Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Portugal não tem problema de desemprego neste momento, antes pelo contrario, andam os empresarios sempre a queixar-se que não encontram trabalhadores.

Diria que subir o salario minimo resolveria esse "problema".

A taxa de desemprego jovem em Portugal situa-se em torno dos 20,1% (dados recentes de meados de 2026).

Aumentar o SMN não resolve absolutamente nada. Só piora, como tem vindo a piorar desde que se decidiu aumentar o SMN indiscriminadamente sem ter em conta qualquer tipo de aumento de produtividade.

A taxa de desemprego jovem em Portugal situa-se em torno dos 20,1% (dados recentes de meados de 2026).

Aumentar o SMN não resolve absolutamente nada. Só piora, como tem vindo a piorar desde que se decidiu aumentar o SMN indiscriminadamente sem ter em conta qualquer tipo de aumento de produtividade.
Como é óbvio.

Impressionante como em 2026 ainda tanta gente vai na cantiga de aumentar SMN só porque sim.

Mas quem paga, senhores, quem?? Nem todas as empresas estão de tesouraria recheada...e mesmo que estejam convinha que o SMN ao menos gere riqueza suficiente para poder ser pago e o trabalhador ainda dar, sei lá, lucro?
Convinha...

obviamente - especialmente num País como Portugal em que 99.9% das empresas não financeiras são PMEs.

estas empresas já têm mão de obra reduzida e dificilmente metem mais alguém com ordenados mínimos a este nível. A pessoa que entra teria de gerar valor suficiente para cobrir o salário + impostos, e isto é muito difícil para estes tipos de negócio de produtividade baixa.

o mais normal é trabalharem todos um bocadinho mais para compensar qualquer excesso de procura.

Não paga?

Eu acho que eles preenchem uma declaração anual de rendimentos... Como eu e qualquer outro contribuinte.
Nope, zerinho!

Podem preencher e acho bem, mas apenas para efeitos estatísticos. Além de que mesmo alguém ganham o ordenado mínimo pode ter outras fontes de rendimentos que obrigue à declaração.

Não pagam, mas por outro lado também não abatem despesas. Não estarás a confundir com SS? Essa sim pagam a sua parte de 11%.

Edd :)

O ordenado minimo, deveria ser um ordenado que poucos ganhassem, e que fosse em termos liquidos talvez metade de um ordenado mediano.

E já foi assim e não há muito tempo, ai por 2010 o ordenado minimo eram 422 euros, e era relativamente facil ganhar 1000 euros, até se falava da geração dos 1000 euros, muito pessoal saia da universidade e ia ganhar 1000 euros, mas isso eram mais de 2 ordenados minimos.

Nos ultimos anos com o aumento do ordenado minimo, cada vez mais Portugal é um pais de ordenado minimo, e 60% das pessoas ganha até 1000 euros que é pouco mais que o ordenado minimo.

Não paga?

Eu acho que eles preenchem uma declaração anual de rendimentos... Como eu e qualquer outro contribuinte.

Claro que preenchem, até porque podem ter tido algum outro rendimento e isso fazer subir o escalão.

Mas se os teus rendimentos forem apenas o teu salário e ganhares o SMN, não pagas IRS.

O ordenado minimo, deveria ser um ordenado que poucos ganhassem, e que fosse em termos liquidos talvez metade de um ordenado mediano.

E já foi assim e não há muito tempo, ai por 2010 o ordenado minimo eram 422 euros, e era relativamente facil ganhar 1000 euros, até se falava da geração dos 1000 euros, muito pessoal saia da universidade e ia ganhar 1000 euros, mas isso eram mais de 2 ordenados minimos.

Nos ultimos anos com o aumento do ordenado minimo, cada vez mais Portugal é um pais de ordenado minimo, e 60% das pessoas ganha até 1000 euros que é pouco mais que o ordenado minimo.
E mais atrás tivemos a geração dos 2000€ (equivalente aos números de hoje), uma parte mais pequena da população, mas quem saía da universidade para trabalhos especializados nos anos 90 ganhava +- 4 SMN, depois veio a dos 1000€ e já no final dos anos 10 tínhamos a geração dos 600€ (SMN para recém licenciados).
Pelo rumo que isto está a levar, em 2030 quando a malta antiga se reformar quase toda a gente vai ganhar o SMN.

"em defesa da juventude trabalhadora" quando têm todos um ar seboso de que nunca trabalharam na vida 😂

O ar, a roupa ou o aspeto, isso é completamente insignificante e nem deveria ser digno de nota. Cada grupo com a sua cultura estética, é uma forma de se identificarem com o grupo e de dar identificação ao grupo. Na extrema direita é a mesma coisa. Aliás, na sociedade como um todo é a mesma coisa. Nunca entendi essa coisa do querer os outros à nossa imagem.

O problema é outro, é ir ao site e ficar de boca aberta com tudo o que lá está escrito, mas realço o slogan:

Coletivo Ruptura

Grupo Comunista
pela abolição da Família, da Propriedade Privada e a extinção do Estado;
pela recuperação do Programa Comunista e a auto-emancipação do proletariado
(ou seja, Marx escarrapachado)

Se isto nunca tivesse sido feito, ainda dava para dar um desconto, mas depois de vermos a história do início do sec XX e como é que isto correu, é preciso ser-se louco para voltar a insistir na mesma formula que tantas mortes provocou.

por falar em extrema direita, o francisco sena santos hoje de manha na antena 1 classificou o AfD como um partido de "ultra direita", porque pelos vistos como todos os partidos de direita hoje em dia são "extrema direita" esta designação já não é suficiente :ROFLMAO:

por falar em extrema direita, o francisco sena santos hoje de manha na antena 1 classificou o AfD como um partido de "ultra direita", porque pelos vistos como todos os partidos de direita hoje em dia são "extrema direita" esta designação já não é suficiente :ROFLMAO:
Este?1789638401673.png

A forma como faz da politica desastrosa de Sanchez um romance, diz tudo sobre esta personagem.

Voltar
Superior