Tópico dos carros eléctricos

Não percebeste. As queixas gerais eram de serviço e não do produto em si, isto para todas as queixas, não apenas da BYD.
Percebi sim, mas continua a mesma questão, se quem importa os carros tem várias marcas, ou seja, presta serviço a várias marcas que vendem mais que a BYD e estão cá há mais anos, porque é que só reclamam do serviço deles quando se trata de BYD?

Entretanto na Austria, carros a combustão passam a ter limite de 100km/h nas autoestradas enquando os elétricos passam a ter o limite de 130km/h, devido às emissões. Mais um prego.

Ai que isto vai chegar cá também!

Tenho que arranjar a matrícula de um elétrico! Nem que seja de um que tenha ido para a sucata!!!

Coisas que já sabemos, a Tesla é muito eficiente, o formato do carro influencia muito os consumos/autonomia, a velocidade é o inimigo número 1 de uma viatura eléctrica, a temperatura, etc....

Cumps

Lolada, meterem o cla250+ e não o tm3 lr.

Mas estes teste valem o que valem, conto mais com a minha experiência real.

Coisas que já sabemos, a Tesla é muito eficiente, o formato do carro influencia muito os consumos/autonomia, a velocidade é o inimigo número 1 de uma viatura eléctrica, a temperatura, etc....

Cumps
No mesmo artigo

Como calculámos estes números​

Esta secção é longa de propósito. Sem ela, a tabela em baixo não vale nada.

Fonte dos consumos. Os valores de autoestrada vêm do EV Database, que assume velocidade constante de 110 km/h, 23 °C e sem ar condicionado. São valores modelados, não medidos — resultam de um modelo afinado ao longo dos anos e realimentado com dados reais, não de testes em pista. Dados consultados a 25 de agosto de 2026.

Estimativa a 120 km/h. O EV Database para nos 110. Como em Portugal o limite legal é 120, extrapolámos com um modelo físico: o consumo por quilómetro é uma parcela de rolamento constante mais uma parcela aerodinâmica proporcional ao quadrado da velocidade. Assumindo que aos 110 km/h a componente aerodinâmica representa 72% do total, passar aos 120 dá um fator de 1,14. Esse fator não depende do modelo, apenas da fração aerodinâmica assumida. Os valores a 120 km/h são portanto estimativa PlugNow, não dados da fonte, e estão identificados como tal em todas as tabelas.

Porque não usamos a coluna de frio. O EV Database define “tempo frio” como −10 °C com aquecimento ligado. Esse cenário descreve a Escandinávia, não Portugal. Usamos a coluna de tempo ameno, mais próxima da realidade nacional durante a maior parte do ano.

Autonomia útil. Calculada entre 90% e 10% de bateria, não entre 100% e 0%. É a janela que qualquer condutor usa na prática: não se sai de casa com a bateria a 100% todos os dias, nem se chega ao destino a zero.

Chamar a isto consumo real parece-me esticar demasiado a corda.

Não conduziram nenhum veículo. Nem sequer fizeram as contas considerando a bateria a 100%, mas depois apresentam a diferença entre o "consumo real" deles e o WLTP com a bateria a 100%.

Bem, pessoal, depois da encomenda do e-rodinhas feita, preciso de conselhos práticos para a vida do dia-a-dia com ele.

1- em relação ao carregador estou a pensar nesta fase comprar um carregador até 7,2kw/h para os primeiros meses para depois com calma instalar uma wallbox com balanceamento. O que me recomendam? Estive a ver na worten e com a ajuda da IA foi-me recomendado isto.

Se instalar wallbox depois fico com este para andar no carro.
Vou chamar um eletricista para verificar toda a instalação e colocar cabos e reforços. Não sei se o carregador portátil é eficiente em termos de manutenção e segurança da temperatura. O que me dizem? Se houver uma alternativa melhor digam aí que eu estou aberto a sugestões.

2- Em matéria de carregamento fora de casa já encomendei o cartão da atlante, há mais algum que recomendem? Tenho também a aplicação da Miio para desenrasque. Tenho a possibilidade de carregar no continente, como se processa a coisa?

Bem, pessoal, depois da encomenda do e-rodinhas feita, preciso de conselhos práticos para a vida do dia-a-dia com ele.

1- em relação ao carregador estou a pensar nesta fase comprar um carregador até 7,2kw/h para os primeiros meses para depois com calma instalar uma wallbox com balanceamento. O que me recomendam? Estive a ver na worten e com a ajuda da IA foi-me recomendado isto.

Vou chamar um eletricista para verificar toda a instalação e colocar cabos e reforços. Não sei se o carregador portátil é eficiente em termos de manutenção e segurança da temperatura. O que me dizem? Se houver uma alternativa melhor digam aí que eu estou aberto a sugestões.

2- Em matéria de carregamento fora de casa já encomendei o cartão da atlante, há mais algum que recomendem? Tenho também a aplicação da Miio para desenrasque. Tenho a possibilidade de carregar no continente, como se processa a coisa?
O carro não vem com o(s) cabo(s)?

No mesmo artigo

Chamar a isto consumo real parece-me esticar demasiado a corda.

Não conduziram nenhum veículo. Nem sequer fizeram as contas considerando a bateria a 100%, mas depois apresentam a diferença entre o "consumo real" deles e o WLTP com a bateria a 100%.

Precisamente

Qual é mesmo o carro? Talvez já o tenhas mencionado mas passou-me ao lado.

Se o carro trouxer um EVSE(e não carregador que esse em AC é interno do carro) usa esse a menos que precises de muita carga em pouco tempo... se for esse o caso compra um EVSE regulável na Amazon(a marca Dé é porreira pelo que leio) e ficas com um evse que até pode substituir a wallbox se necessário, normalmente usando a ficha CEE(pode ser monofasica ou trifasica e até 32A) em vez da Schucko(máximo 16A)

update renault 5

bateria LFP e novas versões/acabamentos e mais autonomia

1787763134048.png

1787752571602.png

descontos em frança

1787752672980.png

Última edição:
novo Megane melhor e mais barato que o antigo (em frança) ?

Ver anexo 14728982
Ver anexo 14728983

aqui são 38 e uns trocos. se ainda fossem uns 35 mil... para 38 mil compra-se um tesla. tem teto panorâmico e mala automática (não sei se mudaram essa parvoíce ou não, que para mim é a crítica maior).

Eu tenho a app Atlante que é um dos que uso mais assim como o cartão da Mini que tem algumas parcerias com redes de carregadores por exemplo ionity.

Uso a app plan 2 charge para localizar carregadores, saber se estão livres e saber preços.

Como o Continente da Amadora é perto e tem mais de 50 pontos de carregamento também carrego muito lá enquanto faço compras e as vezes aproveito e janto lá e carrego mais um pouco.

É simples, instalas a app do cartão Continente, associas o teu cartão e tens de adicionar um meio de pagamento ao Continente Pay. Depois é so usar.
Carregadores lentos até 22kW que os que tenho apanhado dão na verdade 7,4 kW no máximo, pagas 35 Cent por kWh
Carregadores rápidos até 120 kW mas que no geral são de 50kW e se estiverem dois carros a carregar no máximo dá 25 kW custa 41 Cent pot kWh
Depois ha os ultra rápidos que custam 55 cent

Se tiveres feito compras superiores a 30 euros no Continente podes beneficiar de um desconto de 10 cents por kWh num carregamento, vantagem que podes usufruir durante 10 ou 11 dias. Só podes beneficiar de um desconto por dia. Por cada vez que tiveres feito compras de mais de 30 euros acumulas um desconto num carregamento.

Num carregador lento com desconto carregas a 25 cêntimos por kWh o que acho bastante bom mas leva muito tempo a carregar algo que se veja.

MG4 Urban 54 . Traz um cabo Type 2 de série. Mas não tem cabo com transformador básico.

Por 60 ou 70€ compras uma coisa destas Carregador ev tipo 2 tipo 1 caixa de carregamento para carro elétrico 6a-16a 10 metros 4 metros 1 fase 3 fase cabo de carregamento evsee modo 2 - AliExpress 34 no Ali ou Amazon.

Dá perfeitamente para carregar a 10A numa tomada normal. Se depois achares que precisas de mais, deixas esta para levar no carro para hoteis e casa de familia e compras melhor para tua casa com instalação reforçada.

MG4 Urban 54 . Traz um cabo Type 2 de série. Mas não tem cabo com transformador básico.
Aquilo não é um transformador, é apenas um sistema que só liga a tensão nos bornes da ficha depois da comunicação entre ele e o carro, chamado de EVSE (Electric Vehicle Supply equipment), é basicamente um circuito eletronico que liga ou desliga o contacto para alimentar o carro. ;)

Voltar
Superior