[Política] Reino Unido: Ficar ou sair da União Europeia?

Pois eu tenho uma interpretação diferente, acho que a principal motivação foi que a City que é a maior lavandaria de dinheiro do mundo queria continuar a lavar dinheiro para os Russos, Árabes e companhia, e a UE estava a ser chata como o crl com essas mrds. O resto é como diz o Avant.

Pois eu tenho uma interpretação diferente, acho que a principal motivação foi que a City que é a maior lavandaria de dinheiro do mundo queria continuar a lavar dinheiro para os Russos, Árabes e companhia, e a UE estava a ser chata como o crl com essas mrds. O resto é como diz o Avant.
Também, e isso é que despoletou a campanha.
Mas o povo que votou não foi motivado por isso, nem de longe nem de perto. Foi pelos slogans populistas que referi.

Também os britânicos sempre foram muito eurocépticos e elitistas desde o início da UE. Note-se como nunca quiseram abandonar a GBP.
Agora, era bom de ver que, objetivamente, estavam muito melhor dentro do que fora. Mesmo que isso implicasse aturar os burocratas de Bruxelas.

O Brexit foi um êxito do populismo e da desinformação, já na altura patrocinado pela Rússia com o fantoche do Farage.
Prejudicou imensamente a economia do Reino Unido, a imigração ficou na mesma (pudera, que puser o pé em Londres vê logo que o problema não são os emigrantes da união europeia...), os milhões por semana que eram para o NHS não apareceram.

Por alguma razão é que esses partidos nacionalistas chegaram ao poder, as pessoas ficaram bem pior do que estavam.
SNP, Escócia , é governo desde 2007…

Os escoceses fizeram um referendo há alguns anos, e foram assustados pelos conservadores ingleses no governo com a ideia de que saindo do UK e ficando independentes automaticamente estavam fora da Europa, teriam de pedir adesão e o UK ia fazer-lhes a vida negra. Uns anos mais tarde, os mesmos conservadores ingleses promovem o Brexit. Os escoceses têm excelentes razões para fazer um novo referendo depois de terem sido embarretados desta forma.

Os escoceses fizeram um referendo há alguns anos, e foram assustados pelos conservadores ingleses no governo com a ideia de que saindo do UK e ficando independentes automaticamente estavam fora da Europa, teriam de pedir adesão e o UK ia fazer-lhes a vida negra. Uns anos mais tarde, os mesmos conservadores ingleses promovem o Brexit. Os escoceses têm excelentes razões para fazer um novo referendo depois de terem sido embarretados desta forma.

Com um “défice” superior a 10%, suportado todos os anos pelo governo de Westminster, ainda há argumentos para assustar os escoceses…

O Brexit foi um êxito do populismo e da desinformação, já na altura patrocinado pela Rússia com o fantoche do Farage.
Prejudicou imensamente a economia do Reino Unido, a imigração ficou na mesma (pudera, que puser o pé em Londres vê logo que o problema não são os emigrantes da união europeia...), os milhões por semana que eram para o NHS não apareceram.

Por alguma razão é que esses partidos nacionalistas chegaram ao poder, as pessoas ficaram bem pior do que estavam.
O Reino Unido está como se estivesse na UE. Os grandes países da UE também estão em crise. Para estar igual mais vale estar fora.

A UE só é relevante pelo mercado único mas o RU apesar de não fazer parte do mercado único, tem acordos comerciais de com a UE.

Screenshot-2026-09-16-085949.png

Isso é o mais importante.

Vamos ver é o futuro da UE, com a vitória da Le Pen, o crescimento da AfD, a entrada da Ucrânia, tudo isto vai corrorer a UE por dentro.

A recente rejeição da Islândia é um sinal dos tempos, a UE já não tem o estatudo que teve outrora e nunca houve tantos europeus anti-UE como existem hoje.

No fundo, provavelmente vamos voltar à EFTA.

Em relação à independência da Escócia e dos outros países, espero que façam referendos e que sejam independentes, isto só demonstra como nunca vai existir na História da Humandidade País mais democrático do que o Reino Unido, países como a Espanha ou a Alemanha nunca fariam referendos pela independência na Catalunha, País Basco ou Baviera.

De qualquer das formas, a Europa está em colapso total e por isso este século XXI será o fim da hegemonia da Europa para sempre. O povo europeu com o colapso das suas taxas de fertilidade também vai acabar por ser irrelevante.

A Ásia vai mandar nisto tudo, é o que é.

Tu não consegues mesmo respeitar opiniões diferentes da tua (neste caso nem é opinião, é facto), é mais forte que tu.

Voltar
Superior