Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Smart Forfour 0.9 turbo twinamic, 350km Valongo-Lisboa pela A1, caixa em Auto e Eco, velocidade média 71km/h, consumo CB 4,8l/100. Fiquei deveras surpreendido com o pulmão e a facilidade com que se faz AE a 110-130 com esta pandeireta e a caixa é um mimo de suavidade e resposta.
Ah já se fez negócio? boa !

Quando comprei o corsa para a minha maria, estava lá 1 desses smart. Olha lá isso tem conta-RPM? na altura fartei-me de olhar e não vi, lol.

Mas que achei piada ao carro isso achei.

Nota-se fraqueza e/ou motor pouco linear? se não, é dar os parabéns à caixa.

Que numa manual nota-se um pouco embora nada de crítico.

Lembro-me que no meu Sandero com esse motor e com 5 velocidades mantinha velocidades altas com uma facilidade incrível.

Já fiz sim, veio ontem comigo para baixo. A ver se abro um tópico para o efeito.
O conta-rotações é opção e este não o tem, é pena...quando traz, é um mostrador redondo pequeno ali do lado esquerdo do tablier.

A caixa disfarça brutalmente o on-off do carro, pois ja conheço bem o motor num Captur manual e não tem nada a ver, nem os consumos.

E nem vim em Sport pois o mapa da centralina eleva mais as rotações para a troca, assim em Eco troca a rotação mais baixa e parece vir a deslizar.

A antiga dona andava bem, muita AE e a média de quase 100h de uso estava em 5,1, portanto já dá para ter noção que não vou sofrer com consumos como temi, na comparação entre o 0.9 e o 1.0 atmosférico de 71cv.

Já fiz sim, veio ontem comigo para baixo. A ver se abro um tópico para o efeito.
O conta-rotações é opção e este não o tem, é pena...quando traz, é um mostrador redondo pequeno ali do lado esquerdo do tablier.

A caixa disfarça brutalmente o on-off do carro, pois ja conheço bem o motor num Captur manual e não tem nada a ver, nem os consumos.

E nem vim em Sport pois o mapa da centralina eleva mais as rotações para a troca, assim em Eco troca a rotação mais baixa e parece vir a deslizar.

A antiga dona andava bem, muita AE e a média de quase 100h de uso estava em 5,1, portanto já dá para ter noção que não vou sofrer com consumos como temi, na comparação entre o 0.9 e o 1.0 atmosférico de 71cv.
Boa,boa.
Sim sempre entendi que esse motor conjugava bem era com Sandero e assim outras opções leves.
É um motor algo rude a frio, disfarçado no meu caso porque era a gás, mas nunca teve o refinamento da concorrencia desde logo a propria renault 1.0 TCE 90/100 .
Mas consta ser muito fiável e ao ficar associado a uma boa transmissão auto, fica impec certamente.

Aliás eu cada vez mais acho que uma má transmissão manual ou auto , mata completamente a experiência seja de que carro for.

BMW 325Ci cabrio, com caixa auto de 5 velocidades

Passeio até à zona da Régua, que envolveu A17, A25 e A24.

A A25 é uma seca, é cheia de curvas, radares e zonas de 100km/h, mas compensa por agora ser gratuita. :ROFLMAO: O 6 cilindros é potente qb para ritmos um pouco mais vivos, mas falta-lhe um turbo para enfrentar tanta subida a 120km/h, já que vai em 5ª a marinar, na casa das 2500rpm. Reduziu para 4ª umas 3x ao todo e posso garantir que nos assustou da 1ª vez que o fez, pois não contava com isso nem com o ruído da subida de regime.

Nota positiva para o isolamento acústico da capota.

Fez 7.8 para lá e 7.5 para cá, sempre a ritmos normais. Devo ter pisado mais a sério 2 ou 3x só para sair de confusões. Mesmo assim, julguei que ficasse na casa dos 9-10.

Na altura em que fui, tive sorte com o tempo.

IMG_2317.jpg

IMG_2288.jpg

Mas não se iludam, é fácil este carro andar nos 10, 11, 12. Basta rolar muito em 1ª e 2ª para tal acontecer, mesmo a ser soft no acelerador.

Devo ter uns 11 de acumulado. É para uso esporádico e só com bom tempo. O que gasta a menos em estrada aberta, estraga com os passeios à beira mar.

Tirou-se o F36 da garagem para vir a Armação de Pêra.

6.2, a vir a 150/160.

5850c429bdf96768ca9042170fd30b9e.jpg

Eis um exemplar que um dia poderá fazer parte da garagem...

É mesmo onde este passa a maioria do tempo.

Falamos de um carro com uma média anual de kms inferior a 5 mil...

Quando era miúdo sonhava com o BMW E46 Cabrio e com o Jeep Grand Cherokee.

Engraçado que um GC 2.7 CRD não está totalmente descartado de vir fazer-lhe companhia um dia.

Conheço e gosto do produto. Falta-me um carro versátil, capaz de levar de férias por nacionais e estradões fora. Tenho algumas opções em mente, mas nada para concretizar a curto prazo.

Que coisa estranha. Tens possibilidade de alugar outro carro igual ou pedir emprestado para fazer o mesmo teste?
Não conheço assim ninguém próximo com um igual. E não me apetece ir alugar um carro só para ir testar isto :)
Conforme postei aí mais para trás o Alemão do youtube também detectou o mesmo que eu. Portanto acredito que não é caso único e até pode estar em todos os T-Cross...
Mas isto é uma coisa que claramente irá passar despercebida à grande maioria dos donos, só quem está atento a este tipo de coisas vai notar.
A minha esposa por exemplo nunca na vida ia reparar nisto :p

Últimas médias dos carros cá de casa antes do regresso ao trabalho:

Toyota Avensis SW 12/2008 2.0d4d 126cv 318.000km - 6.3/100
(últimas 2 semanas usado apenas para ir à praia e voltar, ~4km/dia, mais as peuqneas voltas de supermercado)

Vw Passat SW 04/2015 2.0tdi 150cv cx6 263.000km - 6.3/100
NOTA: devia ter feito ~6.6, só fez 6.3 pois fiz+-100kms em reserva (a descer a A25) até Aveiro, cheguei ao posto com autonomia de 10km. nesses 100km deve ter feito uma média de 3.5/100!!! lol

Nestas férias 2 RACs e produtos semelhantes, mas bastante diferentes.

No primeiro, Renault Clio V 1.0TCe (assumo de 90cvs) caixa de 5 velocidades. Cerca de 400kms, a maior parte em AE com bom andamento entre os 130/140. Consumos a rondar os 7,5l/100kms. Muita falta de pulmão a partir dos 120km/h, o que penaliza bastante o consumo, a caixa de 5, bastante curta também não ajuda.

Segundo, Citroen C3 1.5HDI (penso que 100cvs) caixa de 6 velocidades. Sempre sem pressas, algo de cidade mas a maior parte em nacional. 800kms com consumo médio de 4,2l/100kms no CB.

Habituado a eléctricos, nesta utilização uma vez que apenas com o Clio fiz mais de 250kms num dia, a utilização não foi muito diferente. No entanto, sempre que ando com um diesel deste género, não me entra na cabeça o porquê de quererem acabar com esta tecnologia. Consumos abaixo dos 5l/100kms em andamento normal do quotidiano, com uma autonomia respeitável vão fazer falta a muita gente.

Eu percebo que digas isso do 1.5 HDI 100, andei com 1 partner com esse motor e é de facto muito bom mesmo com carga !
Mas tudo depende da utilização de cada um, é fazer contas para cada caso.

Quanto ao 1.0 TCE 90 só conheço no Sandero, ou seja de 100cv mas caixa de 6, nunca senti falta de pulmão, mas nao sei que diferença fará para o 5 vel num clio.

Já agora, a título de curiosidade: o Forfour fez ontem Amadora>Oeiras via A5, chegou com 4,1 de CB. Regresso, 4,4 acumulado.
Hoje, cidade pura, já anda nos 7.

Voltar
Superior