Que vinho bebem?

Mais uma compra de vinhos, agora que se aproxima o final do verão, só comprei tintos desta vez, quase todos eles prontos a beber.

Do Douro, 3 clássicos, Quinta do Vale Meão 2020, Quinta do Vesuvio 2015 e Quinta do Crasto Vinhas Velhas 2010.

Do Dão, Grande Druida 2020, muito curioso acerca deste vinho, é a primeira edição.

Da Bairrada, Casa de Saima Garrafeira 2016.

Por fim, do Alentejo, mais outro clássico, o Mouchão 2015.

JBxeRor.jpeg

Mais uma comprinha aqui para o je... :D

Desta vez 2 tintos e 2 brancos.

Do Douro, Quinta da Oliveirinha Vinha Franca 2013, este vai ser uma estreia para mim, não conheço os vinhos desta quinta do Alves de Sousa, é um vinho que está muito bem classificado, inclusive recebeu o prémio "prestigio" da Revista Paixão pelo Vinho.

Depois temos o clássico Cartuxa Reserva 2019 do Alentejo, este foi considerado o vinho do ano 2025 pela Revista de Vinhos, já conheço diversas colheitas anteriores e inclusive esta que já bebi, o estilo mantêm-se.

Da Região dos Verdes, Eminência 2015 (já conheço colheitas anteriores, veremos como será esta) e O Caminho 2021 do Márcio Lopes (também conheço colheitas anteriores, e estou curioso para ver como se porta com vários anos de envelhecimento, os outros provei-os demasiado cedo).

whZ6jrL.jpeg

Realmente tenho bebido coisas verdadeiramente boas (mais branco), mas nunca aponto ou tiro fotos
A minha praia é claramente mais tintos, apesar de quando em vez beber alguns brancos.

Os tintos atingem níveis de complexidade e mar de aromas que os brancos não conseguem atingir, são mais simplistas, e ainda só apanhei um branco que me contradiz um pouco no que acabei de dizer, foi o Vinha do Contador 2014.

Eu curiosamente tenho bebido muito mais brancos. Então sozinho é quase sempre branco.
Os tintos deixo mesmo para pratos de carne mais pesados e de forno ou convivios com amigos.

Tenho também experimentado tintos ligeiros e/ou palhetes.

Eu curiosamente tenho bebido muito mais brancos. Então sozinho é quase sempre branco.
Os tintos deixo mesmo para pratos de carne mais pesados e de forno ou convivios com amigos.

tintos ligeiros e palhetes não é mesmo a minha praia

tenho experimentado brancos evoluídos, gama alta e rosés de Provence, coisas igualmente boas. Um amigo meu á absolutamente fã de rosés franceses, e realmente é um mundo, mas mesmo assim prefiro os brancos.
Tintos coisas boas mas menos, porque o verão puxa a peixe e marisco e aos brancos

tenho experimentado brancos evoluídos, gama alta e rosés de Provence, coisas igualmente boas. Um amigo meu á absolutamente fã de rosés franceses, e realmente é um mundo, mas mesmo assim prefiro os brancos.
Tintos coisas boas mas menos, porque o verão puxa a peixe e marisco e aos brancos

Tintos ligeiros há imensa coisa boa.
Palhetes não é para todos não.

Hoje até há muitas casas a fazer os tintos menos alcoílicos que os brancos. :rolleyes:

Assim de mais ligeiro quero ver se um dia destes compro um rosé de referência, agora que alguns produtores começaram a aperfeiçoar este tipo de vinho.

Nos brancos mais intensos, por acaso cá temos pouca coisa dessa variedade, são os Rieslings alemães, de facto é uma casta com muita personalidade, que dá vinhos muito intensos, com aquela característica muito mineral e a pólvora.

Mas sou um bocado avesso a experimentar coisas novas, pois já me dei mal em diversas ocasiões, por exemplo com o Malbec argentino, para mim podem jogar aquilo no lixo, que é onde está bem... :D (a maior desilusão da minha vida foi ter comprado um vinho argentino de 100 pontos RP que ainda para mais foi bem caro, e que depois há vinhos de 10€ no supermercado muito superiores), outra casta que não gostei de experimentar, o Alvarinho espanhol, bela treta... curiosamente são todos eles muito bem referenciados pelo RP, mas para mim, a anos de luz dos nossos vinhos.

Curiosamente com os vinhos brancos, não gosto de coisas muito evoluídas, ao contrário do que se passa com os tintos.

Quando já vão para a oxidação já saem do meu perfil, a não ser que seja uma oxidação propositada já em novo, aí com a fruta ainda vigorosa faz uma boa conjugação.

Voltar
Superior