha que há mais motores fora do grupo Stellantis com o mesmo problema... A Honda (nos Civic 1.0) é apenas uma delas...

Por isso eu te apontei para motores diesel 1.5, basta saber se ainda têm a corrente (não é correia!!!) de 7 mm de largura ou se já têm a de 8 mm, mas sendo tão recentes, como esses 2 casos que eu apontei, certamente já têm o erro corrigido. Mas é de confirmar numa 1ª revisão!!! Ou apenas pelo VIN.

Senão também é muito fácil de o corrigir! Coisa contrária será tornar fiável um motor com correia (de borracha) em banho de óleo...
Os 1.5 HDI também não são muito famosos.
Há vários relatos de problemas com os depósitos de Adblue.

Voltar
Superior