Potencial troca de carro quase novo por elétrico - Budget: 26.000€

Etcetera

Well-known member
Caros,

Como já fui escrevendo aqui, este ano houve mudanças na frota cá de casa.

Saiu um C1 de 2016 e entrou um Puma ST-Line 1.0 Ecoboost 7DCT, comprado novo na Primavera.

O negócio do Puma foi excelente, pois ficou a 25.000€ certos quando as restantes (várias) propostas, ja negociadas, andavam nos 29.000€.

No entanto, conforme eu já previa, a kilometragem anual aumentou muito face ao C1, que eu mal usava por insegurança e porque genericamente o carro não era alternativa em nada ao meu Classe A.

Com o Puma, ou qualquer carro idêntico recente, isso muda de figura e o Classe A tem agora um carro alternativo para férias e mesmo utilização ao fim de semana.

O reverso da medalha é que o Puma que foi comprado para 15.000km por ano, desde Março já vai com 11.000km, sendo que esteve cerca de um mês parado. Ou seja, vai andar mais para os 30.000km ano ou pouco menos…

Aqui surge a questão que também foi aflorada aquando da compra, mas foi vetada pelo fator preço: a possibilidade de ser um carro elétrico.

Mas a dúvida reside precisamente aqui, e era nisto que precisava da vossa ajuda:

- Não deve haver grande acerto monetário numa eventual troca do Puma por um elétrico novo ou, vá, muito recente;
- Tem de ter até 4,30m por questões de espaço na garagem (ainda por cima tenho onde carregar, já com carregador e tudo)
- Queria evitar chineses e honestamente não encontro grande coisa por 25.000€ ou pouco mais, tal como também não encontrei quando se comprou o Puma.

A minha namorada em termos de elétricos, o que sempre encheu as medidas foi o Volvo EX30 - esse cumpre tudo! Na altura ainda se equacionou falar com alguns familiares empresários para aproveitar os 27.900€ + IVA, mas a coisa borregou porque andaria ali no limite da legalidade.

O que fazer? Quais as alternativas que tenho para uma eventual troca?

Bem sei que estaria/estarei a vender o Puma na altura de maior desvalorização, mas quero (e tenho de) amortecer esse impacto com o excelente negócio que fiz.

Não vou falar de valores por agora, até porque ainda não pesquisei, mas isto tinha de ser muito perto de troca por troca, com um ligeiro acerto do meu lado.

Acerto esse que se espera que seja amortizado ao fim de pouco tempo, mantendo o perfil de utilização que o Puma está a ter.

Basicamente andamos a gastar 80€ por semana (650km), quando isto bem feitinho seriam duas cargas em casa.

Há o Leapmotor B05 (eu sei que disse para evitar Chineses, mas…) mas já falha ali na premissa do tamanho.

Alguém tem uma solução porreira?

Se queres comprar novo até 25k e não queres carros acima dos 4,3 terás que ir para um segmento B. Até 25k podes esperar pelo novo R5 com bateria LFP, ou dar mais mil euros e avançar para o Polo/Raval. Kia EV 2 é muito giro mas não compras por menos de 30 mil. Outros carros como Inster, E-C3, Dolphin Surf não são recomendáveis. O Leapmotor b05/Mg4 Urban entram no preço mas têm 4,4metros e 1, 85 de largura, são carros compactos já para o grandinho. A Leapmotor vai lançar o BX03 que entra nas medidas e no preço, mas duvido que chegue antes de 2027.

Se a ideia for comprar usado até 25k, tens bons negócios no Mégane (4,25m) Id3/Born (4,28m).

Eu também não queria comprar o QQ e acabei por comprá-lo a gasolina. Aquilo sendo SUV e caixa automática fazia médias gerais de 9lts e só se safava em estrada. Pu-lo à venda após 4 meses e consegui não perder nada já com a manutenção que fiz, tendo sido vendido mais caro 750€, tendo perdido apenas juros de 8 meses, que no final deu cerca de 1€ perdido por dia. Mesmo assim demorei 4 meses a vendê-lo, pese ser o topo de gama dele. O teu sendo um puma, deverá ser sempre mais vendável.

Um Megane tem 4,20m e é um segmento C. Anda ali nos 25 mil, mas com 3 anos. Novo ou com cerca de 1 ano tens o Volvo, mas a bateria vai num instante. Tens os teslas, mas com cerca de 4 anos. Depois tens os MG, são centenas deles à venda, já de 2024 e 2025. Cupra born e principalmente ID.3 há muitos tambem. Quase novos não vais encontrar muita coisa digna de segmento C, se desceres para o segmento B encontras coisas mais porreirinhas e já aparecem alguns de 2024 em diante.

Se queres comprar novo até 25k e não queres carros acima dos 4,3 terás que ir para um segmento B. Até 25k podes esperar pelo novo R5 com bateria LFP, ou dar mais mil euros e avançar para o Polo/Raval. Kia EV 2 é muito giro mas não compras por menos de 30 mil. Outros carros como Inster, E-C3, Dolphin Surf não são recomendáveis. O Leapmotor b05/Mg4 Urban entram no preço mas têm 4,4metros e 1, 85 de largura, são carros compactos já para o grandinho. A Leapmotor vai lançar o BX03 que entra nas medidas e no preço, mas duvido que chegue antes de 2027.

Se a ideia for comprar usado até 25k, tens bons negócios no Mégane (4,25m) Id3/Born (4,28m).

Como assim?

Nas pesquisas já recuei até 2024 e nos carros de stands credíveis não vi nada abaixo dos 30k.

Exemplo: Usado Renault Mégane E-Tech 2024 - 31 990 EUR, 23 654 km - Standvirtual.com

Eu também não queria comprar o QQ e acabei por comprá-lo a gasolina. Aquilo sendo SUV e caixa automática fazia médias gerais de 9lts e só se safava em estrada. Pu-lo à venda após 4 meses e consegui não perder nada já com a manutenção que fiz, tendo sido vendido mais caro 750€, tendo perdido apenas juros de 8 meses, que no final deu cerca de 1€ perdido por dia. Mesmo assim demorei 4 meses a vendê-lo, pese ser o topo de gama dele. O teu sendo um puma, deverá ser sempre mais vendável.

Um Megane tem 4,20m e é um segmento C. Anda ali nos 25 mil, mas com 3 anos. Novo ou com cerca de 1 ano tens o Volvo, mas a bateria vai num instante. Tens os teslas, mas com cerca de 4 anos. Depois tens os MG, são centenas deles à venda, já de 2024 e 2025. Cupra born e principalmente ID.3 há muitos tambem. Quase novos não vais encontrar muita coisa digna de segmento C, se desceres para o segmento B encontras coisas mais porreirinhas e já aparecem alguns de 2024 em diante.

Volvo com 1 ano a este preço onde?

O mais barato do SV já é de 2024 e custa 27,5k já com 54.000km , fatores que estão completamente fora de questão para a compradora.

Isso já custa 30k e não é de todo o tipo de proveniência que a minha namorada quer.

O Puma veio novo, este para fazer sentido tem de vir novo ou de serviço com menos de 5k km…

Não vou trocar um carro que comprei com 0km, perder dinheiro na desvalorização (que dá para muita gasolina) para ir buscar um carro que veio sabe Deus de onde.

de 2025 tem 1 ano e podes sempre apanhar um de 2024 com 30 ou 40 mil kms e assim teres o fator preço do teu lado. então esquece. por 25 mil novo só vejo o Leapmotor na versão mais simples ou ires buscar um B10 de serviço por pouco mais. ou então como disseram um R5 ou algo parecido. citroen e-C3, BYD dolphin, são outros que poderás arranjar. depois tens ainda o 500e.

de resto não vejo muito mais a não ser fraquitos tipo panda ou dacia spring ou inster.

vais ter que ser realista e descer ou no ano ou nos kms. se esperas um zero kms, mais vale usar o puma.

Mas olha que se não queres chinês o Volvo também é "chinês" porque é na verdade um Geely com logo e design Sueco.

Para comprares novo por 25-26k vai para o Polo/Raval ou espera pelo R5 de base com bateria LFP e carregamento rápido.

de 2025 tem 1 ano e podes sempre apanhar um de 2024 com 30 ou 40 mil kms e assim teres o fator preço do teu lado. então esquece. por 25 mil novo só vejo o Leapmotor na versão mais simples ou ires buscar um B10 de serviço por pouco mais. ou então como disseram um R5 ou algo parecido. citroen e-C3, BYD dolphin, são outros que poderás arranjar. depois tens ainda o 500e.

de resto não vejo muito mais a não ser fraquitos tipo panda ou dacia spring ou inster.

vais ter que ser realista e descer ou no ano ou nos kms. se esperas um zero kms, mais vale usar o puma.
Estás a falar-me de um B10 que é enorme para o meu lugar de garagem e depois falas-me de segmentos A, mesmo com base no que eu disse de negativo do C1…

Estás a falar-me de um B10 que é enorme para o meu lugar de garagem e depois falas-me de segmentos A, mesmo com base no que eu disse de negativo do C1…
Mas olha que se não queres chinês o Volvo também é "chinês" porque é na verdade um Geely com logo e design Sueco.

Para comprares novo por 25-26k vai para o Polo/Raval ou espera pelo R5 de base com bateria LFP e carregamento rápido.
Muito pequenos esses.

Isto é carro para aguentar na boa pelo menos um puto.

Nesse caso esquece o R5. Mas o Polo/Raval aguentam. Bom espaço traseiro e bagageira de mais de 400 litros. Tenta ir a um stand da VW/cupra.

o R5 não é segmento A. o dacia e o inster sim, mas isso foi só um exemplo do que há, não disse para comprares.

recomendaram o E C3, mas aquilo é fraquito. lembrei-me do irmão maior. tens ali o último anúncio que é da cardan, pelas tuas premissas, ele tem menos de 5 mil e é de 2025.

o R5 não é segmento A. o dacia e o inster sim, mas isso foi só um exemplo do que há, não disse para comprares.

recomendaram o E C3, mas aquilo é fraquito. lembrei-me do irmão maior. tens ali o último anúncio que é da cardan, pelas tuas premissas, ele tem menos de 5 mil e é de 2025.

Acho que não leste bem o meu post... Eu disse precisamente o contrário. E-C3, Dolphin Surf e Inster não são recomendáveis.
:cool:

Em relação à retoma não contes com mais de 20k.

Realisticamente, com que valor devo contar com o Puma entregue à retoma?

Prefiro que sejam vocês a dizer, para não me custar tanto 😂
Ninguém sabe! Vais ter que ser tu a descobrir, mas como foi bem comprado... talvez possa ser bem vendido! :D

Vou sugerir-te o óbvio e certamente já pensaram nisso!

Porque não continuar no Puma, mas agora no elétrico, Gen-E? Claro que não dá para um novo, mas para um recente e com poucos km's já é possível, tipo isto: Novo Ford Puma 2025 - 26 990 EUR, 1 440 km - Standvirtual.com
Ou isto: Novo Ford Puma 2025 - 26 999 EUR, 2 748 km - Standvirtual.com

Também estava a pensar no Puma Gen-E.

Mas não sei nada das baterias da Ford.

Epa e as versões mais baratas dos carros elétricos tem sempre baterias com autonomias super baixas.

Achei que 400km era o mínimo olímpico e a maioria não permite isso…

Voltar
Superior