Segmento B com caixa automática (subst. Clio de 2011)

Muita m e r d a de carros se fez nos últimos 20 anos (ou melhor entre 2008 e 20023) !

É que não há 1 que se aproveite.

Aparece de vez em quando um Jazz, mas a CVT e o próprio motor 1.2 com correia, são aquilo que refiro acima.

Lino: Ou manténs o charuto mais uns anos, ou sobes o pilim a dar pelo novo charuto.
Jazz mais recente com CVT só com o motor 1.3 i-vtec. Em termos de motor é, seguramente, o mais fiável do segmento. Tive um uma década (manual) e sei bem do que falo. Mas sei que o Lino não gosta do modelo ;) E a 8k, impossivel de encontrar.

Honda Jazz (2.ª geração) até é bom candidato. Apesar de eu não ser fã da marca, cumpre os critérios: prático, compacto, fiável.

O pior é mesmo o preço, como referes, mas é "defeito" comum a praticamente todos os japunas.

Acho que o Lino depressa chegará à conclusão que está muito bem servido com o Clio quase novo...

Se a caixa automática for mesmo um "must have"... vais ter que duplicar esse orçamento inicial para um carro em boas condições... Talvez 12-13k€, mínimo.

De certeza que não queres um A1 1.6 diesel auto com menos de 100 mil km sem puto de problemas? Estás mesmo fixado nos zargolinas?

Calma, vamos dividir os jazz em 4.

1º - 2002 a 2008 - O tanque - tirando o rádio, nada avaria neste carro (talvez os rolamentos da caixa e o rolamento da roda traseira direita por volta dos 130k a 140k km).
2º 2008 a 2014 - para mim o pior que há - motor de correia de distribuição Código do modelo: GE / GG
3º 2013 a 2020 - com o novo motor 1.3 inclui hibridos se não me engano Código modelo GK - tem bons reports.
4º atual - também falam bem dele, sem defeitos funcionais a apontar.

Sim o 1º já tinha com CVT, penso é que só no motor 1.4. O que o tornava ainda mais guloso. Tanto que já por várias vezes esteve quase a integrar o espólio da familia.

Estou à vontade para vos falar dos 1a geração pois passaram muitos pela familia....passaram muitos por boas razões sempre.

Honda Jazz (2.ª geração) até é bom candidato. Apesar de eu não ser fã da marca, cumpre os critérios: prático, compacto, fiável.

O pior é mesmo o preço, como referes, mas é "defeito" comum a praticamente todos os japunas.
Esquece a 2a geração, não te metas nisso.

A chatice do jazz (dos bons) é que ele é tão fiável que um gajo começa a pensar "se estou bem, para quê arranjar problemas ?" e depois não deixa o jazz.

Da ultima vez, vendi o jazz que tinha para comprar 1 elétrico. Caí na asneira de seguir o conselho da mulher, e comprei um jazz.

Se a caixa automática for mesmo um "must have"... vais ter que duplicar esse orçamento inicial para um carro em boas condições... Talvez 12-13k€, mínimo.

De certeza que não queres um A1 1.6 diesel auto com menos de 100 mil km sem puto de problemas? Estás mesmo fixado nos zargolinas?

Esse é fixe e nada tenho contra Diesel, excepto o facto de dar barracada com o tipo de uso que ele vai ter. :LOL:

Esquece a 2a geração, não te metas nisso.

A chatice do jazz (dos bons) é que ele é tão fiável que um gajo começa a pensar "se estou bem, para quê arranjar problemas ?" e depois não deixa o jazz.

Da ultima vez, vendi o jazz que tinha para comprar 1 elétrico. Caí na asneira de seguir o conselho da mulher, e comprei um jazz.
Mas o que é que o Jazz II tem de tão problemático?

Olha, ve lá tu que tive um de 2009 e só digo maravilhas dele...nem uma lampada fundida para apontar.
Essa geração tem motor de corrente e não correia, atenção!

1788188581649.png

Esse é fixe e nada tenho contra Diesel, excepto o facto de dar barracada com o tipo de uso que ele vai ter. :LOL:
Basicamente é o mesmo uso que ele tem tido desde os ~55k km...

Tirando uma ou outra viagem a cada duas-três semanas entre Norte-Sul ou Sul-Centro...

Carro de senhora... valha o que valer! :rolleyes:

Olha só o que descobri para ti, bem fora do teu limite...

Mas também só irás comprar o carro daqui a um ano... Ora daqui a um ano estaremos talvez a pagar a gasolina a 3-3,5€/litro e aí irás pensar num carro pequeno a pilhas para carregar em casa durante a noite!

Um Fiesta!

Ou outro mais estilo SUV, um Juke que eu adorei estes carros com o motor 1.5 dci e caixa manual como deve de ser... mas tu queres automático:

Acho que a caixa Xtronic é uma de variação contínua, mas isso agora não interessa nada! É o modelo N-Connecta, tem navegação, tem tudo e até tem uma caixa de variação contínua!

Mas o que é que o Jazz II tem de tão problemático?
Expertimenta trocar as 4 velas de trás e logo me dizes. Não vale ver videos na internet, pois sabemos como são esses videos...há certos passos que não aparecem. E convém trocar a cada 45k km.

Tem 4 velas atrás e 4 velas à frente. Tal como a 1a geração.

Tenho ideia também de ter ouvido que gastam ainda mais que o 1a geração.

Nunca tive nenhum da 2a geração. Um amigo é que teve um e pagou a troca da correia de distribuição aos 120k. Se calhar foi ga ma do, mas de qualquer forma essa geração vou passar, se voltar a ter jazz vou para a 3a geração. O dele aos 180k km, deram-lhe 4k euros na compra de um CRV. Penso que voltou a ser ga ma do, mas ele é como a anedota do urso....

Voltar
Superior